Seleção não consegue bater Eslovénia

Congénere eslovena segue invicta na competição

Competições
13 AGO 2021

A seleção nacional de sub16 femininos perdeu frente à Eslovénia por 72-53 na quarta jornada do Challenger da categoria, que se está a realizar no Pavilhão Municipal de Guifões.

Num encontro frente à primeira classificada do grupo, que entrava para esta partida com três vitórias em outros tantos jogos, as comandadas de Mariyana Kostourkova não tiveram um início fácil, ao sofrerem um parcial de 14-2. Contudo, as atletas lusas reagiram de forma notável e conseguiram passar para a dianteira ainda antes do final dos dez minutos iniciais (17-16).

O segundo período foi de maior equilíbrio, com as duas equipas a trocarem vantagens e a lutarem pela liderança. Com bons indícios no capítulo da eficácia, Portugal conseguiu segurar o resultado e ao intervalo vencia por 30-28.

Após o descanso a Eslovénia apresentou-se a outro nível e partiu para uma exibição dominante, ao marcar 44 pontos nos últimos 20 minutos do encontro. Com Zoja Stirn (23pts, 11res, 5ast, 4rb) em grande plano, a formação eslovena conseguiu dilatar a vantagem no marcador ao aproveitar a falta de acerto lusa.

Com o soar do apito final foram as “visitantes” que fizeram a festa ao garantirem o primeiro lugar do grupo com uma jornada por jogar. Dada a derrota lusa, a Rússia também conseguiu segurar a segunda posição e acompanha a Eslovénia no Mundial sub17 de 2022.

Estatisticamente importa mencionar as exibições de Ana Pinheiro (11pts, 5res, 1rb), Matilde Pereira (11pts, 3res, 1ast, 3rb) e Clara da Silva (2pts, 6res, 1ast, 2rb, 2dl).

No rescaldo do encontro, Ana Pinheiro salientou o poderio esloveno: “Perdemos muitos ressaltos, principalmente ofensivos. Fizemos uma primeira parte muito boa. Estivemos muito bem em várias fases, com boas trocas de bola ofensivas. A Eslovénia é uma equipa muito forte e confiante”, afirmou.

João Janeiro, treinador adjunto de Portugal, realçou a importância de testes desta exigência para a nossa Seleção: “Conseguimos jogar na cara da Eslovénia, cumprimos o plano de jogo. Sabíamos que ia ser difícil, porque o adversário tem um basquetebol muito mais adulto do que o nosso, conhece melhor o jogo, mas conseguimos minimizar essa diferença. A segunda parte foi diferente, e um parcial de 7-8 pontos para a Eslovénia atirou-nos ao tapete. A nossa preocupação é conseguirmos resistir o máximo tempo possível contra estas grandes equipas, é uma aprendizagem para nós. Nalguns momentos, temos jogado a um bom nível. Não tivemos a melhor preparação possível, mas as jogadoras evoluem com este torneio. Voltar a uma competição de grande nível é aquilo que pretendemos. Se tudo correr normalmente, jogaremos na Divisão A, e queremos continuar na elite”, finalizou.

Portugal termina a sua campanha no Challenger este sábado, a partir das 21 horas, contra a Bélgica, num duelo com transmissão na FPBtv.

 

Competições
13 AGO 2021

Mais Notícias