Artigos da Federaçãooo

AB Porto imparável na Festa do Basquetebol Juvenil

Três finais, três títulos. É este o saldo da AB Porto até ao momento, na Festa do Basquetebol Juvenil, depois da Associação nortenha ter batido Lisboa por 41-34, este domingo, resultado que valeu a conquista da competição de sub16 femininos.

O Porto não conquistava este título desde 2015.

Nesta partida, a tarefa do conjunto portuense foi complicada, já que Lisboa esteve na dianteira do resultado e só na reta final do terceiro quarto o Porto se colocou em definitivo no comando.

Mercedes Schneider (11pts, 6/6 LL, 2res, 2ast, 3rb) e Carolina Silva (12res) sobressaíram no Porto, enquanto Mariana Barros (14pts, 3/4 LL, 8res, 1rb, 2dl) foi influente na manobra lisboeta.

Este foi o quarto título nacional de sub16 femininos da AB Porto.


Embate decisivo em exclusivo na FPBtv

Com a hipótese de fazer história e apurar-se pela primeira vez para o Women’s EuroBasket 2023, a seleção nacional de seniores femininos mede forças amanhã, domingo, dia 12, pelas 16 horas, contra a Grã-Bretanha.

O encontro entre a formação lusa e a congénere britânica terá transmissão em direto e exclusivo na FPBtv, que agora tem acesso gratuito. Assim, para assistir ao jogo da equipa das Quinas no canal da federação é apenas necessário criar conta, não sendo necessário qualquer tipo de pagamento ou valor associado.

FPBtv é o serviço de streaming online da Federação Portuguesa de Basquetebol, que garante a transmissão de conteúdos audiovisuais acerca da atualidade do basquetebol nacional.


Seleção determinada em fazer história

É já este domingo, pelas 16 horas, em Manchester, que a seleção nacional de seniores femininos joga a sexta e última jornada da fase de qualificação para o Women’s EuroBasket 2023 frente à congénere britânica.

Atualmente na segunda posição do Grupo G com oito pontos, a equipa das Quinas procura ser uma das quatro melhores segundas classificadas de forma a garantir o apuramento, inédito, para a fase final do europeu, e para tal a vitória é fundamental.

Na antecâmara do embate a base lusa, Inês Viana, e o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, explicaram o que esperar do adversário.

“São uma equipa muito física e atlética que nos pode causar problemas nas zonas próximas ao aro, quer do ponto de vista ofensivo como defensivo”, atenta o selecionador luso. “Temos de ter as nossas ideias muito claras e perceber onde os podemos atacar”.

A cerca de 24 horas do início da contenda, a equipa das Quinas segue motivada e compreende a peso do resultado. “Sabemos da importância do jogo e do quanto isso também nos vai obrigar a controlar as nossas emoções para que as nossas ideias não desapareçam”, explica Ricardo Vasconcelos.

“Em Portugal estivemos perto de vencer, mas não há jogos iguais”, relembra o técnico da formação portuguesa.

Inês Viana também passa uma mensagem otimista e de motivação. “Temos noção de que vai ser um jogo muito duro, mas todas temos o ‘mindset’ de que temos de ganhar”, afirma a base.

“Vamos lutar para ganhar e temos de dar o nosso melhor”, elabora a internacional lusa, que acrescenta: “É a nossa final”. Viana destaca a coesão do grupo: “Estamos muito motivadas e espero conseguir trazer essa alegria para Portugal”, conclui.

O embate, marcado para as 16 horas no National Basketball Performance Centre, tem transmissão em direto na FPBtv.


Portugal prepara para duelo com a Grécia

Contagem decrescente para o encontro da quinta jornada da fase de qualificação para o EuroBasket 2023 entre a seleção nacional portuguesa e a congénere da Grécia, marcado para esta quinta-feira, pelas 20h30, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Portugal tem pela frente o atual líder do grupo, equipa que contabiliza quatro vitórias em outros tantos jogos e que procura selar o apuramento. Por outro lado, a equipa das Quinas mantém vivas as hipóteses de se qualificar, mas terá que levar de vencido o conjunto helénico antes da deslocação a Manchester.

Na antecâmara do embate, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, e a poste lusa, Maria Kostourkova, falaram à FPBtv.

“A Grécia é atualmente a 7.ª melhor equipa da Europa e tem um conjunto interessante de jogadoras”, começa por caracterizar Ricardo Vasconcelos. “Não apresentam um grupo muito extenso, mas têm até oito jogadoras de um nível muito elevado, habituadas a confrontos internacionais de EuroLiga.

