Artigos da Federaçãooo

165 | Classificação Final da Liga Feminina 2019/2020


FPB reuniu com clubes da Liga Feminina

A Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes da Liga Feminina reuniram esta terça-feira, através de videoconferência.

 

Na intervenção que abriu a videoconferência, o presidente Manuel Fernandes saudou o Galitos Aveiro, equipa que garantiu a subida à Liga, deu as boas-vindas à recém-eleita direção do Olivais e manifestou o compromisso de manter a aposta no feminino. José Pinto Alberto, responsável federativo pelos contatos com as outras federações de desportos coletivos e com a Direção-Geral de Saúde, abordou as reuniões de análise à evolução da pandemia, com o objetivo de se retomar a atividade.

 

O diretor técnico nacional, Nuno Manaia, apresentou o modelo competitivo para 2020/21, a calendarização da temporada e revelou os planos alternativos de contingência que poderão ser ativados consoante a evolução do COVID-19 em Portugal. Na reunião, foi ainda feito o balanço do projeto “Valorizar” 2019/20 e lançado o projecto para 2020/21, foi apresentado o balanço do ano da área da Comunicação e foram anunciadas novidades no que se refere à presença da FPB no digital.

 

Depois de recolhidas as opiniões dos representantes dos clubes presentes, o presidente federativo encerrou a reunião, que contou com elementos de todos os emblemas e todas as associações das equipas da Liga Feminina.


Os melhores jogos da Liga Feminina 2019/20

Entramos numa semana dedicada aos três jogos mais vistos da Liga Feminina 2019/20. No YouTube/FPBtv ou no Facebook da FPB, para ver esta segunda, quarta e sexta-feira, às 21h30, duelos que prenderam a atenção dos adeptos da modalidade.


Com mais maturidade e prontas para a Liga Feminina

Ana Ramos e Carolina Bernardeco, duas bases que passaram os últimos anos nos EUA, estão de volta ao nosso país, e mostram vontade de singrar na Liga Feminina.

Após quatro anos na Universidade de San Diego, Ana Ramos tem um novo desafio pela frente, no União Sportiva. A jogadora de 21 anos explica o porquê da escolha: “Apesar de não ter os minutos desejados no EUA, nunca deixei de trabalhar. No Sportiva quero ganhar experiência e competir com jogadoras mais experientes. Escolhi este clube porque acho que tem as condições necessárias para atingir os meus objetivos”, afirma.
A MVP do Europeu de Sub16 femininos de 2015 mostra-se bem focada: “Estou mais madura. Tudo o resto, penso que se mantém. Passados quatro anos, obviamente que estou mais velha, e esta experiência em San Diego só me fez perceber ainda mais aquilo de que eu gosto e aquilo que quero fazer. E irei lutar/trabalhar para o fazer!”, vinca.
Mery Andrade, figura incontornável do basquetebol português, foi adjunta de Ana Ramos, algo fundamental: “A Mery Andrade foi a razão pela qual escolhi a Universidade de San Diego. Foi um alívio ter alguém que me pudesse ajudar no outro lado do oceano, sendo ela quem nós sabemos, uma ex-jogadora com bastante experiência. Ensinou-me muita coisa , mas o que mais me marcou foi a sua mentalidade e filosofia de trabalho, quase se pode comparar com a Mamba Mentality! Para sermos melhores temos que trabalhar, nada nos vai cair do céu”, finaliza.
Já Carolina Bernardeco esteve cinco anos em solo norte-americano e traz várias histórias para contar: “As melhores recordações que tenho foram o facto de poder treinar e jogar ao mais alto nível e de, ao mesmo tempo, poder tirar o meu curso. O que também vai ficar para sempre é o facto de ter que acordar às 4h30 da manhã para me ir preparar para o treino intenso que estava para vir todos os dias e o ter que sair desse mesmo e ter que ir treinar outra vez. Foram momentos marcantes e que nunca vou esquecer. Outra memória que fica para a vida foi ter jogado no pavilhão de Duke, conhecido como Coach K Court, completamente cheio, foi uma sensação incrível. E outra memória marcante foi o meu senior day, porque depois de ter passado por muitos altos e baixos, é o momento em que olho para trás e sinto que tudo valeu a pena”, conclui.
A antiga atleta da Universidade de Old Dominion, com 22 anos, assume o objetivo de disputar a Liga Feminina: “Sou uma jogadora com mais maturidade  e isso reflete-se nas decisões que tomo dentro do campo. O meu principal objetivo é poder jogar na nossa Liga”, não esconde.
Mas a passagem de Carolina Bernardeco pelos EUA também contou com uma experiência enquanto treinadora-adjunta da Universidade de Queens. A base fala do quão importante foi para si: “Estar numa equipa técnica foi uma experiência importante e que me deu uma perspetiva do jogo diferente. Estando do outro lado, foi possível perceber a importância da relação entre os jogadores e treinadores para que tudo dê certo. O meu trabalho no staff também passou pelo scouting e por definir uma estratégia para os jogos, e isso acrescentou-me conhecimento”, analisa.

