Artigos da Federaçãooo

Benfica vence e garante próxima fase da EuroCup Women

O SL Benfica continua imparável na fase de grupos da EuroCup Women e, depois de receber e vencer o BCF Elfic Fribourg por 69-63, garantiu presença na próxima fase da competição.

Ainda sem conhecer o sabor da derrota na presente temporada, seja em competições internas, seja nas competições europeias, o Benfica somou novo triunfo depois de ultrapassar o Fribourg (69-63). A formação helvética até entrou melhor no encontro e logo no 1.º quarto colocou-se na dianteira da partida (15-21). Apesar de começar “atrás”, a equipa encarnada conseguiu reduzir diferenças ainda antes do intervalo e foi para o descanso com apenas um ponto de desvantagem (32-33). No regresso dos balneários, as comandadas de Eugénio Rodrigues surgiram mais fortes e, através de um parcial de 20-13, operaram a reviravolta no marcador. Nos restantes dez minutos o jogo voltou a pautar-se pelo equilíbrio, mas depois de conquistarem a liderança nos momentos finais do 3.º quarto, as “águias” nunca mais viriam a ceder fechando o resultado com um 69-63.

Na formação lusa evidenciaram-se Raphaella Monteiro (22pts, 10res, 2ast, 1rb), Marta Martins (11pts, 3res, 4ast), Courtney Warley (11pts, 7res, 1ast) e Carolina Cruz (7pts, 9res, 2ast, 1dl).

A quarta vitória em outros tantos jogos do grupo G, mantêm as encarnadas no topo da classificação, já com o apuramento para a primeira ronda dos Playoffs garantido. O próximo jogo da EuroCup Women do SL Benfica está agendado para as 19h30 do próximo dia 8 de dezembro.


Benfica volta a entrar em ação na EuroCup Women

O SL Benfica, líder invencível do grupo G da EuroCup Women ao cabo de três jornadas, recebe as suíças do BCF Elfic Fribourg esta quarta-feira, a partir das 21 horas.

As “encarnadas”, que ainda não perderam esta época e que já conquistaram a Supertaça Metro Numbers e a Taça Vítor Hugo, defrontam o segundo classificado do grupo. Na ronda inaugural, em solo helvético, a equipa portuguesa bateu este adversário por 67-65.

Em declarações à BTV, canal oficial das “águias”, Eugénio Rodrigues, treinador do Benfica, acredita que o Fribourg já está mais alerta para este encontro: “O adversário, desta vez, não nos vai subestimar tanto. Acredito que a dada altura do primeiro jogo, até pelo início folgado que tiveram, elas subestimaram-nos. Depois reagimos e acabámos por ganhar. Aqui, já não vão ter essa abordagem. Imagino que venham completamente alertas. Somos líderes do grupo, por isso tenho a certeza de que não vão permitir facilidades”, afirma.

Eugénio Rodrigues diz que os triunfos têm sido o melhor tónico para o clube da Luz: “A equipa está bem, com uma dinâmica positiva de vitórias, feita de jogo e não de treinos, alimentada pelo sucesso. O cansaço existe, e é bastante, com várias mazelas, mas tudo vai sendo minorado pelo ciclo de triunfos que temos até ao momento”, garante.

Katarina Trehub, reforço do Benfica para esta época, é a voz da confiança: “Nós estamos muito confiantes, já que ganhámos todos os jogos. Elas são uma equipa sólida, mas acho que somos melhores enquanto equipa. Temos de mostrar isso em campo”, finaliza.


Benfica imparável na EuroCup Women

Três jogos, três vitórias. É este o saldo do SL Benfica na EuroCup Women, depois de ter vencido as luxemburguesas do T71 Diddeleng, esta quinta-feira, por 84-69.

As “águias” nunca estiveram em desvantagem, e com um parcial de 29-18 no primeiro quarto abriram perspetivas quanto ao triunfo.

O Diddeleng ainda se aproximou, o que se traduziu num resultado de 53-46 à entrada para o intervalo, mas depressa a equipa portuguesa voltou a fugir no marcador e, nos derradeiros 10 minutos, teve sempre um avanço na casa dos dois dígitos.

