Artigos da Federaçãooo

FPBtv no rescaldo da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc

No rescaldo da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc, que decorreu no passado fim de semana no Pavilhão Multiusos de Sines, e que coroou o SL Benfica como vencedor, a FPBtv ouviu várias reações.

O nosso canal entrevistou representantes da autarquia de Sines, Alfaloc, Associação de Basquetebol de Setúbal (AB Setúbal) e Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), todos reconhecendo o sucesso do ponto alto.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, que antes da final da prova foi homenageado, afirmou que “é muito importante a confiança demonstrada pela FPB no município”, salientando o “reflexo económico” na região, com destaque para a hotelaria, prometendo ainda mais basquetebol na cidade.

Armindo Pereira realçou que a parceria com Sines “garante espetáculo” e enalteceu o “crescimento do basquetebol no litoral alentejano”.

Da parte da Alfaloc, João Paulo Leonardo, seu representante, mostrou-se feliz com a emotividade da final e descreveu a empresa.

Relativamente à FPB, Gil Cruz, diretor de competições, assumiu estar “muito satisfeito” com a afluência do público, enquanto Manuel Fernandes, presidente federativo, vincou que se tratou de “um domingo especial para o basquetebol português”, com enchentes em vários pavilhões. Para o líder da FPB, o “basquetebol está de parabéns”.

Antes da final, fora do recinto, a FPBtv sentiu as emoções dos adeptos de ambos os lados.


Benfica conquista Taça de Portugal Alfaloc

Numa final eletrizante, de resultado em aberto até ao último segundo e com o Multiusos de Sines cheio, o SL Benfica ultrapassou o Imortal LuziGás por 75-74 e conquistou a Taça de Portugal Alfaloc.

Para a história do jogo fica a excelente entrada na partida da equipa algarvia que logo no primeiro quarto se conseguiu colocar na dianteira da partida com um parcial de 27-18. A resposta das “águias” surgiu no 2.º quarto, momento do jogo em que conseguiram reverter o marcador e passar para a dianteira da partida (35-43).

A FPB homenageou Nuno Mascarenhas, Presidente da CM de Sines, pelo trabalho realizado no desenvolvimento do Desporto, nomeadamente do Basquetebol no Município.

Apesar da reviravolta a formação algarvia não desistiu e conseguiu recuperar os oito pontos de desvantagem que trouxe para os dez minutos finais. O bom parcial dos algarvios foi fundamental para empatarem a partida e forçarem a decisão do jogo para os últimos segundos. Com quatro pontos consecutivos, Toney Douglas conseguiu fechar a partida, pese embora Marquise Moore ainda tivesse tido oportunidade para dar a “Taça” ao Imortal.

Marquise Moore (23pts, 10res, 5ast, 1dl) e Terry Nolan Jr. (20pts, 5res, 2ast, 3rb) foram os mais combativos na personalizada equipa algarvia, enquanto nas “águias” estiveram em plena evidência o MVP da final, Makram Ben-Romdhane (17pts, 10res, 3ast, 1rb), Terrell Carter II (12pts, 3res, 1rb, 3dl), Toney Douglas (12pts, 2res, 7ast) e ainda “Betinho” Gomes (10pts, 3res, 1rb).

Com esta conquista, o Sport Lisboa e Benfica aumenta o histórico de “Taças” conquistadas contando com 23 no seu palmarés.

 


Imortal e Benfica protagonizam final da Taça de Portugal Alfaloc

Imortal LuziGás e SL Benfica vão ser os protagonistas da final da Taça de Portugal Alfaloc, agendada para este domingo (19h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).

Esta é a primeira vez que estes clubes se defrontam no jogo decisivo da prova, num duelo entre o Imortal, finalista vencido em 2021, e o Benfica, recordista na competição (22 Taças de Portugal), mas que não levanta o troféu desde 2017.

O Imortal chega a esta partida depois de eliminar o Sangalhos Boomerang, Illiabum Clube e o Lusitânia Expert, ao passo que o Benfica ultrapassou o FC Porto, Ovarense GAVEX e o Sporting CP.

Na Liga Betclic Masculina, o Imortal é o quarto classificado do Grupo B, estando ainda na luta pela manutenção, enquanto o Benfica é o líder. No campeonato, as “águias” superaram os algarvios por duas vezes (98-65 na Luz e 112-94 em Albufeira).

