“Somos o melhor ataque e a melhor defesa da competição”

José Barbosa, Francisco Amarante e Mário Gomes projetam jogo com a Bulgária às 16h00 (RTP2) deste domingo

Competições | Seleções
25 FEV 2023

A Seleção Nacional de seniores masculinos está a menos de 24 horas de entrar em campo naquele que será o duelo decisivo desta 2.ª ronda de Pré-qualificação para o EuroBasket 2025. A equipa das quinas é a única seleção invicta na prova e além de ainda não ter conhecido o sabor da derrota, também se destaca pelos números obtidos nesta Pré-qualificação. Portugal tem o melhor ataque da competição, com uma média de 86.4 pontos marcados e também é a seleção que menos pontos sofreu até ao momento (a par da Macedónia do Norte) com uma média de 66.8 pontos sofridos.

Assente no registo incólume na competição, o selecionador nacional, Mário Gomes, antevê uma partida difícil, mas também dá a “receita” para Portugal alcançar a fase de qualificação: “O objetivo é conseguir o primeiro lugar no grupo. Vamos encarar este jogo como os outros, apesar de ser um jogo com características de final. A preparação não tem sido diferente da que tem vindo a ser feita. Temos de competir, melhorar ofensivamente comparativamente com o que fizemos em Chipre e defender ao nosso melhor nível, como defendemos na segunda parte do jogo com a Bulgária em Coimbra. Se estivermos a esse nível, vamos conseguir chegar aos nossos objetivos, menos do que isto torna tudo mais difícil”, analisou.

O cariz decisivo deste jogo não assusta o timoneiro da equipa nacional, que tem transmitido confiança aos seus jogadores: “Preocupo-me mais connosco do que com a equipa adversária. Claro que os estudamos, mas não sabemos o que vai acontecer no jogo de amanhã, no entanto há factos que conhecemos. Nesta fase, entre as doze equipas, somos a melhor. Temos um registo cem por cento vitorioso, o melhor ataque e a melhor defesa da pré-qualificação. Se não confiarmos agora em nós, quando é que vamos confiar? Disse isto aos jogadores! Eles têm as peças deles, nós temos as nossas e eu confio totalmente nos meus jogadores. Ao dia de hoje, o que podemos constatar com objetividade é que somos a melhor das doze equipas desta pré-qualificação, espero que amanhã continuemos a ser”, comenta.

Já o base José Barbosa aponta a união do gripo como um dos pontos a favor da equipa lusa: “É uma final. O grupo vale pelo seu todo, umas vezes aparecem uns, outras vezes aprecem outros. Sentimos que somos uma verdadeira equipa apesar do pouco tempo que estamos juntos. Com o Chipre tivemos algumas dificuldades, mas é natural dado que não temos assim tanto tempo de preparação. Soubemos reagir e isso demonstra o nosso carater. O espírito de sacrifício é fundamental, temos de levar essas sensações para este jogo com a Bulgária. Se nos agarrarmos a esses princípios básicos, penso que sairemos com a vitória no jogo deste domingo”, explica.

Para o base da equipa das quinas, Portugal ficará mais perto do triunfo se conseguir controlar os ritmos de jogo: “Pelo que temos visto no scouting que fizemos dos búlgaros, é uma equipa renovada relativamente ao jogo de Coimbra. É uma equipa que gosta de jogar em campo aberto, que precisa de correr para se sentir bem. Jogando em fora de casa, será determinante controlar essa efusividade, controlar o ritmo de jogo, sabendo quando acelerar, quando jogar a meio-campo… será determinante. Sem uma boa defesa neste tipo de competição, contra uma equipa deste nível, será mais difícil para nós condicionarmos o jogo da Bulgária. Será muito por aí! Parar o contra-ataque, o impulso que pode vir das bancadas e condicionar as peças importantes. Estamos precavidos, só temos de por isto em prática para conseguirmos a vitória e chegarmos à fase de qualificação”, atesta

Francisco Amarante, à semelhança de José Barbosa, sente o grupo confiante para o jogo de amanhã: “Sabemos que vai ser um jogo complicado, mas um bom jogo. Estamos à altura para vencer. Sinto que a equipa está confiante. Queremos alcançar este objetivo. Trabalhamos muito para isso. Vai ser especial se vencermos este jogo. Temos bons jogadores, um coletivo forte. Todos conseguem dar um contributo importante. Se nos mantivermos unidos desta forma vamos enfrentar os momentos mais adversos com mais facilidade, prontos para ultrapassar tudo rumo à vitória”, concluiu.

O jogo deste domingo tem transmissão em direto e exclusivo na RTP2 a partir das 16h00.

Competições | Seleções
25 FEV 2023

Mais Notícias