Artigos da Federaçãooo

Jornadas de um troféu icónico

Criada na época 1963/64, há mais de meio século que a Taça de Portugal feminina faz parte do calendário competitivo do basquetebol nacional.

Inicialmente sob a designação “Taça Regina Peyroteo”, a competição tem a particularidade de manter o mesmo troféu desde a sua conceção, ficando na posse do clube vencedor até se encontrar o conquistador seguinte.

A FPBtv falou com Regina Peyroteo, tricampeã nacional no início da década de 1960, para compreender mais sobre a criação da Taça de Portugal, e esteve presente no departamento de Reserva, Conservação e Restauro do SL Benfica, atual detentor do título, para acompanhar a intervenção efetuada no troféu.


Benfica conquista Taça de Portugal Feminina pela primeira vez

O SL Benfica conquistou a primeira Taça de Portugal feminina da sua história, depois de superar o Vitória SC por 85-63.

O Benfica assumiu cedo o comando do marcador, e com parciais de 15-7 e 30-16 colocou-se a ganhar por 45-23 ao intervalo.

No terceiro quarto deu-se a recuperação minhota, que deixou o Vitória SC com uma desvantagem de 14 pontos (47-61), mas até ao soar da buzina as “encarnadas” devolveram o parcial de 24-16 e repuseram o avanço com que terminou o embate.

O emblema da Luz registou superioridade nos ressaltos (47-30) e teve principais figuras Mariana Silva (23pts, 10res), que foi a MVP do encontro, Japonica James (19pts, 7res, 1rb), Joana Soeiro (17pts, 5res, 6ast, 1dl) e Altia Anderson (11pts, 10res, 1ast, 1rb).

Do lado vitoriano, destaque para as exibições de Catarina Mateus (18pts, 4res, 6ast, 1rb), Alexy Mollenhauer (15pts, 7res, 2ast, 1dl) e Tati Pacheco (10pts, 2res, 4ast, 1rb).


Benfica apura-se para a final da Taça de Portugal feminina

O SL Benfica bateu o União Sportiva por 86-77, após prolongamento, e vai assim defrontar o Vitória SC na final da Taça de Portugal feminina, agendada para as 11h deste domingo (transmissão na FPBtv e A Bola TV).

Portanto, há uma certeza: quem vencer o jogo decisivo conquistará este troféu pela primeira vez.

Assistiu-se a um duelo frenético no Pavilhão Fidelidade, com as “águias” a entrarem a todo o gás, o que se traduziu num parcial de 27-16 no quarto inaugural, mas o adversário de Ponta Delgada reagiu e chegou ao intervalo a apenas seis pontos de distância (46-40).

No regresso dos balneários, o Sporting entrou com tudo, e depressa passou para o comando, mas este era um jogo imprevisível, e por isso as “encarnadas” deram a volta à questão.

Os derradeiro 10 minutos caracterizaram-se por um equilíbrio total, que levou o jogo para prolongamento, onde aí o Benfica não permitiu veleidades, obtendo um parcial de 12-3.

Quanto à estatística individual, no Benfica, estiveram em plano de evidência Laura Ferreira (24pts, 1res, 6ast, 1rb), Joana Soeiro (18pts, 11res, 7ast, 2rb), Japonica James (16pts, 13res, 2ast, 1rb) e Altia Anderson (15pts, 8res, 1ast), ao passo que no Sportiva assumiram destaque Nausia Woofolk (28pts, 6res, 1ast, 3rb), Aliyah Mazyck (17pts, 7res, 2ast, 1rb), Gabriela Guimarães (13pts, 15res, 2ast) e Raquel Laneiro (10ast).


Vitória SC reserva lugar na final da Taça de Portugal feminina

Na primeira meia-final da Final Four da Taça de Portugal feminina, o Vitória SC levou a melhor sobre o GDESSA Barreiro por 70-62, e assim garantiu lugar na final. As “conquistadoras” esperam agora pelo desfecho do União Sportiva vs. SL Benfica.

