“É mais uma oportunidade para mim do que é para o basquetebol”

Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, homenageado em Coimbra

FPB | Seleções | Treinadores
12 NOV 2022

 

Integrado naquilo que foi a organização do encontro de Pré-qualificação para o EuroBasket 2025, entre Portugal e a Bulgária e que terminou com triunfo luso, a FPB homenageou o reputado Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz.

 

O currículo do técnico português não tem ímpar na modalidade, já que Jorge Braz ocupa um lugar destacado na história do Futsal. É bicampeão europeu, em 2021 sagrou-se campeão do Mundo e ainda este ano, além do segundo Campeonato da Europa, acrescentou a Finalíssima, prova organizada pelas confederações europeia (UEFA) e sul-americana (CONMEBOL), ao seu vasto palmarés.

 

Por quatro vezes eleito pelo “Futsal Planet” como o melhor selecionador do Mundo, Jorge Braz não esconde o orgulho que sentiu pela homenagem de uma modalidade com quem tem aprendido tanto: “Temos tanto em comum. O basquetebol tem tantos anos, tanta história, treinadores de enorme referência, como é o caso do Mário (Gomes). Temos tantos exemplos positivos nas várias vertentes do jogo, do treino, na liderança… assim como muitos pontos em comum, como por exemplo as reações ao jogo. É um prazer enorme e uma oportunidade muito interessante poder assistir a um jogo de qualificação como este. É mais uma oportunidade para mim do que é para o basquetebol”, confessou o técnico de 50 anos.

 

Recentemente distinguido com o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Selecionador Nacional de Futsal explicou à FPB que, por vezes, é benéfico sair da zona de conforto e explorar aquilo que os seus pares fazem nas outras modalidades: “Lembro-me de há muitos anos solicitar ajuda a pessoas do basquetebol, nomeadamente na questão dos bloqueios. Como os fazer, como os ‘desfazer’, perceber as lógicas dos espaços, do jogo 2×2, do 1×1… Há tanta coisa que o basquetebol proporciona, só temos a ganhar se tentarmos perceber mais um bocado deste jogo. Sairmos da nossa realidade é importante. Vivemos de uma forma tão intensa a nossa modalidade que raramente saímos e observamos as realidades das outras modalidades. O basquetebol, pela sua história e por todo o legado que apresenta, é sem dúvida alguma uma mais-valia”, concluiu.

 

Tal como a Seleção Nacional de Basquetebol, a equipa das quinas de Futsal tem a sua fase qualificação, neste caso para o Mundial 2024, única e exclusivamente composta por triunfos. A Seleção Nacional de Futsal encontra-se invicta na 1.ª fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, tendo somado na última quarta-feira a terceira vitória em outros tantos jogos.

 

No que toca ao basquetebol, a Seleção lusa continua com a sua campanha imaculada no Grupo F de Pré-qualificação para o EuroBasket 2025. Depois de superar a Bulgária na última quinta-feira, a Seleção Nacional regressou aos treinos na sexta-feira de modo a preparar o embate de domingo diante da Roménia.

Portugal entra em campo no Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, pelas 17h00. A entrada é livre, mas limitada à lotação do pavilhão. O jogo pode ser acompanhado e direto na RTP2 e na FPBtv.

FPB | Seleções | Treinadores
12 NOV 2022

Mais Notícias