O Benfica registou oito triplos, alcançou uma eficácia da linha de lance livre (8/8), efetuou 26 assistências e 11 roubos de bola, tendo como principais figuras as jogadoras Raphaella Monteiro (17pts, 4/4 LL, 6res, 5ast, 1dl), Carolina Cruz (16pts, 6/7 2P, 5res, 1rb, 1dl), Marta Martins (13pts, 3/5 3P, 3res, 2ast, 1rb), Carolina Rodrigues (13pts, 3/3 LL, 2res, 3ast, 2rb) e Joana Soeiro (11pts, 2res, 12ast, 3rb).

As “encarnadas” voltam a entar em ação, nesta prova, no próximo dia 16, com uma receção à formação suíça do BCF Elfic Fribourg.


Benfica procura manter registo invicto na EuroCup

O Pavilhão Fidelidade acolhe, esta quinta-feira, dia 10, pelas 21 horas, mais um encontro na fase de grupos da FIBA EuroCup Women, desta feita entre o SL Benfica e o T71 Diddeleng.

As “encarnadas” ainda não conhecem o sabor da derrota na presente temporada, contabilizando 15 triunfos em outros tantos jogos. Em declarações aos canais oficiais do clube, Raphaella Monteiro explica qual a mentalidade da formação lisboeta: “As nossas expetativas são sempre altas, o nosso objetivo é sempre o de vencer os jogos. Temos feito o nosso trabalho e tem resultado”.

“É um passo de cada vez. O foco total agora é na EuroCup. Queremos ganhar este encontro [com o T71 Diddeleng] e continuar a série de vitórias”, acrescenta.

Eugénio Rodrigues, técnico do Benfica, não espera facilidades frente ao conjunto luxemburguês: “O triunfo delas na Bélgica mostra que têm condições para passar à próxima fase. Vai ser um jogo de elevado grau de dificuldade, à semelhança daqueles que temos feito”.

“Sabemos praticamente quase tudo sobre elas. Queremos otimizar os nossos recursos, perceber quais são os pontos fortes que possuem, condicioná-las e levá-las para a zona de desconforto”, confessa o treinador das “águias”.

O encontro tem transmissão em direto na BTV e no canal de YouTube da FIBA.


Benfica soma e segue na EuroCup Women

O SL Benfica voltou a ganhar na EuroCup Women, somando a segunda vitória em outros tantos jogos, depois de bater as belgas do Basket Namur Capitale por 63-51.

As “encarnadas” até entraram no segundo quarto em desvantagem (11-18), mas com parciais de 22-14, 13-7 e 17-12 viraram por completo a questão.

A equipa portuguesa liderou sempre o marcador no segundo tempo, numa partida em que ganhou a luta das tabelas (39 ressaltos contra 34 do adversário), além de registar 11 roubos de bola, com a agressividade defensiva das “águias” a traduzir-se em 18 turnovers do Namur.

Em termos individuais, destaque no Benfica para as exibições de Raphaella Monteiro (17pts, 7res, 1rb), Courtney Warley (11pts, 4/6 2P, 7res, 1ast, 1rb) e Carolina Rodrigues (11pts, 3res, 4ast, 4rb).

Importa recordar que este encontro teve um duelo luso a partir do banco de suplentes, entre os treinadores Eugénio Rodrigues (Benfica) e José Araújo (Namur), que durante vários anos trabalharam juntos.

Na próxima ronda da EuroCup Women, agendada para 10 de novembro (21 horas), o emblema da Luz recebe a formação luxemburguesa do T71 Diddeleng.


Benfica procura manter bom momento europeu frente ao Namur

Na sua época de estreia na FIBA EuroCup Women, o SL Benfica iniciou da melhor maneira a sua caminhada europeia ao ultrapassar a oposição do Elfic Fribourg (67-65) na primeira jornada da fase de grupos.

A segunda jornada vê as “águias” receber o Basket Namur Capitale, formação belga, comandada pelo treinador português, José Araújo, e que entre 2020 e 2022 contou com a internacional portuguesa, Inês Viana.

“Trata-se de um clube histórico e que já tem muita experiência a este nível com várias participações na EuroCup”, explica a base.

Atualmente na Bielorrússia, Inês Viana destaca a consistência como principal virtude necessária para conseguir triunfar nesta prova: “É preciso manter o nível durante os 40 minutos e acho que o Benfica tem que entrar forte e mostrar que em sua casa mandam elas”.

