Portugal entra a todo o gás no Challenger de sub16 femininos

Seleção Nacional com vitória diante da República Checa

Atletas | Competições | Seleções
9 AGO 2021

A Seleção Nacional de sub16 femininos deu espetáculo na abertura do Challenger de sub16 femininos de Matosinhos, com uma vitória (71-54) diante da República Checa, nona equipa do ranking da FIBA.

Portugal nunca esteve em desvantagem, e com uma grande coesão e capacidade defensiva, que precipitou 23 turnovers para o adversário e que originou 21 pontos para as nossas cores, alcançou parciais de 19-13, 20-13, 14-13 e 18-15, para alegria do público presente no Pavilhão Municipal de Guifões.

Numa noite inspirada do lado luso, que ficou bem exposta na marcação de pontos (11 das 12 atletas pontuaram), sobressaíram Clara da Silva (12pts, 3res, 4ast, 1rb, 2dl), Rita Rodrigues (10pts, 4res), Maria Andorinho (9pts, 2res, 3ast, 1dl) e Maria Neto (9pts, 5res, 1rb).

Na análise à partida, aos microfones da FPBtv, Mariyana Kostourkova, selecionadora nacional, destacou a atitude das atletas: “Foi uma boa vitória, é sempre positivo começar assim depois de dois anos sem jogos. Para esta geração era importante entrar bem. Começámos com algum nervosismo, mas conseguimos equilibrar o ritmo, com a chave do jogo a passar pela defesa. As atletas foram espetaculares. Vamos continuar a trabalhar, gostei muito deste espírito. Nas equipas portuguesas, o ponto principal é defender. Nesta geração algumas jogadoras interiores, o que ajuda a equilibrar. Tivemos duas semanas de preparação difíceis, mas revelámos capacidade de superação. O jogo frente à Rússia será mais físico, mas vamos confiantes, a entrega terá de ser grande. Acredito que continuaremos a crescer”, afirmou.

Já a jogadora Clara da Silva, que esteve em evidência no encontro, não hesitou na hora do balanço: “Tínhamos de dar tudo, este era o nosso momento. A nossa garra e atitude sobressaíram. Esta vitória deu-nos confiança”, destacou.

Portugal defronta a Rússia esta terça-feira (21h), num embate para ver no nosso canal.

Atletas | Competições | Seleções
9 AGO 2021

Mais Notícias