Este sábado, no lançamento da final, aos microfones da FPBtv, do lado algarvio, Jaques Conceição antecipou “um jogo duro”, mas prometeu um Imortal empenhado para fazer história. Já o treinador, Iñaki Martín, chegado há pouco tempo ao clube, afirmou que “o Benfica é uma equipa de grande qualidade e talentosa, com um basquetebol ofensivo elaborado”. O técnico espanhol vincou que o Imortal “terá de lutar”.

Quanto ao Benfica, o seu treinador, Norberto Alves, disse que “o Imortal é uma equipa com muito talento individual, com muitos pontos nas mãos”. O técnico quer um Benfica “fiel a si próprio e atento”. Já Aaron Broussard, o MVP do dérbi contra o Sporting, deixou o aviso: “O Imortal é uma boa equipa. Há uns meses, quando jogámos no seu pavilhão, não foi fácil, portanto esperamos o melhor deste adversário. É uma final, isto é um torneio, esperamos o melhor de todos e certamente que será mais um grande jogo”, prognosticou.

 


Benfica marca encontro com o Imortal na final da Taça de Portugal Alfaloc

O SL Benfica levou a melhor no dérbi frente ao Sporting CP por 96-80, na segunda meia-final da Taça de Portugal Alfaloc, e garantiu lugar no jogo decisivo da competição. A partida vai decorrer este domingo (19h, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).

O Benfica começou da melhor forma, apoiado num parcial de 27-19 que acabou esbatido pela boa recuperação leonina, encetada ainda antes do intervalo, e que se traduziu num resultado de 45-42 para os “encarnados” na ida para os balneários.

No terceiro quarto, rapidamente o Benfica conseguiu distanciar-se no marcador, depois de aplicar novamente um parcial com oito pontos de vantagem (16-24). Com uma dezena de pontos de distância, os campeões nacionais entraram nos restantes 10 minutos com uma margem confortável e aproveitaram para ampliar a margem para os “leões”.

Em termos estatísticos, o Benfica alcançou 61% de eficácia (22/36) da linha de dois pontos, registou 10 triplos, ganhou 39 ressaltos e beneficou da espetacular exibição de Aaron Broussard (36pts, 8/13 2P, 5/7 3P, 5/5 LL, 5res, 2ast, 3rb – 39.5 de valorização), sem esquecer Terrell Carter (17pts, 6/9 2P, 5/7 LL, 5res, 2rb, 1dl), Toney Douglas (12pts, 3/6 2P, 1res, 2ast, 1rb) e James Ellisor (10pts, 3/3 2P, 4/6 LL, 5res, 2ast, 1rb).

Quanto ao Sporting, que conquistou as três últimas edições da Taça de Portugal, deram nas vistas Marcus LoVett Jr. (24pts, 4/7 3P, 6/7 LL, 1res, 3ast), Joshua Patton (17pts, 7/9 2P, 7res, 1rb), Travante Williams (12pts, 7res, 2ast, 2rb) e Eddy Polanco (11pts, 4/5 LL, 2res, 2rb).

O bilhete para a final tem o custo de 5€ e é vendido no Multiusos de Sines das 11h às 13h e entre as 17h30 e as 19h30.

 


Imortal assegura presença na Final da Taça de Portugal Alfaloc

O Imortal LUZiGÁS está na final da Taça de Portugal Alfaloc, graças a um triunfo por 82-77 sobre o Lusitânia Expert.

A formação algarvia, finalista da competição em 2020-21, vai defrontar o SL Benfica no jogo decisivo deste domingo, agendado para as 19 horas, com transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e RTP2.

Foi um jogo com emoção aquele foi a “bola ao ar” no que toca a esta Final Four, com as equipas a alternarem entre si na liderança do marcador.

O Lusitânia chegou ao final do primeiro quarto em vantagem (14-17), mas a turma de Albufeira reagiu e, com um parcial de 25-16, foi para os balneários a ganhar por 39-33.

No terceiro quarto, o Imortal alcançou mesmo um avanço de 11 pontos, o máximo durante a partida, só que o Lusitânia ainda tinha uma palavra a dizer, e já nos derradeiros 10 minutos voltou para a dianteira.

