Artigos da Federaçãooo

Seleção feminina ataca última janela de qualificação

A seleção nacional de seniores femininos volta a entrar em competição na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023. Após os dois primeiros momentos de classificação, na qual a equipa das Quinas conquistou duas vitórias e conta com duas derrotas, Portugal prepara a cartada final rumo à fase final do Campeonato da Europa.

Marcado para dia 9 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, pelas 20h30, a seleção nacional recebe a Grécia num embate decisivo para o apuramento, seguindo-se depois a deslocação a Manchester onde, dia 12, mede forças com o Reino Unido no último jogo da fase de qualificação.

Para este momento de competição a equipa técnica lusa, liderada pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, e que conta com os adjuntos, Agostinho Pinto e Pedro Dias, a team manager, Inês Antunes, o preparador físico, Rafael Vaz, a fisioterapeuta, Ana Rola, o médico José Sousa e o vice-presidente, Manuel Albano, chamou 14 atletas:

 


Seleção anuncia pré-convocatória para fevereiro

Com vista à participação na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023, que inclui a 5.ª e 6.ª jornadas do grupo, Portugal deu a conhecer as atletas pré-convocadas que integram a lista provisória.

Atualmente em segundo lugar do Grupo G com duas vitórias e duas derrotas, a equipa das Quinas enfrenta a Grécia na quinta jornada, a 9 de fevereiro, em Odivelas, seguindo-se depois a deslocação a Manchester, Reino Unido, para enfrentar a seleção local no dia 12. O grupo inicia os trabalhos a 5 de fevereiro.

Esta pré-convocatória é composta por 24 atletas:

Com quatro jogos disputados, Portugal venceu a Estónia na jornada inaugural, seguindo-se depois uma derrota na visita ao reduto da Grécia. A terceira jornada viu a seleção nacional perder contra o Reino Unido, antes de regressar aos triunfos na deslocação à Estónia.

Seleção Nacional de Seniores Femininos | Pré-Convocatória | Fevereiro 2023


Portugal vence Estónia de forma incontestável

Portugal levou de vencida a Estónia (52-76), em Tartu, e garantiu a segunda vitória no Grupo G de qualificação para o EuroBasket 2023. A equipa das quinas não teve dificuldade para ultrapassar a congénere da Estónia depois de no primeiro quarto ter aplicado um parcial de 12-27.

Com a obrigatoriedade de vencer para continuar na luta pelo apuramento para a fase final da prova, o conjunto luso entrou a todo o gás no encontro, toada que se manteve no início do segundo período. O aproximar do intervalo levou a uma descida nos níveis de eficácia de ambas as equipas, registo que se manteve no terceiro quarto.

Os dez minutos finais da contenda viram Portugal segurar a diferença e aumentar ligeiramente a sua vantagem, que se firmou nos 24 pontos finais. As comandadas de Ricardo Vasconcelos foram mais fortes no lançamento exterior e mostraram a sua intensidade defensiva ao conseguir 16 roubos de bola, sendo também importante mencionar os 24 turnovers cometidos pela Estónia.

Maria Kostourkova (9pts, 9res, 1ast), Maria João Correia (15pts, 5res, 3ast, 4rb), Josephine Filipe (14pts, 2res, 1rb), Márcia Costa (11pts, 2res, 2ast, 2rb) e Laura Ferreira (10pts, 3res, 3rb) foram as principais protagonistas da Seleção Nacional.

Portugal conclui a segunda janela de qualificação na segunda posição do Grupo G com seis pontos, menos dois do que a Grécia, líder do grupo.


Portugal luta mas deixa escapar vitória após prolongamento

Num encontro impróprio para cardíacos, a equipa das Quinas não conseguiu ultrapassar a oposição britânica que conseguiu levar a vitória após prolongamento por 76-69.

Com o equilíbrio a ser a nota dominante nos minutos iniciais, as duas equipas trocavam ataques, ambas tentando colocar em campo o seu jogo. As visitantes aproveitavam a vantagem física para procurar as zonas próximas ao cesto enquanto Portugal tentava contrariar impondo a sua intensidade defensiva.

A toada não mudou no segundo período, com a equipa das Quinas a conseguir um parcial de 19-16 que a levou para o intervalo a vencer por 31-29.

