Artigos da Federaçãooo
“A competição feminina não pode ser desvalorizada”
No final da Taça Federação Betclic, Manuel Albano, vice-presidente da FPB, realçou a importância do basquetebol feminino.
Para o dirigente federativo, “não podemos continuar a valorizar e a apostar unicamente o lado masculino, a competição feminina não pode ser desvalorizada.”. Manuel Albano vincou que “todos nós temos a obrigação de divulgar nos mesmos termos quer o masculino, quer o feminino. As nossas equipas femininas têm dado cartas.”
Manuel Albano considerou ainda que “descentralizar estes eventos é importante, porque leva a modalidade onde ela se vivencia. Esgueira é uma zona de basquetebol”.
“Os clubes de Aveiro têm o basquetebol enraizado”
Bruno Fangueiro, presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro, mostrou-se satisfeito na hora de fazer o balanço da Taça Federação Betclic, que se realizou em Esgueira e Vagos.
O líder associativo elogiou os clubes organizadores da competição, considerou que os adeptos que compareceram nas bancadas “deram o seu tempo por bem empregue”. Para Bruno Fangueiro, “os clubes de Aveiro têm o basquetebol enraizado”.
“A Taça Federação Betclic foi um festival do basquetebol”
Emílio Pereira, diretor de patrocínio da Betclic, foi um espectador atento à final da Taça Federação “sponsorizada” pela marca de apostas, que também dá nome às principais ligas.
Em entrevista à FPBtv, Emílio Pereira referiu-se à Taça Federação como “um festival de basquetebol” e definiu como “excelente” a parceria com a FPB. Para o profissional da Betclic, a “notoriedade da modalidade subiu” e o “talento não tem género”, daí a aposta na Liga Masculina e Feminina. Emílio Pereira afirmou que os “objetivos têm sido largamente cumpridos”.
“A Liga Betclic Feminina está a conseguir impor-se como uma referência”
Na fase inicial da Taça Federação Betclic, que decorreu entre a última sexta-feira e este domingo, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, fez uma análise ao atual panorama do basquetebol feminino.
O líder federativo recordou a recente Final Four da Taça de Portugal Skoiy, pela sua “espetacularidade” e transmissão RTP2 da final, elogiou a “excelente organização” da Taça Federação, com uma palavra especial para a AB Aveiro, Esgueira e AD Vagos, e afirmou que a “Liga Betclic Feminina se está a impor como uma referência.”
Benfica conquista Taça Federação Betclic pela primeira vez
O SL Benfica venceu o GDESSA Barreiro por 75-64 e conquistou a Taça Federação Betclic pela primeira vez na sua história, naquele que era o título que lhe faltava.
As “águias” entraram a todo o gás, o que se traduziu num parcial de 12-0, que serviria de mote para uma partida em que o Benfica nunca esteve em desvantagem, apesar da recuperação do emblema da margem sul do Tejo. Depois das “encarnadas” chegarem ao intervalo com uma vantagem de 12 pontos (44-32), o GDESSA recuperou terreno e aplicou um parcial de 22-10, que igualou a contenda a 54 pontos à entrada para o derradeiro quarto.
Mas o Benfica voltou a acelerar o ritmo, e graças a um parcial de 13-0 colocou-se em definitivo na rota de mais uma celebração, a terceira da temporada, com esta a ser a quinta vez consecutiva que o clube da Luz vence um competição.
O Benfica foi mais eficaz da linha de dois pontos (42%-29%) e teve como melhores em campo Raphaella Monteiro (24pts, 15res, 1rb), que recebeu o prémio de MVP, e Taylor Peacocke (20pts, 6res, 5ast, 1rb). Por seu turno, no GDESSA, que converteu 13 triplos, sobressaíram Maianca Umabano (24pts, 5res, 1rb), Letícia Josefino (17pts, 13res, 3ast, 3rb) e Márcia Costa (11pts, 4res, 3ast).
Podes rever a final da 12.ª edição da Taça Federação Betclic, aqui!
Benfica e GDESSA voltam a defrontar-se nas grandes decisões
Três semanas depois, SL Benfica e GDESSA Barreiro voltam a encontrar-se numa final, agora da Taça Federação Betclic, num jogo que está marcado para as 15h30 deste domingo (transmissão na FPBtv e n’A Bola TV). A 6 de março, então no jogo decisivo da Taça de Portugal Skoiy, que se revelou emocionante, as “encarnadas” bateram a turma da margem sul do Tejo por 82-78.