Mas o Imortal acabou por se superiorizar graças a um parcial final de 22-18, num embate em que o Imortal registou 57% de eficácia e 42 ressaltos. Pelas suas cores algarvias, individualmente, destaque para Spencer Littleson (25pts, 3/4 2P, 7/7 LL, 2res), Marquise Moore (21pts, 6/7 2P, 10res, 7ast, 3rb, 2dl) e Joshua Ferguson (16pts, 10res, 3ast, 3rb, 1dl).

Por seu turno, no Lusitânia, protagonista de 10 roubos de bola, sobressaíram Justin Edler-Davis (17pts, 3/5 2P, 8/10 LL, 4res, 1rb), Fernando Ferreira (13pts, 3res), Derek Jackson (13pts, 3res, 6ast, 2rb), Lamine Banora (10pts, 4res) e Ryan Weber (10pts, 3/4 2P, 3res, 6ast, 2rb).

O bilhete para a final tem o custo de 5€ e é vendido no Multiusos de Sines das 11h às 13h e entre as 17h30 e as 19h30.

 


Dérbi com vista para a final da Taça de Portugal Alfaloc

Um Sporting CP vs. SL Benfica é sempre especial, e essa carga emocional ainda aumenta quando falamos de uma meia-final da Taça de Portugal Alfaloc.

O treinador dos “leões”, Pedro Nuno Monteiro, e Toney Douglas, jogador importante na manobra dos “encarnados”, anteviram um dérbi que se realiza este sábado (18h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e RTP2).

Em declarações prestadas aos meios de comunicação do Sporting, o seu técnico, Pedro Nuno Monteiro, diz esperar o mesmo desfecho da Supertaça Metro Numbers e da Taça Betclic Hugo dos Santos: “Deixa-me satisfeito estar na Final Foure estar em todas as decisões é um objectivo. Agora vamos estar na final four da Taça de Portugal e gostávamos muito de ter o mesmo resultado que tivemos na Supertaça e na Taça Hugo dos Santos. Estamos contentes com aquilo que temos feito até agora. Damos um passo de cada vez e o próximo é contra o Benfica, a quem queremos ganhar e dar mais uma alegria aos sportinguistas”, afirma.

O treinador dos “verde e brancos” realça a capacidade mental da sua equipa: “Os aspetos mentais são chave neste tipo de jogos e acho que a nossa equipa reage bem nestes momentos”, avalia.

Pedro Nuno Monteiro não quer que se repita o filme do último dérbi para o campeonato, no qual o Sporting perdeu na Luz: “Foi um jogo em que estávamos à frente, sólidos defensivamente e conseguíamos partilhar a bola, mas no segundo quarto perdemos mais o nosso controlo emocional. Isso deveu-se a algumas chamadas arbitrais que os jogadores não perceberam, procurámos mais soluções individuais e, por exemplo, o Joshua Patton, o João Fernandes e o Diogo Ventura ficaram com muitas faltas. Sofremos um parcial alto e perdemos a nossa vantagem”, lembra.

Quanto ao Benfica, em conversa com a FPB, Toney Douglas “faz o raio-X” ao “leão”: “A maior qualidade do Sporting é a sua identidade de pressão alta a campo inteiro, de formar a cortar o ritmo do adversário. Do lado de fora pode pensar-se que esta é a final, mas aos nossos olhos é o próximo jogo para chegar à final”, refere.

O base das “águias” pretende um Benfica eficiente durante todo o tempo de jogo: “Este jogo é importante porque é o próximo. Se ganharmos, ficaremos mais perto de vencer a Taça! Para sermos bem-sucedidos teremos de jogar durante os 40 minutos, não importando quem estiver em campo. Não acredito em favoritismos, tem que se provar dentro de campo. Estamos a fazer o nosso trabalho, levando um jogo de cada vez. Temos de manter este rumo”, vinca.

Para Douglas, a chave para o eventual sucesso do Benfica passa pelo trabalho defensivo e ofensivo: “Esta Final Four chega no momento certo porque estamos a jogar bem, em equipa, nos dois lados do campo. Na minha opinião não há pressão. Desde que joguemos bem nos dois lados do campo, adoraremos os resultados finais”, projeta.

Aos 37 anos, Douglas espera que a sua experiência na NBA e importantes palcos europeus possa auxiliar o Benfica: “A minha experiência pode ajudar nesta Final Four, bem como nos playoffs da Liga. Eu joguei grandes partidas, durante nove anos na NBA e em mais alguns anos a um alto nível na Europa”, recorda.


