Artigos da Federaçãooo

Portimonense levanta troféu da 1.ª Divisão masculina

O Portimonense sagrou-se campeão nacional da 1.ª Divisão masculina pela primeira vez na sua história, depois de ultrapassar o Galitos/Clínica Dr. Semblano por 71-62. Recordamos que ambas as equipas já tinham garantido a subida à Proliga.

A turma aveirense liderou as contas no primeiro quarto (18-15), mas o conjunto algarvio reagiu da melhor forma, e com parciais de 22-11 e 23-12 colocou-se em boa posição para conquistar o título, apesar do último quarto a favor do Galitos.

O Portimonense mostrou-se mais certeiro no tiro exterior (9-2 em triplos), a contrapor com os seus 30 turnovers, num encontro em que pelas suas cores sobressaíram Eugénio Silva (18pts, 2res, 3ast, 1rb), Menas Stephens (17pts, 14res, 2ast, 2rb), Marito Veloso (14pts, 5res, 1ast) e Rúben Ferreira (10pts, 3res, 2ast, 1rb).

Por seu turno, no Galitos, destaque para Zachariah Christian (22pts, 12res, 1ast, 1rb, 1dl) e Miguel Monteiro (12pts, 2res, 6ast, 4rb).


Galitos e Portimonense carimbam subida à Proliga

O Galitos/Clínica Dr. Semblano e o Portimonense subiram à Proliga, num dia em que sagraram campeões zonais da 1.ª Divisão masculina, graças a vitórias sobre SC Braga e Angrabasket.

A norte, em Paços de Ferreira, o Galitos bateu o SC Braga por 70-56, num jogo em que o parcial de 19-7 favorável à equipa aveirense, no terceiro quarto, se revelou decisivo. No Galitos, João Silva (13pts, 11res, 3ast, 2rb) foi o melhor em campo, enquanto na formação minhota sobressaiu Josimar Cassamá (18pts, 6res, 2ast, 1rb, 1dl).

Por seu turno, em Sines, num jogo nivelado e com incerteza até final, o Portimonense ultrapassou o Angrabasket por 71-67. Do lado algarvio, destaque para a inspiração de Marito Veloso (25pts, 14res, 1ast, 2rb), ao passo que no conjunto açoriano despontou Keith Carter (25pts, 8res, 4ast, 2rb).


Nacional da 1ª Divisão masculina avança para as meias-finais

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, sete emblemas garantiram o apuramento para as meias-finais zonais. A norte, continuam a acalentar a subida à Proliga o SC Braga, o Galitos/Clínica Dr Semblano e o Beira-Mar/AAUAV, ao passo que na zona sul, seguem em prova Paço de Arcos Clube, Portimonense, ABC Santo André/Móveis Fernandes e Angrabasket. Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia partem em busca do último lugar nas meias-finais da zona norte.

No playout, Ovarense B e Física de Torres Vedras asseguraram a permanência frente a Famalicense AC e Odisseia Basket, respetivamente, emblemas despromovidos ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

 

Zona Norte (fase regular)

Já apurados para os playoffs, Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia enfrentaram-se no jogo derradeiro da fase regular, que pendeu com clareza para os locais – 88-68 -, onde sobressaiu Tiago Albano (7pts, 8res, 5ast, 1rb). Nos visitantes, Henrique Cruz (18pts, 5res, 3ast) revelou-se o principal opositor. Ambas as formações voltam a defrontar-se na luta por um lugar nas meias-finais.

 

Playoffs Norte

Com a vantagem do fator casa, o SC Braga suplantou o BC Barcelos por 56-51. Nos bracarenses, destacou-se por larga margem Eduardo Samuco (13pts, 9res), enquanto na turma barcelense Pedro Dias (6pts, 8res, 4ast, 2rb, 1dl) e Dantaveous Crawford (16pts, 13res, 1ast, 3rb) foram as maiores figuras. Na meia-final, o SC Braga vai bater-se com o Beira-Mar/AAUAV.

 

Playoffs Sul

O Angrabasket consumou a passagem às meias-finais, mercê da vitória caseira ante o Estoril BC por 89-71, marcador que se dilatou essencialmente no último quarto, quando os insulares assinaram um parcial de 31-19. Na batalha pelo acesso à final zonal, o Angrabasket terá pela frente o ABC Santo André/Móveis Fernandes.

 

Playout – 2.ª eliminatória Norte

No encontro que determinava a permanência no escalão, o Famalicense AC cedeu às mãos da Ovarense B – 56-69 -, apesar do inconformismo de Fernando Cardoso (16pts, 7res, 2rb) e Joaquim Oliveira (11pts, 6res, 3ast, 1rb, 1dl). No lado vareiro, que deteve sempre um ligeiro ascendente na partida, assumiram as rédeas Pedro Pinto (23pts, 10res, 2ast, 2rb) e André Silva (19pts, 8res, 4ast, 6rb, 1dl).

 

Playout – 2.ª eliminatória Sul

No embate entre Física de Torres Vedras e Odisseia Basket, houve necessidade de recurso a prolongamento para determinar quem seria relegado para a 2.ª Divisão. Os forasteiros perderam os três primeiros quartos, mas com uma reação enérgica, expressa num parcial de 8-15 nos dez minutos finais, forçaram um tempo suplementar. A equipa da casa levou a melhor, por 8-3, e assegurou assim a manutenção, feito municiado em grande escala pelos contributos de Francisco Ribeiro (13pts, 10res, 4ast, 2rb), Miguel Salvador (24pts, 5res, 1rb, 1dl) e Guilherme Pires (5pts, 13res, 5ast, 3rb, 1dl). No conjunto vencido, Gonçalo Marques (15pts, 9res, 2ast, 6rb, 1dl) e Bruno Marques (8pts, 9res, 2ast, 1rb) foram aqueles que mais remaram contra a maré.

 

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do Angrabasket. Autoria: Mário Picanço Ataíde.


Primeiras rondas dos playoffs e playout tomaram lugar

Nos playoffs do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, Galitos/Clínica Dr Semblano, Beira-Mar/AAUAV, Paço de Arcos Clube, ABC Santo André/Móveis Fernandes e Portimonense deram um passo em frente na luta pelo acesso à Proliga. Na Zona Norte, devido ao cancelamento do encontro entre GDB Leça/Cargolândia e Guifões SC, resta ainda saber quais os dois emblemas apurados (SC Braga e BC Barcelos são os outros que acalentam a qualificação). Na Zona Centro/Sul, Angrabasket e Estoril BC discutem, no próximo fim de semana, uma das vagas em falta para a fase seguinte. Já no que toca ao playout, permanecem à tona Famalicense AC, Ovarense B, Odisseia Basket e Física de Torres Vedras.