Números finais da Liga Feminina

A Liga Feminina 2019-20, cumprindo a tradição, pautou-se pelo equilíbrio, numa Fase Regular em que se disputaram 20 das 22 jornadas (União Sportiva e Guifões SC jogaram 19 partidas cada). É altura de mostrar e analisar a estatística da competição.

Aquando da suspensão do campeonato, o Olivais FC liderava a classificação com 17 vitórias e 3 derrotas, seguindo-se Quinta dos Lombos e União Sportiva.
Estes dois últimos clubes, em termos coletivos, acabam por predominar em várias vertentes, com a turma de Carcavelos a revelar-se a mais forte no total de pontos marcados (média de 73.2ppj), da linha de 2 pontos (49.8% de eficácia) e na luta das tabelas (45.3 ressaltos).
Já o conjunto açoriano deu cartas na arte de bem defender (média de 57.5 pontos sofridos por jogo), da linha de lance livre (79.4%), no tiro exterior (32.9%) e nas assistências (18.4).
Duas equipas nortenhas surgem em destaque em dois outros itens do capítulo defensivo: o CP Natação, com uma média de 10.5 roubos de bola por jogo, e a Ovarense, comandante nos desarmes (3.1).
Passando para o lado individual, e com o foco nas jogadoras que alinharam num mínimo de 13 encontros, o que corresponde a 2/3 da época, o título de MVP Global vai para Kayla Gordon, do Carnide Clube/Holos, que terminou com médias de 18.9 pontos, 19.4 ressaltos, 47% de eficácia nos lançamentos de dois pontos e uma valorização de 33.4. Por seu turno, a MVP Nacional é Ana Raimundo, da Ovarense, cujo registo conta com médias de 13.8 pontos, 6.4 assistências, 3 roubos de bola, 45% de acerto da linha de 2 pontos e uma valorização de 16.9. Do CP Natação sai a MVP Jovem (jogadoras nas nascidas a partir de 2000), com Eva Carregosa a assumir destaque (10.3 pontos, 4.9 ressaltos, 3.4 assistências e valorização de 11.1).
Em Guifões morou a melhor pontuadora da Liga, de seu nome Morgan Batey (23.8ppj), seguida de Aliyah Mazyck (22.6ppj), do CAB Madeira, e de Aliyah Collier (19.4ppj), do União Sportiva. Esta última atleta americana brilhou ainda no tiro exterior, o que lhe vale o estatuto de mais eficiente nos triplos em 19 jogos (42% de eficácia), ficando o pódio composto por Artémis Afonso (42%), do Olivais FC), e Aya Traoré (41%), do GDESSA Barreiro.
Nos ressaltos, Kayla Gordon, volta à baila como líder destacada (19.4pj), vindo atrás Ana Radovic (Olivais FC) e A’Lexus Harrison (Vitória SC), ambas com uma média de 10.9. Quanto a assistir, Joana Soeiro, a representar o SL Benfica, foi rainha (7.8pj), para se seguirem Ana Raimundo (6.4) e Sara Ressureição (5.2), do Vitória SC.
Os números coletivos nos roubos de bola e desarmes de lançamento refletem-se no capítulo individual. Nos roubos, Martha Burse, do CP Natação, mostrou-se a maior inimiga dos ataques (média de 3.6pj), sendo secundada por Aliyah Collier (3.1) e Ana Raimundo (3). Já nos desarmes, Tess Bruffey, da Ovarense, ditou leis graças a uma média de 1.8, ficando atrás no ranking Merissa Quick  (1.1) e Kayla Gordon (1).

