Artigos da Federaçãooo
Imortal BC “B” sagra-se campeão nacional da 2.ª divisão
O Imortal BC “B” é o novo campeão nacional da 2.ª divisão masculina depois de bater na final nacional o FC Gaia, representante da zona norte.
Num encontro disputado no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, no Barreiro, foi o Gaia que entrou melhor e saiu na frente após os dez minutos iniciais (18-16). No entanto, o emblema algarvio reagiu no segundo quarto e saltou para a liderança com um parcial de 22-12, que lhe permitiu recolher ao balneário com uma vantagem de 38-30.
No terceiro quarto os comandados de António Pires não baixaram o ritmo e voltaram a distanciar-se no marcador (24-16). No último período a equipa do FC Gaia conseguiu equilibrar o marcador, mas no final foi o Imortal que fez a festa ao vencer por 76-60.
Jonathan Silva (14pts, 12res, 2rb, 1dl) foi a grande figura da formação vencedora, com Jason Catarino (10pts, 8res, 3rb), Andre Jackson (17pts, 7res, 2ast, 1rb), Manuel Magalhães (12pts, 3res, 1ast, 2rb) e André Jardim (12pts, 3res, 1rb) a estarem em grande plano. Já na equipa vencida, Pedro Lopes (12pts, 2res, 2ast) e Manuel Carvalho (10pts) foram os mais esclarecidos.
FC Gaia e Imortal BC B conquistam títulos zonais na 2.ª Divisão
O FC Gaia e o Imortal BC B conquistaram os títulos zonais na 2.ª Divisão masculina, após superarem a Juvemaia-ACDC e o Atlético CP, respetivamente. Estas quatro equipas, na véspera, já tinham garantido a promoção à 1.ª Divisão.
Na Zona Norte, em Ílhavo, o FC Gaia levou a melhor sobre a Juvemaia por 64-56.
Já a sul, em Lisboa, o Imortal B ganhou ao Atlético por 91-51, numa partida em que pelos algarvios se destacou Andre Jackson (30pts, 2res, 7ast, 3rb), enquanto no emblema da Tapadinha o melhor registo pertenceu a Hugo Aurélio (12pts, 7res, 1rb).
Juvemaia, Gaia, Atlético e Imortal B asseguram promoção à 1.ª Divisão
Dia intenso no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, com a Juvemaia-ACDC, FC Gaia, Atlético CP e Imortal BC B a subirem à 1.ª Divisão.
As finais zonais estão agendadas para este domingo: a norte, em Ílhavo, Juvemaia vs. FC Gaia (17h30), e a sul, em Lisboa, Atlético vs. Imortal B (15h), com ambos a terem transmissão na FPBtv.
Zona Norte
A Juvemaia superou o BC Vila Real por 56-47, numa partida em que o seu melhor jogador em campo foi Rachine Ribeiro (16pts, 12res, 1ast, 1rb), enquanto do lado transmontano o sinal mais pertenceu a Pedro Carvalhal (16pts, 9res, 4ast, 4rb).
Por seu turno, o FC Gaia levou a melhor (56-42) sobre o AFC/Fitnest-Uti.
Zona Sul
O Atlético suplantou os Salesianos do Estoril por 73-60, e João Marques (18pts, 12res, 4ast) contribuiu positivamente para o conjunto da Tapadinha, ao passo que Joel Teixeira (23pts, 14res, 4ast, 9rb) se mostrou inspirado no emblema da Linha de Cascais.
Já o Imortal B venceu o Carnide Clube por 79-51, com Jonathan Silva (20pts, 7res, 2ast, 1rb) e Andre Jackson (19pts, 11res, 2ast, 1rb) a revelarem-se importantes na manobra algarvia e Gonçalo Soares (16pts, 6res, 2ast, 1rb) como maior figura da turma lisboeta.
Meias-finais e quatro vagas de subida em disputa
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, tomaram lugar os playoffs, de onde saíram os apurados para as meias-finais zonais. Na Zona Norte, seguem em prova FC Gaia, Juvemaia-ACDC, AFC/Fitnest-Uti e BC Vila Real. Na Zona Sul, avançam Salesianos do Estoril, Imortal BC B, Atlético CP e Carnide Clube. Os emblemas que conseguirem a qualificação para as finais zonais garantem também a subida à 1.ª Divisão masculina.
