Artigos da Federaçãooo

APD Braga é pentacampeã nacional

A APD Braga sagrou-se pentacampeã nacional após vencer o BC Gaia por 60-48, no último jogo da final four do campeonato nacional de BCR.

Com o título em disputa, a equipa de Gaia entrou melhor e não demorou a chegar aos cinco pontos de vantagem (8-5), mas um parcial de 12-2 a fechar os dez minutos iniciais, deu a liderança aos bracarenses (17-12).

A correr atrás do resultado, os comandados de Pedro Bártolo, treinador-jogador, reagiram e conseguiram recolher para o intervalo a vencer pela margem mínima, 26-25.

Após o descanso, o emblema de Braga retornou mais concentrado e recuperou a liderança da partida. Com maior acerto ofensivo, a formação de Ricardo Vieira controlou o terceiro quarto e geriu a vantagem nos dez minutos finais, festejando no final a conquista do seu quinto campeonato nacional consecutivo.

Os principais destaques individuais dos campeões nacionais foram Jorge Carneiro (18pts, 7res, 5ast, 2rb, 1dl), Márcio Dias (16pts, 13res, 5ast, 1rb, 1dl) e Jorge Palmeira (10pts, 9res, 1ast, 4rb). No conjunto de Gaia, Pedro Bártolo (17pts, 5res, 8ast, 3rb), João Rumor (15pts, 7res, 1ast, 2rb) e Rui Carvalho (2pts, 13res, 3ast, 1rb) estiveram em bom plano.

 

No encontro da manhã, a equipa da APD Leiria bateu a APD Sintra por 55-43, e conseguiu a sua primeira vitória na final four.

A formação leiriense entrou melhor e no final dos dez minutos iniciais vencia por 16-10. Contudo, a congénere lisboeta respondeu no segundo quarto e conseguiu reduzir a diferença para duas posses de bola, 24-20.

No regresso dos balneários os comandados de Luís Ramos voltaram a entrar melhor. Com um aumento da intensidade ofensiva, o emblema de Leiria aumentou a vantagem ao longo do terceiro e quarto períodos, até atingir os 12 pontos de diferença.

Iderlindo Gomes (25pts, 11res, 5ast, 5rb) e Marco Francisco (16pts, 9res, 7ast, 5rb) foram fundamentais para o triunfo da equipa “visitante”. Na equipa de Rui Lourenço, Ibrahim Mandjam (15pts, 6res, 3ast, 1rb) e Pedro Gonçalves (10pts, 11res, 5ast, 2rb, 1dl) evidenciaram-se.

 

Filipe Carneiro, da APD Braga, foi eleito o MVP da final four. A formação bracarense também colocou dois atletas no cinco ideal, Márcio Dias e José Miguel Gonçalves, que se juntam a João Castro e Pedro Bártolo (BC Gaia) e Iderlindo Gomes (APD Leiria).


APD Braga e BC Gaia discutem o título de campeão

O Campeonato nacional de BCR entrou na sua fase decisiva e este fim-de-semana será encontrado o campeão. APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia defrontaram-se este sábado, nos quatro primeiros jogos da final four.

BC Gaia 46-44 APD Leiria

No primeiro jogo do dia, o BC Gaia levou de vencida a formação da APD Leiria por 46-44. Num embate de emoção até aos últimos segundos, as duas equipas foram trocando igualdades durante os dez minutos iniciais. Com uma vantagem de um ponto (15-14) à entrada para o segundo período, a formação “visitante” não conseguiu manter a liderança, e ao intervalo a equipa de Leiria seguia na frente por 23-21.

No regresso dos balneários, o conjunto “da casa” entrou melhor e foi-se distanciando e suprimia as iniciativas adversárias. Com o encontro a aproximar-se do fim, e a correr atrás do resultado, o emblema nortenho respondeu e conseguiu o cesto da vitória a dez segundos do fim.

Estatisticamente, João Reis (19pts, 3res, 1ast) e Pedro Bártolo (13pts, 2res, 6ast) foram as figuras da equipa de Gaia, enquanto que Marco Francisco (17pts, 4res, 5ast, 4rb), Iderlindo Gomes (11pts, 6res, 1ast, 1rb) e Aníbal Costa (10pts, 5res, 5ast) se evidenciaram pelos leirienses.

