Artigos da Federaçãooo

Conquista do “castelo” começa frente às torres macedónias

Trancoso é o ponto de partida para a selecção lusa e Portugal terá que se empenhar para iniciar com um resultado positivo esta campanha, podendo inspirar-se no castelo desta cidade medieval, erguendo fortes “muralhas” na defesa e atacar certeiramente para derrubar as “torres” macedónias.

Dos 13 jogadores que integraram este último estágio, a única dúvida nos 12 que entrarão em campo reside entre os “naturalizados” Carlos Andrade e João Gomes. De resto, José Costa, Filipe da Silva, Miguel Minhava, Rui Mota, Paulo Simão, Paulo Cunha, Miguel Miranda, João Santos, Francisco Jordão, Elvis Évora e Jorge Coelho serão os “guerreiros” que encetarão esta primeira “batalha”.Na Macedónia o destaque vai para o base Stefanov, um excelente executante com larga experiência internacional, tendo sido um dos pilares do Ulkersport na conquista do título turco da época passada.Gecevski, Antic, Simik, Stack e Samardziski constituem um quinteto de respeito com alturas entre os 2,09 e os 2,15 metros. O jovem Samardziski foi um dos responsáveis pela subida da Selecção de Sub20 à Divisão A, tendo sido nomeado para o cinco ideal da fase de qualificação disputada em Lisboa no passado mês de Julho. O americano naturalizado Robert Stack é outra das referências desta equipa tendo inclusive uma experiência na NBA, ao serviço dos Cleveland Cavaliers durante 2 épocas. Na época passada jogou na Grécia, pelo Aris, finalista vencido da ULEB Cup.Há ainda Antic, um poste de 2,11 m com larga experiência europeia tendo sido vice-campeão da Sérvia na época passada, ao serviço do Estrela Vermelha depois de vários anos ao serviço do AEK.Como se pode ver, não faltam argumentos à Macedónia mas, para quem já derrotou recentemente equipas como a Rússia e Israel, Portugal tem as suas armas para conseguir levar de vencida o seu adversário de hoje.


X Torneio de Basquetebol 3×3 da Acert – 2006

O torneio terá lugar entre 5 e 9 de Setembro próximo no Complexo das Piscinas Municipais a partir das 21.30 horas.

Escalões: Livres Mistos Famílias (em campo sempre um elemento com mais de 30 anos)Nota: Este torneio destina-se a pessoas de todas as idadesNota: Cada pessoa só pode estar inscrita em 2 escalõesNota: O torneio realiza-se a partir das 21h30 Preço por inscrição: 1.5 BolaInscrições: Poderás escrever a tua equipa, na secretaria da ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela das 9h30m e as 18h até ao próximo dia 1 de Setembro de 2006Mais informações: 969240216


Duas vitórias e uma derrota na Irlanda

Foi maisum teste positivo para a equipa das quinas que regressou hoje a Portugal e que se volta a concentrar no próximo dia 31, em Oliveira do Hospital, para mais um estágio de preparação.


Trancoso marca arranque da missão Eurobasket 2007

Hoje pelas 18 horas, os jogadores da equipa nacional efectuarão o primeiro treino da recta final de preparação, objectivando os jogos de qualificação para a fase final do Campeonato da Europa. O primeiro jogo será no dia 31 de Agosto (quinta-feira), pelas 21:00 horas, no Pavilhão Multiusos de Trancoso e o apoio de todos é fundamental para que a Selecção possa entrar com o pé direito na competição.


Portugal mantem-se entre os melhores da Europa

A. O jogo de hoje era absolutamente decisivo, uma vez que quem o perdesse se iria juntar à Alemanha para discutir os dois últimos lugares da Div. A – lugares esses que significam a despromoção à Div. B. Com esta vitória, os jogadores portugueses estão de parabéns, uma vez que vão continuar entre os melhores sub-16 da europa. É certo que vão terminar na 2ª metade da tabela classificacativa deste campeonato, mas o facto é que a manutenção na Div. A é, só por si, um grande feito, dado o nível competitivo da mesma. Agora, falta apenas o jogo com a Eslovénia (que venceu a Alemanha, escapando também à despromoção) e, depois, está garantido um regresso em festa (independentemente do resultado que obtenham diante dos eslovenos) para a comitiva portuguesa. Os nossos valorosos atletas são merecedores de parabéns. Valeu a pena viverem tanto tempo fora da família e do convívio com os amigos – um deles, durante 3 anos, oito deles durante 2 anos e dois deles durante 1 ano, estudaram, treinaram e residiram no Porto, no Centro Nacional de Treino. Os parabéns são também para os pais e para os seus clubes – pela compreensão e apoio dos primeiros e pela colaboração e tabalho desenvolvido pelos segundos. Também todo o staff dirigente, técnico, médico-desportivo e administrativo é merecedor do apreço, por mais este importante passo na afirmação do basquetebol jovem português, na senda internacional.