 

Playoffs

 

Zona Norte/Centro

Na eliminatória de acesso à Final Four zonal, o Galitos/Clínica Dr Semblano fez valer a lógica da classificação e superou o Académico FC – 80-51 -, quarto da fase regular. Por sua vez, o Olivais ABTF Betão não tirou partido do fator casa e cedeu ante o Beira-Mar/AAUAV – 64-72 -, que beneficiou da prestação de luxo de Germaine Roebuck Jr. (20pts, 18res, 1ast, 1rb), em duelo individual com Freed Lima (21pts, 10res, 5rb, 1dl).

 

Zona Centro/Sul

O Paço de Arcos Clube, líder na fase regular, impôs-se com clareza frente à União Sportiva – 70-42 -, muito por culpa do desempenho de Vinícios Figueiredo (16pts, 10res, 2ast, 3rb), desafiado por Diogo Miguel (13pts, 5res, 2rb).

 

Zona Sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes não facilitou e ilustrou no marcador a sua superioridade face ao AC Moscavide – 83-56 -, ao ancorar-se na prestação de Gonçalo Silva (22pts, 5res, 3ast, 3rb). Nos forasteiros, sobressaiu Miguel Almeida (13pts, 3res, 1ast). No embate entre Portimonense e BAC, a tónica foi de equilíbrio, com os anfitriões a arrecadarem a vaga para a fase seguinte – 69-67 -, mercê da inspiração de Menas Stephens (22pts, 20res, 3ast, 3dl), que teve como principal opositor Bruno Celestino (16pts, 8res, 1 ast, 3rb).

 

Playout

 

1ª Eliminatória Norte

No cruzamento entre Famalicense AC e GRIB, subsistiram os primeiros. No confronto inaugural, houve empate – 66-66 -, com André Sousa (23pts, 12res, 6ast, 2rb, 2dl) a despontar na equipa de Paços de Brandão, ao passo que no conjunto de Famalicão se destacou Philipe Oliveira (10pts, 16res, 4ast, 1rb). No encontro decisivo, o Famalicense AC prevaleceu por 61-52 e segue assim para a etapa derradeira do playout, onde defrontará a Ovarense B. A turma vareira rubricou um duplo êxito frente ao FC Porto B, por 63-71 e 76-72. Na segunda partida, evidenciaram-se André Silva (15pts, 11res, 8ast, 3rb), nos vencedores, e Diogo Runge (19pts, 12res, 2ast), nos vencidos.

 

1ª Eliminatória Sul

A Física de Torres Vedras superou a oposição do FC Barreirense B, em ambos os testes, primeiro por 65-66, onde ressaltaram os dígitos de Guilherme Pais (23pts, 2res, 2ast, 1rb) e Francisco Ribeiro (25pts, 4res, 5rb), enquanto no segundo duelo – 63-55 -, Guilherme Pires (18pts, 6res, 3 ast, 3dl) e Guilherme Santos (12pts, 12res), respetivamente, reclamaram o estatuto de protagonista. O Odisseia Basket prossegue em prova, ao ultrapassar a concorrência do Algés. Com um triunfo por 73-51, à boleia dos números de João Caldeira (12pts, 6res, 1ast, 4rb, 1 dl), que rivalizou com Vasco Lança (18pts, 8res, 2rb), o Odisseia Basket partiu para o segundo jogo com uma margem confortável na bagagem. Em Algés, os locais viriam mesmo a ganhar – 63-61 -, mas sem conseguirem inverter a vantagem pontual dos forasteiros. No que concerne a destaques individuais, há a salientar as exibições acima da média de Bernardo Azevedo (15pts, 7res, 1dl) e João Caldeira (10pts, 11res, 2ast, 3rb).

 


Conhecidos os emblemas apurados para o playoff

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, a fase regular chegou ao fim e já se conhecem as 16 equipas que avançam para o playoff. Obtiveram a qualificação, na Zona Norte, SC Braga, Guifões SC, BC Barcelos e GDB Leça/Cargolândia; na zona Norte/Centro, Galitos/Clínica Dr Semblano, Olivais ABTF Betão, Beira-Mar/AAUAV e Académico FC; na zona Centro/Sul, Paço de Arcos Clube, Angrabasket, Estoril BC e União Sportiva; e na Zona Sul, ABC Santo André/Móveis Fernandes, Portimonense, BAC e AC Moscavide.

 

Zona Norte

O SC Braga consumou o fecho em primeiro lugar na série com um triunfo, na receção ao Famalicense AC – 62-44 -, com Josimar Cassamá (13pts, 10res, 3ast) a evidenciar-se nos bracarenses e Hugo Mendes (15pts, 8res, 1ast, 2rb) nos visitantes. Os bracarenses suplantaram também o CB Viana Nortaluga – 44-74 -, que recuperou as boas sensações frente ao FC Porto B – 55-73 -, muito por culpa da prestação de excelência de Sekouba Conde (16pts, 19res, 4ast, 5rb, 1dl), cujo arquirrival foi Alexandre Queiroz (17pts, 7res, 2ast). Por sua vez, o Guifões SC caiu às mãos do CAB Serralharia José Luís, por 71-67, encontro onde se notabilizou Nuno Sá (19pts, 10res, 4ast, 1rb, 1dl), nos madeirenses, e Adebayo Jr. (17pts, 11res, 1ast, 3rb), nos vencidos. Em alta, o CAB Serralharia José Luís sobrepôs-se à oposição do BC Barcelos por 81-74, bem como ao GDB Leça/Cargolândia, desta feita fora de portas, por 54-59, novamente com Nuno Sá (17pts, 12res, 1ast, 1rb) a subir a fasquia, enquanto nos barcelenses foi Rui Marques (11pts, 9res, 2ast, 1rb, 1dl) o mais inspirado. Numa semana sem descanso, o CAB Serralharia José Luís levou a melhor sobre o FC Porto B (50-56), com Nuno Sá (20pts, 9res, 2rb) a repetir o protagonismo e Kalebe Lauback (12pts, 9res, 1ast) a sobressair na turma portista. Resta disputar uma única partida, entre Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia.