APD Braga 57-31 APD Sintra

Frente à APD Sintra, a APD Braga, atual tetracampeã nacional, não vacilou e venceu de forma convincente por 57-31.

A formação bracarense esteve na frente desde cedo e ao intervalo já vencia por 13-8. No segundo quarto aumento os índices defensivos e conseguiu limitar o seu adversário a apenas seis pontos marcados.

Com uma vantagem de 28-14 ao intervalo, o segundo tempo viu a equipa de Sintra tentar aproximar-se, mas sem nunca conseguiu colocar em risco a vantagem dos campeões nacionais em título, que controlaram a diferença e festejaram o triunfo no final do encontro, com Márcio Dias (15pts, 7res, 2ast, 3rb) a ser o mais esclarecido. Na equipa sintrense, Pedro Gonçalves (12pts, 10res, 2ast) e Ibrahim Mandjam (11pts, 8res, 1ast) não foram suficientes.

BC Gaia 76-67 APD Sintra

Numa partida em que os ataques estiveram em evidência, a equipa de Gaia somou o segundo triunfo nesta final four ao bater a congénere de Sintra por 76-67.

Em mais um encontro equilibrado, o terceiro e quarto períodos acabaram por fazer a diferença no resultado final. A perder por 38-35 ao intervalo, o BC Gaia apresentou-se mais concentrado nos dois lados do campo e conseguiu passar para a liderança após o descanso.

A vencer por quatro (54-50) à entrada para os dez minutos finais, os “wildcats” conseguiram aumentar a vantagem, ainda que a formação sintrense tenha ameaçado até perto do apito final. Pedro Bártolo (37pts, 6res, 6ast, 1rb) foi a grande figura dos vencedores, bem como João Rumor (18pts, 7res, 4ast, 1rb) e João Reis (13pts, 6res, 3ast). Pela APD Sintra, Ibrahim Mandjam (32pts, 16res, 1ast),  Pedro Gonçalves (21pts, 10res, 2ast) e Rui Lourenço (8pts, 5res, 11ast, 3rb).

APD Braga 59-38 APD Leiria

O último encontro do dia colocou frente a frente as formações da APD de Leiria e Braga. A equipa nortenha acabou por se superiorizar e venceu por 59-38.

Como campeão em título, o emblema de Braga era o favorito à entrada para o jogo e confirmou a sua valia. Ao liderar a partida desde o primeiro quarto, os comandados de Ricardo Vieira não abrandaram o ritmo e foram construindo o triunfo ao longo dos 40 minutos, com Márcio Dias (27pts, 10res, 3ast, 1rb) a assumir um papel de destaque, tal como Jorge Carneiro (13pts, 7res, 4ast, 1rb). Nos leirienses evidenciou-se Iderlindo Gomes (17pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl).

Com a vitória, a formação bracarense soma dois triunfos e amanhã enfrenta a congénere de Gaia, no jogo que será a “final” do campeonato nacional.


APD Sintra e APD Leiria fecham lote da Final Four

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR, a APD Leiria venceu na última jornada da fase regular e carimbou a passagem à Final Four. Também a APD Sintra, já qualificada, encerrou a primeira fase com um triunfo. A APD Braga, conjunto invicto até ao momento, e o Basket Clube de Gaia perfazem o grupo de finalistas, que se vão bater pelo título nacional em Braga, nos dias 17 e 18 de julho.

 

APD Paredes 22-61 APD Leiria

A APD Leiria não acusou a pressão, pois uma derrota significaria o apuramento da APD Lisboa, e venceu por inequívocos 61-22 no reduto da APD Paredes. O jogo desenrolou-se de forma favorável ao conjunto orientado por Luís Ramos (1.0), tendência bem patente no parcial inaugural de 12-0, apesar da exibição em crescendo da APD Paredes ao longo da partida. A velocidade e assertividade do internacional A Iderlindo Gomes (4.0), bem secundado por Marco Francisco (4.5) e pelo regressado Aníbal Costa (4.0), causou estragos na defesa paredense, que denotou dificuldades nos momentos de transição. Nos locais, Marco Almeida (4.0) e Paulo Araújo (1.0) foram os que mais sobressaíram.

Fruto da vantagem no confronto direto com a APD Sintra e o BC Gaia, os leirienses terminam a fase regular no segundo posto, ao passo que os comandados de Domingos Marinho dão por cumprida a participação no Campeonato Nacional, no sexto lugar da tabela.

