Artigos da Federaçãooo

“Vamos apostar no basquetebol feminino”

A fechar o balanço da Taça de Portugal Skoiy, Armindo Pereira, presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal, era um homem satisfeito com a organização do evento.

O líder associativo salientou que vem aí uma “aposta no basquetebol feminino”, vincou a força do basquetebol no distrito e deixou elogios à qualidade dos jogos da Final Four.


“O Barreiro está sempre de braços abertos para estes pontos altos”

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, marcou presença na final da Taça de Portugal Skoiy, este domingo.

O autarca lembrou a tradição basquetebolística da cidade, vincando que o “Barreiro está sempre de braços abertos para estes pontos altos” e destacou a muita juventude feminina a vibrar com o espetáculo.


“É muito importante as mais jovens terem referências na modalidade”

No rescaldo da Taça de Portugal Skoiy, que decorreu este fim de semana no Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho, no Barreiro, Helena Aires, vice-presidente da FPB, mostrou-se feliz com a organização.

Em declarações prestadas à FPBtv, a antiga internacional portuguesa destacou a muita juventude presente nas bancadas e a importância de poderem haver “referências na modalidade” e elogiou a organização num “ótimo fim de semana para o basquetebol feminino.”


Benfica revalida conquista da Taça de Portugal Skoiy

O SL Benfica conquistou a Taça de Portugal Skoiy pela segunda época consecutiva, depois de ultrapassar o GDESSA Barreiro por 82-78, numa partida que foi um hino ao basquetebol.

Nenhuma das equipas chegou a dispor de uma vantagem acima da dezena de pontos, com o numeroso público que quase encheu as bancadas do Municipal Professor Luís de Carvalho a assistir a várias alternâncias no comando do resultado.

As “encarnadas” chegaram ao intervalo com um ponto de avanço (39-40), estando reservada uma segunda parte emocionante, com o GDESSA a entrar na frente (64-61) à chegada dos derradeiros 10 minutos.

Até ao soar da buzina foi a imprevisibilidade total, com o Benfica a alcançar um decisivo parcial de 8-0 nos últimos minutos, depois de Tanita Allen colocar o GDESSA a ganhar por 75-74 a 2:20 do final.

O Benfica, que vai numa série de quatro competições oficiais conquistadas, levou a melhor na luta das tabelas (47 ressaltos contra 32 do adversário) e teve como melhores em campo a MVP Raphaella Monteiro (18pts, 7res, 6ast, 1dl), Candela Gentinetta (15pts, 9res, 4ast, 1dl), Mariana Silva (14pts, 5res, 1ast), Joana Soeiro (12pts, 2res, 6ast, 1rb) e Taylor Peacocke (12res).

Do outro lado, o emblema da margem sul do Tejo registou 100% de eficácia da linha de lance livre (8/8), converteu 10 triplos e contou com as boas exibições de Márcia Costa (20pts, 10res, 5ast, 1rb, 1dl), Leonor Serralheiro (16pts, 6res, 10ast, 2rb), Tanita Allen (15pts, 4res), Letícia Josefino (14pts, 6res, 1rb, 2dl) e Maianca Umabano (13pts, 3res, 2ast, 1dl).

Nas reações à final, no Benfica, o treinador Eugénio Rodrigues destacou o caráter das suas atletas: “Esta foi a mãe de todas as batalhas. Ambas as equipas têm jogadoras de muito talento. Temos de chegar sóbrios à parte final, sobreviver aos erros cometidos. As jogadoras foram muito fortes mentalmente. O GDESSA trabalha bem a zona, é muitíssimo bem orientado pelo Ricardo Oliveira”, afirmou. Já Raphaella Monteiro disse o seguinte: “As finais são sempre jogos disputados. Estes jogos mostram que podemos ir além. Só quero ajudar a minha equipa e foi isso que aconteceu”, referiu.

