Artigos da Federaçãooo

“São 100 anos de história e com grande presença a nível social”

O Sport Club Lusitânia vive, esta sexta-feira, um dia muito especial ao comemorar 100 anos de existência. Luís Carneiro, presidente do agora centenário emblema de Angra do Heroísmo, falou à FPB sobre a atualidade e o futuro.

Luís Carneiro não esconde a alegria pela data: “É um ano especial na vida desta instituição. É um enorme orgulho poder dirigir o clube nesta festividade dos 100 anos. São 100 anos de história, com muitos êxitos não só na Ilha Terceira, mas em todo o arquipélago dos Açores, já com presença a nível nacional através do basquetebol. Mas acima de tudo, também são 100 anos de uma presença muito forte a nível social no contexto da nossa cidade, da nossa ilha, o que nos tornou numa referência regional”, salienta.

O dirigente vinca a importância da formação: “A aposta desta direção, apesar de ser uma honra para nós a presença na Liga Betclic Masculina e a existência de outras modalidades, é na formação, é o nosso desígnio. O futuro do clube só será sustentável se criarmos apetência e gosto nos nossos jovens, porque serão eles os atletas do amanhã, assim como os próximos presidentes, dirigentes, treinadores”, afirma.

Para Luís Carneiro, uma das metas para o futuro está bem identificada: “Queremos afirmar o Lusitânia como uma equipa competente no contexto nacional, queremos ser uma referência no nosso país”, acentua.

O presidente do Lusitânia fala de um trabalho de fundo do clube: “O nosso trabalho passa por promover a modalidade, termos todos os escalões, dar toda a qualidade de treino aos jovens. Mais importante do que a vertente desportiva, pretendemos formar pessoas que saibam ganhar e perder, que saibam lidar com a vitória e com a frustração. Fomos campeões regionais masculinos de sub14, sub16 e sub18. Na próxima época teremos setor feminino, com equipa sénior e uma equipa da formação. O trabalho para que o basquetebol se implemente ainda mais no nosso arquipélago tem de ser conjunto”, avisa.


Portugal vence a Croácia em dose dupla

A Seleção Nacional de sub20 femininos, que vai disputar o Europeu (Divisão A) entre 8 e 16 de julho, registou dois triunfos frente à Croácia esta quarta e quinta-feira, respetivamente.

A jogar em solo croata, Portugal começou por ganhar graças a um resultado de 62-45, num jogo controlado pela nossa equipa, que apontou 8 triplos, converteu 10 dos 11 lances livres e alcançou 17 roubos de bola. No plano individual, destaque para Ana Barreto (14pts, 3res, 1ast, 1rb) e Carolina Duarte (13pts, 2res, 2ast, 1rb).

Por seu turno, no segundo duelo, a formação lusa levou a melhor por 54-37. Depois de uma desvantagem (9-12) no quarto inaugural, Portugal reagiu e aplicou parciais de 13-7, 15-6 e 17-12, numa partida em que voltou a ser forte nos roubos de bola (18). Maria Gonçalves (17pts, 1rb) e Ana Barreto (11pts, 5res, 2rb) sobressaíram do lado português.

Segue-se a participação no Torneio Internacional “Cidade de Pombal”, entre 28 e 30 de junho, com Portugal a defrontar a Chéquia, Polónia e Lituânia.

De referir que Joana Pessoa, árbitra internacional portuguesa, acompanhou a comitiva da Seleção Nacional neste estágio.


“Apaixonem-se pela modalidade, é preciso sonhar alto!”

O magnífico cenário do Largo da Várzea, em Tomar, serviu de palco a uma entrevista da FPBtv a Ticha Penicheiro, lenda do basquetebol mundial, durante o Inter-Seleções Sub17 de 3×3.

Aos 47 anos, a antiga craque, agora agente de jogadoras, e que esta terça-feira recebeu o Prémio Carreira nos Liga Betclic Awards, revisitou o seu percurso, deu conselhos aos mais jovens e mostrou-se entusiasmada com o crescimento do 3×3, que considerou “incrível para a juventude”.

