Artigos da Federaçãooo

Seleção feminina ataca última janela de qualificação

A seleção nacional de seniores femininos volta a entrar em competição na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023. Após os dois primeiros momentos de classificação, na qual a equipa das Quinas conquistou duas vitórias e conta com duas derrotas, Portugal prepara a cartada final rumo à fase final do Campeonato da Europa.

Marcado para dia 9 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, pelas 20h30, a seleção nacional recebe a Grécia num embate decisivo para o apuramento, seguindo-se depois a deslocação a Manchester onde, dia 12, mede forças com o Reino Unido no último jogo da fase de qualificação.

Para este momento de competição a equipa técnica lusa, liderada pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, e que conta com os adjuntos, Agostinho Pinto e Pedro Dias, a team manager, Inês Antunes, o preparador físico, Rafael Vaz, a fisioterapeuta, Ana Rola, o médico José Sousa e o vice-presidente, Manuel Albano, chamou 14 atletas:

 


Seleção anuncia pré-convocatória para fevereiro

Com vista à participação na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023, que inclui a 5.ª e 6.ª jornadas do grupo, Portugal deu a conhecer as atletas pré-convocadas que integram a lista provisória.

Atualmente em segundo lugar do Grupo G com duas vitórias e duas derrotas, a equipa das Quinas enfrenta a Grécia na quinta jornada, a 9 de fevereiro, em Odivelas, seguindo-se depois a deslocação a Manchester, Reino Unido, para enfrentar a seleção local no dia 12. O grupo inicia os trabalhos a 5 de fevereiro.

Esta pré-convocatória é composta por 24 atletas:

Com quatro jogos disputados, Portugal venceu a Estónia na jornada inaugural, seguindo-se depois uma derrota na visita ao reduto da Grécia. A terceira jornada viu a seleção nacional perder contra o Reino Unido, antes de regressar aos triunfos na deslocação à Estónia.

Seleção Nacional de Seniores Femininos | Pré-Convocatória | Fevereiro 2023


Seleção Nacional feminina com estágio de preparação

A Seleção Nacional feminina vai ter um estágio de preparação entre 9 e 29 de maio, em Rio Maior, marcado por três jogos particulares frente à Hungria, nos dias 18, 19 e 20, às 20h15.

A equipa técnica, composta por Ricardo Vasconcelos (selecionador nacional), e pelos seus adjuntos José Araújo e Pedro Dias, convocou as 14 atletas que surgem na imagem abaixo.

Portugal prepara a próxima jornada de apuramento para o EuroBasket 2023, agendada para novembro. Recordamos que a nossa Seleção o segundo lugar do Grupo G, depois de um triunfo sobre a Estónia e de uma derrota contra a Grécia.


“Depois da bola ir ao ar, o nosso trabalho é encontrar soluções”

Aquando da estreia na qualificação para a FIBA Women’s EuroBasket 2023, o selecionador nacional de seniores femininos, Ricardo Vasconcelos, sentou-se com a FPB em entrevista sobre as dinâmicas da seleção.

O técnico explicou a linha de raciocínio na criação de um plano para o estágio, a forma como o planeamento tem que ser adequado ao grupo e as dificuldades na construção de uma identidade de jogo dada a distância temporal entre momentos de competição.

“A grande dificuldade da equipa técnica durante o jogo passa por procurar entender o que não é negociável durante o jogo”, elucida o timoneiro da equipa das quinas. “As atletas sentem as dificuldades e nós, enquanto equipa técnica, identificamos os problemas. Depois depende da nossa capacidade de, sob stress e pressão, descobrir soluções”.

O selecionador aprofundou a questão das dinâmicas internas do grupo, a forma como tenta manter as atletas comprometidas com o objetivo final e a importância da honestidade na procura da evolução e crescimento das jogadoras.

A entrevista completa com Ricardo Vasconcelos está disponível aqui, na FPBtv.


Emoções à flor da prancheta

O jogo de estreia da seleção nacional de seniores femininos na qualificação para o FIBA Women’s EuroBasket 2023 viu a equipa das Quinas receber e vencer a congénere da Estónia.

Ao longo do encontro, a FPBtv dedicou uma câmara para se concentrar apenas nos movimentos e interação do técnico nacional, Ricardo Vasconcelos, de forma a captar os pormenores das interações entre o treinador e os restantes intervenientes do jogo.

Durante os 40 minutos da partida foi possível encontrar momentos de maior tensão e ensino, as interações com os diferentes intervenientes da partida, e é visível o leque de emoções vividas nos quatro períodos de jogo.