O intervalo fez melhor à oposição britânica, que passou para a liderança no terceiro quarto e obrigou as comandadas de Ricardo Vasconcelos a aumentar a intensidade em ambos os lados do campo de forma a recuperarem a igualdade.

A emoção estava guardada para os últimos instantes, altura em que a formação lusa vencia a poucos instantes do final. A Grã-Bretanha empatou e levou o jogo para prolongamento, onde conseguiu encontrar o caminho para o cesto e vencer por 76-69.

Márcia Costa Robalo (33pts, 4res, 2ast) foi a melhor marcadora do jogo e liderou Portugal. Maria João Correia (11pts, 5res, 2ast, 1rb) e Sofia da Silva (8pts, 6res, 4res, 4rb, 3dl) também se evidenciaram.

A seleção nacional volta a entrar em campo este domingo, em Tartu, na Estónia, frente à seleção local.


Portugal motivado para encontro com a Grã-Bretanha

A cerca de 24 horas do início do jogo entre Portugal e Grã-Bretanha, a seleção nacional de seniores femininos finaliza os últimos pormenores da sua estratégia.

A FPBtv esteve presente no treino e falou com as internacionais, Lavínia Silva e Ana Carolina Rodrigues, bem como com o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, sobre o que esperar do embate desta quinta-feira (20h30), no CDC Matosinhos.

“Os treinos têm corrido bem. O facto de termos treinado no verão agora torna as coisas mais fáceis”, explica Lavínia Silva. A atleta lusa, uma das mais experientes, espera um “jogo difícil”, mas afirma: “Estamos preparadas. Elas são fortes e têm experiência de competições europeias, mas acredito que vamos estar bem”.

Ana Carolina Rodrigues, base da equipa das Quinas, confirma o otimismo após as primeiras sessões de treino: “O nosso objetivo tem sido chegar a quinta-feira e estarmos mais coesas como grupo, tanto no ataque como na defesa”, comenta.

A atleta lusa destacou a importância do público para este jogo: “Como atletas gostamos sempre de ter as bancadas cheias e acredito que vai acontecer. Deixo o convite a todos os que possam estar presentes porque acredito que vamos ser felizes”.

Para o selecionar nacional Ricardo Vasconcelos, a equipa tem trabalhado com a “entrega e entusiasmo que já são marca registada”. “As atletas chegam com muita informação dos seus clubes e por isso numa fase inicial o nosso objetivo é reativar e recuperar dinâmicas trabalhadas no verão”.

“A Grã-Bretanha é uma equipa muita alta. Voltam a trazer duas postes de EuroLeague, mas não trazem uma das duas melhores lançadoras. Têm um grande leque de possibilidades, mas acreditamos que vai ser uma equipa que vai construir o seu jogo de dentro para fora”, conclui.


Um dia com Inês Antunes

A Inês é o que garante que tudo está preparado para que apenas nos concentremos em competir. É o que permite que tudo funcione”. É assim que o selecionador nacional Ricardo Vasconcelos descreve o papel de Inês Antunes, team manager da seleção nacional de seniores femininos, para o normal funcionamento do grupo.

FPBtv acompanhou o seu dia a dia e os diferentes papéis que desempenha na organização e decorrer dos trabalhos da equipa das Quinas, recolhendo também alguns testemunhos de treinadores e atletas da seleção nacional sobre momentos passados ao serviço da seleção.


Portugal prepara embate com a Grã-Bretanha

É já esta quinta-feira que a seleção nacional de seniores femininos enfrenta a congénere da Grã-Bretanha no terceiro jogo da qualificação para o EuroBasket 2023.

A equipa das Quinas, que iniciou o estágio em Matosinhos, realizou esta segunda-feira as primeiras sessões de treino com vista a preparar o encontro de dia 24, mas também o jogo de dia 27, frente à Estónia, em Tartu.

O grupo, que conta com 16 atletas, vai realizar um conjunto de treinos até quinta-feira, altura em que recebe a oposição britânica. O jogo, no CDC Matosinhos, tem entrada livre para o público, não sendo necessário bilhete.


Seleção inicia estágio em Matosinhos

A seleção nacional de seniores femininos concentrou-se este domingo, em Matosinhos, para a segunda janela de qualificação para o EuroBasket 2023.