Dupla portuguesa em busca do “sonho americano”

Sara Guerreiro e Carolina Cruz, jovens internacionais portuguesas, e que se assumiram como figuras importantes da Quinta dos Lombos, têm pela frente grandes desafios. A primeira vai alinhar na Universidade de South Florida, enquanto a segunda é reforço para a Universidade de Manhattan.

A caminho de South Florida, Sara Guerreiro mostra-se ciente deste grande passo na carreira: “As minhas expectativas são boas, mas também muito realistas. Sei que vou ter que trabalhar muito para ter minutos e um lugar importante na equipa. No entanto, estou muito contente por ir e acho que vai ser uma experiência muito boa. Os meus principais objetivos são alcançar títulos com a equipa, evoluir individualmente e desfrutar ao máximo desta oportunidade”, afirma.
A base de 18 anos vai juntar-se a Beatriz Jordão, também ela saída da Quinta dos Lombos, e isso aumenta ainda mais o entusiasmo: “O facto de a Jordão estar lá deixa-me mais contente e confortável, sei que posso contar com ela para o que for preciso e vice-versa. Para além disso, esta ser a faculdade onde jogou a Laura Ferreira deixa-me ainda mais motivada”, reforça.
Sara Guerreiro passou três intensas temporadas nos Lombos, e na hora do adeus não poupa nos elogios ao clube: “A minha passagem pela Quinta dos Lombos foi muito boa e importante. Faço um balanço positivo destes três anos porque tive a oportunidade de crescer muito com o José Leite, com a Gilda Correia e com todos os restantes treinadores e colegas de equipa. Deram-me muitas oportunidades e apredizagens que guardo comigo, tanto em termos desportivos como pessoais. A Quinta dos Lombos contribuiu bastante para a construção da jogadora que eu possa vir a ser no futuro. Não diria melhor clube para jogar em formação”, finaliza.
Manhattan é o destino de Carolina Cruz, que espera evoluir o máximo para chegar ao topo: “Quero transformar um sonho em realidade, experimentar novas vivências e melhorar. Jogar o máximo possível, evoluir e, quem sabe, um dia ter possibilidade de integrar a WNBA”, assume.
E porquê Manhattan? “Tive a possibilidade de visitar a Universidade no final da época passada e assim constatei o que me espera. São super organizados academicamente e com todas as condições em termos de basquetebol. Este ano algumas jogadoras vão sair, e por isso trata-se de uma temporada de transição. É uma equipa que gosta de defender, que alinha em transição, mas falta-lhe o jogo exterior das atletas interiores”, analisa.
A poste de 19 anos passa em retrospetiva o seu percurso em Portugal: “A melhor recordação que guardo do nosso país, falando da minha carreira, é a Taça de Portugal conquistada esta época pela Quinta dos Lombos, sem esquecer os momentos em que represento a Seleção. Vou ter saudades de todos os treinadores, colegas, seccionistas e staff à volta das equipas”, vinca.

FPB reuniu com clubes da Liga Feminina

A Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu com todos os clubes da Liga Feminina e todas as associações dos emblemas da competição máxima do basquetebol feminino nacional, esta terça-feira, através de videoconferência, para debater o futuro da prova.

