Nuno Manaia em entrevista à SportTV

Diretor técnico nacional abordou o crescimento do 3x3 em Portugal

FPB
7 OUT 2021

Nuno Manaia, diretor técnico nacional da FPB, esteve em direto no Grande Jornal da SportTV na manhã desta quinta-feira, dia 7 de outubro, onde abordou a evolução do 3×3 em Portugal.

No âmbito da estreia da reportagem “Por Tabela”, que conta a história do título mundial de 3×3 ganho por Portugal em 1997, o dirigente federativo explicou o aparecimento e crescimento recente da vertente ao nível internacional.

“Em 2011, a FIBA pegou no 3×3 e tentou torná-lo um pouco mais formal, introduzido conteúdos com a realização de campeonatos. Atualmente existem competições de seleções nacionais com circuitos e atletas profissionais, e atualmente organizam-se grandes competições todos os anos”, explicou.

Nuno Manaia realça a aposta no 3×3 em território luso e os objetivos já atingidos: “Iniciámos há quatro anos um processo de entrada no ranking para participar nas provas internacionais. Queríamos estar noutra fase de desenvolvimento, mas temos a certeza de que o 3×3 tem “pernas para andar”, como foi visível no Campeonato da Europa de sub17 que acolhemos”.

Questionado sobre o impacto de Neemias Queta no panorama desportivo, o diretor técnico nacional explicou o objetivo federativo: “Atualmente vemos pessoas na rua com camisolas de futebol, mas esperamos que daqui a dois ou três anos se comecem a ver essas mesmas pessoas com camisolas do Neemias”, finalizou.

FPB
7 OUT 2021

Mais Notícias