No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

 

6.ª feira:

17h00 até às 18h00;

 

Sábado:

10h30 até às 12h00;

13h30 até às 18h30;

 

Domingo:

11h00 até às 13h00;

17h30 até às 19h30;

 

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados.


Imortal e Lusitânia abrem Final Four da Taça de Portugal Alfaloc

A Final Four da Taça de Portugal Alfaloc abre com um duelo entre Imortal LuziGás e Lusitânia Expert, este sábado (15h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e RTP2).

Marquise Moore e Derek Jackson, jogadores influentes nos algarvios e açorianos, respetivamente, falaram à FPB sobre a partida e um ponto alto em que as suas equipas querem fazer história, já que nunca venceram a competição.

No Imortal, Marquise Moore deixa elogios ao Lusitânia e refere que as hipóteses do Imortal ser bem sucedido na prova não aumentar por não defrontar Sporting CP e SL Benfica nas “meias”: “O Lusitânia é um duro adversário, com profundidade e capacidade atlética. Tem vários atletas capazes de fazer um grande jogo. Eu não diria que as nossas chances aumentam, o Lusitânia é uma equipa sólida que vem de uma vitória frente ao FC Porto. Temos de estar preparados”, avisa.

O emblema algarvio ainda está na sempre complicada luta pela manutenção na Liga Betclic Masculina, mas Moore diz que esta Final Four surge na melhor altura, apesar dos recentes resultados: “Penso que ainda não jogámos o nosso melhor basquetebol nesta Taça de Portugal. Tivemos alguns jogos difíceis que conseguimos superar e vencer. Precisamos de estar em alto nível no fim de semana, mas estamos à altura do desafio. Penso que a Final Four vem numa boa altura. As última semanas foram desafiantes, com tudo aquilo que tivemos de lidar. Apesar dos obstáculos, permanecemos unidos e competimos a um nível alto. Vimos de algumas derrotas em partidas que, a meu ver, deveríamos ter vencido. Estamos muito motivados para provar que tipo de equipa somos. Estaremos prontos este fim de semana”, garante.

O base norte-americano afirma que a conquista deste troféu sempre esteve na mente do grupo: “Eu não estava aqui no início da época, mas ganhar a Taça de Portugal era um dos nossos objetivos, assim como ir aos playoffs da Liga. Apenas um desses objetivos se mantém atingível, então estamos ainda mais focados para tentar alçançar o objetivo”, vinca.

Moore tem sido uma das grandes figuras da temporada, com mais do que um título de MVP, mas aponta aos seus colegas: “Não estou preocupado em ser uma das estrelas da Final Four. O meu trabalho é fazer aquilo que for preciso para vencermos. Tenho muitos colegas talentosos que também são estrelas. Estou ansioso para que possamos mostrar a todos, este fim de semana, aquilo de que são capazes”, termina.

Também norte-americano, mas no Lusitânia, Derek Jackson alerta para os perigos do opositor de Albufeira: “O Imortal é uma equipa muito boa e que tem vários jogadores talentosos que podem marcar. Joga bem do ponto de vista coletivo e tem capacidade atlética”, analisa.

O base de 31 anos salienta a união e foco do grupo de trabalho açoriano: “Acho que estamos a abordar este jogo como fazemos com qualquer outro jogo que queremos vencer. Todas as outras três equipas são difíceis de bater. Esta época tem sido difícil, mas permanecemos unidos, sabendo que os momentos maus não duram para sempre. Continuámos a trabalhar e a melhorar a cada jogo, dando tudo de nós. E isso ajudou-nos a ganhar alguns jogos. Toda a gente na equipa e no staff tem estado focada”, assegura.

O Lusitânia vem de um resultado saboroso, algo que não passa ao lado de Jackson: “O triunfo diante do FC Porto foi um grande resultado para nós. Só precisamos de nos preparar bem e de manter o foco. O momento é aqui, agora!”, enfatiza.

Reforço do Lusitânia para esta época, Jackson volta a salientar o coletivo: “Sinto que o meu papel na equipa é liderar e fazer o meu melhor para manter a equipa a funcionar. Todos temos as nossas funções e todos contribuímos para a equipa. Eu confio em mim mesmo e só quero jogar bem o suficiente para ajudar a equipa a ganhar”, conclui.


