Artigos da Federaçãooo

Final Four da Taça de Portugal adiada para 7 e 8 de outubro

Devido a situações relacionadas com a doença COVID-19 e, em concordância com o exposto no Regulamento para a retoma da prática competitiva do Basquetebol, nomeadamente o Artigo nº 26, a Federação Portuguesa de Basquetebol decidiu alterar as datas da Final Four da Taça de Portugal 2019/20 para 7 e 8 de outubro.

FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC vão medir forças pelo troféu relativo à época passada da prova rainha do basquetebol português, numa Final Four que se realiza no Pavilhão Multiusos de Odivelas. As meias-finais têm transmissão na FPBtv e a final será transmitida, em direto e exclusivo, na RTP2.

 

 

Calendário da Final Four da 71.ª Taça de Portugal Masculina:

 

Quarta-feira, 7 de outubro

15h00: FC Porto – SL Benfica (FPBtv)

18h00: Sporting CP – Vitória SC (FPBtv)

 

Quinta-feira, 8 de outubro

19h00: Final (RTP2)


A Final Four da Taça de Portugal 2019/20 será o inicia próxima temporada!

É a grande novidade da próxima temporada e que marca um regresso aguardado do melhor que há no basquetebol nacional, já que está prevista a realização da Final Four da Taça de Portugal masculina da temporada 2019/20. Por outro lado, a situação pandémica levou a uma reorganização daqueles que são os Pontos Altos do calendário do basquetebol nacional.

 

FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC abrem a competição das equipas da Liga Placard em Odivelas, com a Final Four da prova rainha do basquetebol nacional a estar agendada para 4 e 5 de outubro. José Pinto Alberto, Diretor Executivo de competições masculinas, não deixou passar incólume este Ponto Alto que apelida como a melhor rentrée possível na retoma da competição: “É o regresso do basquetebol com um enorme Ponto Alto do calendário do basquetebolístico e que conta com quatro das melhores equipas do panorama nacional. É um regresso em grande”, conta.
No entanto, e porque as circunstâncias assim o exigem, todas as condições de segurança estarão salvaguardadas: “Estamos bastante contentes pelo inexcedível apoio prestado pelo município de Odivelas, que nos recebeu sempre de portas abertas para fazermos aquilo que em condições normais já teria acontecido. As infraestruturas apresentam todas as condições necessárias à realização de um evento desta magnitude, podendo cumprir as recomendações e diretrizes que venham a ser indicadas da Direção-Geral da Saúde”, vinca.
Por sua vez, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, expressa satisfação na forma como todos os clubes e agentes envolvidos têm demonstrado entendimento nas decisões tomadas, explicando que existem competições que não vão ser jogadas na próxima época: “Já foram realizadas as reuniões com os clubes das duas ligas primodivisionárias onde foram abordados em detalhe as diversas competições e onde se entendeu não realizar as Supertaças masculina e feminina, porque efetivamente não temos campeões.
No caso da Liga Feminina não se realizará a Taça Vítor Hugo, prova que costuma acontecer em setembro e concentra as doze as equipas do campeonato. A Taça Federação, assim como a Taça Hugo dos Santos (no masculino), ainda se encontram sobre análise. Os clubes têm a noção dos riscos e cuidados a ter, pelo que é generalizado o consenso relativamente à realização ou não destas provas, mediante as condições existentes conforme a evolução pandémica”, explica.
O Diretor Técnico Nacional alertou ainda para o facto de estarem a ser apresentadas as diversas opções que antecipam os mais variados cenários no que diz respeito à próxima temporada: “Foram apresentados uma série de possíveis cenários e modelos competitivos alternativos que podem, ou não, ser aplicados conforme a evolução da pandemia no nosso país temos preparados esses planos de emergência que se adaptam conforme a situação pandémica”.
Relativamente à Final Four da Taça de Portugal, o dirigente federativo não tem dúvidas quanto à importância da realização prova: «Contamos com uma infraestrutura excelente e que nos pode oferecer todas as condições necessárias e exigidas pela Direção-Geral da Saúde. Será um excelente ponto de partida para o regresso do basquetebol em Portugal», concluiu.

Sorteio da Final Four da Taça de Portugal masculina agendado para segunda-feira

O sorteio da Final Four da LXXI Taça de Portugal masculina terá lugar em conferência de imprensa, a realizar esta segunda-feira, 9 de março, pelas 15 horas, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com transmissão direta na FPBtv.

 

 

A conferência de imprensa conta com a presença de atletas dos emblemas da Final Four – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC.

 


“Águias” voam para a Final Four da Taça

O SL Benfica visitou o Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho e tornou-se na segunda equipa, depois do FC Porto, a garantir um lugar na Final Four da Taça de Portugal masculina que se disputará entre 21 e 22 de março, no Multiusos de Odivelas.

