Portugal deixa escapar vitória na Hungria

Seleção Nacional masculina esteve muito perto de ganhar em solo magiar

Competições | Seleções
1 JUL 2022

A Seleção Nacional sénior masculina perdeu na Hungria por 69-68, num partida com resultado incerto até final, relativa à qualificação europeia para o Mundial 2023. A equipa das quinas lutou até à última posse de bola, mas acabou por não conseguir a tão deseja primeira vitória na qualificação para o Mundial 2023.

A Arena Tuskecsarnok encheu para receber o Hungria vs. Portugal desta sexta-feira e viu a equipa da casa entrar melhor na partida. Apesar do primeiro parcial favorável aos húngaros, a equipa das quinas não se deixou ir abaixo e foi atrás do resultado conseguindo reagir logo no 2.º quarto do encontro graças a um parcial de 19-18. Apesar de estar com nove pontos de desvantagem ao intervalo (40-31), a seleção nacional não baixou os braços e reentrou no jogo no reatar da partida graças a um parcial de 13-21 no 3.º quarto.

Portugal conseguiu passar para a liderança do marcador ainda antes da entrada no derradeiro quarto, mas já dentro dos dez minutos finais deixou novamente a congénere magiar fugir no marcador. Mesmo em desvantagem, Portugal foi atrás da vitória que acabou por não surgir nos últimos segundos da partida, acabando por perder o encontro pela margem mínima (69-68).

A seleção nacional teve momentos de grande qualidade, com destaque para o terceiro quarto, e contou com as influentes exibições de Miguel Queiroz (16pta, 10res, 1dl), Rafael Lisboa (16pts, 2ast, 1rb) e Diogo Brito (10res, 6ast).

No final do encontro, Miguel Queiroz mostrou-se orgulhoso do grupo de trabalho, destacando que, apesar da derrota, Portugal está no bom caminho: “Foi um jogo muito duro, sabíamos que somos o ‘underdog’, que estávamos a jogar aqui na Hungria, mas também tínhamos a ambição para ganhar este jogo. Em casa não lhes conseguimos ganhar apesar de querermos muito. Na primeira parte estivemos abaixo, mas melhorámos muito na segunda parte. Estou muito orgulhoso dos meus companheiros. Fizemos 18 assistências, partilhámos bem a bola. Temos uma seleção muito jovem, mas estamos a caminhar na direção certa. Não conseguimos vencer, mas nunca desistimos. O ambiente estava fantástico e mesmo estando a perder por 13 pontos fomos buscar o jogo. Derrota difícil, mas muito orgulhoso dos meus rapazes”, afirmou o capitão da seleção nacional.

Já o selecionador nacional, Mário Gomes, reforçou a vontade e o querer da equipa das quinas neste encontro com a Hungria: “Antes de tudo, parabéns à Hungria e ao Montenegro pela qualificação. O objetivo passava por nos qualificarmos, mas não conseguimos. O meu trabalho como selecionador é ajudar a equipa e a seleção a subir no ranking. Estamos próximos de o conseguir. Já conseguimos competir com equipas que estão muito acima de nós. Isso não nos traz vitórias e estamos tristes com isso. No entanto, isso é bom. Há uns anos perder por um na Hungria poderia fazer-nos felizes, agora deixa-nos tristes porque viemos aqui para ganhar. Estamos cada vez mais perto. Gostaria ainda de referir que este não foi o jogo para uma das equipas ter mais do dobro de tentativas de lances livres que a outra. Não conseguimos controlar isso, mas sinceramente não foi um jogo para haver esta discrepância tão grande”, concluiu.

A derrota lusa deixa a seleção nacional sem possibilidades de apuramento para a próxima fase qualificação para o Mundial, mas Portugal encerra a sua campanha de qualificação na próxima segunda-feira (19h, transmissão na RTP2), no Multiusos de Odivelas (entrada livre), diante de Montenegro.

Competições | Seleções
1 JUL 2022

Mais Notícias