Artigos da Federaçãooo

FC Porto e Sporting avançam para as meias-finais dos playoffs

Domingo com três jogos da Liga Betclic Masculina, com o FC Porto a levar a melhor sobre o Imortal LUZiGÁS (63-83) e avançar para as meias-finais dos playoffs, tal como o Sporting CP que superou o Lusitânia/Expert (78-90) e também avançou na competição. No playout, o Vitória SC somou novo triunfo diante do Illiabum Clube (95-86) e está a apenas mais uma vitória de assegurar a manutenção no principal escalão do basquetebol português.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira despediu-se do Imortal LUZiGÁS e da temporada 2021/22 depois da derrota por 63-83 diante do FC Porto que entrou melhor em campo e logo no primeiro quarto conseguiu um parcial de 19-27.

A equipa da casa tentou equilibrou as contas do jogo antes do intervalo (37-42), mas a entrada azul e branca na segunda metade foi dominante e com 23 pontos marcados contra apenas nove dos algarvios os “dragões” entrariam com 19 pontos de vantagem nos derradeiros dez minutos (46-65). Sem hipóteses para anular o domínio azul e branco, o FC Porto garantiu novo triunfo e a passagem às meias-finais dos playoffs onde vai defrontar o Sporting CP.

Na equipa algarvia evidenciaram-se Roddy Petters Jr. (12pts, 3res, 3ast, 2rb), Ty Toney (12pts), Keven Gomes (11pts, 5res, 3dl) e Sérgio Silva (9pts, 10res, 5ast, 1rb), enquanto nos “dragões” assumiram protagonismo Jonathan Arledge (23pts, 4res, 1ast, 2rb), Francisco Amarante (13pts, 1res, 3ast, 1rb), Rashard Odomes (13pts, 3res, 1ast) e Miguel Queiroz (10pts, 9res, 2ast, 1rb).

Em Angra do Heroísmo, o Sporting carimbou a passagem às “meias” dos playoffs da Liga Betclic Masculina depois de bater o Lusitânia por 78-90. Os “leões” estabeleceram-se na liderança isolada do encontro logo nos primeiros dez minutos (13-23) e, mesmo com a boa réplica dos insulares, não desarmaram da dianteira do encontro.

No final do terceiro quarto o Lusitânia tinha apenas seis pontos de desvantagem (62-68) e ainda obrigou a equipa leonina a esforços durante os últimos cinco minutos da partida. Apesar da combatividade, o Lusitânia não conseguiu encostar no marcador, com o Sporting a fixar o resultado final em 78-90. Os campeões nacionais vão agora encontrar nas meias-finais dos playoffs o finalista vencido do ano passado, o FC Porto.

Os açorianos contaram com as boas exibições de Devon Goodman (16pts, 4res, 10ast, 1rb), Jacob Gibson (16pts, 2res, 2ast, 1rb, 1dl), Amenhotep Abif (13pts, 5res, 2ast) e Alexander Thompson (12pts, 4res, 2ast, 1rb), já o Sporting contou com a inspiração de António Monteiro (18pts, 10res, 1rb), Travante Williams (23pts, 6res, 1ast, 2rb, 1dl), Shakir Smith (19pts, 1res, 4ast) e Mike Fofana (10pts, 3res, 1dl).

Na luta pela manutenção, o Vitória SC deu um grande passo rumo ao objetivo depois de vencer o Illiabum Clube no segundo de possíveis cinco jogos do playout da Liga Betclic Masculina. A partida começou equilibrada, com as duas equipas a somarem 19 pontos depois dos primeiros dez minutos de jogo. No entanto, ainda antes do tempo de descanso, o conjunto vimaranense adiantou-se no marcador e foi para os balneários com seis pontos de vantagem (46-40).

No regresso às quatro linhas, a equipa da casa voltou a mostrar o seu poderia e através de um parcial de 30-23 viria a ganhar uma confortável vantagem na casa das dezenas. Na entrada para o último quarto o Vitória surgia na frente (76-63), vantagem que soube gerir nos restantes minutos e que confirmou a segunda vitória no playout. As duas equipas voltam a encontrar-se na próxima sexta-feira, dia 20, pelas 21h00, no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo.

Nos ilhavenses sobressaíram Tahjai Teague (30pts, 10res, 3ast, 1rb, 3dl) e Jaylen Key (15pts, 4res, 3ast, 2rb), ao passo que o Vitória teve em Danjel Purifoy (27pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl), Eric Coleman (11pts, 7res, 3ast, 1rb), Matthew McCarthy (10pts, 10res, 2ast, 1rb), “Litos” Cardoso (10pts, 2res, 1ast), Brandon Austin (11pts, 2res) e André Bessa (12pts, 2res, 2ast, 1rb) os maiores destaques.