Playoff – Zona Norte
O FC Gaia alcançou um duplo êxito frente ao CD Póvoa B, por 86-48 e 60-57. Na segunda partida, Pedro Lopes (7pts, 11res, 2ast, 2rb), pelos gaienses, e Thomas Sampaio (18pts, 4res, 3ast, 5rb), pelos poveiros, reclamaram o protagonismo. No duelo a opor Juvemaia-ACDC e CD José Régio, a formação maiata prevaleceu, fruto da diferença pontual com que arrecadou a vitória no primeiro jogo – 60-81. O CD José Régio rebateu a derrota ao impor-se por 67-59, alavancado na prestação de Gonçalo Dias (20pts, 9res, 2rb), que rivalizou com Jacquelino Mendonça (17pts, 21res). Após empate a 57, o BC Vila Real ultrapassou o GD Gafanha por 47-67 e assegurou a presença nas meias-finais zonais. Sem dar azo a dúvidas, o AFC/Fitnest-Uti superou o NCR Valongo por elucidativos 66-44 e confirmou a passagem com novo triunfo, desta feita por 59-56.
Playoff – Zona Sul
Os Salesianos do Estoril aplacaram com autoridade a oposição da AAUBI no primeiro compromisso – 82-59. Fora de portas, por números menos dilatados, o marcador voltou a ser favorável aos estorilenses – 71-78. Numa eliminatória pautada pelo equilíbrio, o Carnide Clube suplantou o CB Fundão, graças ao triunfo obtido no primeiro dia – 69-80. A turma da Beira Baixa replicou o feito do seu rival ao vencer fora de portas, por oito pontos – 70-78 -, dígitos insuficientes para o apuramento. O Imortal BC B mostrou-se dominador perante o Seixal Superveda ao rubricar um sucesso em dose dupla. Primeiro, os algarvios impuseram-se por 88-46, com Pedro Belo (12pts, 14res, 2ast) e Andre Jackson (31pts, 7res, 3ast, 5rb) a despontarem em vencidos e vencedores, respetivamente. No confronto derradeiro, o Imortal BC B voltou a ser superior e ganhou por 82-48, alavancado no desempenho de Jonathan Silva (22pts, 5res, 2ast, 2rb, 1dl), em despique individual com Pedro Marques (13pts, 4res, 1ast, 1rb), o melhor nos seixalenses. Num embate de elevada produção ofensiva, o Atlético CP trouxe a vitória do reduto do CBA Município de Albufeira – 82-87. Em casa, a equipa da Tapadinha vincou a determinação de seguir em frente ao vencer por 82-57, desfecho para o qual se revelou decisivo João Manuel (33pts, 2res, 1rb). No conjunto de Albufeira, Andrew Bruggink (26pts, 5res, 4ast, 2rb) representou a maior ameaça.
Definidos os concorrentes à subida
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, encerrou a fase regular e desvendaram-se os emblemas que avançam para os playoffs. Na Zona Norte, vão bater-se pela qualificação para a Final 4 zonal CD Póvoa B, FC Gaia, CD José Régio, Juvemaia-ACDC, BC Vila Real, GD Gafanha, AFC/Fitnest-Uti e NCR Valongo, enquanto a sul têm a palavra Salesianos do Estoril, AAUBI, CD Fundão, Carnide Clube, Seixal Superveda, Imortal BC B, CBA Município de Albufeira e Atlético CP.
Zona Norte A
O Vitória SC B infligiu a única derrota da fase regular ao líder CD Póvoa B – 54-75 -, num encontro em que merecem ênfase as prestações de Afonso Soares (26pts, 15res, 8ast, 3rb, 1dl), nos vimaranenses, e João Santos (8pts, 1ores, 1ast, 3rb), nos poveiros. O GD André Soares imperou no duelo caseiro com o BC Limiense – 60-56.
