Artigos da Federaçãooo

Aparece e traz um amigo para jogar

Este projecto que será orientado por Carlos Bio e João Casa Nova, tem como objectivo cativar jovens para a prática do basquetebol e formar praticantes dos 6 aos 12 anos com intuito de os inserir na modalidade. Serão realizadas acções de divulgação junto das escolas e na imprensa, mas quem quiser pode desde já aparecer nos treinos e trazer amigos. Os treinos começam na primeira semana de Setembro e são às Terças e Quintas das 17.30 às 18.30 no pavilhão desportivo do S. C. Beira Mar.Todos têm direito no acto da inscrição a uma bola de mini basquetebol, um boné e uma T-shirt.


Boa Sorte Lobos!

BOA SORTE E DESEJOS DE SUCESSO!

.


Doze nacional está definido

Se onze dos doze jogadores já eram conhecidos, faltava preencher a última “vaga” do conjunto nacional, para a qual existiam dois “candidatos”: Carlos Andrade e João “Betinho” Gomes, sendo que só um destes atletas poderia ser convocado, pela circunstância de serem ambos naturalizados. A escolha do Seleccionador Nacional foi para o atleta do Barreirense que, assim, integrará a comitiva de Mário Saldanha que vai partir para Sevilha, já no próximo Sábado. Nos detalhes desta notícia, encontrará a constituição da Selecção e da Delegação Nacionais.

Selecção Nacional para o Eurobasket Filipe da Silva – (Los Barrios) Miguel Minhava – (Benfica) Mário Fernandes – (Espanha) Paulo Simão – (Belenenses) Paulo Cunha – (Porto) Sérgio Ramos – (Espanha) João Gomes – (Barreirense) João Santos – (Valladolid – Espanha) Francisco Jordão – (Petro – Angola) Miguel Miranda – (Ovarense) Elvis Évora – (Ovarense) Jorge Coelho – (Espanha) Delegação PortuguesaChefe de Delegação – Mário SaldanhaDirector Técnico – Manuel FernandesDirector – Carlos Pessoa Duarte Secretário Técnico – Mário TenórioTreinador Principal – Valentyn MelnychukTreinador Adjunto – Orlando SimõesTreinador Adjunto – Rui AlvesMédico – Valério Rosa Fisioterapeuta – João MadailRelações Públicas – Carlos Saldanha Psicólogo – Paulo Cunha Técnico de Equipamentos – José FrançaÁrbitro – António CoelhoA partida da comitiva portuguesa está marcada para Sábado, às 08:00 da manhã, do Hotel Praia Mar, em Carcavelos (boa ocasião para desejar boa sorte à Selecção), estando a chegada a Sevilha prevista para cerca das 13:45. Os jogadores fazem o 1º treino logo no Sábado, das 19:00 às 20:30, voltando a treinar no Domingo, das 12:30 às 13:30. No dia 3, a Selecção efectua o último treino, às 11:45, antes do grande jogo com Espanha, nesse mesmo dia, às 21:30. 3ª Feira o treino é às 10:45 e é a vez do jogo com a Croácia (às 19:00). Na 4ª feira, Portugal fecha as contas da Fase Preliminar, treinando às 9:45 e jogando às 19:00 com a Letónia.


Seniores Femininos chegaram da Irlanda com duas vitórias na bagagem

Nas duas partidas realizadas, Portugal demonstrou ser sempre superior às irlandesas, acentando o seu jogo numa boa defesa que permitiu recuperar muitas bolas e sair rapidamente para o contra-ataque.

Foram dois bons testes para a equipa nacional, que já se encontra Alcochete para acertar os ultimos detalhes tendo em vista o 1º jogo do Europeu, a realizar no Luxemburgo no dia 1 de Setembro.

Nota positiva para a recuperação da atleta Sara Filipe, que já se encontra praticamente recuperada da lesão contraída na semana passada.

.


Posição da FPB face à RTP

A conspícua ausência de qualquer cobertura televisiva deste inédito (e meritório) apuramento para a Fase Final do Campeonato da Europa é um facto que se constata com admiração. Em verdade, e até ao momento, nada se viu nos canais públicos acerca da participação dos atletas portugueses no Eurobasket que se avizinha. Foi assim quando o conjunto nacional se apurou, em Setembro de 2006, e mantém-se assim, mesmo depois de a Selecção Nacional ter participado em vários torneios internacionais, onde jogou com algumas das melhores equipas do mundo, no âmbito da sua preparação para o Eurobasket. Perante estes factos, entende a Federação tomar a seguinte posição (ver detalhes desta notícia):