O Benfica, que ganhou as quatro últimas competições nacionais, vê na Taça Federação o título que lhe falta, chegando a esta final depois de eliminar o Vitória SC e o Esgueira Aveiro OLI.
Esta temporada, e além do triunfo na Taça de Portugal, as “águias” ultrapassaram o GDESSA nos dois jogos da fase regular da Liga Betclic. O clube da Luz sofreu uma média de 50.5 pontos por jogo nos seus últimos quatro encontros, sendo que nesta competição ainda não sofreu mais de 57 pontos.
Raphaella Monteiro soma dois duplo-duplos nos dois jogos que disputou na Taça Federação Betclic. A internacional brasileira está a registar médias de 26 pontos e 14.5 ressaltos por jogo nesta competição.
O GDESSA, que antes deste jogo decisivo deixou pelo caminho o Sportiva AzorisHotels e a AD Vagos, e que tem uma Taça Federação no currículo (2015/16), sofreu mais de 70 pontos em cada um dos seus três últimos jogos oficiais, mas ainda não teve uma maior sequência de jogos a sofrer tantos pontos na presente temporada.
Letícia Josefino, na equipa do Barreiro, marcou exatamente 15 pontos em cada um dos anteriores jogos nesta Taça Federação Betclic, sendo a melhor marcadora do conjunto. Josefino marcou uma média de 15 pontos nos seus três encontros frente ao Benfica nesta temporada.
Na antevisão desta partida, aos microfones da FPBtv, o treinador do Benfica, Eugénio Rodrigues, afirmou o seguinte: “A única preferência é descansar umas horas, preparar a final e este domingo de manhã virmos com as mesmas “ganas” de ganhar, como se fosse a primeira vez nas nossas vidas”. Já a atleta Mariana Silva alertou que “esta final vai ser muito difícil, como se viu no jogo frente ao GDESSA para a Taça de Portugal”.
Do lado do GDESSA, o técnico Ricardo Oliveira projetou o duelo desta forma: “A final da Taça de Portugal decidiu-se nos detalhes. Neste tipo de competições, por norma a condição física leva a melhor. Temos de entrar em jogo com a lição bem estudada”, avisou. Já Márcia Costa, internacional portuguesa ao serviço do GDESSA, deixou garantias: “O Benfica ainda não perdeu, é algo que deve ser muito bom para o nosso adversário, mas para mim pouco importa. As finais são para ser jogadas com tranquilidade e com muita vontade de levantar a taça. Vamos entrar dessa forma em campo”, assegurou.
GDESSA junta-se ao Benfica na final da Taça Federação Betclic
O GDESSA Barreiro venceu a AD Vagos por 79-71, numa partida emotiva, e juntou-se ao SL Benfica na final da Taça Federação Betclic, agendada para este domingo (15h30, transmissão na FPBtv e n’A Bola TV), naquela que é a reedição do jogo decisivo da Taça de Portugal.
A formação da margem sul do Tejo entrou melhor no encontro e alcançou vantagens acima da dezena de pontos na primeira parte, mas o Vagos recuperou e empatou a contenda (34-34) à entrada para o intervalo.
Depois das equipas alternarem o comando do encontro no terceiro quarto, o Vagos esteve na dianteira durante grande parte dos derradeiros dez minutos, sendo que a 4:35 do soar da buzina vencia por 64-58. Mas um parcial de 8-0 para o GDESSA acabou por se revelar chave para o desenrolar dos acontecimentos, com as comandadas de Ricardo Oliveira a terminarem em grande estilo e com uma vantagem de oito pontos.
O GDESSA registou nove triplos e contou com as exibições de Tanita Allen (15pts, 6res, 1ast), 2rb), Letícia Josefino (15pts, 4res, 1ast, 1dl), Márcia Costa (14pts, 4res, 7ast, 2rb), Leonor Serralheiro (11pts, 7res, 10ast, 2rb) e Joana Lopes (11pts, 2res, 1ast, 1rb, 1dl), enquanto no Vagos, que obteve mais ressaltos (45-36), estiveram em evidência Martha Burse (19pts, 11res, 2ast, 2rb), Devon Brookshire (19pts, 6res) e Manuela Rios (10pts, 5res, 7ast, 4rb).
Benfica reserva lugar na final da Taça Federação Betclic
O SL Benfica está na final da Taça Federação Betclic, graças a um triunfo por 81-57 sobre o Esgueira Aveiro OLI.
Sob um ambiente efervescente nas bancadas do pavilhão, o jogo começou sob o signo do equilíbrio, com as equipas a alternarem entre si na liderança do marcador, até que as “águias” começaram paulatinamente a fugir.