Zona Norte B
A Juvemaia-ACDC derrotou a Escola SLB Oliveira de Azeméis por 60-50 e preservou o comando da série em igualdade pontual com o FC Gaia, vitorioso na receção ao SC Beira-Mar Sub22 B – 58-53. No campo do CLIP Teams, a UAA Aroso impôs-se pela margem mínima, impulsionada pelos desempenhos de Francisco Azevedo (22pts, 3res, 2ast, 1rb) e Ildo Lopes (9pts, 17res, 1rb), em disputa com Tedoyame Simão (12pts, 6res, 2ast, 4rb), o melhor dos locais. O CAA Salesianos/Padaria Ribeiro recebeu e venceu o Maia Basket Clube B – 72-64.
Zona Norte C
O NCR Valongo capitalizou o fator casa diante do BC Vila Real, que ultrapassou por concludentes 88-60.
Zona Norte D
Na reta final, o GD Gafanha roubou a liderança ao AFC/Fitnest – Uti, que bateu por 54-52 e passou a igualar na tabela classificativa, mas com vantagem no confronto direto. No embate entre Conimbricense e Académica Sub 22 B, os dois pontos penderam com clareza para os visitantes – 56-80. O Guarda Basket Nacex cedeu ante o CAD Coimbra Basquete – 41-70.
Zona Sul A
A AAUBI caiu no reduto do Rio Maior Basket, por 55-54, sem que a derrota impedisse a formação da Covilhã de terminar no primeiro posto a fase regular. O seu mais direto perseguidor, o CB Fundão, derrubou também a oposição do Rio Maior Basket por 87-73. A União de Leiria Basquetebol contornou a resistência do Stella Maris/Profresco – 54-49 -, que colheu ainda um triunfo frente ao Rio Maior Basket por 59-56. Por sua vez, a ABA/IPCB amealhou a quinta vitória da época, na visita ao Rio Maior Basket – 52-58 – e fechou a sua participação no quarto posto.
Zona Sul B
Numa semana atribulada, os Salesianos do Estoril alcançaram desfechos opostos perante o CA Queluz/O Nosso Prego B, que suplantaram, fora de portas, por 75-66. Os papeis inverteram-se quando, na condição de visitados, os Salesianos do Estoril vacilaram perante a turma de Queluz – 68-75. Num terceiro embate, a equipa estorilense ditou leis frente ao líder, Carnide Clube – 73-64. Já o CA Queluz/O Nosso Prego B entrou igualmente em campo para defrontar o Odivelas Basket, que levou a melhor por 74-63, e o Maria Pia SC/A Penalva da Graça, emblema ao qual se superiorizou de forma incontestável – 104-65.
Zona Sul C
Na jornada derradeira, o Atlético CP não facilitou e manteve o estatuto invicto, frente à SIMECQ – 52-56. O Seixal Superveda derrotou categoricamente o BAC Sub 23 B por 75-32, com Pedro Belo (14pts, 15res, 1rb, 2dl) a assumir o protagonismo. Tiago Pereira (12pts, 2res, 1rb) ofereceu a maior réplica nos visitantes.
Zona Sul D
O Imortal BC B finalizou a fase regular sem conceder qualquer derrota, ao superar o CBA Município de Albufeira por expressivos 103-73, com Jonathan Silva (27pts, 8res, 3ast, 4rb, 1dl) a assinar uma exibição notável, nos locais, tal como Andrew Bruggink (39pts, 6res, 4ast), nos forasteiros. O SC Farense A venceu o Portimonense Sub22 B por 78-65.
Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do FC Gaia – Basquetebol.
Odivelas Basket tira proveito da jornada dupla
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, o Odivelas Basket obteve duas importantes vitórias na luta pelo acesso ao playoff. No grupo dos que ambicionam os lugares mais altos, a norte, evidenciaram-se CD Póvoa B, ainda invicto, Juvemaia-ACDC, SC Beira-Mar Sub22 B, NCR Valongo e BC Vila Real. Nas séries a sul, alcançaram êxitos AAUBI, União de Leiria, Carnide Clube, Atlético CP, Imortal BC B e CBA Município de Albufeira.