No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

 

6.ª feira:

17h00 até às 18h00;

 

Sábado:

10h30 até às 12h00;

13h30 até às 18h30;

 

Domingo:

11h00 até às 13h00;

17h30 até às 19h30;

 

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados.


Taça de Portugal Alfaloc em números

Menos de 48 horas para o início da final four da Taça de Portugal Alfaloc, prova que marca concentra Imortal LUZiGÁS, Lusitânia Expert, Sporting CP e SL Benfica em Sines, naquele que é o terceiro troféu da época em disputa.

Com oito meses de competição já disputados, os quatro semifinalistas chegam a esta fase da prova com um extenso conhecimento dos respetivos adversários.

No que toca à primeira meia-final, Imortal e Lusitânia têm encontro marcado a partir das 15 horas, um jogo com transmissão na FPBtv e na RTP2. Os algarvios mostram-se ligeiramente mais concretizadores ao apontar uma média de 78.5 pontos por jogo, aproximadamente mais um ponto do que a equipa adversária, mas são os açorianos que se mostram mais eficazes. Tanto no lançamento exterior como nas zonas mais próximas ao cesto, a formação da Angra do Heroísmo apresenta melhores médias – 52.4% de dois pontos, 32.3% de três pontos e 77% da linha de lance livre – do que o emblema de Albufeira – 50.8% de dois pontos, 31.9% de três pontos e 68.7% de lance livre.

O Imortal tem-se apresentado mais forte na luta dos ressaltos (38.8 ressaltos por jogo), enquanto o Lusitânia tem sido mais constante no trabalho defensivo (8.1 roubos de bola e 2.7 desarmes de lançamento por jogo). No que toca às individualidades, Marquise Moore tem liderado a equipa de algarvia e Justin Edler-Davis comanda os insulares.

 

Já o segundo jogo das meias-finais apresenta um dérbi lisboeta entre “leões” e “águias”. Duas equipas que não demonstram dificuldades na hora de marcar pontos, o Benfica tem sido mais concretizador com uma média de 92.7, cerca de mais dois pontos por jogo do que o Sporting com 90.8. No que toca à eficácia, os “encarnados” também se superiorizam com as seguintes marcas:

Lançamentos de dois pontos

Lançamentos de três pontos

Lances Livres

O conjunto de Alvalade tem-se mostrado mais poderoso na luta pelos ressaltos, ao conquistar 39.5 por jogo, mas mostra alguma falta de segurança com 16.5 turnovers por jogo, mais dois do que o seu adversário da meia-final. Ambas as formações se mostram equilibradas no que toca ao capítulo defensivo, com o Sporting a apresentar 9.8 roubos de bola e 2.7 desarmes de lançamento por jogo, enquanto o Benfica consegue 9.6 roubos de bola e 2.9 desarmes por jogo. Quanto aos atletas que mais se têm destacado de cada lado, Makram Ben-Romdhane tem sido figura de proa nas “águias” e Travante Williams continua como um dos maiores destaques do emblema “verde-e-branco”.

A primeira meia-final, entre Imortal e Lusitânia, encontra-se agendada para as 15h00 de sábado, sendo que logo a seguir há embate entre Sporting e Benfica, agendado para as 18h00. A grande final é disputada a partir das 19h00 de domingo, 30 de abril. Todos os encontros contam com transmissão na FPBtv e na RTP2.

No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

6.ª feira:

Sábado:

Domingo:

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados.


Contagem decrescente para a Taça de Portugal Alfaloc

Está cada vez mais perto o início da final four da Taça de Portugal Alfaloc, prova que marca o calendário competitivo do basquetebol nacional masculino nos dias 29 e 30 de abril.

Imortal LUZiGÁS, Lusitânia Expert, Sporting CP e SL Benfica medem forças pela prova rainha do desporto português, uma competição conquistada pelos “leões” na temporada transata. Esta época a competição regressa ao formato final four, a disputar no Pavilhão Multiusos de Sines.

A taça terá transmissão integral na FPBtv e na RTP2. As meias-finais disputam-se nos seguintes horários:

A final está marcada para domingo, pelas 19 horas, num jogo que pode ser acompanhado no pavilhão ou em casa, através da FPBtv ou da RTP2.