 

Parciais: 0-12 / 8-14 / 8-19 / 6-16

Melhores marcadores: APD Paredes – #16 Marco Almeida 6pts, #10 Paulo Araújo 6pts; APD Leiria – #10 Iderlindo Gomes 26pts, #5 Marco Francisco 10pts.

 

APD Sintra 41-21 GDD Alcoitão

A APD Sintra não vacilou e concluiu a fase regular com um triunfo na receção ao GDD Alcoitão, conjunto galvanizado pelo alcance da primeira vitória na jornada anterior. Num encontro em que tiveram primazia as ações defensivas, concorreu igualmente para o baixo marcador o desperdício de parte a parte, acabando os sintrenses por escapar no terceiro quarto – 20-6. Pedro Gonçalves (3.5) repetiu as lides de homem em evidência nos anfitriões, sem esquecer o contributo do internacional sub22 Ibrahim Mandjam (4.0). Nos visitantes, Hugo Maia (2.5) e o jovem André Gomes (3.5) destacaram-se no capítulo da concretização.

 

Parciais: 6-6 / 9-7 / 20-6 / 6-2

Melhores marcadores: APD Sintra – #10 Pedro Gonçalves 16pts, #24 Ibrahim Mandjam 9pts; GDD Alcoitão – #15 Hugo Maia 8pts, #16 André Gomes 7pts.

 

 


GDD Alcoitão conquista primeira vitória da época

O GDD Alcoitão estreou-se a vencer, no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR, frente à APD Paredes, fora de portas, por 48-25. Numa das melhores exibições da temporada, a APD Lisboa derrotou a APD Leiria – 51-60.

 

APD Paredes 25-48 GDD Alcoitão

Ao 11.º encontro, o GDD Alcoitão conseguiu a tão ansiada vitória, fruto de uma estratégia defensiva de pressão a campo inteiro, quase inédita no jogo cascalense – pelo menos numa fase tão precoce do encontro -, que limitou visivelmente o ataque da APD Paredes. Apesar de uma reação destemida no segundo quarto, os comandados de Fernando Lemos sentenciaram praticamente a partida, com nova entrada enérgica na segunda parte. O jovem André Gomes (3.5), dos quadros da Seleção Nacional Sub22, assumiu a batuta da equipa e terminou como melhor marcador, com 20 pontos. De salientar igualmente a prestação assertiva de Rui Pedro (2.5), em dia de elevado acerto no lançamento exterior. Na formação liderada por Domingos Marinho, Marco Almeida (4.5) e Carlos Cardoso (1.0) foram os mais inconformados.

Parciais: 2-9 / 9-11 / 2-18 / 12-10

Melhores marcadores: APD Paredes – #16 Marco Almeida 8pts, #18 Carlos Cardoso 6pts; GDD Alcoitão – #16 André Gomes 20pts, #8 Rui Pedro 8pts

 

APD Leiria 50-61 APD Lisboa

Com alguma dose de surpresa, sobretudo pelo fosso no marcador lavrado ao longo da primeira parte – 18-42 -, a APD Lisboa acabou em alta a fase regular, ao bater categoricamente a APD Leiria, no seu reduto. Endiabrado, Ângelo Pereira (2.5), internacional A e Sub22, converteu cinco lançamentos de três pontos e amealhou um total de 34. Por seu turno, Aliu Camará (3.5), recém-chegado ao BCR, deu mostras do seu potencial ao constituir a segunda ameaça ofensiva da sua equipa, com 14 pontos. Nos leirienses, a maior resistência surgiu por intermédio de Iderlindo Gomes (4.0) e Marco Francisco (4.5).

Parciais: 10-18 / 8-24 / 15-13 / 17-6

Melhores marcadores: APD Leiria – #10 Iderlindo Gomes 25pts, #5 Marco Francisco 14pts; APD Lisboa – #8 Ângelo Pereira 34pts, #7 Aliu Camará 14pts


APD Sintra derrota APD Lisboa e tem Final Four à vista

No Campeonato Nacional de BCR da 1.ª Divisão, a APD Sintra venceu a APD Lisboa por 48-37. Os sintrenses estão próximos de assegurar a qualificação para a Final Four, agendada para os dias 17 e 18 de julho, em Braga.