Quanto ao GDESSA, o técnico Ricardo Oliveira analisou desta forma o embate: “Isto decide-se nos detalhes, faltou-nos uma ou outra boa decisão. As jogadoras foram inexcedíveis, tivemos baixas. É nestes momentos que elas aprendem. Queremos virar a página, temos um jogo muito importante na quarta-feira”, salientou.  Leonor Serralheiro, por seu turno, elogiou o espetáculo: “Faltou-nos um pouco mais de clareza nos últimos minutos. Este jogo podia ter caído para qualquer um dos lados. Tivemos duas ausências importantes, a Maianca Umabano teve um enorme coração, mesmo jogando limitada. Qualquer equipa seria uma justa vencedora, foi um grande espetáculo”, finalizou.


Emblema em busca do regresso aos títulos defronta detentor da Taça

GDESSA Barreiro e SL Benfica são os finalistas da Taça de Portugal Skoiy 2021-22, num grande embate que vai decorrer este domingo (17h, transmissão na RTP2 e FPBtv).

O GDESSA, que até agora eliminou o Maia Basket, Imortal Tcars e CAB Madeira, é o quarto classificado da Liga Betclic Feminina, já conquistou a Taça de Portugal em três ocasiões, a mais recente das quais em 2017, último ano em que conquistou título. Do outro lado surge o Benfica, equipa até agora invencível esta época, no basquetebol nacional, líder do campeonato, detentora desta competição e que chega a esta final depois de deixar pelo caminho o Boa Viagem Angra Açores, Sportiva AzorisHotels e Esgueira Aveiro OLI. De referir que ambas as equipas mediram forças para esta edição da Liga Betclic uma vez, com a vitória a sorrir ao Benfica por 77-72, na Luz.

A formação da margem sul do Tejo, que é a equipa que mais pontos marca por jogo na Liga, marcou 14 lançamentos para lá da linha de 3 pontos no jogo das meias-finais, tendo convertido 50% das suas tentativas. A equipa do Barreiro tem marcado uma média de 8.0 triplos, com um aproveitamento de 31.6% do seu total de lançamentos para lá da linha de 6.75m, ambos os melhores registos na Liga Betclic Feminina esta temporada.

Por seu turno, Márcia Costa marcou 25 pontos no jogo frente ao CAB Madeira, tendo sido a jogadora com mais pontos marcados nos dois jogos das meias-finais da Taça de Portugal Skoiy. A internacional portuguesa somou ainda oito assistências e quatro ressaltos, enquanto Leonor Serralheiro distribui uma média de 5.9 assistências por jogo, sendo que nenhuma outra jogadora regista mais assistências por partida do que a base no campeonato.

Já as “águias” procuram conquistar a Taça de Portugal em épocas consecutivas, algo que ninguém conseguiu nas últimas sete temporadas. O Benfica sofreu 70 ou mais pontos em apenas dois dos seus 23 jogos oficiais em todas as competições esta temporada, com um dos adversários a conseguir fazê-lo a ser, precisamente, o GDESSA, na já citada partida da primeira volta do campeonato.

O clube da Luz ganha uma média de 13 ressaltos ofensivos por jogo, o segundo melhor registo entre todas as equipas da Liga Betclic Feminina esta temporada. Apenas a Quinta dos Lombos está à frente do Benfica (13.4).

Taylor Peacocke foi a melhor marcadora do Benfica no jogo das meias-finais, tendo convertido 14 pontos, incluindo três triplos (3/5 – 60%). A norte-americana marcou na casa das dezenas nos seus últimos seis jogos em todas as competições, sendo esta a sua melhor sequência desde que chegou ao basquetebol português.

O SL Benfica ganha uma média de 13.0 ressaltos ofensivos por jogo, o segundo melhor registo entre todas as equipas na Liga Betclic Feminina esta temporada, sendo que apenas a Quinta dos Lombos ganha mais do que as Encarnadas (13.4).

