Artigos da Federaçãooo

Portugal vence Hungria e conquista 9º lugar nas Universíadas

As húngaras até dominaram a luta das tabelas (42 ressaltos contra 26 das portuguesas), mas a entrada agressiva na segunda parte (13-4 para Portugal no 3º período) acabou por ser decisiva para o desfecho final.

 

Josephine Filipe (12 pontos, 2 ressaltos e 1 roubo de bola), Joana Soeiro (11 pontos, 2 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos de bola), Maianca Umabano (11 pontos, 2 ressaltos, 1 roubo de bola) e Inês Viana (9 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências) foram os destaques da equipa das quinas, frente às magiares.
 

Sub16 Femininas ficam em 6º lugar no Europeu

As comandadas por Maryianna Kostourkova e João Janeiro estiveram infelizes na altura de lançar ao cesto, conforme o comprovam os 22% de eficácia (14/63), contra os 40% das nórdicas. Individualmente, destaque para Natália Santos (12 pontos, 2 ressaltos), Joana Lopes (11 pontos, 7 ressaltos, 1 assistência) e Marta Martins (6 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola).
 
Em termos globais, Joana Lopes (10.7pts, 7.0res, 1.9rb), Filipa Cruz (3.7pts, 6.9res, 1.9as, 2.9rb), Marta Martins (6.7pts, 3.9res, 3.1as, 2.3rb), Mariana Carvalho (9.0pts, 4.0res, 1.9as, 3.4rb) e Sara Guerreiro (7.1pts, 3.9res, 1.1as, 2.4rb) foram as atletas em plano de realce durante a competição.
 

 


Portugal supera Lituânia nas Universíadas

O grupo de Ricardo Vasconcelos e Agostinho Pinto vencia ao intervalo por 36-27, mas já no terceiro período viu as lituanas aproximarem-se perigosamente (43-42). O adversário do Báltico chegou mesmo a estar no comando no derradeiro tempo (49-54), mas um parcial de 10-0 nos últimos 2:56 minutos deu a vitória às nossas cores.

 

Em termos individuais, Josephine Filipe (19 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência e 4 roubos), Maianca Umabano (16 pontos e 4 roubos), Jéssica Almeida (8 pontos e 6 ressaltos) e Inês Viana (8 ressaltos) foram os principais destaques.

 

Para fechar a participação lusa nas Universíadas, a nossa Seleção defronta a Hungria na noite de domingo para segunda-feira, a partir das 05h30 (hora de Portugal Continental), em busca da  nona posição.

 

Foto: FADU Portugal


Adeus, Rua da Madalena!

Era ouvir recordações ao longo da semana, era sentir olhares de saudade por entre todo um cenário de caixas e de lembranças, era ver para trás um local que deixou marca na modalidade, inegavelmente, com todas as suas particularidades.

Mas vivemos tempos de mudança, e há muito que já se justificava uma mudança de local de trabalho, o que se vai verificar, até pela incomparavelmente maior comodidade, modernidade e funcionalidade do 1.º andar da Rua Padre Américo, n.º 4 B, nova sede federativa, também na capital portuguesa.

Fica o registo fotográfico desta tarde de sexta-feira, o registo de uma despedida, o registo do adeus a um local que fará sempre parte do imaginário de todos, e que indubitavelmente… entrou na vida de muitos atores da comunidade basquetebolística.

Que venham tempos de felicidade!

E um grande agradecimento a todos aqueles que contribuíram para este importante passo!

Somos basquetebol! E essa mensagem é eterna!


Seleção feminina de Sub 16 supera Suécia após prolongamento (55-52)

 

As comandadas de Mariyana Kostourkova e João Janeiro bateram a Suécia por 55-52, após prolongamento (igualdade a 45 no final do tempo regulamentar), mantendo-se na luta pelo quinto lugar na competição.

Neste desafio há a destacar os desempenhos de Joana Lopes (12 pontos e 10 ressaltos), Sara Guerreiro (11 pontos e 4 ressaltos), Mariana Carvalho (10 pontos e 7 ressaltos) e Filipa Cruz (7 ressaltos).

 

Este sábado, pelas 15h30, a equipa das quinas entra em ação pela última vez, em busca da melhor classificação, tendo pela frente a Finlândia, que superou a Bósnia-Herzegovina (71-59). Portugal já ganhou às finlandesas durante a fase de grupos (51-48).


Seleção de Sub 24 Femininos sem contemplações frente ao Chile (62-31)

 

Portugal controlou por completo as operações, sendo que ao intervalo já vencia por 30-15.

 

No regresso dos balneários, a toada manteve-se, acabando então a turma das quinas por ficar com o dobro dos pontos do adversário sul-americano.

Em termos estatísticos, sobressaíram na formação orientada por Ricardo Vasconcelos e Agostinho Pinto as seguintes atletas: Josephine Filipe (15 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola), Isabel Costa (9 pontos, 10 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento), Maianca Umabano (8 pontos, 1 ressalto e 1 desarme de lançamento) e Joana Canastra (6 pontos, 5 ressaltos, 6 roubos de bola e 1 desarme de lançamento).