No jogo de hoje, os portugueses começaram melhor e, no final do primeiro período, já venciam por 12-24. No 2º período a vantagem portuguesa tornou-se menos expressiva e chegou-se ao intervalo com 34-42. No 3º período os islandeses tentaram a recuperação e, aos 7’13 estavam com apenas 5 pontos de desvantagem. O jogo ficou completamente em aberto ao minuto 6’47 do 3º período, quando os nórdicos conseguiram reduzir para apenas 3 os pontos de diferença no marcador; no entanto os portugueses não permitiram mais que isso e conseguiram, ainda no 3º período, repôr uma vantagem “algo” confortável, chegando ao fim do período com 12 pontos de vantagem (53-65). Nos últimos 10 minutos o jogo foi equilibrado, o que permitiu aos portugueses segurar esta importante vitória, com um resultado final de 70-84.Seleccionador fala em «sucesso colectivo»O técnico que comandou a equipa nacional – Rui Alves – disse ao Portal que“o sucesso é sempre resultado de um trabalho colectivo mas, nesta altura,todos os que nos ajudaram, e não foram poucos, não levarão a mal que eureleve o papel extraordinário que o meu adjunto Sérgio Fraga desempenhouao longo deste último ano, devemos-lhe muito”. Também os jogadoresmereceram uma palavra do treinador “foram fantásticos pela forma como seempenharam ao longo da preparação e da competição. Deixem-me realçar que 11 destes 12 jogadores estiveram um ou dois anos em regime de internato no âmbito da preparação regular que se realizou no CNT do Porto, o que só por si significa um grande espírito de sacrifício e comprometimento de toda a família. Eles mereciam isto mais do que ninguém”.Manolo foi talismãJá anteriormente foi aqui descrito a forma como as pessoas de Andújarapoiaram a equipa nacional, “pois se não temos cá a Espanha, apoiamo-vos avós”. A frase “são os mais simpáticos” foi ouvida por funcionários dopavilhão, motoristas, pessoas da organização e pessoal do hotel onde aequipa esteve alojada. Ora um deles – Manolo – sabendo que a equipa haviaperdido os primeiros jogos, decidiu ir com a família ver o jogo com aAlemanha “para dar suerte”… e nem foi preciso convencê-lo a ir ver odecisivo jogo com a Islândia pois ele ficou logo conquistado.DedicatóriasA partida frente à Islândia teve uma dedicatória muito especial – ao TiagoCoutinho. O jovem sub-16, que chegou a fazer parte do CNT do Porto e seviu obrigado a interromper a actividade desportiva por doença, está arecuperar bem e tem sido recorrentemente lembrado pelo grupo. Também oJoão Mesquita, não estando no balneário, foi lembrado pelo resto daequipa.Resultados de todos os jogos: Islândia X Portugal – 70-84Portugal X Alemanha – 76-65 Lituânia X Portugal – 89-79 Portugal X Ucrânia – 71-90 Turquia X Portugal – 67-61 Itália X Portugal – 76-61 Portugal X Letónia – 40-89


Portugal no Pódio

Foi a segunda vez que os portugueses defrontaram a Selecção Inglesa, neste campeonato e, se no primeiro encontro os ingleses levaram a melhor, desta vez a sorte acabou por sorrir aos das quinas. A sorte e a total entrega dos jogadores ao jogo em que tiveram que vencer um adversário à altura – aliás, é de louvar a réplica dada pelos ingleses, num jogo discutido até aos últimos segundos, em que ambas as equipas muito dignificaram a medalha de bronze desta Divisão B. A participação portuguesa neste campeonato acaba por se saldar numa excelente classificação, sendo que foi por “muito pouco” que não se conseguiu uma subida à Divisão A.