A formação minhota liderou o marcador durante grande parte do embate e em termos parciais não perdeu nenhum dos quartos, mas até final o conjunto da margem sul do Tejo deixou em aberto o apuramento.

Um lance de inspiração de Catarina Mateus, a sete segundos do soar da buzina, com triplo mais um lance livre, acabou por decidir a questão, numa partida em que no Vitória SC sobressaíram Alexy Mollenhauer (17pts, 8res, 1ast, 2rb), Luiana Livulo (14pts, 7res, 1ast, 1rb) e Tati Pacheco (10pts, 7res, 2ast).

Por seu turno, no GDESSA, salientaram-se Márcia Costa (22pts, 6ast, 3rb, 1dl), Jennifer “Nonato” Calixto (13pts, 8res, 2ast, 1rb, 1dl), Aline Moura (12pts, 7res, 1ast) e Maianca Umabano (11pts, 4res, 1ast).


Quem leva o primeiro título da época?

Os quatro semifinalistas da Taça de Portugal Feminina encontram-se este fim de semana, no Pavilhão Fidelidade, para disputar o primeiro troféu da temporada 2020/21.

A FPBtv falou com Luiana Livulo, Márcia Costa, Aliyah Mazyck e Laura Ferreira, sobre o que se pode esperar desta final four.

Depois de dez vitórias consecutivas, o Vitória SC perdeu no passado sábado, dia 6, frente ao ADVagos. Contudo, para Luiana Livulo, o desaire não afeta o bom momento da equipa: “Nós trabalhámos imenso para chegar aqui e eu acho que as nossas 10 vitórias, mesmo com esta última derrota contra o AD Vagos, mostram o nosso trabalho árduo e acho que [a final four da Taça] vem no momento certo”, salienta.

O GDESSA também chega à final four na melhor fase da temporada, com cinco vitórias consecutivas. O conjunto da margem sul perdeu os seus dois encontros anteriores contra o Vitória, mas Márcia Costa, base internacional lusa, considera que o mais importante é o próximo jogo: “Quem quer ser campeão, quem quer ganhar uma Taça de Portugal, tem que ir para este tipo de competições de consciência tranquila, acreditar no processo, acreditar que é isso que vai fazer a diferença e não os jogos que já acabaram”.

Na segunda meia-final encontram-se os dois primeiros classificados do campeonato. As açorianas do União Sportiva não perdem desde dia 30 de janeiro e Aliyah Mazyck espera que esta tendência se mantenha até ao final da temporada. “Estamos numa sequência de vitórias, espero que não percamos mais, consigamos trazer a Taça para casa, e ganhemos o campeonato também”, afirma a atleta norte-americana.

“Nós treinamos e temos estado a época toda a treinar e a trabalhar para estes jogos”, revela Laura Ferreira, jogadora “encarnada” que regressou este ano a Portugal. “As quatro equipas são fortes e claramente que vão ser jogos muito bons. Todas vão dar o máximo e vai ser uma luta constante”, atenta a extremo, que vai tentar ajudar as “águias” a erguerem a sua primeira Taça de Portugal.

A antevisão pode ser vista aqui, no site e na aplicação da FPBtv.


Técnicos esperam equilíbrio na final4 da Taça de Portugal

Quatro dos cinco primeiros classificados da Liga Skoiy encontram-se este fim de semana, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, para disputar a final four da Taça de Portugal feminina.

A FPBtv abordou os técnicos das quatro equipas participantes para perceber o que se pode esperar desta final a quatro, que vai ter transmissão integral na FPBtv, e a final também n’ABolaTV.

A primeira meia-final colocará frente a frente o Vitória SC e o GDESSA. As vimaranenses viram quebrada uma sequência de dez vitórias consecutivas, algo que, para Rui Costa, treinador do conjunto de Guimarães, dá uma motivação extra: “Custou, mas sabemos que faz parte do nosso trabalho e queremos evitar ao máximo que aconteça outra vez, por isso motiva-nos para nos focarmos ainda mais no fim de semana e na final four”, considera.