 


Benfica marca encontro com o GDESSA na final da Taça

O SL Benfica ultrapassou o Esgueira Aveiro OLI por 69-65, numa partida emotiva, e marcou encontro com o GDESSA Barreiro na final da competição, marcada para as 17h deste domingo (transmissão na RTP2 e FPBtv). As “águias” vão tentar assim revalidar um título que conquistaram na época anterior.

Benfica e Esgueira proporcionaram um embate equilibrado, alternando entre si no comando do marcador.

Depois das “encarnadas” liderarem o quarto inaugural (17-13), o adversário aveirense reagiu e aplicou um parcial de 22-14, que virou a questão ao intervalo. Mas o campeão nacional, já na reta final do terceiro quarto, voltou em definito para uma situação de vantagem, apesar da réplica muito positiva do Esgueira.

Quanto à estatística individual, no Benfica sobressaíram Taylor Peacocke (14pts, 6res, 1ast, 2rb), Raphaella Monteiro (13pts, 11res, 3ast, 2rb, 1dl), Laura Ferreira (11pts, 3res, 1rb) e Mariana Silva (10pts, 3res, 1rb), ao passo que no Esgueira, que ganhou a luta das tabelas (42-34 em ressaltos), deram nas vistas Trudy Walker-Benjamin (22pts, 19res, 2rb), Gabriela Raimundo (20pts, 2res, 2ast, 2rb, 1dl) e Vashti Nwagbaraocha (11pts, 3res, 2ast, 1rb).

No rescaldo do jogo, em declarações à FPBtv, e do lado benfiquista, o treinador Eugénio Rodrigues vincou a capacidade que a sua equipa teve para superar as dificuldades: “Estávamos perfeitamente à espera de um jogo muito complicado. Caso não tivéssemos essa consciência, talvez não tivéssemos sobrevivido quando cometemos erro. Somos uma equipa com fibra, que nunca se acomoda aos bons resultados que temos obtido”, afirmou. Por seu turno, Mariana Silva elogiou o grupo de trabalho: “Mantivemos o nosso ADN. Não estivemos sempre a ganhar, o que só demonstra que a nossa resiliência é enorme. Demonstrámos a toda a gente que continuamos com o nosso espírito lutador. Queremos continuar a fazer história como no ano passado”, assegurou.

Quanto ao Esgueira, o técnico André Janicas analisou o encontro da seguinte forma: “O Benfica conseguiu ser mais eficaz nos momentos finais. Criámos boas situações de lançamentos. Estamos tristes, mas estou orgulhoso do trabalho das jogadoras”, destacou. A atleta Gabriela Raimundo alinhou pelo mesmo diapasão: “Penso que jogámos bem, mas acabámos por pecar na eficácia. Estamos a fazer uma época espetacular, o mérito é todo nosso. Estamos no bom caminho e, a continuar assim, seremos felizes no final da época”, vaticinou.

 

 

 

 

 


Benfica e Esgueira medem forças na meia-final da Taça

SL Benfica e Esgueira/Aveiro/OLI medem forças este sábado, pelas 18 horas, na segunda meia-final da Taça de Portugal Skoiy, ponto alto que marca o fim de semana basquetebolístico nacional.

Enquanto campeãs nacionais e atuais detentoras da taça, o SL Benfica entra para a final four como principal favorito ao triunfo final, uma sensação a que a equipa, como confessa Joana Soeiro, base “encarnada”, está habituada: “Sabemos que somos um alvo a abater por ainda não termos perdido. Temos lidado com esta pressão desde a supertaça”. Para Eugénio Rodrigues, técnico das “águias”, este é um jogo de “dificuldade máxima” contra uma equipa com “jogadoras interessantes no perímetro e muito completas no jogo interior”.