O jogo de hoje quase se resume a uma luta “taco a taco”, em que os Portugueses andaram sempre na frente, mas com vantagens muito curtas. O maior equilíbrio verificou-se no 1º período que terminou com um parcial de 22-21; a 3’33 do fim do 2º período, Fábio Lima fez 3 pontos e deu a Portugal a maior vantagem (7 pts) até aí obtida. Os ingleses recuperaram e, ao minuto 7’07 do 3º período, estavam novamente “colados” à equipa portuguesa (38-36). Através de 2 triplos, Portugal voltou a ganhar alguns pontos de vantagem, mas o que é certo é que o 3º período terminou com as equipas separadas por apenas 3 pontos. À entrada do último período, o 1º cesto foi dos ingleses, reduzindo para um a desvantagem. O jogo estava completamente em aberto, mas Portugal conseguiu ser mais forte, nunca tendo permitido a reviravolta no marcador – pelo contrário, foi sempre somando os pontos necessários para manter a dianteira, até que o jogo terminasse. No final, os 76-74 acabam por espelhar uma vitória justa da equipa que liderou a tempo inteiro.Aylton Medeiros (29 pts) e José Silva (19 pts) rubricaram hoje as suas melhores exibições, como atestam os números de eficiência notáveis:Aylton – 8/11 de 2 pts, 2/5 de 3 pts e 7/9 de lances livresJosé Silva – 4/7 de 2 pts, 3/7 de 3 pts e 2/2 de lances livresPortugal – 76Inglaterra – 74 Parciais: 22-21 / 16-12 // 13-15 / 25-26Jogos anteriores: Roménia – 77 / Portugal – 54Portugal – 80 / Polónia – 68 Bélgica – 83 / Portugal – 92 Portugal – 63 / Estónia – 72 Portugal – 61 / Inglaterra – 68 Portugal – 73 / Luxemburgo – 51 Portugal – 79 / Finlândia – 72 Selecção Nacional de Sub-18 masc 4-José Silva-1.93 5-Rui Araujo-1.73 6-Pedro Miguel Santos Pinto-1.85 7-Tiago Pinto-1.83 8-Frederico Antunes Tavares-1.92 9-Pedro Pereira-1.85 10-Fábio Lima-1.96 11-Cristovao Cordeiro-1.99 12-Aylton de Medeiros-1.94 13-Bento Cardoso-1.75 14-André Rafael De Almeida Boavida-1.98 15-Cláudio Fonseca-2.06 Site oficial deste campeonato: http://www.fibaeurope-u18men.com/enDivB/


“Aguentas”

O Torneio que este ano integrou as actividades da “Semana da Juventude de Vila do Conde”, organizada pela Câmara Municipal, foi o mais participado de sempre, contando com 122 equipas inscritas nos cinco escalões etários em que estava dividido.

O Torneio que teve início às 0.00 horas do dia 12 contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr. Pacheco Ferreira, responsável municipal pelo pelouro do desporto.Por mais este exito a Direcção do CDJR agradece toda a colaboração eapoio prestados, quer à Câmara Municipal de Vila do Conde, quer aos voluntários que tão bem deram conta das suas tarefas.O Prof. Filipe Santos foi uma vez mais o coordenador e a alma deste 24 Horas.Algumas localidades de proveniência das equipas:Vila do Conde – Póvoa de Varzim – Matosinhos – Maia – Esposende – Vianado Castelo – Valênca – Paredes de Coura – Viseu – Ponte de Lima – Porto -Barreiro – Lisboa – Amadora – Algés – Aveiro – Setúbal – Açores – Braga – Barcelos -Famalicão – Estoril – Celorico da Beira – Guimarães.Disponivel também no site do Clube os nomes de todas as equipas participantes.www.jregio.comClassificação FinalAlemão – 1º Rui Leite – 2º Ricardo Martins – 3º João SilvaAfundanços – 1º Alex Keavtsou – 2º Pax – 3º Francisco TavaresEscalão A – 1º A gente Rude do Campo – 2º Maia BasketEscalão B – 1º The Pimps – 2º FaKe HabitualEscalão C – 1º Espanhois Marroquinos – 2º TrompeteirosEscalão D – 1º As Camones – 2º As momasEscalão E – 1º A Tua Velhota – 2º Space JamMais Fotos ( 742 ) e informação em www.jregio.com


Dia de descanso com muito trabalho

Depois do trabalho de recuperação realizado pela manhã, a equipa fez a observação video dos adversários e já treinou pela tarde. Antes do encontro decisivo, a equipa nacional realizará ainda mais uma sessão de treino, amanhã de manhã. No detalhe pode ler mais pormenores da competição e ainda as reacções do seleccionador à vitória sobre a Alemanha.

