Artigos da Federaçãooo

“Apita tu também!”

O “Apita tu também!” está de volta com novos lances de arbitragem para analisar. Além das situações de jogo, também apresentamos as decisões mais acertadas para cada um dos lances.

Situação 1: Falta normal ou falta antidesportiva?
Resposta: Falta antidesportiva do jogador #14 branco. Apesar de, na tentativa de bloquear o lançamento do atacante, o defensor ter tentado jogar a bola, o contacto provocado pela perna é excessivo. Fazendo deste contacto duro ou excessivo, um dos critérios para uma falta antidesportiva.

Situação 2: Falta defensiva do jogador #5 branco, ou falta atacante do jogador #6 vermelho?
Resposta: Deveria ter sido assinalada falta atacante ao jogador #6 vermelho. Quando o jogador atacante dribla, é defendido pelo jogador defensor #5 branco, que não cria qualquer contacto ilegal. É o atacante que cria esse contacto ilegal, agarrando o braço do jogador defensor, movendo de seguida o seu braço para cima, simulando que sofreu uma falta. Quando existe um contacto ilegal e uma simulação do mesmo jogador, o contacto ilegal prevalece, por isso deveria ter sido assinalada falta atacante ao jogador #6 vermelho.

Situação 3: O jogador #11 branco efetua uma penetração para o cesto, e contacta com o jogador vermelho #18. Falta defensiva, falta atacante, ou “no call”?
Resposta: O art. 33.10 refere claramente que, “em qualquer jogada de penetração na direção da área de semicírculo de não carga, qualquer contacto provocado por um jogador atacante em suspensão sobre um jogador defensor que está dentro da área de semicírculo de não carga, não deverá ser sancionado como falta ofensiva, a menos que o jogador atacante utilize ilegalmente as suas mãos, braços, pernas ou corpo”. Dado que o jogador defensor #18, apesar de parado, tem um ou ambos os pés em contacto com a “área de não carga”, por isso considerado como dentro da área de semicírculo de não carga, não deveria ter sido sancionada qualquer falta e o jogo deveria ter continuado sem qualquer paragem. A decisão correta seria, “no call”.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.


“Apita tu também!”

Quinta-feira é dia de “Apita tu também!”, com três lances de arbitragem para analisar. A partir de hoje, apresentamos logo aqui as soluções de cada um dos desafios.

Situação 1: Falta normal ou falta antidesportiva?
Resposta: Falta antidesportiva. Empurrar pelas costas uma jogadora que se encontra no ar, em ato de lançamento, é uma ação que não representa uma tentativa de jogar a bola e pode colocar em risco a integridade física da atleta, pelo que deve ser assinalada falta antidesportiva. Poderá, em certas circunstâncias, ser uma falta desqualificante.

Situação 2: Falta ofensiva ou no call?
Resposta: Falta ofensiva por bloqueio ilegal. A jogadora atacante n.º 24, ao fazer um bloqueio a uma adversária em movimento, estava a mover-se quando ocorreu o contacto e não cumpriu com os elementos de tempo e distância. A bloqueadora deve conceder à adversária o espaço suficiente para que possa evitar o bloqueio, parando ou mudando de direção, sendo esta distância nunca inferior a um e nunca mais do que dois passos normais.

Situação 3: Ação legal na reposição pela linha de fundo, após cesto e desconto de tempo?
Resposta: Sim, a ação da equipa que repôs a bola é legal. Após um cesto de campo ou um último lance livre convertido, qualquer jogador da equipa que sofreu o cesto deve fazer a reposição de bola em qualquer local atrás da sua linha final. Este jogador pode mover-se lateralmente ou para trás, e a bola pode ser passada entre colegas de equipa atrás da linha final. A equipa mantém este direito após um desconto de tempo ou qualquer interrupção de jogo após um cesto de campo ou último lance livre convertido. A única restrição é que devem passar a bola para o campo de jogo dentro de cinco segundos. O que não esteve correto, nesta situação, foi o cronómetro ter sido posto a funcionar quando houve o passe fora de campo. Só deve ser colocado a funcionar quando a bola for legalmente tocada por um jogador dentro de campo.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.


Soluções do “Apita tu também!”

Tiveste dúvidas sobre o último “Apita tu também!”? Eis as soluções do desafio da semana passada.

