Liga Betclic Masculina avança para a 2.ª jornada

SL Benfica, SC Lusitânia Expert e Sangalhos DC Boomerang em estreia na edição 2022/23 do campeonato

Competições | FPB
30 SET 2022

Depois da jornada inaugural da edição 2022/23, a Liga Betclic Masculina está de regresso aos ecrãs aos pavilhões nacionais e aos ecrãs da FPBtv, com a realização de cinco encontros, todos eles agendados para este sábado, dia 1 de outubro.

A segunda jornada da competição – à semelhança daquilo que aconteceu na primeira – não se vai completar devido à ausência do Sporting CP, que se encontra a disputar o apuramento para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, no entanto, fica marcada pela estreia oficial do campeão em título, o SL Benfica, assim como do SC Lusitânia Expert e do Sangalhos DC Boomerang.

A equipa encarnada viu a sua estreia no campeonato adiar-se em virtude dos compromissos europeus durante o último fim de semana, que acabaram por resultar no apuramento inédito de um clube português para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

As águias arrancam o campeonato em casa, diante dos açorianos do Lusitânia (17h00) que, tal como a equipa da Luz se vai estrear, na temporada 2022/23 de forma oficial. Aaron Broussard admite que no arranque da temporada, todos os jogos são complicados: “É o início da época para todos, por isso as equipas ainda não têm muita informação umas das outras. Podemos sempre esperar um jogo desafiante”, esclareceu. Do outro lado, o reforço Pedro Oliveira, quer dignificar a camisola no embate contra o Benfica: “Vamos defrontar o atual campeão nacional que, certamente, estará moralizado pela qualificação europeia. Sabemos das dificuldades que iremos encontrar e dos seus pontos fortes. No entanto, estamos preparados e vamos com tudo para contrariar esses mesmos pontos fortes e dignificar da melhor maneira a camisola do Lusitânia”, atesta.

No primeiro jogo do dia, pelas 15h00, o CAB Madeira recebe a Ovarense Gavex, procurando a primeira vitória na Liga. O experiente atirador da Ovarense, Nuno Morais, está confiante para alcançar o segundo triunfo consecutivo na Liga: “Estamos conscientes que é sempre uma deslocação e um campo difícil, mas determinados em alcançar já a segunda vitória no campeonato”, assegura. Já o norte-americano, Jett Speelman, reconhece qualidade na turma vareira, mas quer a vitória neste primeiro jogo no Funchal: “A Ovarense é uma grande equipa, mas estamos entusiasmados por nos estrearmos em casa e por mostrarmos o progresso que temos feito”, diz.

O CD Póvoa ESC Online estreia-se perante os seus adeptos na receção ao Vitória SC, pelas 15h30. Ambas as equipas procuram, de igual forma, o primeiro triunfo no campeonato. Para o base poveiro, Diogo Gomes, o fator casa fará a diferença: “Os nossos adeptos são sempre mais um connosco em campo e sabemos que as equipas adversárias sentem isso. Espero que continuem do nosso lado como sempre e que acreditem em nós até ao fim tanto como nós lutamos dentro do campo pelo nosso Clube e pela nossa Cidade”, explicou. Já o internacional português, Pedro Bastos, acredita que a equipa está preparada para conquistar a primeira vitória no campeonato: “Tanto nós como o Póvoa não entramos da melhor maneira no campeonato, mas isso faz parte do passado. Encaramos este jogo com muita ambição e vontade de vencer. Estamos preparados”, conta.

Pelas 18h30, o recém-promovido Sangalhos vai finalmente estrear-se na Liga depois de 26 anos de ausência do escalão máximo do basquetebol nacional. A equipa do município de Anadia recebe o atual líder da prova e vice-campeão, o FC Porto. Max Landis prevê um desafio difícil, mas também está confiante no triunfo: “Acredito que vai ser um jogo difícil, pois sei que a atmosfera lá pode ser muito complicada para os adversários. Olhamos para eles como um adversário difícil, mas estamos confiantes e entusiasmados”, comentou. Para o sub-capitão, Bernardo Almeida, o Sangalhos tem uma palavra a dizer no duelo com os “dragões”: “sabemos que podemos ter uma palavra a dizer diante dos nossos adeptos em nossa casa. Vamos encarar este jogo como todos os outros, com a mesma ambição, união e raça que nos caracteriza.”

A encerrar o dia, jogo quente em Aveiro, com duas das equipas do distrito a encontrarem-se em Oliveira de Azeméis para o frente a frente entre UD Oliveirense e Esgueira Aveiro OLI, agendado para as 21h00. Para Arnette Hallman, o apoio do público será fundamental: “Continuamos focados no nosso trabalho, vamos jogar em casa e contamos com o apoio do nosso público!”, disse. Já Ryan Ogden, acredita na vitória: “Eles são grandes e físicos, mas se conseguirmos igualar isso, podemos colocar-nos em posição para ganhar”, confessou.

Todos os encontros são transmitidos em direto na FPBtv.

Competições | FPB
30 SET 2022

Mais Notícias