Seleção Nacional quer fechar qualificação com vitória

Equipa das quinas encerra fase de qualificação esta segunda-feira em Odivelas (19h00)

Competições | Seleções
3 JUL 2022

Portugal encerra a qualificação para o Mundial 2023 esta segunda-feira, no pavilhão Multiusos de Odivelas (entrada livre), pelas 19h00 em partida diante Montenegro. Apesar de já não ser possível atingir a segunda ronda de qualificação, a equipa das quinas quer terminar esta terceira e última janela de qualificação com uma vitória.

No lançamento da partida desta segunda-feira, José Barbosa e o treinador-adjunto Sérgio Ramos, anteviram o último jogo da Seleção Nacional que pretende encerrar a qualificação com um triunfo. Para o técnico de 46 anos, fechar esta fase com uma vitória é essencial, sobretudo depois da exibição resiliente em Budapeste: “Importa referir que fizemos um jogo bom contra a Hungria e que foi pena não termos conseguido a vitória. Fomos competitivos, mas não estivemos ao nosso nível no ressalto ofensivo e na recuperação defensiva, no entanto no computo geral estamos satisfeitos com o trabalho dos jogadores. A entrega, o trabalho diário, a forma como resistimos à adversidade e demos a volta por cima durante o jogo deu-nos a possibilidade de termos ganho o jogo. Era importante terminarmos esta fase com uma vitória. É um jogo que já não conta para nada, mas é importante para nós, para a nossa ambição, para o nosso caráter e tenho a certeza absoluta de que os jogadores querem muito ganhar este jogo. Queremos demonstrar que neste nível superior onde estamos a jogar conseguimos ganhar além de competir, como já temos feito”, explicou.

Já o base internacional português, José Barbosa, corrobora as palavras de Sérgio Ramos, lançando o repto para os portugueses encherem o Multiusos de Odivelas: “Ficamos com bons apontamentos desde o último jogo. Este grupo não merece acabar esta fase de qualificação para o Mundial, algo que já podia ter acontecido noutro jogos e que infelizmente não conseguimos alcançar. Mesmo que este jogo já não conte para a história do grupo e para a qualificação, sentimos que trabalhamos e fazemos tudo para acabar com uma vitória. Jogamos em casa, perante todos os portugueses que acredito que compareçam para nos apoiarem. Queremos vencer por nós, mas também por eles, merecemos isso. Aproveito para lançar o repto para encherem o Multiusos de Odivelas, sem dúvida que será um grande espetáculo de basquetebol”, atenta.

Relativamente ao adversário deste último jogo, que superou a Seleção Nacional em Podgorica em novembro passado (83-69), o ex-internacional luso e agora técnico-adjunto da equipa das quinas dá a receita para Portugal ficar mais próximo da vitória: “Montenegro tem uma equipa dura, agressiva, forte no contra-ataque e em campo aberto, portanto temos de ser mais fortes na transição defensiva. Além disto temos de parar as situações de um contra um exterior, aspeto onde os montenegrinos são muito fortes e verticais. É importante que consigamos controlar as suas transições e a capacidade que apresentam em criar jogo desde o exterior para os jogadores interiores. Na minha opinião estes fatores são fundamentais para sermos competitivos e conseguirmos alcançar a vitória”, esclarece.

Para José Barbosa o potencial da Seleção Nacional ainda não foi explorado na totalidade, podendo atingir voos mais elevados num futuro próximo: “Relativamente a Montenegro, vamos enfrentar dificuldades que são transversais aos outros jogos. Fisicamente são mais fortes, a intensidade tem de ser a mesma que tivemos com a Hungria, se equipararmos isso ficamos mais próximos de vencer. Temos de jogar de forma tranquila, acreditarmos mais em nós e no nosso potencial. Esta seleção é bastante jovem e é capaz de alcançar mais. Perdemos jogos nos detalhes, o último foi por um ponto e podia ter sido decidido de outra forma. Temos de nos agarrar a essa ideias para ganharmos este jogo”, finalizou.

O encontro tem transmissão em direto na RTP2 a partir das 19h00 desta segunda-feira. A entrada no pavilhão Multiusos de Odivelas é livre.

Competições | Seleções
3 JUL 2022

Mais Notícias