Portugal ultrapassado por Montenegro no fecho do apuramento para o Mundial

Seleção Nacional masculina equilibrou as contas na segunda parte

Atletas | Seleções
4 JUL 2022

Na última jornada da 1.ª ronda da qualificação europeia para o Mundial 2023, Portugal perdeu em Odivelas, diante de Montenegro, por 77-62, despedindo-se desta forma da qualificação para o Mundial do próximo ano.

A Seleção Nacional masculina teve de correr sempre atrás do prejuízo, e depois de uma forte entrada da formação montenegrina – parcial de 5-16 nos primeiros sete minutos – a equipa das quinas reagiu e reaproximou-se da formação dos Balcãs. Terminado o 1.º quarto, Portugal perdia por cinco (14-19) e estava dentro do jogo. Apesar da boa reação, Montenegro voltou a aplicar um parcial favorável de 16-26 e foi para o intervalo com 15 pontos de vantagem (30-45). A segunda metade do jogo pedia uma Seleção mais eficaz e intensa no meio-campo defensivo, algo que se veio a concretizar na reta final do 3.º quarto, momento em que Portugal ficou a apenas nove pontos de diferença (51-60).

Apesar das boas sensações e do apoio do público que marcou presença no Multiusos de Odivelas, Montenegro voltou a superiorizar-se e a afastar-se na liderança do jogo. No final dos quarenta minutos regulamentares o marcador ditava o triunfo de Montenegro (62-77), naquele que foi o último encontro da Seleção Nacional na fase de qualificação para o Mundial 2023. O capitão Miguel Queiroz, em dia de aniversário, realizou uma exibição digna de destaque (17pts, 8res, 1ast, 1rb), sendo bem secundado por Daniel Relvão (8pts, 2res, 1ast, 1rb) e Diogo Ventura (9pts, 1res, 2ast, 1rb).

No final da partida, o treinador-adjunto Sérgio Ramos abordou o jogo e o que se segue nos objetivos da Seleção Nacional: “Devíamos ter jogado melhor na primeira parte, a nossa energia não foi a melhor. Não fizemos um bom defensivo e no ataque tivemos dificuldades. Montenegro defendeu bem, é uma equipa dura. Na segunda parte já conseguimos ajustar-nos, a bola circulou, executámos melhor e conseguimos equilibrar os ressaltos. Foi difícil para nós, sabíamos que já não podíamos passar à próxima fase, mas era uma vitória importante para o nosso orgulho enquanto equipa. Temos de ser melhores, evoluir, mas estes jogos fazem parte do crescimento desta jovem seleção. Em dois anos queremos estar no EuroBasket 2025″, assegurou.

Bosko Radovic, técnico montenegrino, teceu ainda rasgados elogios à equipa das quinas: “Terminámos o grupo da melhor maneira possível. Sabíamos que íamos ter um jogo difícil frente à seleção portuguesa, que, mesmo sem chances de progredir, jogou hoje com grande caráter e estão de parabéns. É uma grande vitória para nós. Sabíamos que Portugal é uma equipa muito intensa, com caráter e que joga bom basquetebol. Jogaram bem nas receções à Hungria e França, e também no jogo fora com a Hungria. Esta equipa de Portugal, no futuro, será um adversário muito complicado para as restantes seleções”, explicou.

Conferência de imprensa completa, aqui.

Desta forma, Portugal terminou esta campanha no quarto posto do grupo E, comandado pela França. A equipa das quinas, volta a reunir-se em agosto para começar a preparar a pré-qualificação para o EuroBasket 2025.

Atletas | Seleções
4 JUL 2022

Mais Notícias