O GDESSA chega a esta fase da competição numa das melhores fases da época com cinco triunfos consecutivos. Para Miguel Minhava, o bom momento da equipa é importante, mas não decisivo. “Acho que tem muito mais que ver com aquilo que vai acontecer nos jogos, a forma como se entra, andar na frente mais tempo na frente do que equipa adversária”, afirma.

“Temos a ambição de participar e tentar ganhar a Taça, sabendo de antemão que vai ser uma competição muito difícil porque as equipas estão muito equilibradas e todas têm a ambição de chegar a domingo e levantar a taça”, reconhece Ricardo Botelho, treinador do Sportiva, atual primeiro classificado do campeonato, que vai enfrentar o SL Benfica na segunda meia-final.

Para Eugénio Rodrigues, técnico das “águias”, o seu adversário é “talvez a equipa mais equilibrada do campeonato” e considera que o fator físico vai ter que ser tomado em conta dada o seu estilo de jogo: “A questão física é uma questão a termos muito em consideração porque é uma equipa muito física, dura, que gosta de dominar a tabela, gosta de ganhar a luta das tabelas, e vai passar muito por aí”.

A antevisão completa para ver aqui, na aplicação da FPBtv.


Final 4 da Taça de Portugal feminina anima fim de semana

Nos próximos dias 13 e 14 de março realiza-se, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, a edição 2020/21 da Taça de Portugal feminina. Vitória SC, GDESSA Barreiro, União Sportiva e SL Benfica são os clubes apurados, e que vão tentar suceder à Quinta dos Lombos.

O Vitória SC chega esta final four depois de eliminar CJ Boa Viagem (75-61) e SIMECQ (78-59). As vimaranenses, que se encontram na 4.ª posição do campeonato, nunca venceram a competição, mas atingiram a final em 2018/19, tendo perdido frente ao Olivais ABTV Betão, 49-40. No seu plantel encontra-se Sara Ressurreição, que em 2011/12, com apenas 18 anos, venceu a competição, na altura ao serviço do AD Vagos.

Quanto ao seu adversário, o GDESSA Barreiro é a equipa com maior “experiência” em Taças de Portugal, tendo levantado o troféu em três ocasiões. Com a desistência do CAB Madeira, o conjunto da margem sul bateu a Quinta dos Lombos nos quartos-de-final, por 59-55, carimbando o seu regresso a esta fase da competição pela primeira vez desde a última conquista em 2016/17.

Na segunda meia-final, o União Sportiva entra como um dos principais favoritos depois de vencer Galitos/Clínica Dr. Semblano (83-43) e AD Vagos (73-58). O 1.º classificado da Liga Skoiy já venceu a Taça anteriormente – 2015/16 – e atingiu as meias-finais nos últimos quatro anos, tendo chegado à final em duas ocasiões – derrota em 2017/18 frente ao AD Vagos e em 2019/20 frente à Quinta dos Lombos.

Frente às açorianas vai estar o SL Benfica, segundo classificado da Liga Skoiy e que atinge as meias-finais da competição pela primeira vez depois de eliminar Esgueira (63-47) e Guifões SC (86-48). As encarnadas são a equipa mais “inexperiente” nesta fase, contudo, no plantel das “águias” encontram-se várias atletas que se podem orgulhar de já ter vencido a prova, como é Dora Duarte, que esteve presente na equipa da Quinta dos Lombos que venceu a primeira Taça do clube em 2010/11.

Historicamente, CAB Madeira e CIF mantém as suas posições como as equipas mais condecoradas na Taça de Portugal, tendo cada uma levantado o troféu em sete ocasiões. A fechar o pódio encontram-se Sport Algés e Dafundo, com seis triunfos, e CD Estrelas da Avenida e Académico FC com cinco cada. Caso Vitória ou Benfica vençam, será o 15.º clube a erguer a cobiçada Taça.