 

Zona Norte/Centro

O Galitos/Clínica Dr. Semblano terminou a fase regular da série como líder, graças a uma vitória indiscutível no reduto do Club 5Basket/SVSilva – 51-77 -, municiada por João Costa (20pts, 5res, 5ast, 3rb), que teve como principal opositor Hugo Portela (13pts, 9res, 2ast). Em igualdade pontual, na segunda posição, surge o Olivais ABTF Betão, que ultrapassou de forma categórica o Illiabum Clube B – 98-25 -, num encontro em que se destacaram João Pinto (16pts, 8res, 7ast, 2rb), pelos anfitriões, e Rodrigo Carrusca (6pts, 3res, 1ast), no conjunto de Ílhavo. Em duplo confronto, Beira-Mar/AAUAV e Ovarense B fizeram prevalecer o fator casa. Primeiro, os aveirenses ditaram leis – 73-60 -, ancorados no desempenho de grande nível de Germaine Roebuck Jr. (31pts, 11res, 2ast, 2dl), não obstante a réplica de André Silva (25pts, 9res, 2ast, 2rb). Depois, os vareiros impuseram-se por 76-64. À boleia dos números de Pedro Figueiredo (17pts, 7res, 1ast, 1rb), o Académico FC bateu o GRIB, apesar do inconformismo de Pedro Macedo (18pts, 3res, 1rb, 1dl), por concludentes 54-89. Antes, no derby frente ao Club5Basket/SVSilva, o Académico FC saiu por cima – 76-74.

 

Zona Centro/Sul

O Paço de Arcos Clube preservou a liderança na última jornada fruto do êxito alcançado, no embate caseiro com o Odisseia Basket – 74-70. Nos anfitriões, despontou Vinícios Figueiredo (16pts, 8res, 1 ast, 1rb, 1dl), ao passo que pelos forasteiros sobressaiu João Caldeira (20pts, 8res, 1 ast, 5rb). Num duelo entre Angrabasket e União Sportiva, ambos apurados para o playoff, os dois pontos penderam para a equipa da casa – 86-83 -, que beneficiou da produção fértil de Keith Carter (31pt, 6res, 10ast, 4rb), em batalha individual com Garcia Luzolo (33pts, 7res, 1ast, 2rb). Em compromisso duplo, o Estoril BC começou por vencer o Sporting Clube Marinhense – 94-59 – sem sobressalto, mas cedeu ante os Salesianos de Lisboa – 72-74 -, encontro em que se destacaram Daniel Pestana (8pts, 12res, 3ast, 1dl), pela formação vencida, e Sean Doman (29pts, 8res, 3ast), nos vencedores. Na condição de visitado, o Sporting Clube Marinhense averbou os dois pontos diante da Física de Torres Vedras – 75-67.

 

Zona Sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes não deixou fugir o comando nas jornadas derradeiras e amealhou duas vitórias. No reduto do AC Moscavide, face à concorrência de Diogo Lopes (12pts, 9res, 1ast, 2rb), Aylton Medeiros (15pts, 8res, 2 ast, 1dl) contribuiu para impulsionar um primeiro sucesso – 48-56. No despique contra o FC Barreirense B, o ABC Santo André/Móveis Fernandes não facilitou e contornou a resistência local por 47-77, desfecho para o qual se revelou decisivo Daniel Margarido (14pts, 3res). Na turma do Barreiro, ressaltam os dígitos de Rafael Solposto (18pts, 6res, 2 ast, 2rb, 1dl). O Portimonense fez o pleno de vitórias. A jogar em casa, os algarvios superaram o MBA/Montisistemas – 80-65 -, alicerçados na exibição de gala de Menas Stephens (26pts, 18res, 5ast, 1rb, 1dl), que enfrentou a oposição de Ruben Moita (21pts, 4res, 2ast, 3rb). Seguiu-se uma atuação autoritária contra o AC Moscavide – 85-65 -, com Menas Stephens (26pts, 12res, 4ast, 5rb) a voltar a assumir a batuta. Jorge Tati (17pts, 13res, 1ast, 3rb) rubricou a melhor exibição nos visitantes. Por fim, perante o Algés, o Portimonense completou a semana sem mácula – 47-61 -, com o estatuto de MVP a recair outra vez em Menas Stephens (25pts, 13res, 5rb, 1dl), distinção que coube a Helder Semedo (9pts, 6res, 1ast, 1rb) no conjunto derrotado. No campo do Scalipus Tasca Xico da Cana, o Algés caiu por curta margem – 62-57 -, com Fredileny Muachifi (15pts, 12res, 1ast, 2rb) e Vasco Lança (22pts, 4res, 2ast, 3rb, 2dl) em disputa pelo título de MVP. Em sentido inverso, o BAC vergou o Scalipus Tasca Xico da Cana – 56-64 -, mercê, em parte, do engenho de Júlio Cunha (16pts, 5res, 5ast, 3rb), que rivalizou com Vicente Marinho (16pts, 3res, 3ast, 6rb). Após dois desaires, o AC Moscavide imperou na visita ao MBA/Montisistemas – 41-57.


BAC regista três vitórias consecutivas

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, o BAC escalou até ao segundo lugar da Zona Sul, depois de alcançar três vitórias. Na Zona Norte, o BC Barcelos derrotou o líder Guifões SC, que averbou assim a sua segunda derrota, enquanto o SC Braga amealhou dois triunfos e preserva o segundo posto. O Galitos Clínica Dr. Semblano e o Olivais FC, primeiro e segundo na Zona Norte/Centro, respetivamente, não vacilaram. Na Zona Centro/Sul, Paço de Arcos Clube, União Sportiva e Angrabasket perderam pontos e o Estoril BC pode igualar os três emblemas, caso vença o encontro em atraso. Além do BAC, o ABC Santo André/Móveis Fernandes, que encabeça a Zona Sul, também amealhou dois pontos esta jornada.

 

Zona Norte

O BC Barcelos capitalizou o fator casa e ditou a segunda derrota da época para o Guifões SC – 67-46 –, com Pedro Dias (14pts, 11res, 6ast, 1rb, 1dl) a assumir as rédeas da partida, nos locais, e Adebayo Jr. (19pts, 5res, 1ast), nos visitantes. Antes, no dérbi concelhio, a formação líder teve melhor sorte e derrotou o GDB Leça/Cargolândia por 68-75, encontro no qual Adebayo Jr. (22pts, 8res, 1rb, 1dl) voltou a exibir-se em grande plano, bem como Pedro Moreira (23pts, 4res, 6ast, 2rb) nos vencidos. Por seu turno, o GDB Leça/Cargolândia capitulou novamente, na receção ao SC Braga – 48-76 -, emblema que fez um balanço 100% positivo da semana ao bater o FC Porto B – 57-63. Nos dragões, sobressaiu Tiago Almeida(18pts, 7res, 2ast, 5rb), enquanto nos minhotos a figura foi João Malheiro (22pts, 8res, 2ast, 2rb). Com uma dupla vitória, a primeira das quais sobre a turma portista – 65-56 – e a segunda ante o CAB Serralharia José Luís – 76-53 -, o Famalicense AC ascendeu ao quinto posto. Já o CB Viana Nortaluga, recebeu e venceu o FC Porto B por 84-73, ancorado nos números superlativos de Sekouba Conde (29pts, 15res, 3ast, 1rb, 3dl), cujo principal opositor se revelou Diogo Runge (15pts, 12res, 4ast). A formação de Viana do Castelo suplantou também o CAB Serralharia José Luís – 78-71 -, com Sekouba Conde (35pts, 28res, 5ast, 1rb, 1dl) a rubricar uma exibição memorável, plenamente ilustrada pelos 61 de valorização. Nos madeirenses, ressaltam os dígitos de Bernardo Ferreira (29pts, 8res, 3ast, 3rb).