Zona Norte A
O CD Póvoa B assinou a nona vitória em outros tantos jogos, por margem dilatada, na receção ao BC Limiense – 117-34 -, com Miguel Rodrigues (27pts, 1ast, 4rb) e João Embaló (12pts, 10res, 3ast, 3rb) em destaque, pelos poveiros, e Simão Monteiro (10pts, 3res, 3rb) nas fileiras rivais.
Zona Norte B
Com vitórias sobre o CLIP Teams – 77-60 – e o FC Gaia – 59-44 -, à data líder, a Juvemaia-ACDC consumou com sucesso o assalto ao topo da classificação. No duelo com os gaienses, onde se notabilizou André Silva (6pts, 10res, 1ast, 2dl), Jacquelino Mendonça mostrou-se preponderante (16pts, 20res, 3rb). O SC Beira-Mar Sub22 B também saldou a jornada dupla com êxito absoluto, diante do Maia Basket Clube B – 97-71 – e o CLIP Teams – 49-44. A jogar em casa, a UAA Aroso prevaleceu no embate contra a Escola SLB Oliveira de Azeméis – 65-47.
Zona Norte C
O NCR Valongo retomou os resultados positivos ao bater a Diogo Cão por expressivos 85-67, vergada também pelo BC Vila Real – 66-43.
Zona Norte D
O AFC/Fitnest – UTI sofreu a segunda derrota da época, na visita ao CAD Coimbra Basquete – 62-54 -, conjunto que contornou igualmente a resistência do Guarda Basket Nacex – 81-46. A equipa da Beira Alta cedeu pontos ainda no reduto do Conimbricense – 90-60.
Zona Sul A
À cabeça da série, a AAUBI superou a concorrência do Stella Maris/Profresco – 58-51 – e do CB Fundão – 81-72 -, que viveu uma jornada negativa ao cair também às mãos do Rio Maior Basket – 78-73. A União de Leiria recebeu e venceu o Rio Maior Basket – 63-50.
Zona Sul B
O Carnide Clube capitalizou o fator casa face à oposição do CA Queluz/O Nosso Prego B – 72-61 -, que averbou mais duas derrotas frente ao Odivelas Basket – 60-75 – e aos Salesianos do Estoril – 66-75. No embate entre Odivelas Basket e Salesianos do Estoril, prevaleceram os anfitriões – 70-64.
Zona Sul C
O Atlético CP distanciou-se do segundo classificado, Seixal Superveda, que vergou por 65-51, com João Manuel (32pts, 5res, 2ast, 3rb) a contribuir de forma decisiva para o êxito, não obstante a réplica de Pedro Belo (8pts, 19res, 3rb, 2dl). O BAC Sub23 B perdeu diante da SIMECQ – 47-55 -, encontro no qual se distinguiram Tiago Pereira (12pts, 13res, 1ast, 5rb), nos locais, e Guilherme Silva (13pts, 10res, 2rb, 1dl), nos visitantes.
Zona Sul D
O Imortal BC B conserva o estatuto imbatível, mercê do sucesso alcançado, com contundência, perante o SC Farense – 123-50. Já o CBA Município de Albufeira impôs-se, de forma concludente, ao Portimonense Sub22 B – 115-49.
Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do Odivelas Basket.
ABA/IPCB conquista quarta vitória da época
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, a ABA/IPCB assinou o quarto triunfo da época, o terceiro consecutivo. Entre as equipas que cobiçam os lugares cimeiros destacaram-se o GD André Soares, FC Gaia, UAA Aroso, SC Beira-Mar Sub22 B, BC Vila Real, Académica Sub22 B, Imortal BC B e CBA Município de Albufeira.
Zona Norte A
O CD José Régio caiu no reduto do GD André Soares – 60-55 -, que fica agora a dois pontos do seu rival desta jornada, com um encontro em atraso por disputar.