Depois de chegar ao intervalo com uma vantagem de 10 pontos (47-37), as campeãs nacionais puxaram dos galões e, com um parcial de 17-0 em todo o terceiro quarto, praticamente fecharam a questão.
Mais eficazes a lançar da linha de dois pontos (53%-36%) e superiores na luta das tabelas (52-28 em ressaltos), o Benfica voltou a ter em Raphaella Monteiro (24pts, 17res, 6ast, 2rb) uma jogadora determinante, sem esquecer as exibições de Candela Gentinetta (15pts, 6res, 1rb), Taylor Peacocke (15pts, 4res) e Mariana Silva (12pts, 4res, 1rb).
Por seu turno, no Esgueira, sobressaíram Trudy Walker-Benjamin (15pts, 8res, 1ast, 1rb), Gabriela Raimundo (12pts, 4res, 7ast, 2rb, 1dl) e Ana Raimundo (10pts, 2res, 2ast, 2rb).
Esgueira e GDESSA alcançam as “meias” da Taça Federação Betclic
O Esgueira/Aveiro/OLI superou a Quinta dos Lombos por 59-66 e alcançou um lugar nas “meias” da 12.ª edição da Taça Federação Betclic, partida onde vai defrontar o SL Benfica a partir das 15h30 deste sábado. Do outro lado o GDESSA Barreiro conseguiu a reviravolta e bateu o Sportiva AzorisHotels (71-74), atingindo as meias-finais da Taça onde vai enfrentar a AD Vagos.
Num encontro que começou equilibrado (11-12), o Esgueira teve de correr atrás do prejuízo ainda antes do intervalo depois da melhor entrada no 2.º quarto da Quinta dos Lombos. Apesar da boa performance dos Lombos, a equipa anfitriã da competição, foi para o intervalo a vencer por dois pontos (32-34). No regresso dos balneários o encontro manteve a mesma toada, mas mesmo com todo o equilíbrio, o Esgueira conseguiu provocar mais perdas de bola na formação adversária e segurar a liderança até ao final da partida.
Na equipa de Carcavelos realce para Leticia Rodrigues (21pts, 8res, 2ast, 2dl), Ashton Millender (12pts, 6res, 6ast, 2rb), já o Esgueira contou com a inspiração de Vashti Hill (19pts, 6res, 1ast, 1rb, 1dl), Daniela Jesus (17pts, 5res, 2ast, 1rb), Gabriela Raimundo (15pts, 4res, 4ast, 4rb) e Ana Raimundo (11pts, 4res, 3ast, 7rb).
O encontro mais disputado dos quartos de final sorriu ao GDESSA Barreiro (71-74), depois de uma primeira parte dominante por parte do União Sportiva. A equipa açoriana começou melhor e no segundo quarto conseguiu um parcial de 26-11 que resultou numa liderança de 17 pontos ao intervalo (44-27). Apesar da desvantagem, a equipa da margem Sul do Tejo apareceu de cara lavada na segunda metade e operou a reviravolta no marcador, conquistando a passagem às meias já nos últimos minutos do encontro.
Na formação açoriana realce para as boas performances de Emília Ferreira (14pts, 7res, 1ast), Nausia Woolfolk (13pts, 6res, 3ast, 4rb), Raquel Laneiro (11pts, 4res, 3ast), Licinara Bispo (11pts, 10res, 1ast) e Samantha Kay (10pts, 3res, 2ast), já no GDESSA sobressaíram Leticia Josefino (15pts, 11res, 1ast, 1rb), Márcia Costa Robalo (13pts, 8res, 1dl) e Sofia Ramalho Gomes (11pts, 1res, 2ast, 2rb).
As meias-finais têm transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.
Benfica e Vagos seguem em frente na Taça Federação
O SL Benfica superou o Vitória SC por 62-54 e garantiu passagem para as meias-finais da competição, onde vai defrontar o Esgueira Aveiro OLI, este sábado, a partir das 15h30. Já a AD Vagos ultrapassou o CAB Madeira por 77-63 e marcou encontro no caminho para a final com o GDESSA Barreiro, numa partida agendada para as 17h45.