 

Zona Norte/Centro

O Galitos Clínica Dr. Semblano não facilitou perante o GRIB, último classificado, que superou por 85-52, e permanece no primeiro posto, em igualdade pontual com o Olivais ABTF Betão, soberano na visita ao Beira-Mar/AAUAV – 62-71. Nos aveirenses, ressaltou a prestação de Germaine Roebuck Jr. (25pts, 15res, 1rb, 1dl) e, nos coimbrenses, a batuta esteve a cargo de Freed Lima (12pts, 12res, 3ast, 3rb). O Illiabum Clube B superou o Club 5Basket/SVSilva por claros 86-67. O Académico FC superiorizou-se à Ovarense B – 74-64 -, com Sérgio Felgueiras (13pts, 8res, 3ast, 2rb) em evidência. No conjunto vareiro, André Silva (28pts, 10res, 2as, 4rb) atingiu a impressionante marca de 36.5 de valorização.

 

Zona Centro/Sul

O Paço de Arcos Clube começou a semana com um triunfo ante o Estoril BC – 62-54 -, graças, em parte, ao desempenho de Vinícios Figueiredo (18pts, 9res, 1ast, 1rb), que rivalizou com Daniel Pestana (11pts, 11res, 1rb). No segundo compromisso, caiu com contundência frente à Física de Torres Vedras – 75-56. Pelo contrário, o Estoril BC sorriu no embate com a União Sportiva (78-71), formação que ocupa o segundo posto, ao ancorar-se em novo jogo inspirado de Daniel Pestana (9pts, 15res, 1ast, 3rb, 3dl), em duelo individual com Jefferson Silva (15pts, 10res, 1ast, 1dl). Fruto de duas derrotas, o Angrabasket perdeu o comando da série, apesar de totalizar os mesmos 21 pontos do primeiro e segundo classificados. No reduto dos Salesianos de Lisboa, os insulares saíram vergados por 71-60 e, contra o Sporting Clube Marinhese, repetiu-se o desfecho negativo, desta feita por margem mais significativa – 86-64. Nos anfitriões, despontou Aniel Brito (24pts, 16res, 1rb, 1dl) e, nos açorianos, o mais expedito foi Acácio Freitas (25pts, 13res, 3ast, 1rb). O Sporting Clube Marinhense imitou a façanha no segundo ensaio, desta vez contra o Odisseia Basket por 62-56, galvanizado pela atuação de Álvaro Pontes (12pts, 13res, 4 ast, 4rb, 1dl), que enfrentou a concorrência de João Caldeira (16pts, 6res, 3ast, 8rb).

 

Zona Sul

Sequência de sucesso para o BAC, com uma tripla vitória, inaugurada frente ao FC Barreirense B – 67-54 -, onde saltou à vista o contributo de Bruno Celestino (20pts, 13res, 4ast, 5rb), que teve como maior contendente Gonçalo Silva (21pts, 11res, 1ast). Seguiu-se o êxito diante do Algés, ultrapassado por 64-56, e o desenlace deu-se com o triunfo perante o Portimonense – 79-70 -, embalado pelo engenho de Bruno Celestino (21pts, 5res, 1ast, 3rb). Nos visitantes, as honras de MVP couberam a Eugénio Silva (20pts, 3res, 4ast, 4rb). Também face aos algarvios, o ABC Santo André/Móveis Fernandes conquistou uma vitória por 85-83, com o protagonismo a ser reclamado por Charles Humphries (33pts, 4res, 3ast), nos locais, e por Menas Stephens (31pts, 8res, 5ast, 2rb), nos forasteiros. O AC Moscavide cedeu pontos em casa frente ao MBA/Montisistemas – 53-64 -, alavancado pela prestação de Pedro Pinto (15pts, 7res, 5ast, 2rb), em duelo individual com Diogo Caldeira (12pts, 3res, 2ast, 3rb). Num segundo capítulo, igualmente como visitado, perante o FC Barreirense B, o AC Moscavide colheu dividendos e alcançou uma vitória pela margem mínima – 64-63.

 

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do BAC.


Portimonense vence em dose tripla

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, o Portimonense escalou até ao segundo posto na Zona Sul, com dois jogos a menos face ao líder, ABC Santo André/Móveis Fernandes. União Sportiva, AngraBasket e Galitos/Clínica Dr. Semblano venceram e permanecem nos lugares cimeiros das respetivas zonas.

 

Zona Norte

O GDB Leça/Cargolândia bateu o seu mais direto perseguidor, o Famalicense AC, por 61-58, embalado por Pedro Meireles (14pts, 6res, 3ast, 2rb), que rivalizou com David Cerqueira (9pts, 4res, 4ast, 1rb). No Funchal, o CAB Madeira, apesar dos números acima da média de Tomás Dias (15pts, 8res, 1ast, 6rb, 1dl), cedeu pela margem mínima perante o CB Viana/Nortaluga – 67-68 -, com Sekouba Conde (29pts, 28res, 2ast, 1rb, 1dl) a registar uma impressionante marca de valorização – 49.5.

Melhor sorte colheram os madeirenses do embate frente ao FC Porto B, onde consumaram a segunda vitória – 84-65 -, galvanizados pelo desempenho de Bernardo Ferreira (26pts, 3res, 5ast, 3rb). Nos portistas, sobressaiu Tiago Almeida (22pts, 12res,3 rb).

 

Zona Norte/Centro

O Galitos/Clínica Dr. Semblano saltou para a liderança da série, fruto dos êxitos produzidos diante do Illiabum Clube B – 99-45 – e do Beira-Mar/AAUAV – 56-64 -, desfecho impulsionado pela prestação de Zachariah Christian (17pts, 13res, 2ast, 1rb), que terminou o encontro com a exata valorização – 19.5 – do melhor nos aveirenses, Germaine Roebuck Jr (20pts, 13res, 1rb, 1dl). Agora no segundo posto, o Olivais ABTF Betão levou a cabo uma jornada dupla, que abriu com uma derrota ante o Académico FC – 58-72. Na formação portuense, destacou-se largamente Nuno Santos (28pts, 7res, 4ast, 3rb), ao passo que, nos locais, o protagonismo recaiu, de forma mais vincada, em Freed Lima (11pts, 9res, 2ast, 4rb, 1dl).

