Convocatória para o arranque da “Missão Mundial 2023”

Foi anunciada a lista de convocados para o duplo compromisso de Portugal, diante da Albânia e Bielorrússia, da primeira ronda de pré-qualificação do Mundial 2023. A Seleção Nacional, orientada por Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos, defronta a congénere albanesa a 20 de fevereiro, em Albufeira, e a Bielorrússia, quatro dias depois, em Minsk. Destaque para a chamada de três campeões europeus de Sub20 (Divisão B): Francisco Amarante, Rafael Lisboa e Vladyslav Voytso. O estágio arranca a 17 de fevereiro, em Albufeira, e o embate frente à Albânia está agendado para as 18h30 do próximo dia 20, com transmissão em direto na RTP2. Para além de Albânia e Bielorrússia, Chipre também integra o Grupo A desta fase de pré-qualificação.

Seleções
2 MAR 2020

Convocatória:

Cláudio Fonseca, Diogo Araújo e Diogo Ventura (Sporting CP), Francisco Amarante, Miguel Queiroz e Vladyslav Voytso (FC Porto), Jeremiah Wilson (Cantu, Itália), João Balseiro, João Grosso e João Guerreiro (UD Oliveirense), Miguel Maria Cardoso (Almansa, Espanha), Pedro Bastos (Ovarense Gavex), Rafael Lisboa (SL Benfica) e Ricardo Monteiro (Vitória SC)

 

Declarações do Selecionador Nacional, Mário Gomes:

“Esta convocatória, bem como as futuras, tem em consideração o presente, mas também a necessária reconstrução da Seleção Nacional, em função do objetivo prioritário de apuramento para a fase final do EuroBasket 2025. Esse objetivo, orientador das decisões a tomar, foi estabelecido em conjunto pela Equipa Técnica Nacional, Presidente e Direção da FPB, no âmbito da sintonia que existe desde que iniciei funções.

Preparar uma equipa a médio prazo exige de todos um compromisso total e que cada um dê sempre o melhor de si para que seja possível atingir as metas. O difícil trabalho que temos pela frente só pode ter êxito se esse compromisso existir e o facto é que alguns jogadores consideram não o poder assumir nesta altura, por razões diversas. A presente convocatória foi também condicionada por impedimentos de ordem física.

Aproveito para, uma vez mais, expressar desagrado pelo facto de alguns clubes considerarem as janelas FIBA como momentos de pausa competitiva, que servem para recuperar jogadores. Não o são. A Liga Placard é interrompida porque a Seleção Nacional tem jogos oficiais, caso contrário a Liga Placard não pararia e os jogadores também não. Não aceito que os jogadores estejam inaptos para jogar pela Seleção Nacional, mas continuem aptos para representar os clubes.

Trata-se da Seleção Nacional e, além do objectivo a médio prazo, temos outros, uns a curto prazo e outros imediatos. A curto prazo, queremos apurar-nos para a fase seguinte de qualificação para o Mundial de 2023 e considero que temos valor suficiente para o conseguir. No imediato, queremos ganhar o jogo seguinte. É só nesta meta imediata que penso, é nisso que toda a equipa se irá concentrar e estou confiante que o conseguiremos com este grupo de jogadores.”

Seleções
2 MAR 2020

Mais Notícias