Homenagem a Neemias Queta sob a forma de 3×3 BasketArt

Campo inaugurado em Cascais este sábado

Associações | Atletas | FPB
30 JUL 2022

O Bairro da Assunção (38°42’15.2″N 9°25’54.3″W), em Cascais, engalanou-se este sábado para a inauguração do campo 3×3 BasketArt de homenagem a Neemias Queta, precisamente um ano depois da sua entrada na NBA, e numa manhã em que o craque português anunciou que vai estar ao serviço da Seleção Nacional sénior, pela primeira vez, em agosto.

 

O astro português, primeiro atleta luso de sempre a atuar na NBA, mostrou-se muito agradecido por este momento, em declarações à FPBtv: “Isto é algo de muito especial, parece um filme, algo que só pode acontecer com os outros. Ainda é um bocado surreal isto aconteceu comigo, ter a minha imagem aqui gravada em Cascais. É muito gratificante para mim e para a minha família esta homenagem. Mas continuo com os pés bem assentes na terra, há muito por onde evoluir”, considerou.

A família de Neemias marcou presença, tornando ainda mais acolhedor o ambiente para Neemias. Rute Queta, uma das suas irmãs, estava orgulhosa: “É sempre um orgulho ver alguém da tua família prosperar. Sinto-me honrada por poder ver isto, porque sei aquilo que ele batalhou para chegar aqui”, enalteceu.

Depois dos campos a retratar Kobe Bryant e Ticha Penicheiro, o artista OATS voltou a ser o responsável por mais uma obra-prima, cuja execução demorou três semanas: “A ideia partiu da Câmara Municipal de Cascais. Eu já tinha este desenho preparado para apresentar. Eu queria criar um rosto que representasse a imagem do Neemias agora e a parte detrás alusiva ao momento em que entrou na NBA, com o roxo dos Sacramento Kings. Sinto-me um privilegiado por ter sido o primeiro a fazer um campo de homenagem ao Neemias, mas penso que isto vai ter um impacto positivo na comunidade do basquetebol e espero que isto abra portas para que mais municípios adiram a este projeto”, afirmou.

A Câmara Municipal de Cascais foi parte muito importante para que este momento surgisse. O seu presidente, Carlos Carreiras, falou ao nosso canal: “Este é o terceiro campo 3×3 BasketArt em Cascais, com a particularidade de dois deles representarem dois dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre, mas não queremos ficar por aqui. Reconhecemos a necessidade de atividade física, sobretudo dos nossos jovens, porque são eles quem mais aderem a estas iniciativas, mas isto também é muito importante ao nível da coesão social, o nosso município fica mais rico. Temos estado a fazer um forte investimento em várias modalidade, e o basquetebol não foge à regra, com campeãs e campeões”, afirmou.

Francisco Kreye, vereador do desporto da autarquia de Cascais, realçou a importância deste campo: “Temos aqui uma obra de arte muito bem conseguida, uma homenagem mais do que merecida ao Neemias Queta. Conseguimos um “2 em 1″: ter um equipamento desportivo inserido numa zona de moradores e conseguir trazer o basquetebol até eles”, destacou.

Por seu turno, Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cascais e Estoril, abordou a importância da modalidade na zona: “Cascais e Estoril sempre foi uma freguesia que promoveu o ecletismo. Sempre tivemos clubes com representatividade no basquetebol. Certamente que, com este campo, aparecerão mais praticantes”, vaticinou.

Quanto à FPB, o seu líder, Manuel Fernandes, que não escondeu a alegria por ver Neemias Queta a caminho de jogar pela Seleção Nacional sénior, enalteceu outras homenagens e fez um ponto de situação do projeto: “O Betinho e a Sofia Ramalho, figuras de um campo 3×3 BasketArt em Cabo Verde, são dois nomes incontornáveis do basquetebol português, e agora o Neemias, que certamente terá mais campos 3×3 BasketArt em sua homenagem. No fundo, o que nós queremos é trazer, cada vez mais, o basquetebol para a rua, através destes espaços lúdicos, mas ontem também pode haver competição de 3×3, sem chaves, em que todos podem aceder. Sentimos uma grande adesão das autarquias a este projeto, por vezes não há mais inaugurações apenas devido a burocracias. O basquetebol pode jogar-se ao ar livre, não apenas em espaços fechados, e cada um pode aperfeiçoar as suas técnicas”, referiu.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, também falou aos microfones do nosso canal: “Após a pandemia, temos tido sucessivas aberturas de recintos 3×3 BasketArt, e campos com qualidade, como é o caso deste, com um piso e tabela de qualidade. Esta estratégia de homenagearmos as nossas referências é muito bem conseguida”, disse.

A representar a Associação de Basquetebol de Lisboa, o seu presidente, Rogério Mota, estava visivelmente satisfeito: “Cascais está de parabéns! Este é seu terceiro campo e penso que não vai ficar por aqui. Este recinto é uma grande honra para a nossa Associação. Depois do Kobe Bryant e da Ticha Penicheiro, referências para todos nós, o Neemias Queta, que tem um percurso enorme pela frente e que nos dará muitas alegrias”, projetou.

Numa manhã quente, foi imensa a animação, com Neemias Queta a distribuir e autógrafos a uma legião de fãs, dando até para lançar umas bolas com a muita juventude presente.

Associações | Atletas | FPB
30 JUL 2022

Mais Notícias