Em entrevista, disponível para assinantes da FPBtv, Ricardo Vasconcelos abordou as dificuldades e processos envolvidos na criação e comando de um grupo durante uma janela de qualificação.


Reviravolta portuguesa ficou a um passo

Foi numa Philippos Amoridis Arena ruidosa que Portugal defrontou a seleção da Grécia na segunda jornada da qualificação para o Women’s EuroBasket 2023.

Num embate que se antevia como complicado dada a valia e experiência helénica, Portugal não teve o melhor começo. Com a dupla de postes formada por Artemis Spanou e Maria Emmanouela Fasoula em destaque, a equipa das quinas mostrou alguma ansiedade no momento da decisão e o adversário aproveitou.

No final dos dez minutos iniciais o marcador assinalava 20-11 e no segundo quarto a toada manteve-se, com o conjunto grego a distanciar-se cada vez mais, em parte graças ao domínio na luta das tabelas que permitia ataques em transição.

O encontro seguiu para intervalo com Portugal em desvantagem por 35-19, mas o descanso fez bem às comandadas de Ricardo Vasconcelos que voltaram com outra mentalidade. Com a capitã, Sofia da Silva, em destaque pela intensidade que colocou em campo durante o terceiro quarto, e Marta Martins e Márcia Costa com uma série de lançamentos importantes, Portugal foi crescendo e entrou para os dez minutos finais na luta pela vitória.

Já dentro do último período, a seleção chegou à vantagem pela primeira vez no encontro quando Márcia Costa fez o 50-49, mas o triunfo acabou por sorrir à formação da casa, que, habituada a marcar presença em fases finais de competições internacionais, conseguiu responder e controlar as investidas lusas até ao final, vencendo por 64-57.

Márcia Costa (15pts, 2res, 3ast) foi a melhor marcadora lusa, com Sofia da Silva (14pts, 10res, 2ast) e Laura Ferreira (12pts, 9res, 2rb) também em destaque.


Portugal procura vitória histórica

Após o triunfo confortável sobre a Estónia no jogo de estreia da qualificação para a Women’s EuroBasket 2023, Portugal vira atenções para a Grécia, adversário da 2.ª jornada.

“Vamos enfrentar uma seleção com jogadoras de nível superior sobretudo nas posições 3, 4 e 5 ”, explica o selecionador nacional luso, Ricardo Vasconcelos. “Apesar de ter marcadoras de pontos noutras posições, são jogadoras que têm um grande conhecimento do jogo”, acrescenta.

O técnico salienta a experiência do conjunto helénico: “São jogadoras de EuroLiga, habituadas a jogar em dificuldade e temos a certeza de que o jogo será construído de dentro para fora”.

A seleção chegou a Xanthi depois de uma longa viagem, mas o timoneiro da equipa das quinas considera que a equipa está preparada para o desafio e que a chave do jogo será a defesa: “No plano defensivo vamos ter que ser extraordinários para conseguir vencer”, conclui.

Para Joana Soeiro, o cansaço após o primeiro jogo é normal e as jogadoras sentem-se preparadas para o suportar: “O EuroBasket tem disto, jogar fora e em casa, mas todas estamos preparadas para este desgaste da viagem”, afirma.

A base lusa assevera que o treino em terreno helénico deixou boas sensações e que o grupo não perdeu o foco: “A equipa está concentrada e queremos manter a consistência. Vimos de uma vitória interessante em que tivemos um desempenho defensivo muito bom e é nesse registo que queremos continuar esta caminhada”, elucida.

O encontro tem início marcado para as 16 horas e transmissão “em aberto” na app FPBtv ou em www.fpbtv.pt, não sendo necessário subscrição do serviço para assistir.


Portugal arranca qualificação com triunfo categórico

Portugal começou da melhor forma a qualificação para o EuroBasket Feminino 2023, depois de superar a Estónia por 62-43.

A equipa das quinas dominou o encontro, apesar do equilíbrio que se verificou no 1.º quarto da partida (15-14). Com mais capacidade no meio-campo defensivo, Portugal ia limitando a Estónia e no 2.º quarto conseguiu um parcial de 17-11, margem que garantiu uma vantagem de sete pontos ao intervalo (32-25). O melhor basquetebol da Seleção Nacional apareceu após o intervalo com Portugal a conseguir executar no ataque e limitar a Estónia a apenas quatro pontos marcados no 3.º quarto. A formação orientada por Ricardo Vasconcelos esteve a vencer por 28 pontos, mas nos restantes dez minutos do encontro a equipa das quinas limitou-se a controlar o jogo, fechando a partida em 62-43.