No segundo encontro, os coimbrenses ditaram leis, face à oposição do Club 5Basket/SVSilva – 56-61 -, mercê em parte do denodo de José Vilela (14pts, 11res, 1ast, 4rb, 1dl), em batalha individual com Evandro Delgado (9pts, 11res, 3ast, 2rb, 1dl), o mais inconformado nos anfitriões. Também em missão a dobrar, o Club 5Basket/SVSilva obteve melhor sorte na visita ao reduto da Ovarense B – 44-48 -, novamente com Evandro Delgado (12pts, 11res, 3ast, 2dl) em plano de evidência. No conjunto vareiro, ressaltaram os dígitos de João Oliveira (12pts, 9res, 4ast, 7rb).

 

Zona Centro/Sul

Com mais um jogo disputado, o União Sportiva encabeça a tabela classificativa, depois de um triunfo na receção ao Odisseia Basket por 80-61, resultado para o qual se revelou decisiva a exibição de Jefferson Silva (24pts, 17res, 4ast, 3rb, 3dl). Nos visitantes, a principal réplica foi assinada por João Caldeira (17pts, 5res, 3b). No segundo posto – e com possibilidade de ascender ao comando -, está o Angrabasket, que suplantou igualmente o Odisseia Basket por conclusivos 85-52. Nos açoreanos, saltou à vista a performance de alto nível de Keith Carter (24pts, 11res, 10ast, 2rb), enquanto nos forasteiros Bruno Marques (12 pts, 6res, 1ast, 4rb, 1dl) assumiu as despesas da partida.

O terceiro lugar do pódio é ocupado pelo Paço de Arcos Clube, vitorioso no compromisso com o Sporting Clube Marinhense – 77-61 -, onde contou com a inspiração de João Ó (24pts, 3res, 2ast, 4rb), que amealhou a mesma valorização – 25 – do seu opositor Amarilson Lopes (19pts, 12res, 2rb). Não obstante mais um elevado contributo de Amarilson Lopes (24pts, 9res, 2ast, 1rb), o Sporting Clube Marinhense não conseguiu arrecadar os dois pontos no embate caseiro contra os Salesianos de Lisboa – 60-63 -, ancorados no bom jogo realizado por Sean Doman (19pts, 6res, 1rb). A Física de Torres Vedras saiu vergada do duelo com o Estoril BC – 71-76 -, que beneficiou da “colheita” de Pedro Costa (20pts, 4res, 6ast, 2rb). Nos vencidos, distinguiu-se Francisco Ribeiro (20pts, 4res, 3ast, 3rb).

 

Zona Sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes averbou a segunda derrota da temporada, diante do Portimonense, por 69-66, mercê, em parte, do engenho de Menas Stephens (31pts, 12res, 6ast, 1rb), que bateu a concorrência de Charles Humphries (24pts, 3res, 2ast, 1rb, 1dl). No dia seguinte, o ABC Santo André/Móveis Fernandes recebeu e venceu comodamente o FC Barreirense B – 82-56 -, com Charles Humphries (24pts, 8res, 1ast, 1dl) a voltar a reclamar a batuta nos destaques individuais da sua equipa. Na turma do Barreiro, a maior resistência veio das mãos de Guilherme Santos (19pts, 2res).

Quanto ao Portimonense, entrou em campo em mais duas ocasiões e fez o pleno de vitórias. Com Menas Stephens (26pts, 10res, 1ast, 1rb, 1dl) no comando das operações, os algarvios ultrapassaram o Scalipus Tasca Xico da Cana – 82-71 -, que teve em Fredileny Muachifi (16pts, 5res, 3ast, 2rb) o elemento mais esclarecido. No frente-a-frente com o Algés, o Portimonense prevaleceu por 81-66 e Menas Stephens (25pts, 10res, 4ast, 1rb, 1dl) acumulou a distinção de MVP. Pelos visitantes, despontou Hélder Semedo (14pts, 2res, 1rb, 1dl).

Antes, o Scalipus Tasca Xico da Cana caiu, na condição de visitado, perante a oposição do AC Moscavide – 55-63. Fredileny Muachifi (12pts, 6res, 3ast, 2rb), nos anfitriões, Diogo Lopes (14pts, 11res, 2rb, 1dl) e Miguel Almeida (14pts, 11res, 2ast, 2rb), na formação visitante, merecem especial ênfase. No Montijo, o BAC foi soberano e impôs-se ao MBA/Montisistemas por 52-64, com Bruno Celestino (16pts, 9res, 1ast, 2rb) a notabilizar-se, pelo emblema vencedor, e João Ramos (13pts, 9res, 1rb), na formação derrotada.


CB Viana Nortaluga arranca segunda vitória da época

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, o CB Viana Nortaluga suou para obter o segundo triunfo da temporada. SC Guifões, Olivais ABTF Betão, Angra Basket e ABC Santo André/Móveis Fernandes continuam em evidência nas respetivas zonas.

 

Zona Norte

O SC Guifões respondeu da melhor forma ao primeiro resultado negativo da época e retomou a senda dos triunfos frente ao CAB Madeira – 61-51 -, desfecho intimamente ligado à prestação de gala de Adebayo Jr. (24pts, 10res, 5ast, 3rb), que se bateu pela distinção de MVP com o atleta rival Bernardo Ferreira (18pts, 5res, 6ast, 4rb). Os madeirenses perderam também às mãos do SC Braga – 72-56 -, emblema no qual se notabilizou João Malheiro (13pts, 11res, 4ast, 4rb, 1dl), enquanto nos insulares Bernardo Ferreira (24pts, 1res, 2ast, 1rb) voltou a ser o mais afoito. A vinda ao continente saldou-se mesmo por três derrotas para o CAB Madeira, já que vacilou na visita ao reduto do BC Barcelos – 62-56 -, que se ancorou no desempenho acima da média de Daniel Ramos (14pts, 16res, 2ast, 5rb, 1dl) para se impor, apesar da réplica de Bernardo Ferreira (22pts, 4res, 1ast, 5rb), em alta em todos os compromissos da sua equipa. A jornada foi produtiva para o SC Braga, que amealhou pontos na aproximação ao topo também no duelo com o Famalicense AC – 44-62 -, fora de portas, contando com um inspirado João Malheiro (13pts, 7res, 1ast, 1rb), em despique individual com o atleta anfitrião Philipe Oliveira (15pts, 16res, 6rb). Novamente com Philipe Oliveira (12pts, 8res, 2ast, 2rb) em plano de destaque, o conjunto de Famalicão tirou partido do fator casa ante o BC Barcelos – 52-50 -, que acumulou assim a quarta derrota na temporada, não obstante os dígitos de Ricardo Dias (8pts, 5res, 1rb).

No embate mais igualado da série, o GDB Leça/Cargolândia cedeu pela margem mínima na receção ao CB Viana Nortaluga – 70-71 -, embalado pela exibição dominadora de Sekouba Conde (22pts, 21res, 4ast, 1rb, 2dl). Nos vencidos, Luís Salazar (21pts, 5res) resistiu com brio.