Zona Norte B
O FC Gaia dilatou o seu pecúlio de vitórias ao superar, como visitante, o Maia Basket Clube B – 60-77. Também fora de portas, a UAA Aroso levou de vencida o CAA Salesianos/Padaria Ribeiro – 45-56. O SC Beira-Mar Sub22 B deslocou-se ao reduto da Escola SLB Oliveira de Azeméis, onde triunfou com clareza por 49-70, resultado que colocou a formação vencida à mercê do CLIP Teams, vitorioso na receção à Juvemaia-ACDC – 62-51. Nos locais, notabilizou-se Tedoyame Simão (30pts, 4res, 4rb, 1dl), e, nos maiatos, Gonçalo Rocha (6pts, 5res, 3 ast, 1rb).
Zona Norte C
O BC Vila Real pôs termo ao estatuto de intocável do NCR Valongo por expressivos 64-40.
Zona Norte D
Com Afonso Marques (13pts, 8res, 4ast, 2rb, 1dl) em plano de destaque, a Académica Sub22 B vergou o segundo classificado, o GD Gafanha – 65-59 -, apesar do desempenho de elevado nível de Yosvani Culanda (20pts, 22res, 2ast, 1rb). O Guarda Basket Nacex saiu derrotado do embate com o Conimbricense– 25-60.
Zona Sul A
Líder à condição, a ABA/IPCB somou a quarta vitória da época, ante a União de Leiria – 74-47. Em sentido oposto, o CB Fundão cedeu às mãos do Stella Maris/Profresco por 61-65.
Zona Sul B
O Maria Pia SC/A Penalva da Graça não conseguiu suster o poderio do Odivelas Basket, que se impôs com autoridade por 50-97.
Zona Sul D
O Imortal BC B prolongou o registo imbatível com dois triunfos sem contestação perante o mesmo rival, o Portimonense – 126-20 e 119-30. No segundo compromisso entre ambos, sobressaíram Jonathan Silva (34pts, 18res, 4ast, 4rb), nos anfitriões, enquanto Idulino Barros (9pts, 1res) foi o mais inconformado nos visitantes. O CBA Município de Albufeira bateu o SC Farense por 75-52 e ocupa o segundo lugar.
Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial da ABA/IPCB
BC Vila Real arrecada primeira vitória
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, o BC Vila Real venceu, pela primeira vez, na série Norte C. No lote de clubes que disputam as posições dianteiras, merecem ênfase os sucessos de CD Póvoa B, FC Gaia, AFC/Fitnest – UTI, CB Fundão, Carnide Clube, Atlético CP, Seixal Superveda e Imortal BC B.
Zona Norte A
O CD Póvoa B conservou o registo imaculado graças ao êxito na visita ao Vitória SC B – 64-76.
Zona Norte B
Em casa da Escola SLB Oliveira de Azeméis, o FC Gaia chegou à dezena de triunfos, em 11 partidas, com um marcador elucidativo – 48-78. O SC Beira-Mar Sub22 B ultrapassou a oposição do CLIP Teams por 52-58, tendo contado com a inspiração de David Araújo (10pts, 14res, 1ast, 7rb, 2dl), cujo principal contendente na formação portuense foi Jorge Mota (9pts, 5res, 3ast, 2rb, 1dl). Os aveirenses rentabilizaram a jornada com um saldo totalmente positivo ao bater também o CAA Salesianos/Padaria Ribeiro – 87-84. A UAA Aroso recebeu e venceu o Maia Basket Clube B por 60-58.
Zona Norte C
O BC Vila Real conquistou o primeiro êxito da época, ao superar a Diogo Cão por concludentes 81-42.
Zona Norte D
O Conimbricense cedeu ante o primeiro classificado, AFC/Fitnest – UTI, – 60-78. No dérbi, o CAD Coimbra Basquete imperou diante da Académica Sub 22 B – 76-70 -, ao passo que o Guarda Basket Nacex sofreu uma derrota pesada às mãos do GD Gafanha por 124-47.
Zona Sul A
Num embate entre os dois primeiros classificados, o CB Fundão levou a melhor sobre a AAUBI – 73-70 – e depende apenas de si para escalar até ao topo, ao dispor de um jogo a menos. Igualmente por uma curta margem, a União de Leiria Basquetebol contornou a resistência do Stella Maris/Profresco por 61-63.
Zona sul B
O Carnide Clube aproveitou o fator casa para construir uma importante vitória frente aos Salesianos do Estoril – 86-74 -, rival à distância de quatro pontos com dois jogos em atraso.