 

APD Sintra 48-37 APD Lisboa

A APD Sintra está muito perto de garantir a presença na Final Four, depois de ultrapassar categoricamente a APD Lisboa. Em contraste com a exibição frente à APD Leiria, na semana transata, os comandados de Jorge Almeida entraram muito assertivos, conseguindo cavar uma distância pontual significativa face aos lisboetas logo no quarto inaugural.

A reação, esperada, da formação orientada por Daniel Pereira e Teresa Santos fez-se sentir, com as equipas a encararem o quarto derradeiro do encontro separadas apenas por cinco pontos. Contudo, a APD Sintra serenou o seu jogo e voltou a distanciar-se de forma irremediável. Os experimentados Rui Lourenço (4.0) e Pedro Gonçalves(3.5), bem coadjuvados por Ibrahim Mandjam (4.0), revelaram-se as principais ameaças nos anfitriões. Nos visitantes, sobressaíram as atuações de Emanuel Soares (3.5), o mais consistente, e Ângelo Pereira (2.5).

Na última jornada, os sintrenses recebem o GDD Alcoitão, ao passo que os lisboetas se deslocam ao reduto da APD Leiria.

Parciais: 19-6 / 8-9 / 8-15 / 13-7

Melhores marcadores: APD Sintra – #10 Pedro Gonçalves 21pts, #13 Rui Lourenço 14pts; APD Lisboa – #8 Ângelo Pereira 16pts, #9 Emanuel Soares 10pts


BC Gaia junta-se à APD Braga na Final Four

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR, o BC Gaia fechou a fase regular com um triunfo caseiro frente ao GDD Alcoitão – 59-32 – e carimbou a passagem à Final Four. No outro encontro, a APD Leiria também encaminhou a sua qualificação ao superar a APD Sintra, em Casal de Cambra, por 42-60.

 

BC Gaia 59-32 GDD Alcoitão

Em Grijó, fruto de uma entrada determinada, traduzida num parcial inaugural de 24-6, o Basket Clube de Gaia concretizou a façanha de se apurar, no primeiro ano no máximo escalão do BCR nacional, para a Final Four do campeonato. Os pupilos de Pedro Bártolo (2.5) – 18pts (9/12 2pts, 0/3 3pts), 13ast, 5res, 3rb) demonstraram assertividade no ataque, tirando partido de transições rápidas e elevado acerto exterior, e manietaram com agressividade o ataque do GDD Alcoitão através de uma defesa em linha.

Os cascalenses, que vinham de dois jogos auspiciosos, encetaram uma reação interessante a partir do segundo quarto, ao causar estragos dentro da área restritiva e a libertar mais eficazmente a sua principal arma de lançamento Hugo Maia (2.5) – 12pts (6/8 2pts), 5res, 2ast, 2rb -, bem coadjuvado pelo jovem André Gomes (3.5) – 6pts (3/12 2pts, 0/3LL), 6res, 5ast. Pelos gaienses, merece nota também o desempenho de João Rumor (4.0) – 16pts (7/10 2pts, 2/4LL), 12res, 4ast, 4rb.

Parciais: 24-6 / 13-12 / 13-6 / 9-8

Melhores marcadores: BC Gaia – #8 Pedro Bártolo 18pts, #5 João Rumor 16pts; GDD Alcoitão – #15 Hugo Maia 12pts, #16 André Gomes 6pts, #7 Hugo Rocha 6pts

 

APD Sintra 42-60 APD Leiria

Cada vez mais próxima da Final Four, está a APD Leiria, graças à vitória categórica, lavrada na deslocação a Casal de Cambra, contra a APD Sintra. Concentrada e assertiva desde o começo, em contraponto com o desperdício e algum desnorte sintrense, os leirienses dispararam rapidamente no marcador para não mais ceder o comando da partida. Iderlindo Gomes (4.0) e Marco Francisco (4.5) foram os que mais estragos causaram, particularmente em zonas interiores, à defesa dos anfitriões, que contaram com um inspirado Pedro Gonçalves (3.5), secundado por Ibrahim Mandjam (4.0), em plano de destaque na segunda metade. Com um calendário mais favorável e mais um ponto face à APD Sintra e APD Lisboa, a APD Leiria está perto de obter a terceira vaga de apuramento para a Final Four. Lisboetas e sintrenses defrontam-se na próxima jornada, num encontro decisivo para as aspirações de ambos.