 


Definidos os jogos da Final Four da Taça de Portugal feminina

Realizou-se hoje, na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, o sorteio da Final Four da Taça de Portugal feminina da época 2020/21.

GDESSA Barreiro, SL Benfica, União Sportiva e Vitória SC são as quatro semifinalistas apuradas para a final a quatro, que se vai realizar nos dias 13 e 14 de Março no Pavilhão Fidelidade em Lisboa.

Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, e Inês Antunes, responsável do Departamento Técnico para as competições femininas, realizaram o sorteio que ditou os duelos entre Vitória SC e GDESSA Barreiro, dia 13 pelas 15h30, e União Sportiva e SL Benfica, pelas 18 horas, com ambas as partidas a terem transmissão na FPBtv.

A final está marcada para domingo, dia 14, pelas 11 horas, também no Pavilhão Fidelidade, e terá transmissão na FPBtv e n’ABolaTV.

A equipa do GDESSA Barreiro chega a esta fase depois de eliminar o atual detentor do troféu, as lisboetas da Quinta dos Lombos, numa partida que culminou com o triunfo do conjunto da margem sul por 59-55.

Quanto ao seu adversário, o Vitória SC, garantiu o seu lugar na Final Four depois de ultrapassar a SIMEQ, equipa da 1.ª Divisão feminina, por 59-78, graças a uma grande exibição de Catarina Miranda (32pts, 5res, 1ast, 4rb) e Luiana Livulo (15pts, 14res, 3ast, 1rb).

O União Sportiva, atual terceiro classificado da Liga Skoiy, recebeu e venceu a AD Vagos por 73-58, carimbando assim a passagem à fase seguinte. As açorianas atingiram esta etapa da competição pelo quarto ano consecutivo, tendo perdido na final da última edição por 68-56.

Por fim, o SL Benfica deslocou-se a Matosinhos e bateu o Guifões SC por 88-48, com Joana Soeiro a destacar-se ao terminar com 18 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e quatro roubos de bola. As “águias” atravessam um bom momento de forma e encontram-se numa sequência de três vitórias consecutivas.


GDESSA bate Lombos e está na Final Four da Taça de Portugal feminina

No último jogo dos quartos de final da Taça de Portugal feminina, o GDESSA Barreiro ultrapassou a Quinta dos Lombos por 59-55 e reservou lugar na Final Four. O conjunto da margem sul do Tejo vai lutar pelo troféu com o Vitória SC, União Sportiva e SL Benfica, a 13 e 14 de março.

O GDESSA esteve quase sempre na dianteira do marcador e chegou ao intervalo com um avanço de 12 pontos (36-24), mas o adversário de Carcavelos reagiu, e já no último quarto passou mesmo para a frente. Só que um parcial de 6-0, favorável ao GDESSA, acabou por se revelar decisivo para que assegurasse o apuramento.

Na turma da casa destacaram-se Márcia Costa (19pts, 6res, 2ast), Jennifer Nonato Calixto (12pts, 4res, 2ast, 2rb) e Aline Moura (11pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl) e nos Lombos estiveram em evidência Raphaella Monteiro (18pts, 7res, 5ast, 1rb), Jade Phillips (15pts, 5res, 2rb) e Ndioma Kane (12pts, 7res, 22rb, 2dl).


Benfica vence e está na Final Four da Taça de Portugal

O SL Benfica garantiu um lugar na Final Four da LV Taça de Portugal feminina depois de superar o Guifões SC por 48-86.

A boa entrada em campo da equipa da casa acabou por se refletir no marcador já que o Guifões SC foi para o segundo quarto na liderança do marcador (20-19). A capacidade anotadora de Myriam Ackerman ia fazendo a diferença, mas ainda antes do intervalo as “águias” conseguiram inverter o rumo do encontro e passaram para a frente do resultado (33-37). No regresso dos balneários o Benfica não deu hipóteses e através de um parcial de 5-25 conseguiu fugir no marcador e controlar os últimos dez minutos do jogo.