O conjunto liderado por Ricardo Vasconcelos enfrenta, a 24 e 27 de novembro, as formações da Grã-Bretanha, no CDC Matosinhos, e a Estónia, em Tartu, na terceira e quarta jornadas da fase de qualificação para o europeu. O grupo, composto por 16 atletas, iniciou o estágio com a realização do habitual media day.

As primeiras sessões de treino estão marcadas para a manhã de segunda-feira, quando a equipa iniciará a preparação para o jogo de quinta-feira, que decorre pelas 20h30, no CDC Matosinhos. O encontro tem entrada livre, não sendo necessário bilhete, e transmissão na FPBtv.


Pedido de acreditação para o Portugal vs. Grã-Bretanha

Já se encontra aberto o processo de acreditação para os órgãos de comunicação social que desejem marcar presença no Portugal vs. Grã-Bretanha, marcado para o próximo dia 24 de novembro, pelas 20h30.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes, a realizar no CDC Matosinhos, devem enviar pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt, indicando nome, função e email.


Seleção nacional feminina preparada para o Qualifier

Com um ano de separação entre janelas internacionais, a seleção nacional de seniores femininos disputa a 24 e 27 de novembro, a segunda janela de qualificação para o EuroBasket 2023. Após o triunfo sobre a Estónia e a derrota às mãos da Grécia, Portugal acolhe a Grã-Bretanha e desloca-se à Estónia para enfrentar a seleção local.

Para este momento de competição a equipa técnica lusa, liderada pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, e que conta com os adjuntos, Agostinho Pinto e Pedro Dias, a team manager, Inês Antunes, o preparador físico, Rafael Vaz, as fisioterapeutas, Ana Rola e Ana Pinto, a médica Sara Martins e o dirigente, Manuel Albano, chamou 16 atletas:

A seleção realiza dois jogos, a 24 e 27 de novembro:

O selecionar nacional Ricardo Vasconcelos comentou a convocatória, ressalvando que este se trata de uma parte de um lote de atletas que têm trabalhado com a seleção: “Este grupo de atletas esteve em contacto constante connosco e já conhecem bem aquilo que pretendemos. Foram todas jogadoras que trabalharam nos estágios de verão e juntando isso ao seu início de época nos clubes, é um grupo que nos permite atacar a janela com confiança”.

Portugal mede forças com a Grã-Bretanha, em Matosinhos, a 24 de novembro (20h30), seguindo-se depois o embate com a Estónia, em Tartu. “Quanto à Grã-Bretanha, é preciso compreender que a última janela competitiva ocorreu em novembro passado e muita coisa pode mudar no espaço de um ano”, explica o técnico.

“Sabemos que se trata de uma equipa que tem uma grande base de recrutamento e que tem algumas jogadoras a bom nível, tanto no plano interno como no estrangeiro”, conclui.

Seleção Nacional de Seniores Femininos – 2.ª Janela de Qualificação


Pré-convocatória para o Qualifier de novembro

Com vista à participação na segunda janela de qualificação para o EuroBasket 2023, que inclui a 3.ª e 4.ª jornadas do grupo, Portugal deu a conhecer as atletas pré-convocadas que integram a lista provisória.

Atualmente em segundo lugar do Grupo G com uma vitória e uma derrota, a equipa das Quinas enfrenta o Reino Unido na terceira jornada, a 24 de novembro, em Matosinhos, seguindo-se depois a deslocação a Tartu, Estónia, para enfrentar a seleção local no dia 27. O grupo inicia os trabalhos a 20 de novembro.

Esta pré-convocatória é composta por 24 atletas:

Seleção Nacional de Seniores Femininos – Pré-Convocatória


Seleção Nacional feminina com estágio de preparação

A Seleção Nacional feminina vai ter um estágio de preparação entre 9 e 29 de maio, em Rio Maior, marcado por três jogos particulares frente à Hungria, nos dias 18, 19 e 20, às 20h15.

A equipa técnica, composta por Ricardo Vasconcelos (selecionador nacional), e pelos seus adjuntos José Araújo e Pedro Dias, convocou as 14 atletas que surgem na imagem abaixo.

Portugal prepara a próxima jornada de apuramento para o EuroBasket 2023, agendada para novembro. Recordamos que a nossa Seleção o segundo lugar do Grupo G, depois de um triunfo sobre a Estónia e de uma derrota contra a Grécia.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.