FC Porto conquista 75.ª Taça de Portugal Alfaloc

"Dragões" vencem Benfica num "clássico" emocionante

Competições | Formação
17 MAR 2024

Numa partida eletrizante, o FC Porto venceu o SL Benfica por 78-81 e conquistou a Taça de Portugal Alfaloc!

Esta foi a 15.ª vez que o emblema portista levantou o troféu, algo que não acontecia desde 2019. Que grande “clássico” que Benfica e FC Porto protagonizaram num Pavilhão Municipal José Natário repleto de público, com emoção até ao último segundo.

Os “dragões” entraram com tudo e chegaram a final do primeiro quarto com uma vantagem de 16 pontos (11-27), alicerçada em cinco triplos. Daí até ao intervalo, o encontro pautou-se pelo equilíbrio, com as “encarnados” a reduzirem distâncias para 36-49. No regresso dos balneários deu-se a melhor fase das “águias”, espelhada numa parcial de 25-13, tendo nessa período o Benfica alcançado, pela primeira vez, uma situação de comando do resultado.

Os derradeiros 10 minutos não defraudaram as expectativas, num ritmo constante de toada e resposta. Nos últimos instantes, e por duas vezes a ir à linha de lance livre, Charlon Kloof não tremeu e contribuiu com quatro pontos para os “azuis e brancos”. Na última posse de bola, Toney Douglas não conseguiu marcar triplo e o FC Porto festejou uma muito saborosa conquista.

O FC Porto apontou nove triplos, converteu 18 dos seus 22 lances livres, ganhou 29 ressaltos e beneficiou das prestações de Anthony Barber (24pts, 6/9 2P, 6/6 LL, 4res, 7ast, 1rb), o MVP da final, e de Aaron Harrison (20pts, 4/7 2P, 2res, 1ast), Charlon Kloof (17pts, 5/7 2P, 7/7 LL, 6res, 1ast) e Cleveland Melvin (12pts, 3/6 3P, 4res, 1ast, 1dl).

Do lado benfiquista, realce para oito roubos de bola e para as exibições de Trey Drechsel (29pts, 8/12 2P, 4/6 3P, 3res, 1ast, 1rb), Aaron Broussard (13pts, 2res, 2ast, 2rb), Toney Douglas (11pts, 3/5 2P, 5res, 2ast, 1rb) e Terrell Carter (10pts, 4/6 2P, 6res, 2ast, 1rb, 2dl).

No rescaldo da partida, na flash-interview, Fernando Sá, treinador do FC Porto, deixou rasgados elogios aos seus jogadores: “A taça mais especial é esta. É o início de muita coisa e o culminar de muita coisa. Só me apetece estar de pé a bater palmas, a usufruir com os meus atletas. Eles realmente têm sido brilhantes. É continuar. Festejar agora, descansar, temos mais para vencer, mais para conquistar. O FC Porto é um justo vencedor. Conseguimos reagir à tentativa do Benfica. Depois de de quatro jogos numa semana e de termos ido à Turquia, os meus atletas terem estado como estiveram…”, afirmou.

Norberto Alves, técnico do Benfica, fez a seguinte análise: “Começámos muito mal o jogo, defensivamente muito pouco agressivos. Na segunda parte estivemos bem. Depois foram pequenos detalhes. Parabéns a quem ganha, é sempre assim. Infelizmente para nós perdemos este título, que tínhamos ganho no ano passado, mas a equipa, na segunda parte, mostrou caráter e foi por pequenos detalhes”, avaliou.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições | Formação
17 MAR 2024

Mais Notícias