Zona Sul C
No reduto do BAC Sub 23 B, o líder e invicto Atlético CP prevaleceu por 43-64, com João Marques (8pts, 10res, 2rb) a reclamar o protagonismo. Nos locais, ressaltou a atuação de Tiago Pereira (13pts, 6res, 1rb). Na tabela classificativa, segue-se o Seixal Superveda, que também não vacilou na deslocação ao terreno da SIMECQ – 44-62.
Zona Sul D
O Imortal BC B prolongou o registo imbatível com um triunfo por números muito dilatados perante o CBA Município de Albufeira – 123-52 -, que derrotara o Portimonense Sub 22 B – 98-40.
Nota: fotografia da autoria de Soraia Fraga
NCR Valongo só sabe vencer
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, o NCR Valongo conta os jogos por vitórias. CD José Régio, FC Gaia, Juvemaia-ACDC, GD André Soares, ABA/IPCB, Salesianos do Estoril e Imortal Basket B foram outros dos emblemas em evidência, entre aqueles que cobiçam os lugares cimeiros.
Zona Norte A
O CD José Régio bateu de modo indiscutível o Vitória SC B por 91-42 e igualou o CD Póvoa B, no topo da classificação, mas os poveiros têm um encontro por disputar. Entre BC Limiense e GD André Soares, foram os visitantes a ditar leis por 81-84.
Zona Norte B
O FC Gaia não facilitou a missão do CLIP Teams, que contornou por inequívocos 65-33, e permanece na dianteira, empatado com a Juvemaia-ACDC, vitoriosa na receção ao emblema vizinho Maia Basket Clube B– 88-82 -, com Jacquelino Mendonça (35pts, 24res, 1rb) a empurrar a sua equipa para o êxito com uma extraordinária valorização de 55.5. Do outro lado, Francisco Nunes (30pts, 6res, 4rb) também se exibiu em grande plano. Antes, os gaienses vergaram a concorrência do CAA Salesianos/Padaria Ribeiro – 79-32 -, conjunto que caiu também caiu às mãos da Juvemaia-ACDC por 83-61. Por seu turno, o Maia Basket Clube B voltou a não levar o resultado pretendido ante o Beira-Mar Sub22 B – 69-79.
Zona Norte C
O NCR Valongo continua em estado de graça, tendo ultrapassado, fora de portas, a Diogo Cão por 53-78, o que mantém intacto o seu registo invencível.
Zona Norte D
A Académica Sub22 B alcançou um triunfo por números dilatados perante o Guarda Basket Nacex – 66-45 -, impulsionada pela prestação de Guilherme Cabaço (15pts, 12res, 1rb), em batalha individual com Dunildo Fernandes (10pts, 11res, 1rb, 1dl). O GD Gafanha persiste no encalço do líder, AFC/Fitnest – UTI, depois de sair por cima do duelo equilibrado frente ao CAD Coimbra Basquete – 67-62.
Zona Sul A
A ABA/IPCB amealhou a quarta vitória da época ao ganhar o embate caseiro contra o CB Fundão – 75-68 -, que perdeu o estatuto invicto. Na partida que opôs Stella Maris/Profresco e AAUBI, imperaram os visitantes – segundos classificados, com menos quatro encontros do que a ABA/IPCB – mercê de um placar de 37-46. A fechar o pódio está a União de Leiria, que trouxe da deslocação a Vila Franca de Xira um triunfo por 59-74, diante da UD Vilafranquense.
Zona Sul B
Os Salesianos do Estoril construíram o marcador mais amplo da jornada, no reduto do Maria Pia SC/A Penalva da Graça – 33-101 – e não averbaram ainda qualquer derrota.
Zona Sul C
O BAC Sub23 B foi suplantado, na condição de anfitrião pelo Seixal Superveda – 54-62.
Zona Sul D
Numa partida entre equipas imbatíveis até à data, o Imortal BC B preservou a distinção ao transpor a oposição do CBA Município de Albufeira – 60-85 -, desenlace para o qual contribuiu decisivamente Andre Jackson (30pts, 6res, 3ast, 1dl). Na formação vencida, ressaltam os dígitos de Andrew Bruggink (31pts, 9res, 2ast, 3rb).
