Vice-campeões olímpicos levam a melhor

Boa primeira parte da equipa das quinas não chegou frente à congénere francesa

Seleções
24 FEV 2022

A seleção nacional de seniores masculinos entrou bem e lutou até ao final, mas não conseguiu bater a forte oposição francesa, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que venceu por 94-56.

Portugal entrou da melhor maneira possível no encontro e logo no primeiro quarto obrigou a França a recorrer a um desconto de tempo em virtude do 9-17 que o marcador espelhava. A equipa das Quinas fazia-se valer do rigor tático, da eficácia e da boa seleção de lançamentos que obrigou a anfitriã França a reposicionar-se na partida. Os franceses regressaram mais fortes e esbateram a vantagem de oito pontos, com Portugal a sair, mesmo assim, por cima no marcador no final dos primeiros dez minutos (15-17). Antes do intervalo os franceses continuaram a recuperação no marcador, mas a equipa das Quinas não baixou os braços e conseguiu ir para o descanso com apenas quatro pontos de desvantagem (37-33). No regresso dos balneários, a seleção gaulesa entrou determinada a contrariar o plano de jogo luso e através de um parcial de 27-11 conseguiu passar para a frente do marcador de forma destacada (64-44). Os vinte pontos que separavam as duas equipas avolumaram-se nos restantes dez minutos, novamente com a França a demonstrar todo o seu poderio. No final dos quarenta minutos a equipa da casa acabou por fixar o resultado final em 94-56.

Num encontro muito equilibrado nos primeiros 20 minutos, Sasa Borovnjak (13pts, 3res, 1ast), foi a principal figura da formação lusa. Diogo Brito foi o melhor marcador português ao apontar 15 pontos, três ressaltos e quatro assistências.

No final da partida, o capitão Miguel Queiroz foi o porta-voz da equipa das Quinas: “Foi um jogo muito duro. Já sabíamos disto, sobretudo contra a França que fez segundo lugar nos Jogos Olímpicos. Depois da primeira parte pensamos que o jogo ia ser mais próximo, mas não conseguimos igualar a intensidades deles (França) ao longo dos quarenta minutos, tal como o fizemos na primeira parte do jogo. Dobraram os nossos ressaltos, tivemos dificuldades para encontrar os lançadores, para controlar a posse de bola e recuperar na defesa. A intensidade deles durante o jogo todo fez a diferença. Enquanto tivemos frescos conseguimos igualar o jogo deles. Vamos tentar fazer mais e melhor no domingo,” afirmou.

O técnico Sérgio Ramos também deixou a sua análise ao encontro, corroborando as palavras do capitão da Seleção Nacional, apontando para o próximo encontro e para a reação lusa: “Penso que eles são uma das melhores equipas do Mundo, sabíamos que ia ser difícil. Uma das chaves do jogo seria igualar a intensidade e fisicalidade da França. Fizemos um bom trabalho na primeira parte. Controlamos o ritmo de jogo, não cometemos muitos ‘turnovers’. Foram uns bons vinte minutos, mas os problemas apareceram na segunda parte. A defesa deles melhorou e não conseguimos trabalhar bem sem bola. Permitimos cestos fáceis e a partir de perdas de bolas. No próximo jogo temos de fazer melhor. Além da parte física, também a parte mental contribuiu para esta decréscimo. O jogo foi para quarenta pontos de diferença. Creio que os jogadores mereciam outro resultado, mas são erros nossos e temos de viver com eles. No domingo jogamos novamente com a França e temos de reagir, aprender com este jogo. Temos muitos jogadores jovens que ainda estão a aprender e para eles é importante jogar contra uma das melhores seleções do Mundo. Sabíamos que ia ser difícil, mas é um processo de aprendizagem para nós. Estamos contentes por estar aqui, mas tristes com o resultado. Vamos reagir, fazer ajustes e para estarmos preparados para o próximo jogo. Os jogadores querem fazer mais e melhor”, comentou.

Portugal tem mais um duelo com a congénere francesa agendado para às 17 horas deste domingo, no CDC Matosinhos. O encontro conta com transmissão na RTP2.

Seleções
24 FEV 2022

Mais Notícias