“Sinto-me extremamente lisonjeado pelo voto de confiança no meu trabalho”

Nelson Xize, artista responsável pelo campo 3x3 BasketArt de Fermentões (Guimarães), em entrevista à FPB; Inauguração agendada para domingo (16h)

Associações | FPB
12 ABR 2024

O projeto 3×3 BasketArt vai voltar este domingo (16h), com a inauguração de um campo em Fermentões, concelho de Guimarães.

Nelson Xize, artista que desenhou e pintou o recinto, concedeu uma entrevista à FPB na qual explica as suas ideias, mostrando-se profundamente agradecido por esta oportunidade.

 

Como surgiu a oportunidade de criar este campo?
A oportunidade de criar este campo surgiu da vontade da Junta de Freguesia de Fermentões/Município de Guimarães, em criar um novo espaço de desporto e lazer, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, inserida no projeto BasketArt 3×3. Como até então tenho desenvolvido trabalho de arte urbana e fui convocado neste sentido, em contribuir com a minha arte e encontrar assim a melhor solução para o efeito, incentivando o público em geral à prática de desporto, nomeadamente o basquetebol, e despertando ao mesmo tempo uma aliança entre o desporto e a arte.

Em que ideias se inspirou para este campo? Como se caracteriza?
Inspirei-me, essencialmente, na grande figura de Guimarães, o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, pela sua bravura e espírito de batalha, ladeado pela grande malha muralhada, que outrora desenhou a cidade de Guimarães. Este espírito de conquista que pretendi transmitir, além de despertar as nossas raízes, essencialmente pretende transmitir que para saber para onde vamos, temos de perceber inicialmente de onde vimos.

Como se sente ao ficar ligado a este projeto?
Sinto-me extremamente lisonjeado pelo voto de confiança no meu trabalho e por sentir que a minha arte é uma mais-valia para a sociedade em geral, alegrando assim o quotidiano das pessoas. Estar ligado a este grande projeto levado a cabo pela Federação Portuguesa de Basquetebol é mais uma forma de fazer chegar o meu nome mais longe num público cada vez mais abrangente.

O que é que as pessoas podem esperar deste recinto?
Penso que as pessoas, com este tipo de projetos e espaços, são sensibilizadas e motivadas a praticar desporto e também a respeitar o papel da arte na sociedade. São recintos que permitem e motivam a fomentar as relações interpessoais.

Como caracteriza o seu tipo de arte? Para que as pessoas o conheçam melhor, como se define como artista?
Caracterizo o meu tipo de arte num mundo polivalente, pois trabalho profissionalmente em arte urbana, pintura, desenho, ilustração, teatro… num universo muito positivo e colorido, o que transmite principalmente a forma como vejo o mundo e a postura que tenho dentro dele.

 

Este campo de Fermentões (Guimarães) é o 53.º disponibilizado à população em Portugal através do projeto 3×3 BasketArt (temos mais dois recintos em em Cabo Verde).

Guimarães, através da freguesia de Fermentões, é o 30.º município português a disponibilizar um campo 3×3 BasketArt. É também a quinta autarquia da AB Braga a aderir ao projeto, passando assim esta Associação a ser aquela que tem mais municípios englobadas no projeto.

Relembramos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do País a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos de vida saudáveis dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Associações | FPB
12 ABR 2024

Mais Notícias