“Temos todas as condições para vencer”

Rafael Lisboa e Mário Gomes projetam jogo com a Ucrânia agendado para este domingo (RTP2 / 19h00)

Competições | Seleções
24 FEV 2024

A Seleção Nacional de seniores masculinos regressa à ação este domingo para finalizar a primeira janela de qualificação para o EuroBasket 2025, em partida diante da Ucrânia. “Os Linces” não conseguiram a vitória em Odivelas, mas querem sair da Letónia com a primeira vitória conquistada.

Na antevisão do jogo, que conta com transmissão na RTP2 a partir das 19h00, Rafael Lisboa projetou o embate com os ucranianos confiante na vitória: “Temos todas as condições para ganhar. É mais um jogo importante. Vimos de uma derrota que podia ser uma vitória, mas esse jogo já está lá atrás. Temos de corrigir os erros de quinta-feira, para estarmos preparados para este domingo”, explicou.

Relativamente ao adversário, o base de 24 anos reconheceu qualidade ao plantel da Ucrânia, mas acredita que a vitória estará mais próxima se a equipa conseguir controlar o jogo desde a bola ao ar: “A Ucrânia tem um plantel com qualidade. Têm um base que esteve muito bem contra Eslovénia. O poste que também conhecemos bem, já jogou contra nós em Viana do Castelo, com vários anos de ACB. No entanto, não estamos atrás deles, temos qualidade também. Vai ser difícil, eles começaram muito bem contra Eslovénia, mas creio que será importante para nós começarmos bem a partida, com o controlo do jogo. Se tivermos sempre com o jogo controlado podermos chegar à vitória mais facilmente”, disse.

Já o Selecionador Nacional, Mário Gomes, analisou a Ucrânia, mas não desarma e acredita que o mais importante é mesmo a Seleção focar-se no seu plano de jogo: “Já referi que é uma competição relativamente curta e, portanto, nunca podemos planear os jogos que são mais importantes. São todos importantes, sobretudo o próximo. A Ucrânia é diferente de Israel. Mais corpulenta, menos móvel, tem menos opções no jogo exterior e em campo aberto, mas são mais fortes perto do cesto. São estes os pontos de referência da Ucrânia, sendo que o fundamental é estarmos focados nas nossas coisas. Sobretudo agora que temos tempo reduzido para preparar o jogo. Temos de nos focar em nós”, atirou.

Além do “raio-x” aos ucranianos, o técnico principal dos “Linces” reforçou a confiança que tem no grupo de trabalho, bem como no apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2025: “A minha convicção de que vamos estar no EuroBasket 2025 saiu reforçada e isso é possível porque no último jogo estivemos na luta até ao fim. Não tivemos ao nosso melhor nível em certos aspetos fundamentais do jogo, como as percentagens de lançamento exterior, mas mesmo assim jogámos taco a taco com Israel. É a isso que nos agarramos. Num dia menos bom conseguimos competir ao nível destas seleções. Temos de seguir em frente, não temos tempo para chorar. O melhor remédio para ultrapassar uma derrota é conseguir uma vitória. É para isso que estamos cá. A confiança é a mesma! Não nos desviamos dos nossos objetivos e só dependemos de nós. Apesar da derrota, a minha convicção de que vamos estar no Europeu para o ano que vem saiu reforçada depois do jogo de quinta-feira”, concluiu.

Portugal entra em campo na Arena Riga a partir das 19h00 deste domingo, com o jogo a ser transmitido na RTP2, assim como na plataforma de streaming da FIBA Courtside 1891.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Competições | Seleções
24 FEV 2024

Mais Notícias