Uma formação muito apoiada no seu jogo interior, o técnico acrescenta: “As postes são as principais referências, são quem dá consistência ao grupo, nomeadamente a [Artemis] Spanou que é o pilar e o equilíbrio da equipa”, atenta.

“São muito maduras no momento de tomar decisões e têm um jogo simples, mas muito adaptado aos seus pontos fortes”, afirma o selecionado nacional. “Temos de ser uma equipa forte defensivamente, que crie dificuldades e não as deixe jogar de forma confortável”.

Maria Kostourkova, internacional pela equipa das Quinas, também destaca a experiência grega, mas recorda o jogo da primeira volta: “Na Grécia tivemos um jogo muito equilibrado e isso dá confiança. Agora jogamos em casa, temos esse fator de jogar em Portugal, e isso vai ser importante”

“Acho que o último jogo contra elas mostrou-nos que é possível ganhar. Elas têm uma equipa muito forte e experiente, com qualidade, mas acho que é possível vencer”, atenta a poste portuguesa. “Vai ser um jogo complicado e tudo é importante para vencer. Termos o pavilhão cheio seria uma grande ajuda e pode ser decisivo”, conclui.


“Precisamos dessa força extra vinda das bancadas”

A seleção nacional de seniores femininos continua a preparação para o embate da quinta jornada da fase qualificação para o EuroBasket 2023. A estagiar em Odivelas, local onde se realiza, quinta-feira, pelas 20h30, o encontro decisivo contra a Grécia, a equipa das Quinas realizou mais duas sessões de treino com todas as jogadoras disponíveis.

A pouco mais de 48 horas da bola ao ar, a seleção prepara-se para receber a primeira classificada do grupo, equipa que, na primeira volta, em Xhanti, suou para levar de vencida o conjunto português (64-57).

Marcy Gonçalves, extremo lusa, passa uma mensagem de otimismo e confiança: “Há dois jogos para ganhar por isso estamos muito motivadas e com espírito positivo para encarar esta janela da melhor maneira”, explica.

“Sabemos da importância do jogo de quinta-feira, vamos encontrar uma equipa muito agressiva e não esperamos de todo um jogo fácil, mas no último duelo demonstrámos que somos capazes de competir até ao fim”, atenta a internacional.

Tal como Josephine Filipe dissera anteriormente, a presença dos adeptos portugueses nas bancadas do Pavilhão Multiusos de Odivelas terá um papel fundamental. “Os adeptos têm uma importância emocional, transportam essa energia para o jogo como ninguém. Nós precisamos dessa força extra vinda das bancadas. São um elemento muito importante para nós”, atenta.

A partida, referente à 5.ª jornada do qualifier, tem entrada livre para o público mediante o levantamento de bilhete na bilheteira do Multiusos de Odivelas, limitada à lotação do pavilhão.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes devem enviar o pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt, indicando nome, função e email, até dia 7 de fevereiro.


“Os adeptos são o 6.º jogador e precisamos da sua força”

A seleção nacional realizou esta segunda-feira, em Odivelas, as primeiras sessões de treino com vista ao encontro contra a Grécia, marcado para esta quinta-feira (20h30).

Com todas as jogadoras disponíveis, a equipa das Quinas parte motivada para a receção à congénere helénica, primeira classificada do grupo com mais dois pontos do que Portugal, atual segundo classificado.

Josephine Filipe, atleta lusa de 27 anos, afirma que a equipa está “motivadíssima” para o jogo. “Estamos a duas vitórias de conseguir o nosso objetivo e fazer história. Temos um grupo unido, que trabalha bem, e sabemos que está nas nossas mãos chegar onde queremos”, explica a internacional.

A extremo portuguesa acrescenta: “Sabemos que temos capacidade de lhes ganhar e a qualquer equipa do nosso grupo, como já mostrámos em janelas anteriores. Somos uma equipa difícil de bater e elas vão ter de suar para nos ganhar”.

Este jogo marca o regresso da seleção nacional feminina a Odivelas após ter jogado em Matosinhos nas duas janelas de qualificação anteriores. Josephine destaca a importância que o público terá para ajudar Portugal a chegar ao triunfo.

“[Os adeptos] são o sexto jogador, onde vamos ter de ir buscar forças quando estivermos quase a esgotá-las. Queremos mostrar que ‘tudo vale a pena quando a alma não é pequena’, conclui.

A partida, referente à 5.ª jornada do qualifier, tem entrada livre para o público mediante o levantamento de bilhete na bilheteira do Multiusos de Odivelas, limitada à lotação do pavilhão.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes devem enviar o pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt, indicando nome, função e email, até dia 7 de fevereiro.

 


Seleção inicia preparação para embate com a Grécia

A seleção nacional iniciou hoje a terceira janela de qualificação para o EuroBasket 2023 ao concentrar-se em Lisboa.

