FC Porto vence Benfica nas “meias” da Taça Hugo dos Santos

"Dragões" vão enfrentar o Sporting em final inédita

Competições | FPB
6 FEV 2021

Num jogo de quatro períodos muito distintos, o FC Porto venceu o SL Benfica por 80-76 e vai enfrentar o Sporting na final da Taça Hugo dos Santos.

O primeiro quarto ficou marcado pela forte entrada dos “dragões”. O conjunto azul-e-branco aproveitou a menor eficácia dos “encarnados” para construir uma vantagem de sete pontos. Contudo, o Benfica depressa respondeu e conseguiu equilibrar a partida, encurtando a diferença para apenas uma posse de bola no final dos primeiros dez minutos.

Os comandados de Moncho López voltaram a ser mais fortes no segundo período, e desta vez as “águias” não foram capazes de recuperar. A falta de intensidade defensiva permitio ao Porto dilatar a sua vantagem e quando as duas equipas recolheram aos balneários o marcador assinalava 41-34.

O terceiro período foi diferente, e desta feita foi o Benfica a entrar mais forte. Um parcial de 4-18  permitiu chegar à liderança pela primeira vez e abrir uma diferença de oito pontos a menos de dois minutos do final do quarto.

Com o jogo a aproximar-se do momento da decisão, a intensidade aumentou e a margem de erro foi diminuindo. As “águias” começaram a mostrar dificuldades ofensivamente e o Porto aproveitou as suas oportunidades para relançar a incerteza no marcador.

A igualdade voltou a ser restabelecida por intermédio de Pedro Pinto e nos minutos que se seguiram ambas as equipas procuraram assumir a liderança, o que aconteceu já na reta final do encontro. Brad Tinsley fez o 68-68 e deu início a uma sequência de 8-0 que permitiu aos azuis-e-brancos saltarem para 74-68, já dentro do último minuto. O Benfica aproximou-se novamente, mas uma falta antidesportiva assinalada a Demond Carter permitiu que Pedro Pinto colocasse um ponto final, marcando dois lances livres e fazendo o 80-76.

Em termos individuais, Pedro Pinto (15pts, 1res, 2ast), Brad Tinsley (14pts, 3res, 3ast), Eric Anderson Jr. (14pts, 10res, 2ast) e Francisco Amarante (11pts, 1res, 1ast) foram os principais destaques do conjunto portista. Já pelo Benfica, Quincy Miller (22pts, 6res, 1ast, 1rb) e Demond Carter (19pts, 4res, 1ast, 2rb, 1dl) não conseguiram evitar a derrota.

No final do encontro, Carlos Lisboa, técnico “encarnado”, lamentou as falhas defensivas na primeira parte acabaram por ser determinantes: “Nós não estivemos bem na primeira parte em termos defensivos. Não fomos intensos como devíamos ter sido, como fomos no terceiro período, e a recuperação que tivemos no terceiro período deveu-se fundamentalmente à intensidade defensiva que pusemos no jogo”.

Já Moncho López, treinador dos “dragões” confessou não ter sido feliz em algumas escolhas, mas mostrou-se feliz pela equipa ter conseguido a vitória: “Falei agora disto, sentimos que hoje, dois jogadores muito importantes tiveram atitude, mas o seu contributo na prática não foi o que precisamos, enganei-me ao colocá-los em jogo e felizmente no último período conseguimos fazer muito bem as coisas”.

A final está marcada para domingo, dia 7, pelas 16 horas, e com transmissão em direto na FPBtv e RTP2.

Competições | FPB
6 FEV 2021

Mais Notícias