Seleccionador satisfeito mas cautelosoRui Alves mostrou-se muito satisfeito pelo desempenho da equipa no jogo de ontem afirmando que “os jogadores foram capazes de jogar em superação durante os 40 minutos, o que foi imprescindível para a vitória. A equipa alemã esteve a um passo de disputar os oitavos de final e conta com jogadores de grande qualidade. Só com o nosso colectivismo e a agressividade defensiva fomos capazes de ter sucesso”. Quanto ao facto desta classificação evitar o confronto com a Eslovénia e colocar a previsivelmente mais fraca Islândia no caminho, o treinador mostrou-se bem mais cauteloso “temos um jogo decisivo pela frente e, nas questões mentais, não vamos conseguir «enganar» a Islândia, pois eles apresentam-se neste campeonato com expectativas idênticas às nossas. Pela primeira vez não defrontaremos uma equipa claramente mais forte que nós, o que até pode ser uma desvantagem… mas é bom ter em conta que não vai ser nada fácil… basta olhar para as estatísticas de lançamentos de campo para percebermos isso mesmo…”«Aficción» portuguesa incansável no apoioO pavilhão municipal de Andújar tem sido tomado de assalto pelos apoiantes da equipa portuguesa. Além das famílias dos jogadores e dos treinadores do “costume”, os sub-16 têm cativado a simpatia de muitos locais. Equipa reduzida a 11 jogadoresO azar bateu à porta dos sub-16 quando viram o extremo João Mesquita a ser forçosamente afastado da equipa por doença, situação essa que se irá manter até final da prova. O jogador está naturalmente triste, mas encontra-se a recuperar bem e, tendo em conta que é o “rookie” da equipa (nascido em 91), vai porventura ter nova oportunidade no próximo ano. DedicatóriasDia 15, a equipa dedicou o seu empenho a todos os companheiros sub-16 que fizeram parte deste grupo ao longo da preparação mas que acabaram por não vir; dia 16 foi a vez de recordar os clubes que representam e os seus treinadores, pelo seu contributo indispensável. Um pouco pelo mesmo motivo, o jogo de dia 17, e neste caso a vitória, foi dedicada a todos os treinadores que, de uma forma desinteressada, se disponibilizaram para nos apoiar, como o Prof. Orlando Simões.


Recta final da preparação

A equipa liderada pelo Seleccionador Carlos Portugal e por Agostinho Pinto, aguarda ainda a chegada de mais alguns “reforços”, pois as jogadoras Mery Andrade e Paula Muxiri só se juntarão ao grupo durante a proxima semana, e a estrela da WNBA Ticha Penicheiro, só poderá integrar a equipa lusa após finalizar a sua participação na competição americana.

Neste momento a equipa que se encontra em estágio é a seguinte:- ATLETAS: Sara Filipe, Gilda Correia, Fátima Freitas, Débora Escórcio, Ana Sousa (CAB); Ana Maria, Joana Fogaça (Algés); Susana Soares, Vera Correia (GD ESSA); Susan Foreid, Sónia Reis (Santarém Basket); Sofia Ramalho (Ferrol-Esp);- SELECCIONADOR: Carlos Portugal- TREINADOR-ADJUNTO: Agostinho Pinto- DIRIGENTE: António Pratas- SECRETÁRIO-TÉCNICO: Nuno Manaia- FISIOTERAPEUTA: Maria José Pires- APOIO LOGISTICO: Pinto SebastiãoApós esta acção, a Selecção voltará a concentrar-se no dia 22 de Agosto, para um curto estágio que antecederá um Torneio Internacional a disputar em Dublin, entre os dias 26 e 28, que conta ainda com a participação da Irlanda e do Luxemburgo.


Vitória fulcral com a Alemanha

Ao que mais interessa, Portugal vai jogar depois de amanhã (dia 19, às 16:30, em Andujar) com a Islândia, num encontro absolutamente determinante: quem perder desce à Div. B e quem ganhar, mantém-se na Div. A. Amanhã é dia de descanso e espera-se que o conjunto nacional consiga, depois, vencer a Islândia.