“A Taça teve todos os ingredientes que se querem num ponto alto”

Depois do encerramento da Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc, a FPBtv ouviu Nuno Manaia, diretor técnico nacional, que considerou que a competição, que na sua opinião “teve todos os ingredientes que se querem num ponto alto”, foi decidida numa “final muito disputada”.

O dirigente lembrou ainda a emoção do derradeiro embate da Liga Betclic Feminina e afirmou que tudo “está a correr como previsto” em matéria da data do término das competições, assim como adiantou que a próxima época “já está a ser preparada”.

 


“O basquetebol está a dar passos positivos. Estamos a encher pavilhões”

Manuel Fernandes, presidente da FPB, na hora de fazer o balanço da Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc destacou o grande ambiente que se foi vivendo no Pavilhão Desportivo de Albufeira, algo extensível a outros pavilhões.

O líder federativo salientou que o basquetebol nacional tem sido protagonista de “mais público, transmissões e emotividade”, o que sua ótica representa “sinais positivos na valorização da modalidade”.

 


“Conseguimos o objetivo de ter equipas nas Ligas Masculina e Feminina”

O Algarve tem vivido dias positivos no que toca ao basquetebol nacional, com equipas a garantirem subidas de divisão e a lutarem por títulos nacionais.

Orlando Faustino, diretor técnico regional da Associação local, em entrevista à FPBtv, enalteceu o objetivo cumprido de haver equipas algarvias nas Ligas Masculina e Feminina, no caso o Imortal, destacou o trabalho efetuado nos clubes e abordou o apoio dado pelas Câmaras Municipais.

 


“Cada vez o basquetebol tem mais importância em Portugal”

No rescaldo da Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc, realizada em Albufeira, o presidente da Câmara Municipal desta cidade algarvia, José Carlos Rolo, falou da crescente “importância do basquetebol em Portugal”.

O líder da autarquia deu ainda os “parabéns à FPB”, salientou o “ambiente saudável e espetacular” de domingo e vincou que “Albufeira é uma terra de basquetebol”.

 


Benfica junta-se ao Sporting na final da Taça de Portugal Alfaloc

O SL Benfica levou a melhor sobre o Vitória SC por 89-70 e assegurou presença na final da Taça de Portugal Alfaloc, onde defrontará o Sporting CP este domingo (18h, transmissão na FPBtv e RTP2).

Os “encarnados” nunca tiveram de correr atrás do prejuízo, mas o adversário minhoto esteve durante largo tempo perto do Benfica. No terceiro quarto, o avanço benfiquista chegou a ser de 19 pontos (63-44), só que os “conquistadores” viriam a recuperar terreno e a colocar-se a três pontos de distância. Contudo, um parcial de 21-7 no último quarto permitiu às “águias” voarem até à final e lutarem por um título que lhes foge desde 2017.

O Benfica registou 61% de eficácia (16/26) da linha de dois pontos, 12 triplos e 26 assistências, numa partida em que pelas suas cores sobressaíram Frank Gaines (21pts, 2res, 3ast, 2rb, 1dl), Makram Ben Romdhane (17pts, 9res, 3ast, 4rb, 1dl), Travis Munnings (13pts, 10res, 5ast), Arnette Hallman (10pts, 8res, 3ast) e José Silva (10pts, 2dl).

Por seu turno, no Vitória, sinal mais para as prestações de “Litos” Cardoso (15pts, 1res, 6ast, 2rb), Danjel Purifoy (14pts, 5res, 1ast, 4rb), Malcolm Drumwright (12pts, 4res, 3ast) e Eric Coleman (10pts, 4res, 1rb, 3dl).

 

 

Notas:

– Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações;

– Cada dia de competição corresponderá a uma pulseira gratuita, sendo que a sua disponibilização estará sujeita à lotação do recinto desportivo. O levantamento dos bilhetes será feito à entrada do Pavilhão Desportivo de Albufeira.

 


Benfica e Vitória SC cruzam-se nas “meias” da Taça de Portugal Alfaloc

O SL Benfica e o Vitória SC vão medir forças na segunda meia-final da Taça de Portugal Alfaloc, este sábado, a partir das 19h30 (transmissão na FPBtv e RTP2). Os “encarnados” bateram a Ovarense Gavex por 96-65 e a turma minhota ultrapassou (99-82) o Illiabum Clube.