Parciais: 7-17 / 6-15 / 18-9 / 11-19

Melhores marcadores: APD Sintra – #10 Pedro Gonçalves 23pts, #24 Ibrahim Mandjam 17pts; APD Leiria – #10 Iderlindo Gomes 22pts, #5 Marco Francisco 19pts


Braga acolhe Final Four da 1.ª Divisão de BCR

A cidade de Braga irá receber, nos dias 17 e 18 de julho, a Final Four do Campeonato Nacional de BCR da 1.ª Divisão. Para o evento derradeiro da época 2020/21, só a anfitriã APD Braga tem já a qualificação assegurada, ao passo que BC Gaia, APD Leiria, APD Lisboa e APD Sintra digladiam-se pelas restantes vagas de acesso.

O Município de Braga, representado pela Vice-Presidente, Sameiro Araújo, a cargo do Pelouro do Desporto, reuniu com o presidente do Comité Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CNBCR), Augusto Pinto, na presença também da Associação de Basquetebol de Braga, parceira da organização, com o intuito de celebrar os moldes do apoio logístico, financeiro e promocional da autarquia para o ponto mais alto da temporada na modalidade rainha do universo paralímpico.

Perante a concorrência dos três emblemas ainda por definir, a tetracampeã nacional APD Braga, dona de um trajeto sem mácula na fase regular da competição, procurará um inédito pentacampeonato para o seu palmarés, façanha só alcançada na história da competição pela APD Sintra. O palco da etapa mais ansiada deverá ser o Pavilhão Municipal de Lamaçães.


Luís Domingos, Helder da Silva e Ismael de Sousa fecham a época

Na rubrica “Portugueses lá fora”, olhamos os últimos compromissos do Servigest Burgos, de Luís Domingos (2.5) e Helder da Silva (2.0), com sortes distintas nas últimas duas semanas, bem como de Ismael de Sousa (4.0), que acabou a temporada a ganhar.

 

Espanha – División de Honor (máximo escalão)

 

Servigest Burgos 80-72 Amivel

Parciais: 20-16 / 28-12 / 14-21 / 18-23

Luís Domingos (2.5) e Helder da Silva (2.0) não disputaram qualquer minuto do encontro frente ao conjunto malaguenho, onde Cláudio Batista, antigo internacional luso, desempenha as funções de técnico adjunto.

 

Iberconsa AMFIV 65-49 Servigest Burgos

Na visita à Galiza, os pupilos de Rodrigo Escudero não conseguiram selar o sétimo posto – entre 12 -, num dia de especial rendimento de Fabian Romo (4.0) – 29pts (6/8 2pts, 4/7 3pts, 5/5 LL), 9res, 7ast -, que encaminhou assim o conjunto de Vigo para o triunfo. Nos visitantes, sobressaiu Lee Fryer (4.0), o internacional sub23 pela Grã-Bretanha – 13pts (6/11 2pts, 0/2 3pts, 1/2 LL), 5res, 1ast -, enquanto Luís Domingos (2.5) registou, em 17 minutos, 4 pontos (2/4 2pts) e 2 ressaltos.

O Servigest Burgos fecha a época, no dia 22 de maio, quando recebe a formação do BSR Ace Gran Canaria, que ocupa o quarto lugar e se revelou uma das maiores surpresas da época.

 

Itália – Série B

Já sem hipóteses de qualificação para o playoff de acesso à Série A, o Santa Lucia Basket Roma perdeu contra um dos apurados, o NPIC Rieti, por 54-59, encontro no qual Ismael de Sousa (4.0) apontou 12 pontos. Na jornada derradeira, a formação romana despediu-se de 2020/21 com um triunfo por 47-52, no reduto do ASD Disabili Don Orione (sem estatística disponível). No grupo D, o conjunto do atleta ex-APD Sintra terminou na terceira posição, num total de cinco emblemas.

 

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do Servigest Burgos.


BC Gaia supera APD Sintra e espreita Final Four

No Campeonato Nacional de BCR da 1.ª Divisão, o BC Gaia venceu, pela primeira vez, a APD Sintra (55-46) e tem agora o acesso à Final Four ao seu alcance. Também a APD Lisboa se mantém na corrida, graças ao triunfo em Queluz, frente ao GDD Alcoitão (40-55), bem como a APD Leiria, que ultrapassou sem sobressalto a APD Paredes (49-21).