Após as derrotas com a Ucrânia e Lituânia, Portugal concretizou aquilo de que já antes esteve próximo: uma vitória sobre um dos países mais fortes da Europa.No jogo de hoje, os alemães até começaram melhor, ao vencer o 1º período por 15-20. No 2º período o domínio foi completamente português e, após um parcial de 16-6, chegou-se ao intervalo com 30-26. Após o intervalo, a Alemanha recuperou e, com um parcial de 18-24 conseguiu entrar no último período na frente do marcador – embora por apenas 2 pontos. A reviravolta deu-se a partir dos 7’28 para o final; Portugal perdia por 3 (54-51) com uma exibição portentosa comandada por Rodrigues Pereira (que nos últimos 7 minutos fez os espantosos números de 8 ressaltos [4 ofensivos] 9 pontos e um roubo de bola). Um parcial de 8-0 a 4’19 do fim colocou Portugal a vencer 59-54; a partir daí, não mais se perdeu a liderança do jogo, terminando-se o mesmo com a vantagem de 11 pontos.Resultados de todos os jogos:Portugal X Alemanha – 76-65Lituânia X Portugal – 89-79Portugal X Ucrânia – 71-90Turquia X Portugal – 67-61Itália X Portugal – 76-61Portugal X Letónia – 40-89


Portugal não segue para aos oitavos de final

No passado Sábado, perdeu com a sua congénere italiana, por 76×61. Ao contrário da ronda inaugural, a equipa lusa discutiu o jogo até aos últimos minutos do encontro, sucumbindo apenas no final fruto de alguns erros defensivos e ofensivos. Ontem, a surpresa quase que aconteceu no pavilhão de Martos, com os jovens portugueses a obrigar a actual campeã da Europa – a Turquia (que contava com 4 desses jogadores medalhados no ano passado) – a empenhar-se a fundo para levar de vencida o conjunto português por um nivelado 67×61. Com estes resultados, a equipa fica definitivamente arredada do acesso aos oitavos de final da prova, iniciando amanhã a ronda de classificação. No detalhe pode ler mais pormenores da competição e ainda as reacções do seleccionador.

– Próximos jogos de Portugal (todos no pav. municipal de Andujar; horas locais)15-Ago – PORTUGAL x Ucrânia – 18h4516-Ago – Lituânia x PORTUGAL – 16h3017-Ago – PORTUGAL x Alemanha – 16h30 – Resultados históricos em europeusUma das novas funcionalidades do sítio oficial da FIBA na web (www.fibaeurope.com) é a antevisão estatística de cada jogo, da qual faz parte o histórico de resultados entre as equipas que se confrontam. Assim, o último Portugal x Itália tinha sido a 14/08/1998, na ronda de qualificação do europeu desse ano, em que a equipa nacional de então perdeu 77-41. Quanto à Turquia, já se havia encontrado duas vezes com Portugal, vencendo ambas (61×38, s/d; 58×43, 1995). – Rui Alves fala em “resultados esperados”O seleccionador nacional afirmou ao Portal que “os resultados foram os esperados, tendo em conta o poderio das outras selecções do nosso grupo. Aliás, só ficou desiludido quem se iludiu que pudéssemos estar a disputar os oito primeiros e, felizmente, ninguém nesta equipa estava com essas expectativas…”. Prognosticando sobre o que poderá ser a segunda fase, o técnico afirmou que “os nossos objectivos são a manutenção, tarefa que se espera muito complicada pela qualidade dos adversários. No entanto, os jogadores estão bem, sabem que têm valor e têm conseguido superar-se em momentos críticos.” – DedicatóriasA cada jogo que disputam, os sub-16 dedicam o esforço e o empenho a pessoas/entidades que colaboraram, ou com quem se cruzaram, durante a sua preparação. A primeira jornada foi dedicada a Mário Saldanha e restante direcção da FPB. A segunda foi repartida por pessoas que cuidaram para que nada faltasse durante a preparação regular realizada no CNT Porto: Dr. Basil Ribeiro, funcionários da Pousada da Juventude do Porto e Câmara Municipal de Paredes. Ontem, foi a vez de dedicar o jogo às entidades que facilitaram a preparação (UTAD, CM Paços Ferreira, CM Macedo Cavaleiros e CM VRSto António).


Portugal inicia europeu com derrota

A equipa lusa até entrou confiante mas, o desacerto nos lançamentos curtos e a perda da tabela defensiva foram determinantes para o desequilíbrio registado ao intervalo (20×45). Na segunda parte, foi ainda mais visível a diferença entre as duas equipas, nomeadamente ao nível do lançamento exterior, cabendo aos jovens portugueses tentar contrariar o poderio letão e à equipa técnica rodar os jogadores. No outro jogo do grupo A, a Turquia venceu a Itália por 89×77. Amanhã, a selecção lusa jogará frente à Itália, pelas 18:45 (17:45 em Portugal).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.