As intervenções iniciais do presidente da FPB, Manuel Fernandes, e do Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, centraram-se no reforço da ideia que a Federação continua a trabalhar na procura de soluções para as provas. As preocupações sobre o restabelecimento das condições de saúde pública e as repercussões financeiras da pandemia de COVID-19 foram sublinhadas, e foi destacado que quaisquer decisões só serão tomadas e publicadas após as reuniões com todos os clubes dos principais níveis competitivos seniores.
Depois, os doze emblemas e as oito associações foram auscultados sobre a realidade atual provocada pelo novo coronavírus e a forma como afeta a época atual e o arranque da próxima temporada. Numa reunião pautada pelo sentido de responsabilidade coletiva, destaque para o facto de todos os clubes, sem exceção, terem mostrado disponibilidade para aceitar qualquer decisão da Federação sobre a edição 2019/20 da prova, enriquecendo o debate com contributos e sugestões para os próximos passos a dar.
Estiveram nesta reunião a totalidade dos clubes e associações da Liga Feminina, num total de 43 participantes, incluindo representantes dos clubes AD Ovarense, AD Vagos, Carnide Clube/Holos, CAB Madeira, CPN, União Sportiva, GDESSA Barreiro, Guifões SC, Olivais FC, Quinta dos Lombos, SL Benfica, Vitória SC e das associações de basquetebol de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Madeira, Porto, São Miguel e Setúbal. A próxima reunião da Liga Feminina está prevista para 6 de junho.

SL Benfica ultrapassa Carnide Clube/Holos

O SL Benfica bateu o Carnide Clube e manteve o 5.º lugar na Liga Feminina, já o CAB Madeira conseguiu um importante triunfo na receção ao GDESSA Barreiro.

Carnide Clube/Holos 39-96 SL Benfica
O SL Benfica não teve dificuldades para bater o Carnide Clube/Holos, conseguindo desde cedo fugir no marcador depois da forte entrada em campo (10-30). A diferença pontual permaneceu elevada até ao intervalo, até que as encarnadas voltaram a aumentar o fosso para o Carnide, estabelecendo o resultado final em 39-96.
Inês Cruz (11pts, 1res, 1as, 1rb) e Mariana Pereira (13pts, 9res, 4as) foram as melhores na equipa da casa que viu Mariana Silva (21pts, 3res, 2rb), Destinee Young (19pts, 8res, 1as, 1rb) e Josephine Filipe (14pts, 4res, 3as, 1rb) brilharem nas águias.
CAB Madeira 63-51 GDESSA Barreiro
A boa entrada em campo, com um parcial de 20-12, acabou por beneficiar o conjunto insular que se manteve sempre na liderança do jogo a partir dos momentos iniciais do encontro. Apesar do equilíbrio verificado na segunda parte, a maior eficácia das anfitriãs (43% contra 26%) viria a ser fundamental para nunca permitir uma possível reviravolta do GDESSA.

Olivais FC mantém liderança em Guifões (59-66)

Com transmissão n’A Bola TV e na FPBtv, O Vitória SC levou de vencida o- União Sportiva, provocando a terceira derrota no campeonato para as açorianas. O Olivais FC, de visita a Matosinhos, conseguiu superar o Guifões SC apesar da resiliência da equipa da casa.