Ticha vincou que “não se chega a nenhum lado sozinho” e que “é importante arriscar”, afirmou estar muito grata ao basquetebol e confessou que nunca imaginou, nos primeiros tempos, chegar a este patamar.

 


FPBtv acompanhou de perto o “MEGATICHA” (vídeo)

O último fim de semana ficou marcado pela realização do “MEGATICHA”, evento que encerrou o XVI Circuito Nacional Ticha Penicheiro e que contou com a presença da ex-internacional portuguesa. A FPBtv não perdeu a oportunidade e conversou com os protagonistas deste grande evento que reuniu 14 equipas de Mini12 femininos.


Gonçalo Delgado na subida à ACB do Basquet Girona


O jovem extremo-poste português, Gonçalo Delgado, sagrou-se campeão da final four da LEB Oro (segunda divisão espanhola), título que garante ao jogador luso e ao Bàsquet Girona, a subida à Liga ACB, principal escalão do basquetebol espanhol.

A formação de Girona apurou-se para a Final Four da competição e nas meias-finais superou o ICG Forca Lleida por 77-68, sendo que na final levou a melhor sobre o Movistar Estudiantes Madrid (66-60). Com o triunfo na competição, o Bàsquet Girona junta-se ao Granada que também tinha já garantido o acesso ao escalão máximo do basquetebol espanhol.

O jovem de 24 anos natural de Almada é um dos eleitos de Mário Gomes para a 3.ª janela de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023 e em breve vai-se juntar aos trabalhos da Seleção Nacional em Viana do Castelo.


Primeiro dia do Inter-Seleções Sub17 de 3×3 está terminado

Decorreu esta sexta-feira, em Tomar, o primeiro dia do inédito Inter-Seleções Sub17 de 3×3. Este evento, que termina no domingo, conta com três campos e 34 equipas, divididas nas categorias masculina e feminina.

Tudo principiou com a cerimónia de abertura, composta pela atuação do grupo “Sellium”, grupo de danças medievais de Tomar e pela entrega de dois tabuleiros por parte de um par de adultos e um par de crianças, de forma a evovar a famosa Festa dos Tabuleiros da cidade nabantina. Seguiram-se palavras de João Leitão, vice-presidente da FPB, e de Hélder Henriques, vereador da Câmara Municipal de Tomar.

De realçar o excelente ambiente proporcionado por todas as comitivas no requalificado Largo da Várzea, assim como pelo público presente nas bancadas.

A anteceder o início da competição, as Seleções Nacionais masculina e feminina de sub23 de 3×3 treinaram em dois dos campos. As formações portuguesas preparam a participação nos Jogos do Mediterrâneo, na Argélia, entre 30 e 3 de julho.

Foram estes os resultados da primeira jornada da prova em sub17 masculinos:

Grupo A

AB Setúbal 12-10 AB Santarém
AB Alentejo 11-9 Viana do Castelo

Grupo B

AB Porto 21-4 AB Viseu
AB Algarve 12-11 AB Vila Real

Grupo C

AB Castelo Branco 7-15 AB Leiria
AB Lisboa 15-16 AB Braga

Grupo D

AB Coimbra 21-11 AB Guarda
AB Aveiro 21-10 AB Bragança
AB Guarda 11-17 AB Madeira
AB Madeira 10-7 AB Bragança
AB Aveiro 9-10 AB Coimbra

 

Quanto ao escalão de sub17 femininos, os resultados foram os seguintes:

Grupo A

AB Viana do Castelo 14-5 AB Vila Real
AB Algarve 8-5 AB Viseu

Grupo B

AB Santarém 21-0 AB Castelo Branco
AB Aveiro 13-8 AB Madeira

Grupo C

AB Lisboa 9-6 AB Leiria
AB Setúbal 18-2 AB Alentejo

Grupo D

AB Coimbra 21-3 AB Guarda
AB Braga 4-15 AB Porto
AB Bragança 2-21 AB Braga
AB Guarda 0-21 AB Porto
AB Braga 18-11 AB Bragança

Os jogos retomam este sábado, às 9 horas, com transmissão na FPBtv.