Foi um triunfo complicado das campeãs nacionais, que nunca conseguiram descolar verdadeiramente da turma minhota. O Vitória SC foi mesmo em vantagem (27-29) para o intervalo, mas com parciais de 17-9 e 18-16 o emblema da Luz assegurou o apuramento. Num encontro em que o Benfica ganhou mais ressaltos (41-32), as “águias” acabaram por beneficar da muito influente exibição de Raphaella Monteiro (28pts, 12res, 1ast, 1rb), sendo secundada por Taylor Peacocke (10pts, 3res, 1ast, 2rb) e Candela Gentinetta (11res). Do lado vitoriano, que confirmou as boas impressões deixadas na reta final da fase regular, e que roubou a bola por 11 vezes ao Benfica, sobressaíram Kahlia Lawrence (13pts, 2res, 2ast, 3rb) e Sara Ressurreição (10pts, 2res, 2ast, 3rb).
O CAB entrou muito bem na partida e nos primeiros minutos chegou a ter 12 pontos de avanço (20-8), mas o Vagos reagiu e no final do primeiro quarto perdia por 22-21. Na fase inicial do segundo quarto, o conjunto vaguense passou para o comando, algo se revelaria definitivo, muito graças a um parcial de 20-10 nos derradeiros dez minutos. O Vagos apontou oito triplos, obteve 45 ressaltos contra 39 do adversário e teve como principais figuras Martha Burse (23pts, 9res, 5ast, 5rb), Devon Brookshire (17pts, 9res, 1ast, 1rb), Manuela Rios (12pts, 4res, 5ast, 4rb) e Joana Cortinhas (11pts, 2res, 1ast, 1rb). Por seu turno, na formação madeirense, realce para as exibições de Madison Torresin (23pts, 6res, 1ast, 3rb) e Bria Dial (14pts, 9res, 4ast, 1rb).
Sportiva e GDESSA procuram meia-final da Taça Federação Betclic
O último encontro dos quartos de final da Taça Federação Betclic disputado no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, esta sexta-feira, arranca pelas 22h (transmissão na FPBtv) e opõe o Sportiva AzorisHotels ao GDESSA Barreiro.
Na antecâmara da partida, a base Raquel Laneiro relembrou que as equipas se conhecem muito bem, fruto dos encontros já disputados esta temporada, reforçando que a equipa do Barreiro “se caracteriza pela sua intensidade e experiência”. Já o treinador das açorianas, Ricardo Botelho, destacou a qualidade do GDESSA, recordando que a equipa da margem Sul do Tejo se foca “nas alternâncias defensivas, mas que ofensivamente procura muito os desequilíbrios para criar oportunidades de lançamento exterior”.
Do outro lado, Márcia Costa foi a porta-voz do GDESSA, destacando a competitividade do campeonato, bem como a incerteza relativamente ao vencedor da 12.ª edição da Taça Federação Betclic. A capacidade no jogo interior do Sportiva é salientada pela jogadora da década da Liga Feminina, no entanto o treinador Ricardo Oliveira realça que a equipa “está com o orgulho ferido” e quer “vingar” as derrotas sofridas no campeonato perante as açorianas, nos quartos de final da Taça Federação.
Nota: Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer na Taça Federação Betclic 2022, devem enviar pedidos de acreditação para acreditacoes@fpb.pt.
Vagos e CAB Madeira com encontro marcado nos “quartos”
O Pavilhão Municipal de Vagos recebe o segundo jogo da noite desta sexta-feira, às 22h, partida que coloca frente a frente a AD Vagos e o CAB Madeira. O quarto e último encontro dos quartos de final conta com transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.
A antevisão do jogo ficou a cargo da capitã do Vagos, Inês Pinto, que não acredita que o facto da formação vaguense jogar em casa seja determinante. Para a jogadora de 29 anos, a equipa “tem de errar menos e evitar parciais desfavoráveis” para conseguir seguir em frente na Taça Federação Betclic. Por sua vez, o técnico João Janeiro alerta para a qualidade ofensiva das madeirenses, realçando que a equipa seguirá em frente caso defenda melhor. “Temos de recuperar os nossos melhores índices defensivos, será a chave para o nosso sucesso”, avisou.
Na equipa madeirense, a jovem Laura Silva não escondeu que a temporada tem oscilado entre “altos e baixos”, mas reforça o espírito positivo e determinado de um plantel que “está a treinar bem e com energia para conseguir o melhor resultado possível”. A treinadora Fátima Freitas salienta a qualidade do coletivo vaguense, que “pode jogar com 10 jogadoras sem perder qualidade”, sobressaindo as dificuldades colocadas pela sua base, Manuela Rios. A treinadora madeirense quer uma melhoria no capítulo defensivo para conseguir um triunfo nos quartos de final da prova.
Nota: Os órgãos de comunicação social que queiram comparecer na Taça Federação Betclic 2022, devem enviar pedidos de acreditação para acreditacoes@fpb.pt.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.