GD Gafanha regressa aos triunfos
No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão masculina, o GD Gafanha superou o Conimbricense, uma semana depois de sair derrotado diante do mesmo. Nota de destaque para o estatuto invicto de – entre os clubes em ação – CD Póvoa B, NCR Valongo, Atlético CP, CBA Município de Albufeira.
Zona Norte A
A atuar fora de portas, o CD Póvoa B dilatou o seu percurso imaculado ao bater o GD André Soares por 40-69. No embate entre CD José Régio e BC Limiense, a lógica da classificação imperou, já que os locais levaram a melhor – 65-56. Por último, o Famabasket vislumbrou os primeiros dois pontos, mas o Vitória SC B foi quem sorriu no final com o marcador a assinalar 56-61.
Zona Norte B
O FC Gaia regressou à competição a todo o vapor e superou o Maia Basket Clube B – 87-57. O CLIP Teams prevaleceu na receção à Escola SLB/Oliveira de Azeméis – 65-50 -, feito impulsionado pela prestação de Guilherme Albergaria (8pts, 10res, 5ast, 1rb), que teve em Fernando Costa (6pts, 10res, 2rb) o principal opositor. Antes, o CAA Salesianos/Padaria Ribeiro vergou o mesmo CLIP Teams por 65-60. No frente-a-frente entre UAA Aroso e SC Beira-Mar Sub22 B, os dois pontos penderam para a formação anfitriã – 66-58 -,
Zona Norte C
O BC Vila Real persiste na busca do primeiro êxito da temporada, tendo caído às mãos do NCR Valongo – 63 – 51 -, que amealhou a segunda vitória em igual número de jogos disputados.
Zona Norte D
Em contraste com a jornada anterior, o GD Gafanha “vingou” a derrota com o Conimbricense, que ultrapassou por 47-42, e mantém a perseguição ao líder AFC/Fitnest-Uti, novamente soberano, por dígitos muito confortáveis, perante o Guarda Basket Nacex – 36-76.
Zona Sul A
ABA/IPCB reatou a prova da melhor maneira, ao receber e vencer o Stella Maris/Profresco por 71-66. Por sua vez, a AAUBI ganhou à UD Leiria por 63-54.
Zona Sul B
O Carnide Clube superiorizou-se ao Odivelas BC – 77-73 – e continua a encabeçar a série, embora, por ter maior número de jogos disputados, ao alcance de CA Queluz/O Nosso Prego e Salesianos do Estoril, este sem quaisquer derrotas.
Zona Sul C
Na única partida realizada, o Atlético CP contornou a resistência da SIMECQ – 63-46 -, embalados pela boa atuação de Jorge Afonso (18pts, 4res, 1ast). Do lado dos vencidos, o seu primeiro concorrente foi Manuel Galvão (10pts, 3res, 3ast, 4rb).
Zona sul D
O SC Farense não conseguiu suster o poderio do CBA Município de Albufeira, que arrecadou os dois pontos com um resultado favorável de 46-110.
Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do GD Gafanha
CD Póvoa “B”, Juvemaia, AFC e CB Fundão triunfam
No Campeonato Nacional da 2ª divisão masculina, CD Póvoa “B”, Juvemaia-ACDC, AFC/Fitnest-Uti e CB Fundão continuam sintonizados com as vitórias e permanecem nos lugares dianteiros das suas zonas.
Zona norte A
O CD Póvoa “B” manteve intacta a “veia” ganhadora e o primeiro lugar, ao ultrapassar o FamaBasket por taxativos 114-20. Em partida pautada por equilíbrio, o Vitória SC “B” não fez valer o fator casa e cedeu ante o GDAS por 85-88.
Zona norte B
A Juvemaia-ACDC, na liderança partilhada com o FC Gaia – que não jogou -, sobrepôs-se à UAA Aroso por 66-56, enquanto a Escola SLB/Oliveira de Azeméis perdeu terreno na batalha pelo topo ao sair derrotada na receção ao CAA Salesianos/Padaria Ribeiro – 60-68. Por último, o Maia Basket “B” caiu por margem expressiva na visita ao reduto do CLIP Teams – 80-52.