Posição da Federação Portuguesa de Basquetebol face à RTPA Federação Portuguesa de Basquetebol não pode deixar de manifestar a sua profunda desilusão perante o silêncio da nossa estação de serviço público, a RTP, no que diz respeito à inédita participação da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, na Fase Final do Campeonato da Europa de Basquetebol que decorrerá em Espanha, a partir de 3 de Setembro. Em particular, lamenta o facto de não ter conhecimento oficial de ser a RTP detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Eurobasket 2007.O Basquetebol, pela primeira vez, na sua já longa história, está presente numa fase final do Campeonato da Europa.Iniciou a sua preparação no dia 12 de Junho. Realizou estágios e dois torneios internacionais em solo português e participou em jogos e torneios de preparação com as melhores equipas do mundo, nomeadamente em Espanha, França e Alemanha.A RTP, nem por uma única vez, apresentou um pequeno flash ou entrevista, sobre estas participações. Constata-se um maior interesse das televisões dos outros países onde defendemos as cores nacionais, do que o demonstrada pela nossa própria televisão pública.É por isso que nos sentimos defraudados e penalizados por esta oportunidade perdida de promoção e visibilidade da modalidade.A Selecção Nacional de Basquetebol era, justamente, merecedora de uma maior consideração e de um tratamento condizente com os feitos de todos aqueles que dignificam o desporto português.


Selecção volta hoje a Portugal

O último jogo de preparação foi ontem, onde o conjunto nacional jogou de novo com a Selecção da Rússia, voltando a dar sinais positivos para o Eurobasket que se avizinha, uma vez que conseguiu manter acesa a luta pela vitória até muito perto do fim do encontro, sendo inegável a qualidade do basquetebol russo. A quatro minutos do fim os portugueses ainda seguravam o empate, mas acabaram por ceder na recta final, ficando o marcador final nos 68-56 favoráveis aos adversários.

A Selecção chega hoje a Lisboa, e ficará em Carcavelos, até ao fim do mês. A partida para Sevilha está marcada para dia 1 de Setembro e, já se sabe, para dia 3 está marcado o primeiro jogo de Portugal numa Fase Final do Campeonato da Europa.


Alemanha e Itália foram mais fortes

Alemanha e Itália não precisam de apresentações e provaram isso mesmo demonstrando, frente a Portugal, todos os seus argumentos. Ontem, a equipa lusa não conseguiu fazer frente a Nowitzki e companheiros, soçobrando a partir do meio do 3º período, tendo até então equilibrado a contenda embora correndo sempre atrás do prejuízo que no final acusou 69-51, para os homens da casa. Hoje, a Itália entrou muito forte na partida e os 20 pontos de diferença ao intervalo provam isso mesmo. Portugal nunca se encontrou nem na defesa nem no ataque e apenas no período final conseguiu atenuar uma derrota que esteve perto de atingir números muito superiores aos 60-79 finais. Amanhã, frente à Rússia, Portugal faz a última partida da Supercup e também da preparação para o Eurobasket 2007.

.


Nuno Serralheiro vai coordenar mini

Prof. Nuno Serralheiro é o novo Coordenador do Minibásquete do Barreirense, fazendo assim equipa com António Paulo Ferreira (Coordenador Geral) e Luís Valente (Coordenador Formação) na Coordenação Técnica do Basquetebol do Clube para a próxima época.

Trata-se de mais um regresso de um treinador que conhece bem o clube e que está perfeitamente identificado com os princípios fundamentais que orientam o basquetebol de formação do Barreirense. Nuno Serralheiro iniciou a sua ligação ao basquetebol enquanto treinador no Barreirense na época de 1979/80 desempenhando as funções de monitor de minibásquete mantendo-se no clube até à época de 1990/91 altura em que orientou a equipa de Juniores. Entre as épocas de 1987/88 e 1989/90, desempenhou a função de Coordenador Técnico do Minibásquete do Barreirense. Com a sua experiência Nuno Serralheiro irá, juntamente com o grupo de monitores, desenvolver um excelente trabalho junto dos Minis contribuindo para que os jovens desenvolvam o gosto pela modalidade. Com esta contratação os responsáveis do basquetebol do Barreirense consideram que estão criados os alicerces para que a próxima época seja bem sucedida, dedicando uma atenção muito especial ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do Minibásquete. que tem sido ao longo dos anos a base da formação do clube..


