Regina Costa nomeada para o campeonato do mundo no Dubai

Classificadora lusa faz a estreia em mundiais enquanto responsável máxima

Competições
1 SET 2022

Regina Costa está nomeada para o painel de classificadores do campeonato do mundo de BCR, agendado para novembro, entre os dias 16 e 27, no Dubai. Para a profissional lusa, será a primeira vez que recebe uma nomeação para ITO – international technical oficial – num mundial, enquanto Presidente da Comissão de Classificação do Conselho Executivo da IWBF, ou seja, responsável máxima da área à escala global. Faz assim o pleno, na liderança da classificação em grandes eventos, desde que eleita em 2018, após participações nos campeonatos do mundo feminino e júnior, bem como nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a sua terceira experiência, no maior dos palcos de desporto para pessoas com deficiência do mundo.

À margem da função na cúpula da classificação da modalidade, no que respeita a nomeações, prévias ao período assinalado, a própria confessa já terdido “um pouco a conta, desde a primeira vez, em 2001, num Campeonato Mundial de Juniores”. Sobre os desafios inerentes à prova nos Emirados Árabes Unidos, Regina Costa antecipa um cenário favorável para uma competição sem percalços. “Não estamos à espera de ter um número elevado de jogadores para reavaliar, porque todas as equipas passaram pelo processo nos respetivos torneios de qualificação. Todos os contactos que temos feito com a Comissão Organizadora também nos deixam tranquilos, no sentido de que vamos ter as condições necessárias para que tudo corra bem”, afirma.

Recorde-se que o ajuste do processo de classificação de atletas da Federação Internacional de BCRIWBF – ao código do Comité Paralímpico InternacionalIPC – implicou o escrutínio de todos os jogadores internacionais e ditou, inclusivamente, a exclusão de alguns das provas de seleções, declarados como inelegíveis.

No que concerne às expetativas pessoais, a classificadora admite que “há sempre uma sensação de nervosismo bom para que tudo corra bem” e espera “resultados favoráveis” do Fórum e Congresso Mundial da IWBF, que decorrem em paralelo à competição.

 

Competições
1 SET 2022

Mais Notícias