A internacional lusa confessa que tenta acompanhar os resultados das equipas e jogadoras portuguesas nas provas europeias. “A EuroCup é uma das principais competições europeias e isso leva a que cada jogo nos dê uma motivação espetacular. Acho que na primeira jornada o Benfica esteve melhor na parte final e conseguiu segurar o jogo”.

Viana, que já representou Benfica, Namur e Fribourg, três equipas que se encontram no mesmo grupo, ressalva a espetacularidade da prova e a importância da participação de equipas portuguesas neste nível.

O encontro decorre esta quinta-feira, dia 3, pelas 21 horas (transmissão aqui), no Pavilhão Fidelidade.


Benfica com estreia europeia vitoriosa

No seu primeiro jogo de sempre numa competição europeia de basquetebol feminino, o SL Benfica venceu por 67-65 no reduto das suíças do BCF Elfic Fribourg, no arranque da fase de grupos da EuroCup Women.

O Fribourg chegou ao final do primeiro quarto em vantagem por 23-18, fruto de um forte jogo exterior, traduzido em cinco triplos. Mas as “encarnadas” reagiram em grande estilo, e com dois parciais de 10-0 viraram por completo a questão, indo para o intervalo a ganhar por 38-30.

O segundo quarto acabou por ser chave para a equipa portuguesa, porque a partir daí nunca mais teve que correr atrás do prejuízo, apesar das aproximações helvéticas, que tornaram imprevisível o resultado final até à última posse de bola.

Numa partida com índices estatísticos muito equilibrados, Raphaella Monteiro (14pts, 8res, 1ast, 1dl), Joana Soeiro (12pts, 3/4 2P, 6/8 LL, 3res, 7ast), Carolina Cruz (11pts, 4res, 2ast, 2rb) e Katarina Trehub (10pts, 9res, 1rb) sobressaíram nas “encarnadas”.

Na próxima ronda, agendada para 3 de novembro, o Benfica recebe as belgas do Basket Namur Capitale.


Benfica inicia caminhada na EuroCup Feminina esta quinta-feira

O SL Benfica, bicampeão nacional feminino, arranca a sua primeira participação na EuroCup esta quinta-feira (18h30), na Suíça, diante do BCF Elfic Fribourg. O jogo tem transmissão em direto aqui.

As “águias”, que esta época já conquistaram a Supertaça e Taça Vítor Hugo, e que seguem invencíveis na Liga Betclic, medem forças frente a um adversário que é bicampeão helvético e que também ainda não perdeu no seu campeonato ao cabo de duas jornadas.

Na antevisão de um jogo histórico para o Benfica, o treinador “encarnado,” Eugénio Rodrigues, assumiu a importância do momento: “É o primeiro jogo europeu de uma equipa de basquetebol feminino a este nível, e apesar de ser a segunda competição europeia, é uma prova duríssima. Tem algumas das melhores jogadoras do mundo e temos noção que este marco histórico é um processo. É uma estação de partida, um primeiro momento de aprendizagem para perceber a que distância estamos das nossas congéneres europeias”, afirmou.

O técnico da equipa da Luz falou sobre o poderio do Fribourg: “O nosso adversário é uma equipa muitíssimo polivalente, fortíssima do ponto de vista defensivo. Joga em casa, o que é um fator importante e que pesa”, avaliou.

Por seu turno, Joana Soeiro, capitã do Benfica, não escondeu a felicidade por este momento na história do basquetebol “encarnado”: “É uma honra poder representar o clube na elite europeia, estamos muito motivadas e ansiosas”, revelou.

A internacional portuguesa garantiu que o emblema se está a preparar da melhor forma: “O Fribourg é experiente, tem atletas mais velhas e uma média de idades muito superior à nossa. Estamos a reunir estratégias para contrariá-las. Temos jogadoras muito novas e que trazem muita intensidade ao jogo, o que normalmente é o antídoto para equipas experientes que gostam jogar mais a meio-campo”, finalizou.

Além do Fribourg, o Benfica tem como opositores, no grupo G, as belgas do Basket Namur Capitale e as luxemburguesas do T71 Diddeleng.


Sportiva não consegue alcançar EuroCup Women

O Sportiva AzorisHotels não conseguiu dar a volta à situação no apuramento para a fase de grupos da EuroCup Women, ao perder no Luxemburgo diante do Grengewald por 72-54, o que significa que a equipa insular não vai seguir em frente na prova.