Portugal x Alemanha – play by play

Este jogo pode ser acompanhado na internet, através do seguinte link:
www.keyscout.eu/livestats/live.htm
Recordamos que este é o jogo de abertura do torneio “Supercup de Bamberg”, que será disputado na Alemanha, na Jako Arena. Amanhã, portugal irá jogar com a Itália (às 17:15) e no Domingo volta a jogar com a Rússia (às 13:30).

Depois deste torneio, a Selecção Nacional regressa a Portugal, de onde já só sairá para Espanha, para a sua tão aguardada participação na Fase Final do Campeonato da Europa.


Últimos 2 jogos de preparação são na Irlanda

Após os referidos jogos, a equipa nacional regressa a Lisboa, para depois partir para o Luxemburgo para realizar a primeira partida do Europeu, no dia 1 de Setembro. Nos detalhes desta notícia, pode ver as jogadoras convocadas para esta acção, pelo Seleccionador Nacional, Carlos Portugal.

Jogadoras convocadas:– Larisse Lima (GDESSA)- Sara Filipe (CAB Madeira)- Tamara Milovac (Alcazar)- Débora Escórcio (Avilés)- Mariana Alves (Esgueira)- Fátima Silva (CAB Madeira)- Paula Muxiri (GDESSA)- Ana Oliveira (Boa Viagem)- Nádia Tavares (CAB Madeira)- Joana Lopes (CPN)- Sofia Ramalho (Ferrol)- Patricia Jesus (Olivais)A restante comitiva será composta por:– José Tolentino (Vice-Presidente)- Carlos Portugal (Seleccionador)- Agostinho Pinto (Treinador-Adjunto)- Nuno Manaia (Secretário-Técnico)- Maria José Pires (Fisioterapeuta)- Pedro Coelho (Árbitro)


O azar bateu à porta do nosso Miguel Queiróz

Recordamos que Miguel Queiroz, atleta da nossa equipa de Sub 16 e que recentemente esteve em excelente nível no Campeonato da Europa ao serviço da nossa Selecção, contraiu uma grave lesão durante um treino de pré-época. O atleta, fracturou o perónio com arrancamento do tendão rotuliano da perna esquerda o que obrigará a uma paragem prolongada impossibilitando-o assim de dar o seu importante contributo à equipa nesta primeira fase da época.

O Barreirense e os familiares do atleta não podem deixar de agradecer a onda de solidariedade à volta do nosso atleta neste momento particularmente difícil para ele.Destaque para a comitiva da Selecção Nacional de Seniores que se encontra em França a disputar um torneio de preparação para o Eurobasket, que não deixaram de deixar uma palavra de ânimo ao nosso atleta, através do capitão Paulo Simão e dos atletas João “Betinho” Gomes e Miguel Minhava.Uma palavra de apreço para os Dirigentes da FPB como também os responsáveis pelas Selecções Nacionais de SUB-18 e SUB-16 o Prof.Artur Lima e do também Prof.Augusto Araújo já manifestaram o seu apoio ao atleta.Miguel Queiroz conta também com o apoio dos seus colegas de equipa e de toda a família Barreirense.Apelamos assim a todos os Barreirenses e adeptos do basquetebol em geral que enviem uma mensagem de incentivo por sms para o nº 961914658 e/ou um e-mail para migueltinocoqueiroz@hotmail.com (c/c basket@fcbarreirense.pt de modo a demonstrar a nossa solidariedade e votos de rápidas melhoras da intervenção cirúrgica a que foi submetido.Queiróz merece o nosso apoio nesta hora difícil e saber que conta com o nosso apoio na sua recuperação que se espera rápida para nos voltar a deslumbrar com o seu basquetebol.FORÇA JOGADOR!!!!!!!!!!


Supercup de Bamberg

A equipa nacional ficou instalada num pequeno hotel à entrada da cidade e tem realizado sessões bi-diárias de treino na Jako Arena, local onde vai ter lugar o conceituado torneio Supercup de Bamberg. Sexta-feira, às 18h (locais, mais uma que em Lisboa), a selecção nacional tem a honra da abertura do torneio frente à anfitriã Alemanha. Sábado, dia 25, joga com a Itália às 17,15h e na última jornada, domingo, reencontra a Rússia, às 13,30h. Valentyn Melnychuk, em declarações ao nosso portal, vê desta forma o crescimento da equipa: “depois dos difíceis testes efectuados a equipa deu indicações positivas na defesa, mas precisamos de encontrar formas de marcar mais pontos. Temos de melhorar a transição ofensiva e de trabalhar melhores soluções no ataque de posição. Espero também que os rapazes que chegaram com a preparação mais atrasada, aos pouquinhos, vão melhorando” acrescentou o técnico.

.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.