“Vamos tentar ser fiéis ao nosso ADN, fazer transições rápidas, ser pressionantes a defender”, explica Ana Raimundo, base do Esgueira, que chegou este ano ao escalão máximo do basquetebol luso e atinge as meias-finais da Taça pela segunda vez na sua história. Ainda que vá enfrentar as líderes do campeonato, o treinador do emblema de Aveiro, André Janicas, é claro com os seus objetivos: “Não faz sentido estar numa fase final e não pensar em conquistar o título”.


GDESSA e CAB procuram lugar na final

A Taça de Portugal Skoiy atinge a fase de todas as decisões. Este sábado, pelas 15h30, GDESSA Barreiro e CAB Madeira medem forças na primeira meia-final, um encontro com transmissão na FPBtv.

Na equipa da casa, Leonor Serralheiro não esconde o otimismo. A base de 24 anos afirma que a equipa está “motivada e preparada para disputar os dois jogos”. Já Ricardo Oliveira, técnico da formação da margem sul do rio Tejo, considera que: “Temos o conforto de estarmos a jogar em casa, no nosso pavilhão, e vamos fazer tudo para ganhar”.

“É um orgulho voltar a colocar o clube nesta fase da Taça” afirma Carolina Bernardeco, base do CAB. O emblema insular já venceu a prova em sete ocasiões, mas não disputa as meias-finais desde 2016. Fátima Silva, treinadora das madeirenses, espera um “bom espetáculo”, com um “jogo equilibrado e interessante”.


Quem leva a Taça de Portugal Skoiy?

Depois de mais de 40 jogos disputados, a Taça de Portugal Skoiy atinge o fim de semana de todas as decisões. Disputado no Barreiro, o Pavilhão Municipal Luís de Carvalho será o palco onde SL Benfica, Esgueira/Aveiro/OLI, GDESSA Barreiro e CAB Madeira irão brilhar na luta pelo cobiçado troféu.

As atuais campeãs nacionais e detentoras do Taça, SL Benfica, entram como favoritas. Ainda sem conhecer o sabor da derrota na presente temporada, as “encarnadas” lideram a Liga Betclic Feminina e chegam à final four da Taça com um título já conquistado na presente temporada, a supertaça.

O Esgueira/Aveiro/OLI tem sido uma das principais surpresas da temporada. Na sua estreia na Liga Betclic Feminina, o emblema de Aveiro atinge as meias-finais da Taça de Portugal Skoiy pela segunda vez na sua história.

A jogar em casa, o GDESSA Barreiro quer reconquistar um troféu que lhe foge há cinco anos. A formação da margem sul do rio Tejo, que esta época se tem mostrado extremamente eficaz no ataque, quer repetir o feito de 2016/2017, quando venceu a Taça no seu pavilhão.

Com sete conquistas na sua história, o CAB Madeira ataca a final four da Taça de Portugal Skoiy como o emblema mais titulado na competição. Contudo, as insulares não vencem a prova desde 2015 e esta é a primeira vez que atingem as meias-finais desde 2016.


Taça de Portugal Skoiy marca fim de semana

A Taça de Portugal Skoiy avança para a sua 59.ª edição, que se realiza este fim de semana, no Barreiro, entre GDESSA Barreiro, Esgueira/Aveiro/OLI, CAB Madeira e SL Benfica.

Criada em 1963, inicialmente sob a designação de Taça Regina Peyroteo em homenagem à tricampeã nacional na década de 60, considerada uma das melhores jogadoras da história do basquetebol luso, a competição mudou de nome em 1967 quando passou a ser conhecida como Taça de Portugal.

O troféu, que se mantém desde a edição inaugural, já conheceu 15 detentores numa lista liderada pelo CAB Madeira (1996, 1999, 2000, 2006, 2007, 2014, 2015) e pela CIF. O GDESSA contabiliza três vitórias (2004, 2005, 2017) e o SL Benfica, atual detentor, conquistou a prova pela primeira vez em 2021. Já o Esgueira atinge esta fase da competição pela segunda vez – derrota na meia-final em 2005 contra o GDESSA.

