Portugal está na qualificação para o EuroBasket 2025!

Equipa das Quinas termina em 1.ª do Grupo F de Pré-qualificação.

Competições | Seleções
26 FEV 2023

A Seleção Nacional de seniores masculinos garantiu o apuramento para a fase de qualificação do EuroBasket 2025 ao terminar na primeira posição do grupo de pré-qualificação. No jogo decisivo a equipa das Quinas perdeu frente à Bulgária por 90-82, mas garante o primeiro lugar fruto da vitória na primeira volta em Coimbra.

Num embate impróprio para cardíacos, o conjunto luso mostrou sangue frio e resiliência para recuperar de uma desvantagem que chegou a ser de 17 pontos, num pavilhão com mais de 4500 adeptos búlgaros. Portugal entrou bem no jogo e logo no primeiro quarto conseguiu estar na liderança do jogo, apesar das boas sensações, a Bulgária conseguiu aproximar-se e empatar o parcial dos primeiros dez minutos (19-19). A equipa da casa mostrou-se mais forte no segundo quarto e foi para o intervalo com três pontos de vantagem (43-40).

No regresso dos balneários surgiu o período de maior aperto para a equipa lusa que, mesmo com a adversidade de jogar na Arena de Botevgrad completamente cheia, conseguiu recuperar o parcial perdido no 3.º quarto (27-18). A equipa das quinas não baixou os braços, foi à luta e conseguiu reduzir a diferença de 17 pontos. Mesmo com a derrota, os dez pontos de vantagem alcançados em Coimbra foram determinantes para Portugal terminar a Pré-qualificação no primeiro posto do Grupo F. Travante Williams (21pts, 1res, 1ast, 3rb, 1dl), Miguel Queiroz (15pts, 7res, 1ast), Diogo Ventura (16pts, 3res, 1rb) e Rafael Lisboa (10pts, 4res, 4ast, 1rb) foram decisivos para o resultado final.

No final do jogo, as palavras não chegavam para descrever o sentimento de orgulho do capitão das quinas, Miguel Queiroz: “Muito orgulhoso desta equipa, deste grupo. Estivemos a perder por 17, mas nunca viramos a cara a luta, contra uma equipa destas, com jogadores destes. A deslocação era difícil, mas conseguimos. Não podia estar mais orgulhoso deste grupo”, afirmou.

Já o selecionador nacional, Mário Gomes, parabenizou a equipa pelo objetivo alcançado e pela resiliência e união que o grupo de trabalho demonstrou: “Eles jogaram a um nível elevadíssimo, mas conseguimos ter a mentalidade e a coesão que é preciso para vencer estes jogos. Fomos duros. Quisemos ganhar mais do que eles. A chave do jogo esteve nas forças que conseguimos reunir depois de estarmos a perder por 17 pontos. Continuamos unidos, todos juntos. É essa coesão que caracteriza esta equipa. Penso que é mais do que justo este apuramento, conseguimos atingir o objetivo a que nos propusemos. A equipa, os jogadores e o staff estão de parabéns”, concluiu.

A Seleção Nacional regressa a Portugal esta segunda-feira com a fase qualificação para o EuroBasket 2025, garantida! O voo Wizz Air 4373 aterra em Lisboa pelas 16h35.

Competições | Seleções
26 FEV 2023

Mais Notícias