Taneka Rubin (12pts, 5res, 4ast, 1rb) e Myriam Ackerman (11pts, 3res, 1ast, 1dl) foram as melhores nas anfitriãs, enquanto as “águias” tiveram em Joana Soeiro (18pts, 6res, 4ast, 4rb), Mariana Silva (16pts, 1res) e Altia Anderson (15pts, 9res, 1rb, 1dl) as principais protagonistas.

(em atualização)


GDESSA e Lombos discutem apuramento para Final Four

O GDESSA Barreiro avançou para os quartos de final da Taça de Portugal feminina, face à impossibilidade do CAB Madeira em participar na competição, e assim vai discutir com a Quinta dos Lombos um lugar na Final Four de 13 e 14 de março, num duelo marcado para o próximo dia 2 (21h30).

Na Final Four já têm lugar assegurado Vitória SC e União Sportiva, enquanto Guifões SC e SL Benfica lutam pela outra vaga este sábado (15h30).


Vitória SC e União Sportiva na Final Four da Taça de Portugal

Domingo de Taça de Portugal feminina, com o Vitória SC e o União Sportiva a confirmarem a passagem à Final Four da prova rainha do basquetebol nacional. Pelo caminho ficaram a SIMECQ, única equipa da 1.ª Divisão feminina que ainda se encontrava em prova, e a AD Vagos.

No duelo que opunha o segundo classificado da Liga Skoiy e a única equipa do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina ainda em prova, foi o Vitória SC a melhor sobre a SIMECQ. A equipa da casa conseguiu manter-se em vantagem no encontro nos primeiros minutos do jogo, mas desde então as vimaranenses tomaram a liderança da partida e logo no primeiro quarto conseguiram sair em vantagem (14-21). Antes do intervalo a equipa da Cruz Quebrada equilibrou as contas da partida, ímpeto que manteve após o intervalo. Nos últimos dez minutos veio ao de cima a superioridade do conjunto que viajou de Guimarães que esteve em melhor plano no capítulo do ressalto bem como na hora de lançar ao cesto.

No conjunto da Cruz Quebrada realce para as performances de Margarida Junqueira (21pts, 5res, 5ast, 2rb, 1dl), Carolina Rodrigues (15pts, 2res, 4ast, 3rb) e Inês Cunha (12pts, 3res, 1rb), já as vimaranenses tiveram em Catarina Miranda (32pts, 5res, 1ast, 4rb) e Luiana Livulo (15pts, 14res, 3ast, 1rb) as grandes protagonistas.

No segundo encontro dos quartos de final da Taça o União Sportiva, finalista vencido na edição da temporada passada, voltou a confirmar presença na Final Four da prova depois de ultrapassar a AD Vagos (73-58). O conjunto forasteiro entrou melhor no encontro e no final do primeiro quarto estava na frente do jogo (16-20), no entanto o parcial de 24-11 aplicado ainda antes do intervalo (40-31) foi determinante para a reviravolta no marcador. Após o descanso as açorianas continuaram por cima no jogo, beneficiando dos 11 roubos de bola conseguidos e da maior eficácia no lançamento. No final dos 40 minutos o União Sportiva carimbou o passaporte para a Final Four da Taça de Portugal.

Nas açorianas sobressaíram Gabriela Guimarães (19pts, 15res, 1ast, 2rb), Aliyah Mazyck (19pts, 3res, 3ast, 3rb, 2dl), Nausia Woolfolk (13pts, 7res, 3ast, 1rb) e Vânia Sengo (11pts, 4res, 2ast), enquanto a AD Vagos contou com as exibições de Susana Carvalheira (12pts, 13res, 2ast, 1dl), Chelsie Schweers (17pts, 7res, 3ast, 1rb) e Joana Canastra (12pts, 6res, 1ast).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.