Situação 1: Falta técnica por flop ou falta defensiva?
Resposta: Falta defensiva no lançamento.

Situação 2: Falta defensiva do jogador n.º 10, de verde, ou falta ofensiva do jogador n.º 18, de branco?
Resposta: Falta Ofensiva. O atacante é que agarra o defesa.

Situação 3: Falta defensiva ou falta ofensiva?
Resposta: Falta defensiva. O atacante tem direito a agarrar a bola e ocupar uma posição no solo que ainda não esteja ocupada no momento do salto. O defesa é que colocou de modo a criar a ideia de falta ofensiva.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.


“Apita tu também!”

A rubrica “Apita tu também!” está de regresso! Vejam aqui mais três situações de jogo para analisar do ponto de vista da arbitragem, e deixem as vossas respostas nas caixas de comentários das nossas páginas de Facebook Twitter.

Situação 1: Falta técnica por flop ou falta defensiva?

Situação 2: Falta defensiva do jogador n.º 10, de verde, ou falta ofensiva do jogador n.º 18, de branco?

Situação 3: Falta defensiva ou falta ofensiva?

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube.


Respostas de mais um “Apita tu também!”

Chegou a hora de dar a conhecer as respostas do último “Apita tu também!”.

Situação 1: Bola fora na situação junto à linha de fundo ou não? Drible ilegal ou não?

Resposta: Não é bola fora e não é drible ilegal, esta situação é legal. A posição da jogadora é determinada pelo local onde toca o solo. Neste caso, estava dentro de campo quando tocou na bola e iniciou o seu drible, lançando a bola ao solo. Apesar de ter estado fora de campo, nesse exato momento não teve contacto com a bola. Ao regressar ao campo, a jogadora tinha o pé esquerdo no solo e o pé direito no ar no momento em que volta a tocar a bola, continuando o seu drible, pelo que estava já dentro de campo.

 

Situação 2: A falta foi cometida em ato de lançamento ou antes do ato de lançamento?

Resposta: Falta em ato de lançamento, pelo que deveriam ter sido concedidos 2 lances livres. Esta situação é um movimento contínuo numa penetração para o cesto, pelo que o ato de lançamento inicia-se quando a bola permanece na(s) mão(s) da jogadora, após terminar o drible. O contacto sofrido ocorreu após a jogadora ter agarrado a bola, tendo iniciado o seu movimento contínuo para o cesto, pelo que é considerada em ato de lançamento de acordo com as regras.

 

Situação 3: Passos ou não?

Resposta: Passos. Após finalizar o seu drible, agarrando a bola, a jogadora faz 2 apoios seguidos com o mesmo pé (direito), o que não é permitido pelas regras. Seria também passos pelo facto de dar 3 apoios após o passo 0.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube.


“Apita tu também!”

A rubrica que te ajuda a aprofundar os teus conhecimentos sobre arbitragem está de volta! No “Apita tu também!” desta semana apresentamos três novas e diferentes situações de jogo para analisares e deixares a tua opinião nas caixas de comentários das nossas páginas de Facebook Twitter.

Situação 1: Bola fora na situação junto à linha de fundo ou não? Drible ilegal ou não?
Situação 2: A falta foi cometida em ato de lançamento ou antes do ato de lançamento?
Situação 3: Passos ou não?

“Apita tu também!”

Trazemos-te as soluções do “Apita tu também!” da última semana, onde podes confirmar as explicações e justificações dos três lances analisados.

Situação 1: Falta defensiva do jogador #2, de branco, ou falta atacante do jogador #5, de preto?
Resposta: Deveria ter sido assinalada falta atacante por bloqueio ilegal do jogador atacante #5. De acordo com o art. 33.7, um bloqueio legal a um jogador em movimento, fora do seu campo de visão, deverá respeitar os elementos do tempo e distância, por forma a permitir ao defensor evitar o bloqueio, parar ou mudar de direção. Neste caso, o jogador atacante # 5 não respeitou o tempo e distância quando ocorreu o contacto, sendo este o responsável pela falta.
Situaçao 2: Bloqueio legal ou ilegal do jogador #43, de branco?
Resposta: O jogador atacante #43 branco encontra-se parado quando ocorre o contacto, respeitando os elementos do tempo e distância, pelo que a decisão é incorreta por parte do árbitro. Nada deveria ter sido assinalado, bloqueio legal.
Situação 3: Falta atacante do jogador #22, de azul, ou falta defensiva do jogador #20, de branco/cinza?
Resposta: Após o bloqueio efetuado pelo jogador azul #22, este vira-se para o cesto e é agarrado no braço pelo jogador #20 que, em seguida, simula ter sofrido falta. O contacto de #20 é ilegal por agarrar e deveria ter sido assinalada uma falta defensiva ao jogador #20.