No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

6.ª feira:

Sábado:

Domingo:

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados. A Final Four da “Taça” tem transmissão integral na FPBtv, cujo acesso é gratuito, bem como na RTP2.


“A Taça de Portugal é um momento único”

Estamos a dois dias da Final Four da Taça de Portugal Alfaloc, que se vai realizar no Pavilhão Multiusos de Sines, e que vai envolver Imortal LuziGás, Lusitânia Expert, Sporting CP e SL Benfica.

Estivemos à conversa com antigos jogadores que deixaram marca em cada um dos clubes: Nélson Serra (Sporting), Pedro Miguel (Benfica), Nuno Henrique (Imortal) e Miguel Freitas (Lusitânia).

Nélson Serra é uma das maiores figuras da história do basquetebol nacional e marcou uma era no Sporting, como jogador e treinador. Na sua opinião, o vencedor da Final Four pode sair da “meia” entre “leões” e Benfica, mas há que ter cautelas: “Pode sair da meia-final entre Sporting e Benfica o vencedor da Taça de Portugal, mas temos de ter respeito tanto pelo Lusitânia como pelo Imortal”, avisa.

Para o antigo internacional português é inevitável, a pressão é maior neste jogo: “Este jogo envolve mais pressão. Para além de ser um dérbi, é uma prova a eliminar. Portanto, não havendo margem para erro, a pressão aumenta. Penso que o resultado deste jogo nao terá nenhuma influência na Liga”, projeta.

Como atleta dos “verde e brancos,” Nélson Serra conquistou três Taças de Portugal (1975/76, 1977/78 e 1979/80), mas confessa não se fixar no passado: “Não sou saudosista, pois sempre me interessaram mais o presente e o futuro”, afirma.

Olhando para o atual panorama da Liga Betclic Masculina, Nélson Serra prevê muita competitividade: “Penso que temos três fortes candidatos à conquista do campeonato. Provalmente, o Benfica ficará na frente da Fase Regular, o que lhe dará alguma vantagem. Mas temos três equipas com plantéis ricos e excelentes treinadores. Vamos, garantidamente, assistir a bons espetáculos. Obviamente quero acreditar que sim”, termina.

Outra glória da nossa modalidade, com grandes anos de carreira passados no Benfica, Pedro Miguel pensa que quem vai levar a melhor no dérbi… pode ficar muito perto de levantar o troféu em Sines: “Acredito que o vencedor da Taça de Portugal vai sair do dérbi, são os favoritos”, diz.

Tal como Nélson Serra, também Pedro Miguel não hesita e assume a pressão deste dérbi: “Um dérbi é sempre um jogo especial, entre Sporting e Benfica ainda mais. Nesta fase da competição a pressão é sempre grande, entre dois históricos ainda mais. Penso que o resultado deste dérbi não terá implicações na Liga. São competições e momentos diferentes”, deixa a nota.

Com oito Taças de Portugal no currículo (cinco no Benfica e três no FC Porto, onde jogou antes de se transferir para a Luz), Pedro Miguel tem presente na memória um momento em que foi decisivo para os “encarnados”: “A Taça de Portugal é uma competição particular, é muito importante para os clubes grandes e pequenos, e por isso é fantástica. Na meia-final de uma Final Four, a jogarmos contra o Beira Mar, marquei o último cesto quando faltavam três segundos para o soar da buzina e, felizmente, acabámos por ganhar a prova. A este nível, acabamos por ficar sempre com saudades destes momento e destes jogos”, confessa.

Convidado a olhar para a Liga, o antigo base, 84 vezes internacional português, aponta o favoritismo às “águias”: “O Benfica é favorito à conquista da Liga, pois é o campeão em titulo. O Sporting tem estado muito bem nas competições e por isso não é fácil dizer quem vai ganhar”, refere.