Na equipa das quinas destacaram-se Maria João Correia (17pts, 9res, 4ast, 1rb), Laura Ferreira (9pts, 9res, 2ast, 1rb), Lavínia da Silva (8pts, 3res, 2ast, 2rb, 2dl), Sofia da Silva (8pts, 3res, 2ast, 2rb, 2dl) e Maria Kostourkova (7pts, 11res, 2ast, 1rb). Portugal regressa à ação este domingo, pelas 16h00, em partida com a Grécia.

 


Seniores motivadas para embate com a Estónia

É no CDC Matosinhos que Portugal inicia a sua caminhada rumo ao Women’s EuroBasket 2023. Dia 11 de novembro, quinta-feira, pelas 18h30, a seleção nacional de seniores femininos mede forças com a Estónia, um encontro com entrada livre e transmissão “aberta” na FPBtv.

Para Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional, o grupo encontra-se bem e comprometido com o objetivo: “Estamos satisfeitos com a vontade e o desempenho das atletas. O grupo é alargado o que permite ações de repouso e ação mais coordenadas e equilibrado, o que é importante para quem vai jogar dois jogos num curto espaço de tempo e jogou no fim de semana passado”, explicou.

O técnico ressalva que “há sempre aquele nervoso miudinho”, mas explica: “Querem que a bola vá ao ar rapidamente porque todas têm noção das dificuldades que vamos encontrar e a vontade de as conseguir superar. Estão cada vez mais experientes nesse aspeto e sentimos que atacam estes momentos com mais serenidade”.

Quanto ao adversário, Ricardo Vasconcelos constata que não vai ser um jogo fácil para a equipa das quinas: “É uma equipa muito física, aposta mais nos extremos do que nos postes e joga um basquetebol muito aberto em que qualquer jogadora pode chegar ao ataque e lançar. Onde podemos sentir mais dificuldades será no jogo físico, procuram muito o contacto e são duras nas questões defensivas”, explana.

Sofia da Silva, capitã da seleção, destaca o estágio realizado pela equipa no Japão durante o verão: “O estágio no Japão deu para assimilar algumas ideias que queremos aplicar nos próximos jogos e acho que a equipa veio mais concentrada e preparada.”

“Não podemos estar sempre na expectativa. Já provámos que podemos competir com qualquer equipa, agora temos de provar que podemos ganhar”, afirma a experiente poste lusa.

A Estónia é um adversário que Portugal conhece bem, tendo conseguido triunfar em sete dos nove jogos realizados, e Sofia da Silva espera que o resultado se repita: “Já tivemos jogos de treino com elas há alguns anos e na altura foi possível vencer, espero que consigamos o mesmo resultado”, conclui.


Entrada livre no Portugal-Estónia

A seleção nacional de seniores femininos inicia esta quinta-feira, dia 11 de novembro, a sua caminhada na qualificação rumo ao Women’s EuroBasket 2023.

Marcado para as 18h30, o embate frente à Estónia, que se realiza no CDC Matosinhos, tem entrada livre para todos os que queiram apoiar a equipa das Quinas ao vivo, bastando mostrar certificado de vacinação ou teste COVID negativo. Todos os presentes nas bancadas do pavilhão irão receber uma camisola de apoio à seleção

Quem não puder marcar presença no pavilhão, pode acompanhar a partida na transmissão aberta da FPBtv, não sendo obrigatório ter a subscrição para assistir à emissão.


Seniores femininas iniciam estágio em Matosinhos

A seleção nacional de seniores femininos inicia hoje, dia 6 de novembro, a preparação para os dois primeiros jogos da qualificação para o Women’s EuroBasket 2023.

A formação liderada por Ricardo Vasconcelos em vai estagiar em Matosinhos de 6 a 10 de novembro, seguindo-se o embate frente à Estónia dia 11 de novembro, quinta-feira (18h30), no CDC Matosinhos. Após a partida, Portugal viaja para Xhanti, Grécia, onde enfrenta a seleção local a 14 de novembro.

Para este primeiro embate, a equipa técnica lusa chamou 16 atletas.


Aberto o processo de acreditação para o Portugal-Estónia

Já está aberto o processo de acreditação para o primeiro jogo da fase de qualificação para a FIBA Women’s EuroBasket 2023.

A seleção nacional de seniores femininos recebe a Estónia dia 11 de novembro, pelas 18h30, no CDC de Matosinhos. O pedido de acreditação deve ser enviado para acreditacoes@fpb.pt com as seguintes informações:

O processo de acreditação está aberto até dia 10 de novembro. Segundo as normas da Direção Geral de Saúde, é obrigatório mostrar certificado de vacinação ou teste COVID negativo à entrada do pavilhão.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.