 

BC Gaia 55-46 APD Sintra

O BC Gaia averbou a terceira vitória consecutiva, num jogo com várias mudanças de liderança no marcador e pautado por agressividade e equilíbrio em todos os momentos. Pedro Bártolo (2.5) – 25pts (10/14 2pts, 2/3 LL, 1/5 3pts), 10ast, 4res, 2rb – voltou a assumir as rédeas na formação anfitriã, ao assinar um duplo-duplo, com a nuance de 21 dos seus 25 pontos terem sido apontados na segunda parte. O treinador-jogador dos gaienses foi bem secundado por João Rumor (4.0) – 12 pts (6/9 2pts), 10res, 1ast – e por Nelson Oliveira (1.0) – 4pts (2/2 2pts, 0/2 LL), 3res, 3ast. Nos comandados de Jorge Almeida, sobressaíram pela positiva as muitas incursões interiores bem-sucedidas de Ibrahim Mandjam (4.0) e o acerto, dentro e fora da área restritiva, de Pedro Gonçalves (3.5).

Parciais: 10-10 / 10-13 / 17-13 / 18-10

Melhores marcadores: BC Gaia – #8 Pedro Bártolo 25pts, #5 João Rumor 12pts, #18 Miguel Reis 12pts; APD Sintra – #10 Pedro Gonçalves 20pts, #24 Ibrahim Mandjam 16pts

 

GDD Alcoitão 40-55 APD Lisboa

Em consonância com o jogo da primeira volta, o GDD Alcoitão voltou a protagonizar uma entrada forte no encontro, com os lisboetas a debaterem-se com dificuldades para travar a fluidez do ataque cascalense e as saídas rápidas de Hugo Maia (2.5) – 22pts (11/19 2 pts, 0/2 LL, 0/1 3 pts), 4res, 4ast. Paulatinamente, a APD Lisboa, que viu o seu técnico, Daniel Pereira, lançar o recém-convocado para a Seleção Nacional, Aliu Camará (3.5), no cinco inicial, encurtou distâncias e consumou mesmo a reviravolta no segundo quarto. Ao compasso de Ângelo Pereira (2.5), em dia inspirado, a formação da capital dilatou, aos poucos, a sua vantagem, enquanto os comandados de Fernando Lemos não conseguiram “furar” de modo tão incisivo a malha defensiva adversária como no começo da partida.

Parciais: 14-07 / 10-22 / 08-11 / 08-15

Melhores marcadores: GDD Alcoitão – #15 Hugo Maia 22pts, #17 Pedro Macedo 7pts; APD Lisboa – #8 Ângelo Pereira 20pts, #9 Emanuel Soares 11pts

 

APD Leiria 49-21 APD Paredes

No encontro mais desnivelado da jornada, os leirienses saltaram para o comando sem surpresa e traduziram, gradualmente, o seu ascendente no marcador, fruto dos estragos causados pelas suas múltiplas armas interiores, em particular João Silva (4.0) e Iderlindo Gomes (4.0). A APD Paredes, sem poder rivalizar na altura, e com menos frieza na hora das decisões, não conseguiu suster a APD Leiria, apesar dos bons desempenhos de Marco Almeida (4.0) e Carlos Cardoso (1.0).

Parciais: 17-06 / 09-08 / 11-05 / 12-02

Melhores marcadores: APD Leiria – #10 Iderlindo Gomes 13pts, #19 João Silva 11pts; APD Paredes – #18 Carlos Cardoso 8pts, #16 Marco Almeida 7pts


Convocados para o estágio da Seleção Nacional de BCR

Já com um cenário de competição mais palpável no horizonte, dado o anúncio da IWBF que comunicou a disputa conjunta das Divisões B e C, em 2022, a Seleção Nacional de basquetebol em cadeira de rodas reúne-se pela quarta ocasião na época 2020/21. Em relação ao estágio no Luso, de 11 a 14 de março, o selecionador nacional, Marco Galego, e o selecionador adjunto, Ricardo Vieira, procedem a algumas alterações, desde logo no número de convocados, que passa de 14 para 16. Assinalam-se as saídas de José Miguel Gonçalves (3.0) – APD Braga -, e Iderlindo Gomes (4.0) – APD Leiria -, os regressos de Ibrahim Mandjam (4.0) – APD Sintra – e Lassana Indjai (1.0) – GDD Alcoitão -, bem como as estreias absolutas de João Rumor (4.0) – BC Gaia – e Aliu Camará (4.0) – APD Lisboa.

