“Leões” atingem final da Taça Hugo dos Santos

Com a vitória sobre o Imortal LUZiGÁS, o Sporting vai disputar a final da competição pela primeira vez

Competições | FPB
6 FEV 2021

Sporting CP e Imortal LUZiGÁS abriram a 12.ª edição da Taça Hugo dos Santos no Pavilhão Multiusos de Sines. Depois de uma partida muita disputada, os comandados de Luís Magalhães garantiram o seu lugar na final de amanhã.

O encontro começou com ritmo elevado, mas com alguma falta de eficácia de parte a parte. Com quatro minutos jogados o marcador assinalava uma igualdade a dois pontos, e a meio do primeiro período a partida continuava a pautar-se pelo equilíbrio, com os algarvios na frente, 4-5.

Gradualmente a eficácia começou a aumentar, e finalizados os dez minutos iniciais o Sporting liderava 20-11. Contudo, o Imortal não baixou os braços, e com um parcial de 0-7 a abrir o segundo período, conseguiu deixar o jogo a apenas uma posse de bola, 20-18. Ao ver a aproximação do seu adversário, o conjunto de Alvalade voltou a distanciar-se, mas ao intervalo a sua vantagem era de apenas cinco pontos.

O terceiro quarto começou e depressa se percebeu que o Imortal queria surpreender. Os comandados de Luís Modesto entraram a todo o gás e foram-se aproximando, em grande parte graças a Tanner Omlid e Tymetrius Toney, que ajudaram os algarvios a chegar à liderança do marcador pela primeira desde o primeiro período.

Com o encontro empatado a 51 à entrada para os dez minutos finais, a emoção estava no auge. Ambas as equipas foram trocando lideranças no marcador, mas um triplo de Travante Williams e outro de João Fernandes permitiram ao Sporting chegar aos seis pontos de diferença a menos de cinco minutos do final, o que acabou por ser determinante.

Até ao final o Imortal tentou recuperar, mas são os líderes do campeonato que avançam para a final  ao vencerem por 79-67. James Ellisor foi o grande destaque e MVP da partida, ao terminar o encontro com 20 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola, e, juntamente com Travante Williams (18pts, 6res, 7ast, 2tb) e Cláudio Fonseca (10pts, 9res, 1rb) foram peças fundamentais para o resultado final. Já do lado dos algarvios, Tanner Omlid (18pts, 6res, 1ast, 2dl) e DJ Fenner (17pts, 5res, 4 ast, 2rb) foram os mais esclarecidos, com Tyere Marshall (7pts, 14res, 2ast, 4rb) a mostrar-se na luta das tabelas.

No final da partida Luís Modesto, técnico dos visitantes, afirmou que fica um sabor amargo depois da derrota, mas que a equipa tem que olhar para os objetivos que restam: “O sentimento é de não termos conseguido aquilo para que viemos aqui que era ganhar o primeiro jogo. No entanto demonstrámos que estamos aqui por mérito próprio, que podemos disputar estes pontos altos”.

António Paulo, treinador-adjunto dos vencedores, destacou a réplica dada pelo seu adversário e a falta de eficácia por parte dos leões, algo que terá de melhorar no jogo da final: “Julgo que não conseguimos lançar de forma suficientemente eficaz, pelo menos de maneira regular. Tivemos tiros abertos, mas o jogo também é muito valorizado pela maneira como o Imortal defendeu, que conseguiu anular alguns dos nossos pontos fortes e nesse sentido trazer o jogo quase até ao final”.

Competições | FPB
6 FEV 2021

Mais Notícias