Vitória SC 72-68 União Sportiva
O Pavilhão Unidade Vimaranense foi o palco do primeiro encontro de domingo, que sorriu ao conjunto minhoto do Vitória SC. Apesar da vantagem inicial do União Sportiva, as vimaranenses souberam anular os nove pontos de vantagem das visitantes graças a um melhor controlo da posse de bola, bem como dos pontos marcados após ressalto ofensivo (18 pontos). O parcial de 17-11 no último quarto assumiu extrema importância já que foi o período do jogo em que se confirmou a reviravolta no marcador.
Sara Ressurreição (17pts, 3res, 4as, 1rb), A’lexus Harrison (14pts, 13res, 2as, 6rb, 1dl), Kaisa Kusma (15pts, 4res, 3rb, 1dl), Meg Wilson (12pts, 10res, 2as, 1rb) e Bárbara Miranda (11pts, 2res, 1as) foram as melhor no Vitória, já no União Sportiva, Aliyah Coller (21pts, 11res, 3as), Miriam McKenzie (22pts, 6res, 1as, 3rb) e Vânia Sengo (17pts, 5res, 3as, 1rb, 1dl) estiveram em bom plano.
Guifões SC 59-66 Olivais FC
O Olivais continuou na dianteira da Liga Feminina após arrecadar mais um triunfo fora deportas, desta vez em casa do Guifões SC. Na primeira metade do encontro a equipa de Coimbra esteve a lançar com 75% de eficácia da linha dos três pontos, percentagem elevada que levou as campeãs nacionais na frente do encontro para o intervalo (29-38). Na segunda parte o Olivais continuou na frente e, apesar da reação das anfitriãs nos últimos minutos de jogo as conimbricenses asseguraram a 18.ª vitória no campeonato.
Nas donas da casa realçar as performances de Morgan Batey (21pts, 6res, 4as, 4rb) e Filipa Barros (19pts, 4res, 2as, 3rb). No Olivais sobressaíram Norianna Haynes (16pts, 7res, 1rb), Marcy Gonçalves (12pts, 3res, 5as, 3rb) e Artémis Afonso (10pts, 12res, 6as, 1rb).

Adrienne Motley como figura maior da 20.ª jornada da Liga Feminina

Líderes estatísticos da 20.ª jornada da Liga Feminina:

MVP Tissot da jornada | Adrienne Motley (CAB Madeira): 32pts, 5res, 5ast, 8/11 L2P, 3/6 L3P, 7/9 LL, 35MVP

MVP Nacional e MVP Jovem (atletas nascidas depois de 2000, inclusivé) | Filipa Barros (Guifões SC): 19pts, 4res, 2ast, 3rb, 4/6 L2P, 3/5 L3P, 2/3 LL, 21.5MVP

Pontos | Adrienne Motley (CAB Madeira): 32

Ressaltos | A’Lexus Harrison (Vitória SC): 13

Assistências | Joana Soeiro (SL Benfica): 9

Roubos de bola | A’Lexus Harrison (Vitória SC): 6

Desarmes de lançamento | Inês Faustino (Carnide Clube/Holos): 2

Cinco ideal | Aliyah Collier (União Sportiva), Adrienne Motley (CAB Madeira), Artémis Afonso (Olivais FC), Doniyah Cliney (AD Vagos) e Tess Bruffey (Ovarense)

Cinco ideal português | Filipa Barros (Guifões SC), Joana Soeiro (SL Benfica), Mariana Silva (SL Benfica), Josephine Filipe (SL Benfica) e Carolina Cruz (Quinta dos Lombos)

 

Top recordes:

Pontos | Sabrina Lozada-Cabagge (Vitória SC): 42

Ressaltos | Kayla Gordon (Carnide Clube/Holos): 28

Assistências | Joana Soeiro (SL Benfica): 18

Roubos de bola | Aliyah Collier (União Sportiva): 9

Desarmes de lançamento | Tess Bruffey (Ovarense): 8

Mais valorização | Sabrina Lozada-Cabagge (Vitória SC): 62


Quinta dos Lombos vence Ovarense e não desarma na liderança

Quinta dos Lombos 80-53 Ovarense
A Quinta dos Lombos não tremeu em casa, diante da Ovarense, e averbou o sexto triunfo consecutivo.
O clube de Carcavelos dominou os acontecimentos e revelou supremacia na luta das tabelas (59-31 em ressaltos), tendo como melhores em campo Otiona Gildon (22pts, 15res, 3ast, 3rb), Júlia Alves (16pts, 10res, 2ast, 1rb) e Mia Loyd (10pts, 3res, 3ast), enquanto no adversário vareiro sobressaíram Tess Bruffey (17pts, 9res, 2ast, 2rb) e Ana Raimundo (14pts, 3res, 1ast, 2rb, 1dl).
CAB Madeira 58-73 União Sportiva
O União Sportiva levou a melhor no pavilhão do CAB Madeira, último classificado, naquela que foi a sua quinta vitória seguida.
As donas da casa até terminaram o primeiro quarto na frente (17-16), mas de seguida deu-se um parcial de 23-10 para o emblema açoriano, que mudou por completo a questão.
No Sportiva, forte nos ressaltos (50 contra 29 do adversário), estiveram em melhor plano Vânia Sengo (24pts, 12res, 4ast, 1rb), Aliyah Collier (21pts, 9res, 7ast, 1rb) e Alecia Cooley (12pts, 10res), sendo que no CAB deram nas vistas Adrienne Motley (23pts, 6res, 4ast, 1rb, 1dl), Danielle Garven (16pts, 6res, 2dl) e Joseana Vaz (12pts, 5res, 1ast, 1rb, 1dl).
AD Vagos 67-40 Carnide Clube/Holos
A AD Vagos teve um sábado positivo e não permitiu veleidades ao Carnide Clube/Holos, que registou a quinta derrota consecutiva.
O conjunto da casa tirou partidos dos 20 turnovers do adversário e mostrou-se mais eficaz da linha de dois pontos, contando com a inspiração de Bianca Cuevas (22pts, 3res, 2ast, 4rb), Susana Carvalheira (12pts, 8res, 3ast, 2rb, 1dl) e Joana Cortinhas (10pts, 4res, 3ast), ao passo que no opositor lisboeta foi Djenifer Monteiro (8pts, 12res, 1ast, 1dl) quem mais sobressaiu.

Guifões SC e SL Benfica medem forças este domingo (15h30, Liga Feminina)

Filipa Barros – Guifões SC
Quais são os maiores perigos do SL Benfica?
O maior perigo do Benfica passa pela excelente qualidade das suas jogadoras. É uma equipa muito forte, e por isso sabemos que temos de nos preocupar com todos os aspetos do seu jogo.
O Guifões SC encontra-se num ciclo de três vitórias consecutivas. Sentem-se no melhor momento da temporada? Quais as principais razões que explicam este bom momento de forma?
Sim, realmente sentimos que, finalmente, os resultados estao a refletir o nosso trabalho. Houve muitos jogos em que perdemos por pequenos detalhes, que nestes últimos jogos temos conseguido corrigir e vencer. Talvez a principal razão para a melhoria dos resultados seja o aumento da consistência defensiva.
Alcançar os Playoffs é o objectivo do Guifões?
O nosso grande objetivo é dar o máximo no próximo jogo e tentar ganhar, e depois vamos vendo.
No teu ano de estreia na Liga, e na equipa sénior, tens sido um dos grandes destaques, já com várias nomeações para MVP Jovem. Esperavas uma temporada tão positiva?
Está a ser um ano bastante positivo. Treinar e jogar com as melhores basquetebolistas nacionais está a ajudar-me muito a crescer como jogadora. No início custou-me um pouco a adaptar, mas agora, com a ajuda das minhas colegas de equipa, sinto-me totalmente preparada, por isso acho que posso dizer que esta temporada está a superar as minhas expectativas.
Josephine Filipe – SL Benfica
Quais são as maiores qualidades do Guifões SC?
O Guifões é uma equipa que, apesar de ter subido à Liga este ano, tem jogadoras experientes e um conjunto que trabalha junto há algum tempo. Nota-se que sabe o que procurar e em que momento do jogo o pode fazer.
As três vitórias seguidas do Guifões servem de aviso?
Claro! O Guifões está a passar por um bom momento e o jogo, sendo em casa delas, acresce a confiança da equipa.
Sentes que o Benfica também está mais estável, até depois de dois triunfos?
Sim, penso que passámos por uma má fase, mas estamos a encontrar o nosso ritmo e a crescer para entrarmos nos Playoffs no melhor momento possível
És uma jogadora com vários anos de Liga. Que te está a parecer a edição deste ano da competição?
As últimas edições têm sido bastante mais equilibradas, o que melhora a competição no geral. Este ano esse equilíbrio repete-se, há sempre uma surpresa em cada jornada, e temos de estar prontas para tudo.

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.