Zona norte D
O AFC/Fitnest-Uti reatou a competição da melhor forma ao bater o CAD Coimbra Basquete – 67-50 -, enquanto o seu mais direto perseguidor, o GD Gafanha vacilou no duelo com o Conimbricense – 59-42. No embate que opôs Guarda Basket Nacex e Académica Sub22, prevaleceram os forasteiros – 43-77.
Zona sul A
O CB Fundão contornou a resistência da UD Leiria – 52-54 – e permanece invicto na prova. No outro encontro da série, o Stella Maris/Profresco superou a UD Vilafranquense por 54-52.
Zona sul B
A jogar fora de portas, o CA Queluz/O Nosso Prego somou os dois pontos diante do Maria Pia SC/A Penalva da Graça – 49-83.
Nota: Fotografia retirada da página de Facebook oficial do AFC/Fitnest-Uti.
“Dá-me mais prazer ver o jogo agora do que quando era mais novo”
“É o prazer de jogar”, explica Miguel Araújo, jogador do Atlético CP, que cumpre a 42.ª temporada da sua carreira como jogador de basquetebol.
Depois de mais de quatro décadas dentro de campo, o extremo cumpre a última época e confessa que tem um sabor especial: “Neste momento da minha vida tenho o privilégio de estar a jogar de uma forma diferente. Com o mesmo gosto pelo basquetebol, mas com amigos e conhecidos que encontrei ao longo de várias gerações, e que estão todos nesta equipa do Atlético para ajudarmos o clube a subir para o lugar em que deve estar”.
Com 26 anos de ligação ao Atlético Clube de Portugal, o experiente atleta admite que nunca teve como objetivo testar a sua longevidade na modalidade: “Veio naturalmente, tanto que eu aos 38 anos deixei mesmo de jogar, parei meio ano, mas começaram a chatear-me para voltar a jogar e até fui para o Santa Clara durante quatro meses. Já estava parado há seis meses e surgiu um desafio do Luís Silva, que era do Benfica. Ele fez força para que eu ainda jogasse esses quatro meses, e a partir daí já não parei mais”, esclarece.
Para Hugo Sousa, técnico do clube lisboeta, o caso de Miguel é singular: “Tem uma paixão pelo jogo como poucos, é um autêntico cavalo de competição, e tem umas qualidades físicas completamente acima da média que lhe permitem, aos 50 anos, continuar a jogar basquetebol com uma intensidade difícil de encontrar muitos jovens”, clarifica.
Conhecido pela sua irreverência, Miguel Araújo, que cumpriu 50 anos no passado sábado, confessa que agora é um jogador diferente, mas que mantém certos princípios: “Dentro daquela irreverência toda que sempre tive e pelo qual sou conhecido, agora sou muito mais calmo. Dá-me prazer ver outras coisas, não só minhas, mas de outros colegas, coisas em que nem sequer reparava”.
Com uma carreira tão longa, o extremo tem vários momentos felizes, mas destaca alguns que foram especiais e que guarda com carinho: “A minha primeira ida à seleção marcou-me porque era bastante novo e fazer todo esse percurso foi bom para mim. Ganhar o campeonato em juvenis e juniores, naquela idade que se vive muito a vida de cabeça no ar, mas foram dos melhores momentos que passei na minha carreira”.
Entre todos os momentos positivos, Miguel Araújo deixa apenas um episódio que gostava que tivesse tido um desfecho diferente: “Eu quando tinha 18 anos tive uma possibilidade de ir para os Estados Unidos, na altura para a Universidade de Pace, só que o meu pai não me deixou, eu tinha 17 para 18 anos e o meu pai tinha que assinar a folha e não assinou. Se calhar isso porque me marcou imenso naquela altura”, mas mostra-se contente: “Podia ter tido mais alguma coisa, mas estou satisfeito”.
Quanto ao futuro, confirma que, apesar do gosto pela modalidade, não deverá regressar a nível oficial: “A nível oficial não, talvez numa equipa de veteranos”, explica.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.