Disputado no Barreiro, será a segunda vez que o Pavilhão Municipal Luís de Carvalho recebe esta fase da prova. Em 2016/17, a equipa da casa (GDESSA) sagrou-se vencedora ao bater a Quinta dos Lombos na final (64-53).

O processo de acreditação para os órgãos de comunicação social que queiram marcar presença na Final Four já abriu. Os interessados devem enviar pedido para para acreditações@fpb.pt.


Acreditações abertas para a Taça de Portugal Skoiy

Já está aberto o processo de acreditação para os órgãos de comunicação social que queiram marcar presença na Final Four da Taça de Portugal Skoiy, que decorre dia 5 e 6 de março, no Barreiro.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes na prova, que se realiza no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho entre SL Benfica, Esgueira/Aveiro/OLI, GDESSA Barreiro e CAB Madeira, devem enviar pedido de acreditação para acreditações@fpb.pt.


CAB e Benfica juntam-se a GDESSA e Esgueira na Final Four do Barreiro

O CAB Madeira e o SL Benfica ultrapassaram a AD Vagos e o Sportiva AzorisHotels, respetivamente, e asseguraram lugar na Final Four da Taça de Portugal Skoiy, que vai decorrer no Barreiro a 5 e 6 de março. Nas meias-finais, agendadas para o dia 5, o CAB defrontará o GDESSA (15h30) e o Benfica medirá forças diante do Esgueira Aveiro OLI (18h).

No Funchal, o CAB, um dos clubes recordistas de títulos (7) nesta competição, a par do CIF, bateu a AD Vagos por 80-69. As duas equipas discutiram vivamente o resultado, alternando entre si no comando do marcador. À entrada para o derradeiro quarto, as anfitriãs dispunham de uma vantagem de um ponto (54-53), mas graças a um parcial de 26-16, a diferença acabaria por ser alargada e permitir ao CAB continuar na luta por um troféu que não vence desde 2015. O CAB registou 10 triplos, ganhou a luta das tabelas (45-39 em ressaltos) e teve como melhores em campo Madison Torresin (19pts, 11res, 1ast, 1rb), Alice Martins (14pts, 6res, 1ast), Bria Dial (14pts, 2res, 2ast, 2rb), Jovana Mandic (10pts, 14res, 2ast) e Carolina Bernardeco (10pts, 5res, 11ast, 2rb). Por seu turno, no Vagos, os maiores destaques foram Manuela Rios (14pts, 10res, 11ast, 2rb), autora de um sensacional triplo-duplo, Martha Burse (19pts, 4res, 4ast, 2dl) e Devon Brookshire (16pts, 9res, 2ast, 2rb).

Já o Benfica, atual detentor da Taça de Portugal, superou o Sportiva por 77-69. Depois de um quarto inaugural equilibrado (19-16 para as donas da casa), as “encarnadas” aplicaram um parcial de 30-19 até ao intervalo. No regresso dos balneários, a turma da Luz chegou a ter um avanço de 11 pontos (42-53), mas o adversário insular puxou dos galões e voltaria para a dianteira. Só que o campeão nacional, com um parcial de 22-13 nos derradeiros dez minutos, carimbou um saboroso triunfo, num encontro em que beneficiou dos 19 turnovers do lado açoriano, tendo como principais figuras Taylor Peacocke (19pts, 8res, 3ast), Raphaella Monteiro (14pts, 11res, 3ast, 3rb, 2dl), Carolina Rodrigues (14pts, 1res, 2rb) e Mariana Silva (12pts, 2res, 1ast, 1rb). Quanto ao Sportiva, que obteve mais ressaltos (43-36), sobressaíram pelas suas cores Raquel Laneiro (18pts, 5res, 6ast, 1rb), Nausia Woolfolk (15pts, 11res, 8ast) e Licinara Bispo (14pts, 7res, 1ast, 1rb).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.