No duelo entre Benfica e Ovarense, apesar das “águias” nunca terem estado em desvantagem, o primeiro quarto foi equilibrado, o que se traduziu na diferença de apenas um ponto (14-13) no seu final, mas ainda antes do intervalo o Benfica fugiu no marcado, acabando por conseguir um triunfo sólido ao obter parciais de 29-16, 28-20 e 25-16.

O Benfica registou 15 triplos, dominou a luta das tabelas (45-36 em ressaltos) e prevaleceu no capítulo das assistências (23-15), numa partida em que contou com a inspiração de Ivan Almeida (18pts, 6res, 2ast), Frank Gaines (17pts, 2ast, 1rb, 1dl), Wendell Lewis (11pts, 4res, 1ast, 1dl) e Arnette Hallman (10pts, 6res, 4ast, 2rb).

Por seu turno, do lado vareiro, as exibições mais positivas pertenceram a Tyere Marshall (17pts, 10res, 3ast, 1rb) e Kameron Chatman (17pts, 3res, 1dl).

No jogo que fechou a jornada de sexta-feira da Taça de Portugal, e que reuniu as equipas em confronto no playout, o Vitória superiorizou-se ao Illiabum, com o segundo quarto a revelar-se decisivo para o desfecho final, graças a um parcial de 33-14 para os “conquistadores.

O conjunto de Ílhavo, já nos derradeiros dez minutos, atenuou distâncias, mas o adversário vimaranense havia garantido um avanço importante que lhe valeu o apuramento.

Em termos estatísticos, o Vitória apontou 14 triplos, registou 100% de eficácia da linha de lance livre (13/13) e teve como principais figuras “Litos” Cardoso (23pts, 6ast, 4rb), Matt McCarthy (13pts, 5res, 4ast), Malcolm Drumwright (12pts, 7res, 6ast), André Bessa (11pts, 3res, 5ast), Eric Coleman (11pts, 2res, 2dl) e Hugo Sotta (10pts, 2res).

Do lado do Illiabum, que alcançou 62% de eficácia (25/40), sobressaíram Montell Goodwin (31pts, 6res, 9ast, 1rb), Tahjai Teague (14pts, 6res, 1rb, 1dl) e Lamar Morgan (10pts, 8res, 2ast, 1dl).

 

Notas:

– Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações;

– Cada dia de competição corresponderá a uma pulseira gratuita, sendo que a sua disponibilização estará sujeita à lotação do recinto desportivo. O levantamento dos bilhetes será feito à entrada do Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Sexta-feira em cheio na Taça de Portugal Alfaloc

É já esta sexta-feira que arranca a Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc, em Albufeira, num dia que vai ser composto pelos quartos de final, com transmissão na FPBtv.

Às 11h começa o espetáculo, com um duelo entre Imortal LUZiGÁS e Sporting CP. Na antevisão da partida, Ty Toney, jogador da equipa algarvia, afirmou que o “Imortal tem de ser tão físico quanto o Sporting”, enquanto o treinador Luís Modesto apelou à presença dos adeptos do conjunto de Albufeira. Nos “verde e brancos”, o atleta João Fernandes afirmou que “o Imortal nunca desiste” e realçou os seus “bons ressaltadores”, ao passo que o treinador adjunto Ivan Kostourkov salientou o possível cansaço, embora ressalvando que o plantel leonino “é amplo”.

Segue-se o FC Porto vs. UD Oliveirense, agendado para as 14h. Nos “dragões”, o extremo-poste Miguel Queiroz alerta que o adversário “vem em crescendo e que é uma equipa muito forte”, ao passo que o técnico Moncho López apelou à tranquilidade no ataque “azul e branco”. Do lado da Oliveirense, Renato Azevedo assumiu que a “Taça de Portugal é um grande objetivo” e o timoneiro da formação, João Figueiredo, abordou o jogo sem bola.
SL Benfica e Ovarense Gavex medem forças a partir das 17h e na projeção deste encontro, José Barbosa, base das “águias”, falou sobre a capacidade defensiva vareira, enquanto Norberto Alves deixou elogios aos seus atletas. Quanto à Ovarense, Cristóvão Cordeiro enalteceu que a equipa pode encarar este ponto alto como uma última oportunidade e o treinador João Tiago Silva lembrou a “tradição” que a Ovarense tem na competição.
A fechar as contas (20h) há embate entre Vitória SC e Illiabum Clube. Nos “conquistadores”, André Bessa referiu à importância da concentração nestes momentos e Miguel Miranda afirmou que o “elemento surpresa já não existe”. Por seu turno, no emblema de Ílhavo, Pedro Pinto destacou o “talento no ataque” da equipa e Nuno Manarte disse que o Illiabum “precisa de saber lidar com a pressão”.
Notas:
– Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações;
– Cada dia de competição corresponderá a uma pulseira gratuita, sendo que a sua disponibilização estará sujeita à lotação do recinto desportivo. O levantamento dos bilhetes será feito à entrada do Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Oito equipas na luta pela Taça de Portugal Alfaloc

A Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc promete muita emoção este fim de semana, seja no Pavilhão Desportivo de Albufeira ou através da FPBtv, que transmite todos os encontros.