Estão previstas sessões de trabalho no Centro de Alto Rendimento (CAR) da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, para os dias 10, 11, 12 e 13 de junho, com entrada a 9.

 

CONVOCADOS

APD Braga

Henrique Sousa (1.0)

Filipe Carneiro (2.0)

Sílvio Nogueira (2.0)

Jorge Palmeira (2.5)

Hélder Freitas (3.5)

Márcio Dias (4.5)

 

GDD Alcoitão

Lassana Indjai (1.0)

Rui Pedro (2.5)

Hugo Maia (2.5)

 

Basket Clube de Gaia

Pedro Bártolo (2.5)

João Rumor (4.0)

Miguel Reis (4.0)

 

APD Lisboa

Ângelo Pereira (2.5)

Aliu Camará (4.0)

 

APD Sintra

Ibrahim Mandjam (4.0)

 

Servigest Burgos – 1.ª Divisão espanhola

Luís Domingos (2.5)


APD Sintra ultrapassa GDD Alcoitão e aproxima-se da Final Four

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR, a APD Sintra bateu o GDD Alcoitão – 32-45 -, que procura ainda a primeira vitória, a APD Braga fechou a fase regular de forma invicta ao superar a APD Paredes – 85-31 – e o BC Gaia reentrou na luta pelo acesso à Final Four ao derrotar, em Odivelas, a APD Lisboa – 58-66.

 

GDD Alcoitão 32-45 APD Sintra

Em Queluz, o GDD Alcoitão resistiu com brio ao caudal ofensivo adversário, dando mostras da sua evolução, mas a APD Sintra, igualmente em crescendo e vinda de uma vitória moralizadora frente à APD Lisboa, venceu pela terceira vez consecutiva. Nos comandados de Jorge Almeida, voltaram a sobressair o internacional Sub22 Ibrahim Mandjam (4.0), em clara subida de forma, e o antigo internacional A Pedro Gonçalves (3.5), ameaça principal dos sintrenses no lançamento exterior. Na formação local, orientada por Fernando Lemos, a tónica coletiva da sua exibição fez emergir vários protagonistas, com o internacional A Hugo Maia (2.5) – 8pts (3/5 2pts, 2/3 LL), 3res, 4ast -, Rui Pedro (2.5) – 8pts (4/8 2pts), 4res, 2ast -, dos quadros da seleção principal, e André Gomes (3.5) – 8pts (4/8 2pts), 5res – presença assídua na Seleção Sub22, em primeiro plano.

Parciais: 09 – 12 / 04-06 / 09-15 / 10-12

Melhores marcadores: GDD Alcoitão – #16 André Gomes 8pts, #8 Rui Pedro 8pts, #15 Hugo Maia 8pts; APD Sintra – #24 Ibrahim Mandjam 20pts, #10 Pedro Gonçalves 16pts

 

APD Lisboa 58-66 BC Gaia

No jogo mais emocionante da jornada, o BC Gaia imitou a façanha dos lisboetas na primeira volta, em Gaia, e desfeiteou o conjunto anfitrião, desfecho que lhe permite acalentar novamente a disputa por um lugar na Final Four. Bruno Lopes (3.0) – 18pts (7/9 2pts, 4/6 LL), 5res – e Ângelo Pereira (2.5) – 22pts (10/25 2pts, 0/7 3pts, 2/4 LL), 8ast, 8res, 3rb -, os homens em evidência na APD Lisboa, abriram as hostilidades, enquanto os visitantes faturaram de forma mais distribuída em várias transições rápidas. O segundo quarto teve uma importância decisiva, com os gaienses a exibirem o seu arsenal ofensivo e a assumirem a dianteira em definitivo, depois de assinarem um parcial de 9-22. O internacional A Pedro Bártolo (2.5) – 30pts (10/16 2pts, 1/4 3pts, 7/10 LL), 7res, 6ast, 1rb – rubricou uma das melhores exibições da época, tal como João Rumor (4.0) – 13pts (6/10 2pts, 1/2 LL), 3res, 1ast, 2rb -, cujo impacto dentro da área restritiva se fez sentir, particularmente no ataque.