 

A turma das quinas continua assim na luta pelo nono posto da prova, indo agora defrontar a Lituânia, este sábado, a partir das 8 horas da manhã (horário de Portugal Continental).


Inscrições abertas para os estágios de grau II e grau III

Os estágios de grau II e grau III continuarão, à semelhança desta última época, a ser organizados pela ENB, em colaboração com as associações dos estagiários envolvidos.

Este ano prevemos algumas situações novas, particularmente no estágio de grau II.

 

Grau II:

Realizar 3 ações de complemento de formação, mais o Clinic nacional

ACF’s:

Duas ACFs nacionais – Coaching desportivo; Preparação física em basquetebol

Uma ACF regional – "Clinic do treinador estagiário"

 

Para estas ações, a ENB definirá as datas após reunir com os coordenadores de estágio e diretores-técnicos.

Situações especiais: 

Estagiário  na função de treinador adjunto e por opção do treinador principal ou outra, não cumpre com a tarefa de treinar ou orientar jogos como treinador principal;

Estagiário como treinador principal de uma equipa de Sub 14:

– Obrigatório acompanhar  por um período de três a cinco dias os treinos  de uma seleção nacional ou ser um elemento técnico da seleção regional de Sub 16;

Obrigatório apresentar relatório desta ação;

– Clinic Nacional 

 

Obrigatória a presença numa das seguintes ações de 2018:

 – Clinic Internacional de Formação (23 e 24 junho)

 – “Clinic  ANTB”- 9 e 10 de julho

– Clinic Internacional da Madeira – setembro

– Clinic Internacional dos Açores – julho

– Acompanhar uma seleção nacional entre três a cinco dias (nova opção apenas para o grau II).

 

Grau III:

– Não haverá alterações


Portugal cede diante da Ucrânia (64-67) e despede-se das “meias” do Europeu

Portugal teve momentos muito bons, chegando ao intervalo a vencer por 36-29, mas no terceiro período assistiu-se a uma reviravolta ucraniana, que passou para a frente do marcador, até que no último quarto as comandadas de Mariyana Kostourkova e João Janeiro voltaram a dar espetáculo, reequilibrando as contas.

 

A 1:54 do final, a equipa de todos nós regressou à liderança do resultado, mas os quatro pontos que seguiram da formação de leste deitaram por terra as aspirações lusas.

 

Num desafio em que Portugal revelou maior eficácia nos lançamentos de dois pontos e na luta das tabelas, pecando no tiro exterior, há a realçar as prestações de Joana Lopes (20 pontos, 11 ressaltos, 1 assistência e 3 roubos de bola), Mariana Carvalho (10 pontos, 7 ressaltos, 5 assistências e 6 roubos de bola), Filipa Cruz (8 pontos, 15 ressaltos e 3 assistências) e Marta Martins (8 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências e 1 roubo de bola).

 

Sendo assim, a turma das quinas tentará alcançar o melhor lugar possível na segunda metade da tabela, tendo já pela frente a Suécia, esta sexta-feira, a partir das 14h15.

 

Estão de parabéns na mesma, craques! Total mérito para a vossa prestação!


Portugal nos quartos-de-final do Europeu de Sub 16 Femininos (Divisão B)

 


Portugal já conhece adversários da pré-qualificação do Eurobasket 2021

 

De referir que passarão para a ronda seguinte os líderes de cada um dos grupos, assim como o melhor segundo classificado entre todas as equipas.

 

Consultem toda a informação aqui.


Federação Portuguesa de Basquetebol com nova sede

 

Mais se informa que os serviços administrativos estarão indisponíveis nos próximos dias 24, 25 e 28 deste mês, sendo retomada a atividade a 29 de agosto (terça-feira).

 

Os contactos telefónicos não se alterarão, agradecendo-se ainda que a partir da data deste comunicado a correspondência seja endereçada para a nova morada.


Portugal vence pela primeira vez nas Universíadas de Taipé

Relativamente ao desafio desta tarde, sobressaiu a prestação da equipa de todos nós no segundo e terceiro período, alcançando uma vantagem importante diante de um difícil adversário.

 

No que toca à estatística, num desafio em que Portugal dominou na luta das tabelas e em que Josephine Filipe apontou cinco dos seis triplos lusos, destacaram-se a referida atleta (29 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento), Isabel Costa (8 pontos, 7 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento) e Inês Viana (6 pontos, 10 ressaltos, 6 assistências e 1 roubo de bola).

 

Isabel Costa, internacional lusa, fez o balanço do desafio: "Em relação ao jogo, acho que entrámos com garra e determinação. Com o passar do tempo fomos conseguindo dominar o jogo e controlar os pontos mais fortes delas, nomeadamente a boa eficácia da linha de três pontos. Ao nível do ataque, soubemos gerir bem as nossas vantagens interiores e exteriores, pois sempre que nos fechavam mais o jogo interior conseguimos construir tiros fáceis. Conseguimos controlar a luta das tabelas, o que também foi bastante determinante. Sinto que conseguimos ser dominantes e consistentes durante grande parte do jogo e foi isso que nos deu a vitória", analisou.

 

Parabéns, equipa!

 

Fonte da imagem: FADU


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.