FPB e Jardim Zoológico de Lisboa assinam protocolo

Federação apadrinha Azahar, lince-ibérico fêmea

FPB
15 OUT 2021

A Federação Portuguesa de Basquetebol e o Jardim Zoológico de Lisboa assinaram esta sexta-feira, dia 15 de outubro, um protocolo de parceria após a apresentação de Tiry, a nova mascote federativa.

Numa cerimónia que decorreu nas instalações do “zoo” de Lisboa, instituição fundada em 1884, Manuel Fernandes, presidente da FPB, e Carlos Agrela Pinheiro e Fernando Salema Garção, da Administração do Jardim Zoológico, interagiram com Tiry, que se junta a Blitz como as duas mascotes federativas.

Os representantes viram Azahar, a lince-ibérico feminina que foi apadrinhada pela FPB, e ficaram a conhecer mais sobre o desenvolvimento desta espécie ameaçada e que esteve à beira da extinção.

Tiry, a mais recente mascote federativa, foi apresentada no passado dia 17 de setembro durante a FIBA 3×3 U17 Europe Cup e é a primeira mascote feminina da Federação Portuguesa de Basquetebol. O nome homenageia duas das principais figuras do basquetebol português: Ticha Penicheiro e Mery Andrade.

A lince junta-se a Blitz como os dois representantes para os mais jovens, reforçando os objetivos federativos de de promover a igualdade de género e a preservação desta espécie tão característica do país.

FPB
15 OUT 2021

Mais Notícias