Parciais: 17-16 / 09-22 / 16-13 / 16-15

Melhores marcadores: APD Lisboa – #8 Ângelo Pereira 22pts, #10 Bruno Lopes 18pts; BC Gaia – #8 Pedro Bártolo 30pts, #5 João Rumor 13pts

 

APD Braga 85-31 APD Paredes

A APD Braga terminou a fase regular de forma invicta. A jogar em casa, os minhotos suplantaram, sem qualquer sobressalto, a APD Paredes, penúltima classificada, facto patente no parcial inaugural de 25-02. Márcio Dias (4.5) – 29pts (13/17 2pts, 1/1 3pts, 0/2 LL), 3res, 5ast, 4rb, 1dl -, Eduardo Gomes (4.0) – 16pts (8/13 2pts, 0/1 LL), 6res, 2ast, 1rb -, José Miguel Gonçalves (3.0) – 11pts (5/11 2pts, 1/2 LL), 3res, 2ast, 4rb) e Filipe Carneiro (2.0) – 8pts (4/5 2pts, 2res, 6ast, 2rb) foram fundamentais no êxito alcançado. Pelos forasteiros, Carlos Cardoso (1.0) e Marco Almeida (4.5) nunca se resignaram num encontro sentenciado desde cedo e realizaram desempenhos acima da média.

A turma de Ricardo Vieira torna a entrar em campo apenas no dia 26 de junho, para a Taça de Portugal, precisamente frente à APD Paredes. Nos dias 16, 17 e 18 de julho, os bracarenses acolhem a etapa final do campeonato, que reúne as quatro melhores equipas da fase regular.

Parciais: 25-02 / 22-06 / 20-08 / 18-15

Melhores marcadores: APD Braga – #4 Márcio Dias 29pts, #0 Eduardo Gomes 18pts; APD Paredes – #16 Marco Almeida 11pts, #18 Carlos Cardoso 8pts

 


APD Braga alcança vitória mais folgada da época

No único jogo de BCR no fim de semana, relativo à 11ª jornada, a tetracampeã nacional APD Braga rubricou uma das exibições mais autoritárias da época e bateu a APD Lisboa.

 

APD Lisboa 13 APD Braga 82

A APD Braga continua a contar os jogos por vitórias – soma onze – e, desta feita, renovou a sua melhor marca da época no que a pontos marcados diz respeito, superando a fasquia dos oitenta obtidos frente ao BC Gaia, em Fevereiro. Já a equipa anfitriã, a APD Lisboa, depois de um arranque de campeonato galvanizador, atravessa uma fase menos positiva da época e registou a quarta derrota consecutiva.

O desequilíbrio de forças foi notório desde o princípio e nunca os lisboetas demonstraram capacidade de reação. De assinalar as ausências de Filipe Nogueira (4.0) e Emanuel Soares (3.5), nos locais, e de Manuel Vieira (2.0), Jorge Palmeira (2.5) e Hélder Moreira (4.0), nos tetracampeões nacionais.

No que concerne a destaques individuais, de relevar a distribuição estatística harmoniosa nos minhotos, onde sobressaíram Márcio Dias (4.5) – 25 pts, 2 as, 3 res -, Filipe Carneiro (2.0) – 20 pts, 6 as, 6 res -, Eduardo Gomes (4.0) – 15 pts, 2 as, 3 res – e José Miguel Gonçalves (3.0) – 10 pts, 5 as, 2 res.

Parciais: 4-19 / 3-21 / 5-21 / 1-21

Melhores marcadores: APD Lisboa – #10 Bruno Lopes 5 pts; APD Braga – #4 Márcio Dias 25 pts, #12 Filipe Carneiro 20 pts

 

Próximos jogos

8/05

GDD Alcoitão vs APD Sintra, 15h, Pavilhão Henrique Miranda – Queluz

APD Lisboa vs Basket Clube de Gaia, 15h, Pavilhão Municipal Susana Barroso – Odivelas

9/05

APD Braga vs APD Paredes, 15h, Pavilhão Municipal Ferreiros – Braga

 

Nota: Fotografia de João Queirós


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.