A outra meia-final reúne Imortal e Lusitânia, e do lado algarvio falámos com Nuno Henrique, que durante muitos anos, e por mais do que uma vez, jogou no clube, incluindo na Liga, na década de 90. Para o também adepto do Imortal, tudo há a ganhar nesta Final Four: “O Imortal pode ter aqui uma oportunidade histórica de ganhar a competição. A presença numa Final Four da Taça de Portugal ou de qualquer outro ponto alto da época é sempre uma grande oportunidade para fazer história. Felizmente, o Imortal nas últimas três épocas tem estado presente em alguns deles, mas nunca conseguiu vencer. Há dois anos eliminámos o Benfica nas meias-finais e depois, na final, com muitos azares, com lesões de jogadores fulcrais, não conseguiu vencer a final. Este ano o sorteio foi “amigo” do Imortal e do Lusitânia, emparelhando logo dois “grandes” na outra meia-final. Por isso, Imortal e Lusitânia têm hipóteses de marcar presença na final e depois tudo pode acontecer. Nestes jogos não pode haver pressão, mas sim muita motivação! A motivação está por si só no ponto máximo, ainda mais sabendo que ultrapassando o Lusitânia, o Imortal marcará presença na final contra Sporting ou Benfica. E aí, a pressão estará novamente do lado do adversário. Não temos nada a perder, só a ganhar”, vinca.

O Imortal chega a Sines ainda na luta pela manutenção no principal escalão do basquetebol português. Nuno Henrique dá a sua opinião sobre o percurso do emblema de Albufeira: “A época tem sido muito atribulada desde o início, com o arranque da temporada a dar-se mais tarde do que nas outras equipas. Temos um plantel curto, sem esquecer lesões de alguns jogadores, sendo que em muitos momentos da época jogos equilibradíssimos acabaram por cair para os adversários, culminando nas saídas do treinador e treinador-adjunto, dois grandes pioneiros deste projeto nos últimos anos. A classificação não espelha, de forma alguma, o potencial da equipa e agora vemo-nos numa situação que não esperávamos. Mas penso que se esta Final Four correr bem, se o Spencer Littleson voltar da lesão, os níveis de motivação para a grande final da Liga, que é o último jogo contra o CAB, estarão em alta e vamos conseguir a manutenção, que será justíssima”, mostra a certeza.

O ex-atleta do Imortal deixa um pedido: “Espero que a equipa desfrute e que dê o máximo na defesa das nossas camisolas, deixem os adeptos orgulhosos! Se assim for, já nos deixarão orgulhosos”, assegura.

Quanto a recordações da Taça de Portugal, Nuno Henrique não esquece uma receção à famosa equipa do Benfica da década de 90, onde Pedro Miguel, acima referido, pontificava: “A melhor recordação que tenho da Taça de Portugal, estava eu no primeiro ano de sénior e o Imortal na 1.ª Divisão, quando nos calhou em sorteio o grande Benfica de Mário Palma, com Carlos Lisboa, Carlos Seixas, Pedro Miguel, Sérgio Ramos, Jean-Jacques e Mikel Nahar, no pavilhão velhinho do Imortal, repleto de público. Perdemos, claro, mas joguei uns minutos contra aquela grande equipa e nunca mais me esquecerei”, finaliza.

Relativamente ao Lusitânia, Miguel Freitas, natural de Angra do Heroísmo, teve uma carreira praticamente apenas ligada à turma da Ilha Terceira e capitaneou a equipa. Para o antigo jogador açoriano o Lusitânia tem boas perspetivas de conquistar a prova: “Penso que o Lusitânia tem uma excelente oportunidade de estar na final e de poder lutar pela conquista da Taça, até porque já mostrou que pode ganhar a qualquer equipa. O Lusitânia deve encarar esta Final Four com muita ambição, mas sem qualquer tipo de pressão. E estando na final, como acho que vai estar, o Sporting ou o Benfica é que vão ter a toda a pressão de ganhar, e não o Lusitânia”, anota.

O Lusitânia está nos playoffs da Liga, na Final Four da Taça de Portugal e vem de um triunfo sobre o FC Porto. Esta caminhada do conjunto insular não surpreende Miguel Freitas: “A equipa melhorou muito desde o início da época, está a jogar bom basquetebol, tem atletas com muito talento, está bem liderada. Portanto, não me surpreende o que alcançaram até aqui”, analisa.

Miguel Freitas deixa um apelo: “Espero que joguem com raça, que deem tudo como têm feito até aqui, e que desfrutem do momento”, lança o repto.

Para Miguel Freitas, este é mesmo um momento especial: “A Taça de Portugal traz sempre aquela expectativa e ambição de a poder ganhar, é um momento único na época, em que todos estão a ver e querem estar presentes. As saudades são muitas, a vontade ainda cá está…”, desabafa.