Apresentamos algumas das melhores imagens desta sexta-feira:

 


Inter-Seleções Sub17 de 3×3 arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira (19h30), e dura até domingo, a 1.ª edição do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, evento inédito no basquetebol português que vai ter a requalificada Várzea Grande, em Tomar, como palco.

Participarão na competição 17 das 21 Associações, num total de 34 equipas nas vertentes masculina e feminina, sendo que os calendários estão disponíveis aqui e os jogadores de cada formação aqui. A FPBtv vai acompanhar a prova.

Recordamos que este certame foi apresentado no passado dia 13 de maio e na altura, a presidente da Câmara Municipal da cidade nabantina, Anabela Freitas, mostrou-se muito satisfeita por receber este Inter-Seleções: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou. Já Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das pronas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

 


“O nosso minibasquete está consolidado”

O PaRK International School comemora o seu 20.º aniversário esta terça-feira, pelo que falámos com Bruno Soares, diretor do basquetebol da instituição, que nos deu conta do ponto de situação da secção.

O dirigente recorda o retrocesso causado pela Covid-19: “Antes da pandemia tínhamos equipas até ao escalão sub16, participávamos nas competições de sub8, sub10 e sub12 e nos circuitos de sub13, sub14 e sub16. Quando estávamos numa fase de crescimento com os nossos alunos tivemos a questão da Covid-19, o que reduziu a nossa participação. Tivemos que interromper as atividades extra-curriculares, com os confinamentos, e desde que regressámos, em novembro passado, num regresso foi sendo gradual. Continuámos com muitos jovens em sub8, sub10 e sub12, mas perdemos atletas nos escalões seguintes. Atualmente temos o minibasquete como variante mais consolidada”, afirma.

Bruno Soares aborda o requisito para atuar nas equipas: “Todos os atletas estão inscritos no colégio. Ter jogadores de fora era uma posssibilidade para o futuro, mas ainda não aconteceu”, aponta.

Para Bruno Soares são várias as dificuldades que surgem, mas há objetivos definidos: “Temos sempre algumas limitações ao nível daquilo que são as regras do colégio e da coordenação das atividades extra-curriculares. Eu acabo por estar nesta luta, quero promover o basquetebol. Sou uma espécie de colaborador externo, o colégio dá-me as condições, mas eu trato de tudo aquilo que diz respeito à modalidade. É muito difícil para mim estar em todos os eventos. O meu objetivo era assemelhar-nos aos Salesianos de Lisboa e do Estoril, abrindo espaço à competição e tendo todos os escalões, eventualmente com alunos externos. Infelizmente, isso não é possível neste momento, pelo que pretendo que apostemos nos escalões mais baixos de formação, onde temos mais adesão dos atletas, e reencaminhá-los para os clubes”, conclui.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial PaRK International School


Hora de balanço da fase final do Nacional de sub14 masculinos

Na conclusão da fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos, que coroou o Sporting CP, a FPBtv entrevistou figuras da modalidade presentes em Ílhavo, e algumas ligadas à organização do ponto alto.

Falaram aos microfone do nosso canal os vice-presidentes federativos Miguel Pereira, Sara Ferreira e Rui Dias, assim como Rui Nazário (selecionador nacional de sub14 masculinos) e Pedro Cura (diretor regional da AB Aveiro).

 


Reações no cair do pano da Liga Betclic Masculina

No rescaldo do FC Porto vs. SL Benfica do passado sábado, que guiou as “águias” à conquista da Liga Betclic Masculina, a FPBtv ouviu alguns dos protagonistas.