 

Zona Norte/Centro

O Olivais ABTF Betão não desperdiçou a oportunidade de ascender à liderança partilhada, com o Beira-Mar/AAUAV, fruto do importante triunfo obtido frente ao Illiabum Clube – 56-62 -, sucesso encaminhado por Freed Lima (22pts, 6res, 3ast, 3rb, 3dl), que se bateu pelo estatuto de MVP com o atleta da formação de ílhavo Salvador Caldeira (12 pts, 9 res, 2 rb). O Galitos Clínica Dr. Semblano rentabilizou por inteiro a jornada dupla, primeiro ao superar o Club 5Basket/SVSilva por 68-49, e depois o Académico FC por 46-37. A Ovarense B não facilitou e superou por números confortáveis o GRIB – 80-55 -, muito por culpa do contributo de André Silva (33pts, 10res, 3ast, 1dl). Nos forasteiros, Pedro Azevedo (18pts, 10res, 2rb, 1dl) mostrou-se o mais inconformado.

 

Zona Centro/Sul

No duelo insular, o União Sportiva, – ainda líder, mas com mais um encontro disputado -, passou a estar à mercê do Angrabasket, que prevaleceu por 54-70. Na turma visitante, despontou Keith Carter (19pts, 13res, 8ast, 3rb, 3 dl), ao passo que nos anfitriões a batuta esteve nas mãos de Garcia Luzolo (24pts, 9res, 1ast, 3rb, 1dl).

Em fim de semana inglório, o Sporting Clube Marinhense soçobrou na deslocação ao campo da Física de Torres Vedras – 81-79 – e, a jogar em casa, saiu vergado perante o Estoril BC por 69-79. Com um triplo-duplo, Pedro Costa (16pts, 11res, 10ast, 2rb) assumiu as rédeas no conjunto vitorioso e Amadeu Cordeiro (19pts, 9res, 6ast) ofereceu a principal contestação pelo clube da Marinha Grande.

 

Zona Sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes prossegue a boa campanha e dilatou a distância para o MBA/Montisistemas, segundo classificado, graças à vitória conquistada frente ao Scalipus Tasca Xico da Cana – 72-54 -, feito impulsionado pela prestação rubricada por Aylton Medeiros (24pts, 7res, 3ast), que colocou a fasquia elevada na luta pelo MVP. Na equipa que ocupa o terceiro posto, sobressaiu Vicente Marinho (17pts, 4res, 1ast, 4rb). O já referido MBA/Montisistemas saiu derrotado, no Montijo, contra o Algés por 61-70. Antes, o Scalipus Tasca Xico da Cana entrara em campo, na condição de visitante, frente ao BAC, sem conseguir o resultado desejado – 61-58. Nos destaques individuais, em vencedores e vencidos, respetivamente, ressaltam as performances de Júlio Cunha (15pts, 3res, 1ast, 1rb) e Fredileny Muachifi (17pts, 10res, 2rb). Em missão dupla, o BAC conheceu sorte diferente perante a oposição do AC Moscavide, que prevaleceu por 81-78, à boleia de Honnyl Trovoada (22pts, 15res, 3ast). Embora não tenha culminado no objetivo pretendido, Júlio Cunha (23pts, 15res, 5ast, 1rb) reivindicou o protagonismo na equipa de Almada com uma exibição de excelência. Na véspera, o AC Moscavide não demonstrou engenho para aplacar as intenções do Portimonense – 49-71 -, catapultado pela tarde fulgurante de Menas Stephens (26pts, 15res, 2ast, 3rb), cujo maior contendente foi Diogo Lopes (12pts, 11res, 1ast). O emblema algarvio repetiu o sucesso frente ao FC Barreirense B por 50-64.

 

Nota: fotografia da autoria de João Queirós

 

 


SC Braga impõe primeira derrota ao Guifões SC

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, o SC Braga pôs termo ao registo invicto do Guifões SC, até então o único emblema sem perder. Apesar da derrota, o emblema de Matosinhos persiste no lote de líderes das respetivas zonas, a par de Beira-Mar/AAUAv, União Sportiva e ABC Santo André/Móveis Fernandes, estes com desfechos positivos na jornada.

 

Zona norte

O SC Braga quebrou a invencibilidade do Guifões – 69-61 -, impulsionado pela prestação de luxo de Calvin Chandler (19pts, 12res, 1ast, 1rb), que se bateu pelo estatuto de MVP com David Quadé (12pts, 9res, 1ast, 2rb), dos visitantes. O BC Barcelos, segundo classificado (com mais dois encontros do que os perseguidores) arrancou um triunfo categórico no reduto do CB Viana/Nortaluga por 53-85, com Daniel Ramos em plano de evidência (15pts, 8res, 1rb), do lado vencedor, enquanto na turma local despontou Tiago Lomba (12pts, 8res, 1ast, 1rb). Com Francisco Jardim (17pts, 2res, 1rb) a assumir as rédeas do encontro, no Funchal, o CAB Madeira capitalizou o fator casa diante do Famalicense AC – 69-61 -, não obstante o bom desempenho de Joaquim Oliveira (10pts, 8res, 2rb, 1dl). Em contraste com o jogo de sábado, no segundo desafio, os madeirenses saíram vergados ante o GDB Leça/Cargolândia – 61-66.

 

Zona norte/centro

O Beira-Mar/AAUAv não vacilou na viagem ao norte para defrontar o Club 5Basket/SVSilva, que superou por 51-66, e conservou a liderança. Já o Illiabum Clube B, à espreita do primeiro lugar, também não cedeu no duelo caseiro com o Galitos/Clínica Dr Semblano – 70-61 -, mercê, em parte, dos números registados por Lamine Banora (19pts, 6res, 3ast, 3rb), cujo principal opositor se revelou Vasco Silva (9pts, 3res, 4ast, 2rb). No despique entre Académico FC e Olivais FC, prevaleceram os forasteiros por contundentes 55-74, desfecho para o qual muito contribuiu José Vilela (21pts, 9res, 1rb). Nos anfitriões, a principal réplica veio das mãos de Pedro Figueiredo (9pts, 10res, 2ast, 1rb).

 

Zona centro/sul

A União Sportiva mantém a dianteira, fruto do êxito alcançado no campo dos Salesianos de Lisboa – 74-81 -, partida na qual se distinguiram Onesimo Nauana (24pts 3res, 3ast), no conjunto vencedor, e Nuno Santo( 24pts, 3res, 1ast, 1rb), na formação derrotada. João Caldeira (25pts, 14res, 1ast, 4rb) reclamou o protagonismo no triunfo do Odisseia Basket, na receção à Física de Torres Vedras – 68-52 -, onde Francisco Ribeiro (18pts, 4res, 3ast, 1rb) se mostrou o mais inconformado. No frente-a-frente entre Estoril BC e Angrabasket, os dois pontos penderam para os estorilistas, após prolongamento.