As “águias” começaram por entrar melhor em campo e logo no quarto inicial colocaram-se em vantagem depois de um parcial de 20-24. Apesar da curta margem, o segundo quarto foi ainda mais produtivo para os encarnados que aproveitaram para se distanciar ainda mais no marcador.
A vencer por 36-55 ao intervalo, o Benfica entrou na segunda metade do jogo com o mesmo ritmo e aumentou ainda mais a o fosso no marcador. A formação da margem Sul do Tejo não conseguiu equilibrar as contas do jogo nos restantes dez minutos, com o Benfica a fixar o resultado final em 70-108 beneficiando com as elevadas percentagens de lançamento.
Na equipa da casa evidenciaram-se Jabari McGhee (22pts. 11res, 1as, 1rb), Kendall Jacks (16pts, 5res, 4as, 1rb), Khaleal McCormick (13pts, 5res, 3as, 1rb) e Jalen Jones (10pts, 2res, 1as, 2rb, 1dl), ao passo que os encarnados viram Gary McGhee (19pts, 12res, 2as), João “Betinho” Gomes (21pts, 4res, 1as, 2rb), Rafael Lisboa (13pts, 3res, 9as, 1rb), Anthony Ireland (16pts, 2res, 1rb) e José Silva (12pts, 1res, 1as, 1rb).

FC Porto carimba presença na Final Four da Taça de Portugal

Num jogo de altos e baixos para as duas equipas, o FC Porto levou a melhor sobre o Galitos Barreiro (62-65) e inscreveu o seu nome na final a quatro da Taça de Portugal masculina.

 

Depois de terem atuado na passada sexta-feira em mais uma jornada da Liga Placard, Galitos Barreiro e FC Porto apresentaram-se no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho dispostos a discutirem a continuidade na Taça de Portugal e logo no 1.º quarto se notou o equilíbrio na partida (14-13). No entanto, ainda antes do descanso os “dragões” aplicaram um parcial de 10-24 e afastaram-se na liderança do marcador. A vantagem azul e branca permaneceria intacta até ao fim da partida, porém importa realçar o esforço dos homens da casa que nos últimos dez minutos limitaram o FC Porto a apenas nove pontos marcados.

 

Daniel Machado (17pts, 2res, 1as, 1rb) e Connor McCleanaghan (15pts, 13res, 2rb) foram os principais protagonistas na equipa da Margem Sul do Tejo, ao passo que o FC Porto contou com a inspiração de João Soares (13pts, 7res, 3as, 2rb), Sasa Borovnjak (16pts, 4res, 2as) e Rawle Alkins (10pts, 6res, 1as, 1dl). Este triunfo nos quartos-de-final da prova rainha do basquetebol nacional coloca a formação azul e branca em Odivelas, local onde se discutirá, entre 21 e 22 de março, a 71.ª Taça de Portugal masculina.


FC Porto vs. SL Benfica e Sporting CP vs. Vitória SC nas “meias” da Taça de Portugal Masculina

Fiquem com algumas das declarações fortes dos protagonistas do sorteio:

Vladyslav Voytso – FC Porto
“Vamos ter quatro das melhores equipas de Portugal a disputar o troféu.”
Tomás Barroso – SL Benfica
“Já vi de tudo neste tipo de competições. As hipóteses de vencer são as mesmas para cada uma das equipas.”
Francisco Amiel – Sporting CP
“Nós vivemos para este tipo de momentos. Vamos estar mais do que prontos para dar o nosso melhor.”
“Litos” Cardoso – Vitória SC
“A nossa equipa tem caráter ganhador.”
Rui Frade – vice-presidente da FPB
“Queremos mais quantidade e qualidade no nosso basquetebol.”
Paulo César Teixeira – vereador do desporto da Câmara Municipal de Odivelas
“É evidente o trabalho estruturado da FPB ao longo dos últimos anos.”

Sporting CP garante presença em Odivelas após jogo emocionante

UD Oliveirense e Sporting CP corresponderam às expectativas e ofereceram ao público presente uma partida de resultado incerto até final.
Os donos da casa estiveram na dianteira do marcador durante quase toda a primeira parte, tendo chegado ai intervalo com uma vantagem de cinco pontos (32-27).
Já no derradeiro quarto os “leões” distanciaram-se, e a 5:57 do soar da buzina tinham um avanço de dez pontos (49-59), mas os bicampeões nacionais reagiram e ainda foram a tempo de levar a questão para prolongamento.
Com o embate empatado a 62 pontos, a toada não se alterou, merecendo destaque Pedro Catarino, que com dois triplos colocou o clube de Alvalade na rota da Final Four de Odivelas.
Nos “verde e brancos” sobressaíram o já mencionado Catarino (19pts, 2res, 1ast, 1rb), Ty Toney (14pts, 5res, 2ast, 1rb. 1dl), Travante Williams (14pts, 3res, 1ast, 3rb), James Ellisor (10pts, 5res, 1dl) e Abdul-Malik Abu (13res), ao passo que na Oliveirense deram nas vistas Corey Sanders (22pts, 8res, 7ast, 2rb) e Marc-Eddy Norelia (17pts, 8res, 1rb, 1dl).