 

Nota: Nélson Serra e Nuno Henrique são os segundos atletas em baixo, a contar da esquerda, nas respetivas fotos.


A primeira meia-final, entre Imortal e Lusitânia, encontra-se agendada para as 15h de sábado, sendo que logo a seguir há embate entre Sporting e Benfica, marcado para as 18h. A grande final é disputada a partir das 19h de domingo, 30 de abril. Todos os encontros contam com transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2.

No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

 

6.ª feira:

17h até às 18h;

 

Sábado:

10h30 até às 12h;

13h30 até às 18h30;

 

Domingo:

11h até às 13h;

17h30 até às 19h30;

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados.


“Histórico” da Taça de Portugal Alfaloc

A 74.ª edição da prova rainha do basquetebol português vai decidir-se na Final Four deste fim de semana, entre 29 e 30 de abril, no Pavilhão Multiusos de Sines. Para a Final Four da prova apuraram-se o Imortal LuziGás, Lusitânia/Expert, Sport Lisboa e Benfica e ainda Sporting Clube de Portugal.

Taça de Portugal Alfaloc é a segunda competição mais importante do calendário nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol. A Taça começou a ser disputada na época 1943/1944 com a designação de “Taça de Honra”, tendo-se realizado as primeiras cinco épocas. Após um interregno, a competição retomou na época 1953/1954 agora com a designação de “Taça de Portugal”, e desde a temporada 2020/21, passou a chamar-se “Taça de Portugal Alfaloc”.

Na edição desta temporada, a prova rainha do basquetebol português regressa ao formato Final Four, com Imortal LuziGás, SL Benfica e Sporting CP a repetirem presença na fase final da competição, depois de terem participado na “Final Eight” da época passada.

O Sporting Clube de Portugal é atualmente o detentor do troféu, depois ter conquistado as três últimas edições, contabilizando um total de oito “taças” no seu palmarés. O SL Benfica é o clube com mais Taças de Portugal conquistadas, 22 no total, no entanto o troféu escapa aos encarnados desde a temporada 2016/17 quando conquistaram a prova no Multiusos de Gondomar diante do CAB Madeira.

O Imortal tem surpreendido nas recentes campanhas na Taça e chegou mesmo à grande final na temporada 2020/21, enquanto o Lusitânia regressa a este ponto alto, depois de ter marcado presença na “Final Eight” da época 2018/19. Tanto os algarvios, como os açorianos, nunca conseguiram conquistar o troféu.

Para chegar a esta Final Four, o SL Benfica derrotou a Ovarense Gavex (76-86), o Illiabum Clube perdeu às mãos do Imortal (62-70), o Lusitânia bateu o CAB Madeira no Funchal (69-80) e o Sporting ultrapassou o CD Póvoa Esc Online, nos quartos de final da prova rainha.

No que diz respeito à bilheteira, os ingressos para os jogos da Final Four podem ser adquiridos no Pavilhão Multiusos de Sines nos seguintes horários:

6.ª feira:

17h00 até às 18h00;

Sábado:

10h30 até às 12h00;

13h30 até às 18h30;

Domingo:

11h00 até às 13h00;

17h30 até às 19h30;

O valor para os dois jogos das meias-finais de sábado é de 5€, sendo que o acesso à grande final de domingo também custa 5€. Relativamente às acreditações para os Órgãos de Comunicação Social que pretendam marcar presença em Sines, basta abrir o link e seguir os procedimentos indicados. A Final Four da “Taça” tem transmissão integral na FPBtv, cujo acesso é gratuito, bem como na RTP2.


Pedidos de acreditações para a Final Four da Taça de Portugal Alfaloc

Já se encontram abertos, para os órgãos de comunicação social, os pedidos de acreditações para a Final Four da Taça de Portugal Alfaloc, ponto alto que vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Sines, no próximo fim de semana (29 e 30 de abril).

Devem enviar email para acreditacoes@fpb.pt com a informação do número de acreditações necessárias e as identificações das pessoas envolvidas.

Recordamos que esta Final Four terá um Imortal LuziGás vs. Lusitânia Expert (sábado, 15h) e um Sporting CP vs. SL Benfica (sábado, 18h) nas meias-finais, sendo que o jogo decisivo está agendado para domingo (19h).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.