 

Zona sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes suplantou o Algés, fora de portas, por 66-81, ancorado nos excelentes números de Charles Humphries (22pts, 12res, 2ast, 2rb, 2dl), em luta individual com Vasco Lança (28pts, 7res, 2rb, 1dl), o melhor no emblema local. O Scalipus Tasca Xico da Cana superiorizou-se com clareza à oposição do FC Barreirense B – 90-67 -, com Vicente Marinho (10pts, 14res, 4rb) a destoar na formação vitoriosa, ao passo que nos vencidos ressaltaram os dígitos de Guilherme Pais (15pts, 2res, 5ast, 3rb).

 

Nota: Fotografia retirada da página de Facebook oficial da secção de Basquetebol do SC Braga

 


BSA, União Sportiva e BC Barcelos regressam a vencer

Na retoma do Campeonato Nacional da 1ª divisão masculina, BSA, União Sportiva e BC Barcelos levaram a melhor nos respetivos compromissos, com os dois primeiros a consumarem saltos para liderança isolada.

 

Zona norte

O BC Barcelos igualou o SC Guifões no topo da classificação, apesar de agora dispor de dois jogos a mais, fruto do triunfo, em encontro muito equilibrado, na receção ao SC Braga – 58-55. Também na condição de visitado, o FC Porto “B” derrotou o GDB Leça/Cargolândia por 66-58, muito por culpa do dia inspirado de Tiago Almeida (21 pts, 12 res, 2 ast, 1 rb), que rivalizou com Fernando Ramos (17 pts, 4 res, 1 as, 1 rb), o melhor nos forasteiros. Em Famalicão, triunfou a equipa visitante, o CB Viana Nortaluga, ao impor-se ao Famalicense AC por 57-66, embalado pelos números de Sekouba Conde (16 pts, 14 res, 2 as, 3 rb). Nos vencidos, evidenciou-se Philipe Oliveira (11 pts, 13 res, 3 as, 3 rb).

 

Zona norte/centro

O Illiabum Clube “B” saiu derrotado com contundência da visita ao reduto do Académico FC – 80-34 -, não obstante o desempenho de André Gamelas (18 pts, 6 res, 2 as, 4 rb), em duelo individual com Guilherme Fortunato (6 pts, 10 res, 1 as, 2 rb), a destoar nos anfitriões. O Olivais FC capitalizou este resultado da melhor forma e ascendeu ao topo da classificação, em igualdade com Illiabum Clube “B” (com mais um encontro disputado) e Beira-Mar/AAUAv, ao suplantar o GRIB, último classificado, por 46-79. Nos vencedores, ressaltam os dígitos de Freed Lima (18 pts, 11 res, 2 as, 6 rb, 1 dl), ao passo que na turma de Paços de Brandão foi Miguel Macedo (16 pts, 4 res, 2 rb) a atingir o máximo de valorização. O Galitos/Clínica Dr Semblano prevaleceu no embate caseiro diante da Ovarense “B” – 83-71 -, com António Lucas (22 pts, 6 res, 1 as, 2 rb) a assumir o papel de protagonista, partilhado com João Oliveira (25 pts, 5 res, 1 as, 2 rb), em alta na formação de Ovar.

 

Zona centro/sul

A União Sportiva não desperdiçou a oportunidade de escalar para o comando da série e derrotou, fora de portas, a Física de Torres Vedras – 64-66. No confronto entre Odisseia Basket e Salesianos de Lisboa, sorriu a equipa da casa – 70-63 -, onde se notabilizou João Caldeira (18 pts, 7 res, 4 as, 3 rb), em despique com o mais inconformado no seu opositor, Nuno Santo (16 pts, 6 res, 2 as, 4 rb).

 

Zona sul

O BSA superiorizou-se ao MBA/Montisistemas, que destronou do primeiro posto, com o marcador de 67-57. Nos locais, Charles Humphries (28 pts, 8 res, 2 as, 2 rb, 1 dl) reclamou o estatuto de MVP, ao passo que no conjunto do Montijo saltou à vista a prestação de Diogo Moura (13 pts, 8 res, 2 as, 1 rb). No frente-a-frente entre AC Moscavide e Scalipus Tasca Chico da Cana, os dois pontos penderam para os visitantes – 44-46 -, que contaram com a exibição de alto nível de Fredileny Muachifi (7 pts, 13 res, 4 rb, 1 dl). Pelo emblema derrotado, Jorge Tati (19 pts, 18 res, 2 as, 6 rb, 2 dl) destacou-se por larga margem.

 

Nota: foto retirada da página de Facebook oficial do BSA.

 


Angrabasket não treme e Illiabum B ganha a triplicar

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, Illiabum Clube B, Olivais FC, Guifões SC, Angrabasket e MBA/Montisistemas (este com mais jogos disputados do que o ex-líder ABC Santo André/Móveis Fernandes) venceram os compromissos derradeiros do ano.

Zona norte

Em encontro disputado a meio da semana, o Guifões SC, único invicto no escalão, impôs-se com clareza no reduto do Famalicence AC por 77-54. O BC Barcelos fez valer o fator casa na receção ao GDB Leça/Cargolândia, que contornou por 64-54, embalado pelo desempenho de Luís Araújo (16pts, 2res, 1ast, 1rb). Nos vencidos, Pedro Meireles (15pts, 7res, 1ast, 3rb) distinguiu-se como o mais inconformado. O emblema de Leça da Palmeira disputou um segundo encontro, fora de portas, e vergou o CB/Viana Nortaluga (61-41).

Zona norte/centro

O Beira-Mar AAUav prevaleceu frente ao GRIB (69-58), graças, em larga medida, à excelente exibição de Andre Jackson (35pts, 23res, 9ast, 2rb), destacado face à concorrência rival de Pedro Azevedo (25pts, 2res, 1ast, 1rb). O desfecho negativo para o GRIB repetiu-se na visita ao Club 5Basket/SVSilva (77-75), onde sobressaíram João Fonseca (19pts, 13res, 3ast, 2rb), pelos locais, e novamente Pedro Azevedo (30pts, 4res, 1ast), na turma forasteira. No duelo entre Olivais FC e Ovarense B, os anfitriões ditaram leis (95-76). O Illiabum Clube B recebeu e venceu o Académico FC (72-67), com Tiago Tavares (17pts, 6res, 2ast, 2rb) a abrir caminho para o êxito dos ilhavenses, enquanto na formação portuense saltou à vista a réplica de Pedro Figueiredo (11pts, 5res, 2rb). Em jornada produtiva, o Illiabum Clube B reeditou a façanha e, no dérbi, levou de vencida o Beira-Mar/AAUav (56-63), bem como, desta feita em casa, a Ovarense B, por 68-62. Neste último encontro, Simão Verde (13pts, 8res, 3ast, 2rb) esteve em foco, ao passo que nos vareiros as atenções viraram-se para Pedro Pinto (23pts, 5res, 1ast, 1rb).