Do lado “azul e branco”, e no dia em que Moncho López anunciou o adeus ao clube, o treinador afirmou que o Benfica foi superior e explicou como, lamentou as lesões sofridas, parabenizou o adversário e projetou um futuro positivo para o FC Porto.

Já o treinador do Benfica, Norberto Alves, vincou que os “encarnados” atuaram com a “atitude certa” e se mostraram inteligentes, elogiou o FC Porto e revelou uma mensagem transmitida há algum tempo ao balneário. Por seu turno, o base Diogo Gameiro salientou o rendimento do Benfica nos playoffs e não escondeu a felicidade com o regresso aos títulos do clube, enquanto José Barbosa disse esperar que este “seja o início de um ciclo ganhador para o Benfica”, com mais títulos no horizonte, e lembrou o desgaste de uma épooca longa.

 

 


Quinta dos Lombos sagra-se campeã nacional de sub14 femininos

A Quinta dos Lombos venceu o Coimbrões/CimaRent por 53-32 e conquistou, pela primeira vez, o título nacional de sub14 femininos. O emblema de Carcavelos rubricou uma fase final invencível.

No duelo que acabou por dar o título aos Lombos, a formação nortenha até liderou o primeiro quarto (13-8), mas o opositor da Linha de Cascais reagiu em força, e com um parcial de 20-2 assumiu o controlo do jogo em definitivo. Laura Silva (21pts, 3res, 1ast, 1rb) esteve em foco nos Lombos e Mafalda Monteiro (11pts, 9res, 2ast, 5rb, 1dl) foi importante no Coimbrões, terceiro classificado.

O CAB ultrapassou o GDESSA, equipas que se encontravam igualadas na classificação, por 49-44, num duelo emotivo. A 2:23 minutos do soar da buzina, o marcador registava um empate a 43 pontos, mas um parcial de 6-0 para a formação insular fechou a questão. O CAB contou com a inspiração de Isabel Ferreira (22pts, 5res, 6rb, 1dl) e Margarida Sousa (16pts, 7res, 3rb), enquanto no GDESSA, quarto posicionado, deram nas vistas Miriam Queta (17pts, 19res, 2rb), autora de uma grande exibição, e Maria Ferreira (10pts, 5res, 1ast, 2rb).

Por seu turno, o Guifões SC superou o Carnide Clube por 42-37. Depois da turma lisboeta ter chegado ao final do primeiro quarto no comando (12-11), o adversário nortenho reagiu e com parciais de 9-3 e 13-11 inverteu a questão. Sofia Mota (12pts, 7res, 2ast, 1rb, 2dl) e Maria Campos (11pts, 1res, 1ast, 2rb) destacaram-se no Guifões e Matilde Lopes (13pts, 9res, 1ast, 2rb, 1dl), Maria Moreira (11pts, 9res, 1ast, 4rb) e Inês Dias (10res) deram nas vista do lado do Carnide.

O cinco ideal da fase final foi o seguinte:

– Isabel Ferreira (CAB Madeira A)

– Mafalda Monteiro (Coimbrões/CimaRent)

– Laura Silva (Quinta dos Lombos)

– Maria Pedreira (Quinta dos Lombos)

– Miriam Queta (GDESSA)

 


Sporting na linha da frente para o título de sub14 masculinos

Em Ílhavo, este sábado, o Sporting CP registou mais dois triunfos na fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos e isolou-se na classificação, à entrada para o decisivo dia da prova.

Os “leões” ultrapassaram o GB Atlântico por 40-31, com João Conceição (13pts, 5res) inspirado na turma de Alvalade, e o SC Beira-Mar por 60-24, sendo João Inácio (16pts, 5res, 1ast, 4rb) o melhor em campo.

No segundo posto surge o SL Benfica, que perdeu (46-60) diante do Beira-Mar, seguindo-se uma vitória (63-60) contra a Académica/Hospital da Luz. Os “estudantes” também perderam (48-33) face ao Galitos/Smartthink, que ainda ganhou (57-47) ao GB Atlântico.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.