Depois de um primeiro quarto equilibrado, que terminou empatado a 17 pontos, não mais o Sportiva conseguiu controlar as operações, sofrendo parciais de 9-17, 19-22 e 9-16.

Alyesha Lovett (18pts, 7res, 2ast, 2rb) cotou-se como a principal figura na formação de Ponta Delgada.

Recordamos que há uma semana, na primeira mão, o Sportiva havia perdido por 52-49.


Sportiva mantém viva a esperança na EuroCup Women

Continua tudo em aberto na eliminatória de apuramento para a fase de grupos da EuroCup Women entre Sportiva AZORISHOTELS e BBC Grengewald. No primeiro jogo, disputado no Pavilhão Sidónio Serpa, as visitantes levaram a melhor por 52-49.

Num encontro que começou pautado pelo equilíbrio, a equipa da casa começou a crescer após os minutos iniciais de igualdades sucessivas. Concluídos os primeiros dez minutos, a formação insular vencia por 14-10, mas permitiu que as adversárias crescessem no segundo período e fossem para o intervalo a vencer por 27-25.

O descanso não alterou a toada do encontro, com o conjunto luxemburguês a controlar aumentar a vantagem à entrada para os derradeiros minutos. O Sportiva tentou dar a volta ao marcador, mas acabou por não chegar ao triunfo.

A segunda mão está marcada para dia 12 de outubro, no Luxemburgo. O vencedor da eliminatória integra o Grupo I, com Castors Braine, Cadi La Seu e Casademont Zaragoza. Já na fase de grupos está o SL Benfica, que foi inserido no Grupo G com BCF Elfic Fribourg, Basket Namur Capitale e T71 Diddeleng.

Emanuely de Oliveira (18pts, 8pts, 1ast, 1rb), Alyssa Cerino (12pts, 9res, 1ast) evidenciaram-se na marcação de pontos, enquanto Susana Carvalheira (6pts, 10res, 1ast, 1rb) se destacou na luta das tabelas pela equipa da casa. No conjunto luxemburguês, Dejza James (21pts, 8res, 2dl) foi a melhor marcadora.


Sportiva procura vaga na EuroCup Women

O Sportiva AzorisHotels tem, esta quinta-feira (21h30, menos uma hora nos Açores, transmissão na FPBtv), a primeira mão da eliminatória de apuramento para a fase de grupos da EuroCup Women. A equipa portuguesa defronta as luxemburguesas do Grengewald, enquanto o segundo duelo, fora de portas, está agendado para 12 de outubro.

A equipa portuguesa, que ganhou no arranque da Liga Betclic Feminina, vai defrontar um adversário que venceu nas duas primeiras jornadas do campeonato luxemburguês, e que se sagrou campeão do seu país em 2018-19.

Ricardo Botelho, treinador do Sportiva, falou à FPB em jeito de antevisão do encontro: “Vimos dois jogos do Grengewald, que está num processo inicial de construção, mas que vai melhorar. Assenta o seu jogo em duas atletas norte-americanas e numa jogadora sérvia, na organização do jogo, no passe, nas transições e no pick & roll. Será um jogo muito difícil, mas estamos a preparar-nos. Estar na fase de grupos da EuroCup é um dos nossos objetivos, no ano passado não conseguimos por pouco. Não será fácil, o nosso adversário tem boas jogadoras, mas estamos a trabalhar para isso”, assegura.

O técnico açoriano abordou ainda as muitas mexidas no grupo de trabalho para esta temporada, assumindo diferenças: “Temos uma equipa totalmente diferente, esta temporada. Valemos mais pelo nosso conjunto. Temos mais soluções para fazer a rotação, defendemos de uma forma mais rápida, pressionamos mais, é essa a nossa ideia de jogo. Ainda estamos a arranjar mecanismos, a tentar que as atletas coloquem em prática as nossas ideias, é uma fase de ajustes”, afirma.

De referir que o SL Benfica tem presença garantida na fase regular da prova, no grupo G, onde terá como opositores o BCF Elfic Fribourg (Suíça), Basket Namur Capitale (Bélgica) e T71 Diddeleng (Luxemburgo).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.