Zona centro/sul

O Angrabasket somou mais dois pontos, perante o SC Marinhense (99-85), e permanece no topo da tabela, com apenas uma derrota consentida. O SC Marinhense trouxe ainda outro resultado negativo dos Açores, contra a União Sportiva, por escassos 53-50, que se alicerçou na produção de Garcia Luzolo (13pts, 10res, 4ast, 4rb). Por seu turno, Álvaro Pontes (20pts, 11res, 1ast, 1rb) foi o homem em evidência na formação da Marinha Grande. No duplo duelo entre Salesianos de Lisboa e Física de Torres Vedras, os pontos repartiram-se. No primeiro encontro, levou a melhor a Física de Torres Vedras (51-60), resultado para o qual Ariel Drumond (11pts, 8res) se revelou preponderante. Nos Salesianos de Lisboa, emergiu o contributo de Frederico Machado (18pts, 5res, 1ast, 3rb). Na segunda partida, na condição de visitante, os lisboetas imitaram a façanha do seu adversário e arrecadaram o triunfo (61-63), à boleia da boa prestação de Leonardo Freitas (10pts, 7res, 1ast), que teve em Gil Silva (16pts, 9res, 5ast, 7rb) o principal opositor. A jogar em casa, o Odisseia Basket não conteve o ascendente do Paços de Arcos Clube (59-69), onde despontou Vinícios Figueiredo (16pts, 6res, 1rb), num despique individual travado com Bruno Marques(15pts, 9res), o melhor no conjunto derrotado.

Zona sul

O MBA/Montisistemas beneficiou da performance de Rúben Moita (15pts, 5res, 2ast, 3rb) para ultrapassar o FC Barreirense B (56-53), cujo elemento de maior rendimento foi Rafael Solposto (14pts, 7res, 1ast, 4rb). Em compromisso caseiro, o BAC sucumbiu ao AC Moscavide (59-62), com Vasco Catarro (17pts, 12res, 2ast, 1rb) a reclamar o protagonismo, dividido com o atleta local Rodrigo Baptista (21pts, 2res, 1ast). Na deslocação ao terreno do Algés, os indicadores acima da média de Ricardo Henriques (12pts, 4res, 1ast, 5rb) não impediram o Scalipus Tasca Xico da Cana de averbar a segunda vitória da época (64-66), em parte graças aos números rubricados por Diogo Oliveira (15pts, 2res, 3ast, 4rb).

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Angrabasket. Autor: Mário Picanço


Guifões, Beira-Mar, Angrabasket e Santo André no comando

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, o Guifões SC, único emblema com um percurso imaculado, Beira-Mar/AAUAv, Angrabasket e ABC Santo André/Móveis Fernandes venceram e lideram as respetivas zonas.

 

Zona norte

Em Matosinhos, o Guifões SC bateu o CB/Viana Nortaluga por esclarecedores 97-46, com Hélder Gomes (18pts, 5res, 2ast) a assumir o papel de protagonista nos locais, ao passo que nos visitantes sobressaiu Leonardo Viana (7pts, 5res, 4ast, 3rb). Já o BC Barcelos superou, fora de portas, o FC Porto B (45-68).

 

Zona norte/centro

O Beira-Mar/AAUAv arrecadou dois pontos na difícil deslocação ao reduto do Académico FC (79-83), desfecho para o qual se revelou decisivo o desempenho de Andre Jackson (28pts, 16res, 1ast). Por seu turno, nos anfitriões, saltam à vista os números de Nuno Santos (27pts, 9res, 6ast, 3rb). No embate entre Olivais FC e Galitos/Clínica Dr. Semblano, a vitória pendeu igualmente para o lado visitante (54-61), onde despontou Zachariah Christian (16pts, 6res, 2ast, 2rb), cuja principal oposição na turma da casa veio de José Vilela (12pts, 4res, 3ast).  O GRIB, ainda sem triunfos, saiu vergado do confronto caseiro contra o Illiabum Clube B (72-91), que se valeu em parte da inspiração de Simão Verde (18pts, 3res, 4ast, 2rb). Na equipa da casa, Pedro Azevedo (35pts, 15res, 1ast, 2rb) exibiu-se em grande plano.

 

Zona centro/sul

O Angrabasket é líder isolado, depois de ultrapassar a resistência da Física de Torres Vedras (49-59), capitalizando da melhor forma a derrota da União Sportiva diante do Sporting Clube Marinhense (81-75). Álvaro Pontes (21pts, 13res, 4ast, 2rb) contribuiu sobremaneira para o êxito local, enquanto nos forasteiros emergiu em especial a performance de Jefferson Silva (26pts, 7res, 2ast, 1rb). O conjunto açoriano voltou a entrar em campo para enfrentar o Paço de Arcos Clube, que suplantou por 55-62, com Diogo Miguel (19pts, 13res, 2ast, 2rb) a reclamar honras de MVP e rivalizar com Vinícios Figueiredo (13 pts, 10 res, 3 rb), o melhor na formação de Oeiras. Antes, o Paço de Arcos Clube, apesar da sóbria atuação de Daniel Missel (13pts, 6res, 4ast, 1rb), cedera, também em casa, uma derrota perante os Salesianos de Lisboa (62-67), alavancados na boa exibição de Leonardo Freitas (9pts, 7res, 2ast, 4rb). O Odisseia Basket não aproveitou o fator casa e vacilou na receção ao Estoril BC (53-63).

 

Zona sul

O ABC Santo André/Móveis Fernandes não tremeu e conserva o primeiro posto no grupo, após ganhar o duelo frente ao BAC por 81-72. Em igualdade pontual com o comandante da série, mas com mais um encontro disputado, está o MBA/Montisistemas, incapaz de contornar o último classificado, o Scalipus Tasca Xico da Cana, que se estreou a vencer (64-53). Eduard Jagalovschi (16pts, 10res, 2ast, 1rb) evidenciou-se no conjunto da casa e Rúben Moita (7pts, 8res, 2ast, 2rb) nos visitantes. Na deslocação ao terreno do Algés, o AC Moscavide levou a melhor (59-64), sob a batuta de Miguel Fialho (25pts, 3res, 5rb), desafiado nos vencidos por António Bastos (10pts, 4res).

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Beira-Mar Basquetebol. Autoria: Francisca Marques

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.