“Conquistadores” mantêm-se na corrida pela Taça de Portugal Masculina

Mas não foi nada fácil a tarefa dos “conquistadores”, já que o conjunto forasteiro esteve na frente do resultado durante largo tempo, sendo que o avanço chegou a cifrar-se nos 20 pontos (18-38 a 6:30 do intervalo).
Foi no derradeiro quarto que os anfitriões “sprintaram” para o apuramento, graças a um parcial de 28-16, com “Litos” Cardoso a assumir destaque depois de apontar três triplos consecutivos.
Na turma minhota sobressaíram o já referido “Litos” Cardoso (15pts, 3res, 3ast), Alfred Parrish (15pts, 4res, 1ast, 1dl), Marko Loncovic (14pts, 9res, 1ast, 2rb), Coreontae DeBerry (14pts, 6res, 2ast, 2dl), Marko Loncovic (14pts, 9res, 1ast, 2rb), Malcolm Drumwright (13pts, 1res, 2ast, 3rb) e Marqueze Coleman (12pts, 6res, 2ast, 6rb).
Por seu turno, no Esgueira, realce para as prestações de Dani Elgadi (27pts, 12res, 5ast, 1rb, 1dl) e DeAngelo Stewart (26pts, 4res, 1ast, 2rb, 1dl).

SL Benfica ultrapassa CAB Madeira e segue em frente na Taça

O emblema madeirense até liderou as contas no primeiro quarto (17-22), mas até ao intervalo o Benfica reagiu, indo para os balneários em vantagem por 38-32.
No terceiro quarto as “águias” voaram para o triunfo com um parcial de 37-23, numa partida em que pelas suas cores sobressaíram João “Betinho” Gomes (21pts, 4res, 1ast), Anthony Ireland (15pts, 1res, 13ast, 2rb), Fábio Lima (12pts, 2res, 1rb) e Anthony Hilliard (11pts, 2res, 3ast, 1rb).
Já no CAB estiveram em destaque George Beamon (21pts, 6res, 4ast, 2rb), Justin Alston (16pts, 3res, 1rb), Arvydas Gydra (14pts, 7res), Bakari Copeland (12pts, 6res, 1ast) e Jordan Robinson (10pts, 3res).

“Leão” acelera rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal Masculina

 A equipa de Alvalade esteve sempre na frente do marcador, mas só na segunda parte avançou para a qualificação, graças a parciais de 21-7 e 16-9.
O conjunto “verde e branco” revelou melhor eficácia da linha de dois pontos (48% contra 31% do adversário), num encontro em que teve como maiores protagonistas João Fernandes (18pts, 10res, 2ast, 2rb), Travante Williams (15pts, 3res, 1ast, 2rb) e Abdul-Malik Abu (11pts, 3res, 1ast, 3rb), ao passo que na turma vareira deu nas vistas Chris Davenport (13pts, 4res, 3ast, 2rb).

FC Porto encontra o caminho para os “quartos” da Taça de Portugal Masculina

Foi um jogo muito complicado para o FC Porto, que correu atrás do prejuízo durante quase todo o encontro, tendo chegado, sensivelmente, a meio do derradeiro quarto, com uma desvantagem de 11 pontos (54-45).
Mas um parcial de 16-0 favorável aos “dragões” virou por completo a questão, apesar do Illiabum ter mantido em aberto a questão até final.
Nos “azuis e brancos” sobressaíram Brad Tinsley (16pts, 1res, 6ast, 1rb) e Pedro Pinto (15pts, 2res, 2ast), enquanto na turma de Ílhavo deram nas vistas Ryan Jones (14pts, 2res, 3ast, 1dl), Kevin Coronel (13pts, 6res, 1ast, 2rb, 1dl) e Rozelle Nix (11pts, 6res, 1rb, 1dl).

Galitos Barreiro apura-se para os “quartos” da Taça de Portugal Masculina

20O SC Lusitânia até liderou o marcador durante grande parte do encontro e a 2:26 do soar da buzina vencia (80-82), mas um parcial de 7-0 favorável aos donos da casa inverteu por completo a questão.
No Galitos, que se mostrou mais forte na luta das tabelas (44 ressaltos contra 26 do adversário), destacaram-se Austin Tilghman (24pts, 7res, 9ast, 2rb), Feliciano Neto (17pts, 8res, 1ast, 2rb), Diogo Correia (14pts, 3ast, 1rb), Ryan Preston (13pts, 11res, 4ast, 1rb, 2dl) e Connor McCleanaghan (10pts, 5res).
Já no conjunto açoriano deram nas vistas Dwayne Foreman Jr. (22pts, 3res, 1rb, 1dl), Derreck Brooks (21pts, 6res, 2ast, 1rb), Sérgio Silva (13pts, 1res, 4ast, 2rb, 1dl) e Filip Simic (11pts, 4res, 4ast).

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.