Portugal bate Chipre e fica a um triunfo da fase de Qualificação para o EuroBasket 2025

Seleção Nacional tem jogo decisivo na Bulgária (domingo, 16h)

Atletas | Competições
23 FEV 2023

Portugal obteve a quinta vitória em outros tantos jogos, na segunda ronda da pré-qualificação para o EuroBasket 2025, depois de ultrapassar Chipre por 75-66. Com este resultado, e tendo em conta que a Bulgária bateu a Roménia por 62-61, tudo fica por decidir no próximo domingo no duelo entre a Seleção Nacional masculina e a congénere búlgara. Um triunfo luso assegura a nossa presença na fase de qualificação!

Esta tarde, em Nicósia, Portugal controlou quase sempre as operações, com destaque para uma entrada a todo o gás, traduzida num parcial de 11-0. No segundo quarto viria a registar-se a pior fase da exibição portuguesa, com o adversário cipriota a conseguir mesmo passar para a dianteira, embora por muito pouco tempo. Depois de se verificar uma diferença de apenas dois pontos (38-36) ao intervalo, a nosso favor, Portugal voltou a assumir as rédeas do encontro e aplicou parciais de 26-22 e 11-8.

A nossa Seleção obteve 11 triplos, ganhou 39 ressaltos e contou com as importantes prestações de Miguel Queiroz (16pts, 7/10 2P, 15res, 2ast, 3rb), autor de um duplo-duplo, assim como de Travante Williams (24pts, 6/10 2P, 6/7 LL, 5res, 2ast, 2rb, 2dl), Diogo Brito (11pts, 3/6 3P, 6res, 5ast, 1rb, 1dl) e José Barbosa (11pts, 3/4 3P, 1ast, 1rb).

No final da partida, o capitão das quinas, Miguel Queiroz, deu os parabéns à equipa e apontou baterias ao decisivo confronto com a Bulgária: “Em primeiro lugar importa dos parabéns à equipa. Jogar aqui é sempre complicado. Viajar, a intensidade que eles colocam no jogo, mas conseguimos estar sempre por cima e fazer um jogo consistente. Estamos de parabéns. Mais um passo rumo ao nosso objetivo, que é estar na qualificação para o Europeu. Falta-nos um jogo e agora é descansar, treinar bem para estarmos preparados para vencer na Bulgária”, afirmou.

Já o selecionador nacional acredita que a vitória foi justa e chegou pela coesão que existe entre todos os jogadores da equipa das quinas: “O jogo teve uma dureza que já esperava. Jogando melhor ou pior, o importante era ganhar. Estivemos sempre na frente. Foi uma vitória justa. Para quem não anda nisto, não sabe, mas não é fácil jogar cá. A coesão e a química da equipa fizeram a diferença. Agora é ir à luta, não há outro caminho”, explicou Mário Gomes.

A equipa das quinas têm agora pela frente o decisivo duelo com a Bulgária, agendado para as 16h00 (RTP2) deste domingo. A comitiva lusa deixa Nicósia esta sexta-feira de manhã rumo a Botevgrad, cidade bulgara que servirá de palco para último jogo da Seleção Nacional nesta pré-qualificação.

Atletas | Competições
23 FEV 2023

Mais Notícias