Apita tu também!

Temos mais três lances para mostrar na rubrica “Apita tu também!“. Analisa as diferentes situações de jogo e responde na caixa de comentários do Facebook e Twitter.

Situação 1: Falta defensiva do jogador #2, de branco, ou falta atacante do jogador #5, de preto?

Situaçao 2: Bloqueio legal ou ilegal do jogador #43, de branco?

Situação 3: Falta atacante do jogador #22, de azul, ou falta defensiva do jogador #20, de branco/cinza?


“Apita tu também!”

O desafio “Apita tu também!” da última semana já foi solucionado e, como tal, temos todas as respostas e respetivas justificações para as três situações de jogo que partilhamos na última quinta-feira.

Situação 1: Flop do lançador (aviso de falta técnica) ou falta pessoal do lançador?
Resposta: Falta ofensiva. O jogador lançador para tentar criar uma falta defensiva, estende a perna direita criando contacto com o defesa que em resultado desse contacto cai ao solo. Deve ser averbada falta pessoal ao jogador que lançou (bola ao lado ou dois lances livres se houver faltas de equipa). O cesto convertido é válido.
Situação 2: Flop do lançador ou falta defensiva do jogador amarelo #11?
Resposta: Falta defensiva do jogador amarelo #11. O lançador com os pés no ar sofre contacto com o corpo do defesa que se coloca debaixo do mesmo, não permitindo que o mesmo regresse ao solo sem contacto.
Situação 3: Falta defensiva do jogador amarelo ou flop do lançador?
Resposta: Falta defensiva. Proteção do lançador que tem o direito de regressar ao solo num espaço que não esteja ocupado imediatamente antes de retirar os pés do solo no lançamento.

“Apita tu também!”

O “Apita tu também!” está de volta, com mais três situações de jogo para analisares. Analisa e deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários das nossas páginas de Facebook Twitter.

Situação 1: Flop do lançador (aviso de falta técnica) ou falta pessoal do lançador?
Situação 2: Flop do lançador ou falta defensiva do jogador amarelo #11?
Situação 3: Falta defensiva do jogador amarelo ou flop do lançador?

“Apita tu também!”

Todas as respostas do último desafio “Apita tu também”, disponíveis para consultares e tirares as tuas dúvidas.

Situação 1: O jogador #11 amarelo penetra com bola em direção ao cesto quando há um contacto com o jogador #0 verde estamos perante uma situação de?
Resposta: Falta ofensiva do jogador #11 amarelo por carga. O jogador defensor estabelece uma posição legal de defesa fora do semicírculo de não carga e mantém a sua posição antes do atacante estar no ar e o contacto é no peito.
Situação 2: Existe um contacto entre o #28 preto e #7 branco. Esse contacto é?
Resposta: Falta defensiva. O jogador #7 branco chega atrasado para estabelecer uma posição legal de defesa com o contacto inicial a ocorrer com o ombro e perna e não com o tronco. O contacto é grande e não pode ser considerado como flop.
Situação 3: Durante um contra-ataque ocorre um contacto entre o jogador #33 azul e o jogador #7 branco. É uma situação de?
Resposta: Uma falta ofensiva por carga. O jogador #7 branco estabelece uma posição legal de defesa quando o jogador #33 azul promove um contacto com ele no peito. Num jogador com bola, o princípio de tempo e distância não se aplica.

“Apita tu também!”

É hora de mostrar mais três lances na rubrica “Apita tu também!”! Analisem as situações e deixem as vossas respostas nas nossas páginas de Facebook e Twitter.

Situação 1: No call, falta defensiva ou falta ofensiva?

Situação 2: Falta atacante, falta defensiva ou uma situação de flop/fake do jogador de branco, n.º 7?

Situação 3: Falta defensiva por obstrução, falta ofensiva por carga ou uma situação de no call?


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.