Imortal LUZiGÁS, Sporting CP, FC Porto, UD Oliveirense, SL Benfica, Ovarense Gavex, Vitória SC e Illiabum Clube são os emblemas que vão estar na luta por um troféu muito desejado.

Notas:
– Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações;
– Cada dia de competição corresponderá a um bilhete gratuito, sendo que a sua disponibilização estará sujeita à lotação do recinto desportivo. O levantamento dos bilhetes será feito à entrada do Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Abram alas à Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc

Vem aí um fim de semana especial, com a realização da Final 8 da Taça de Portugal Alfaloc entre sexta-feira e domingo, no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Três anos depois, a competição-rainha volta a ser decidida num formato de oito equipas e pela primeira vez nesta cidade algarvia.

Esta prova disputa-se desde 1943-44 e tem o SL Benfica, um dos clubes presente na edição deste ano, como clube detentor de mais troféus (22), apesar da sua última conquista ter sido em 2017.

O FC Porto levantou o ceptro em 14 ocasiões, sendo o segundo emblema mais titulado, numa lista em que se segue o Sporting CP (seis Taças de Portugal), que vai tentar em Albufeira vencer a prova pela terceira vez consecutiva.

Num olhar para as outras equipas que fazem parte desta Final 8, vemos que a Ovarense Gavex sorriu por três vezes, o Vitória SC levou a melhor em 2008 e 2013, a UD Oliveirense ganhou a Taça em 2003 e o Illiabum Clube alcançou o sucesso há quatro anos.

O Imortal LUZiGÁS, clube de Albufeira, finalista vencido na temporada passada, é o único dos oito clubes que ainda procura figurar na lista de conquistadores do troféu.

Quem levará a melhor? O espetáculo começa na sexta-feira, a partir das 11 horas.

 

Nota: Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, têm de enviar pedido(s) de acreditação para acreditacoes@fpb.pt com o número de elementos e as respetivas identificações.


“Final 8” da Taça já definida

Com a realização dos últimos encontros relativos aos oitavos de final da Taça de Portugal Alfaloc, já são conhecidas as oito equipas que vão disputar a final a oito da prova rainha do basquetebol português.

Tal como anunciado anteriormente, ao contrário do que acontecera nas duas últimas temporadas, este ano a Taça de Portugal regressou ao formato “final eight” fruto da reestruturação das competições.

Assim, o emparelhamento dos quartos de final, marcados para dia 6 de maio, é o seguinte:

As partidas das meias-finais serão disputadas a 7 de maio – 15h e 17h30 – com a final a realizar-se pelas 18 horas de dia 8.


Imortal LUZiGÁS alcança “Final 8” da Taça de Portugal Alfaloc

O último encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal Alfaloc terminou com vitória algarvia do Imortal LUZiGÁS que superou, em casa, o Lusitânia Expert dos Açores (77-73).

O jogo que dava acesso à “Final 8” caiu a favor da formação de Albufeira depois de quarenta minutos bastante disputados. A equipa da casa começou melhor, com um parcial de 22-19, ao qual se seguiu um 18-14 no 2.º quarto. Com sete pontos à maior na entrada para a segunda metade da partida (40-33), o Imortal viu a resposta açoriana surgir através de um parcial de 15-21 que deixava o encontro a apenas um ponto de diferença.

O encontro de ritmo baixo acabou por beneficiar a equipa visitante que se encontrava desfalcada de alguns dos seus atletas mais importantes. O Lusitânia nunca desistiu do jogo e obrigou mesmo o Imortal a aplicar-se para alcançar a “Final 8” da Taça, com Fábio Lima (19pts, 3res, 3rb), a assumir protagonismo e a marcar os últimos oito pontos da equipa. No final dos quarenta minutos regulamentares o marcador dava vantagem aos homens da casa (77-73.)

Realce ainda para as boas prestações de Thomas De Thaey (11pts, 11res, 1ast), Anthony Smith (12pts, 5res) e Ty Toney (11pts, 2res, 3ast), enquanto do lado dos insulares estiveram em particular evidência Alexander Thompson (20pts, 5res, 1dl), Julien Ducree (19pts, 4res, 2rb) e Devon Goodman (14pts, 3res, 6ast, 2rb).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.