O grupo, liderado pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, é composto por 14 atletas e tem em vista a partida de dia 9 de fevereiro (20h30), no Pavilhão Multiusos de Odivelas, frente à Grécia. Em caso de triunfo frente ao conjunto helénico, Portugal mantem viva a possibilidade de se apurar, pela primeira vez, para a fase final de um campeonato da Europa.

A partida, referente à 5.ª jornada do qualifier, tem entrada livre para o público mediante o levantamento de bilhete na bilheteira do Multiusos de Odivelas, limitada à lotação do pavilhão.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes devem enviar o pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt, indicando nome, função e email, até dia 7 de fevereiro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Seleção feminina ataca última janela de qualificação

A seleção nacional de seniores femininos volta a entrar em competição na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023. Após os dois primeiros momentos de classificação, na qual a equipa das Quinas conquistou duas vitórias e conta com duas derrotas, Portugal prepara a cartada final rumo à fase final do Campeonato da Europa.

Marcado para dia 9 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, pelas 20h30, a seleção nacional recebe a Grécia num embate decisivo para o apuramento, seguindo-se depois a deslocação a Manchester onde, dia 12, mede forças com o Reino Unido no último jogo da fase de qualificação.

Para este momento de competição a equipa técnica lusa, liderada pelo selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, e que conta com os adjuntos, Agostinho Pinto e Pedro Dias, a team manager, Inês Antunes, o preparador físico, Rafael Vaz, a fisioterapeuta, Ana Rola, o médico José Sousa e o vice-presidente, Manuel Albano, chamou 14 atletas:

 


Seleção anuncia pré-convocatória para fevereiro

Com vista à participação na terceira e última janela de qualificação para o EuroBasket 2023, que inclui a 5.ª e 6.ª jornadas do grupo, Portugal deu a conhecer as atletas pré-convocadas que integram a lista provisória.

Atualmente em segundo lugar do Grupo G com duas vitórias e duas derrotas, a equipa das Quinas enfrenta a Grécia na quinta jornada, a 9 de fevereiro, em Odivelas, seguindo-se depois a deslocação a Manchester, Reino Unido, para enfrentar a seleção local no dia 12. O grupo inicia os trabalhos a 5 de fevereiro.

Esta pré-convocatória é composta por 24 atletas:

Com quatro jogos disputados, Portugal venceu a Estónia na jornada inaugural, seguindo-se depois uma derrota na visita ao reduto da Grécia. A terceira jornada viu a seleção nacional perder contra o Reino Unido, antes de regressar aos triunfos na deslocação à Estónia.

Seleção Nacional de Seniores Femininos | Pré-Convocatória | Fevereiro 2023


Portugal vence Estónia de forma incontestável

Portugal levou de vencida a Estónia (52-76), em Tartu, e garantiu a segunda vitória no Grupo G de qualificação para o EuroBasket 2023. A equipa das quinas não teve dificuldade para ultrapassar a congénere da Estónia depois de no primeiro quarto ter aplicado um parcial de 12-27.

Com a obrigatoriedade de vencer para continuar na luta pelo apuramento para a fase final da prova, o conjunto luso entrou a todo o gás no encontro, toada que se manteve no início do segundo período. O aproximar do intervalo levou a uma descida nos níveis de eficácia de ambas as equipas, registo que se manteve no terceiro quarto.

Os dez minutos finais da contenda viram Portugal segurar a diferença e aumentar ligeiramente a sua vantagem, que se firmou nos 24 pontos finais. As comandadas de Ricardo Vasconcelos foram mais fortes no lançamento exterior e mostraram a sua intensidade defensiva ao conseguir 16 roubos de bola, sendo também importante mencionar os 24 turnovers cometidos pela Estónia.

Maria Kostourkova (9pts, 9res, 1ast), Maria João Correia (15pts, 5res, 3ast, 4rb), Josephine Filipe (14pts, 2res, 1rb), Márcia Costa (11pts, 2res, 2ast, 2rb) e Laura Ferreira (10pts, 3res, 3rb) foram as principais protagonistas da Seleção Nacional.

Portugal conclui a segunda janela de qualificação na segunda posição do Grupo G com seis pontos, menos dois do que a Grécia, líder do grupo.


Portugal luta mas deixa escapar vitória após prolongamento

Num encontro impróprio para cardíacos, a equipa das Quinas não conseguiu ultrapassar a oposição britânica que conseguiu levar a vitória após prolongamento por 76-69.

Com o equilíbrio a ser a nota dominante nos minutos iniciais, as duas equipas trocavam ataques, ambas tentando colocar em campo o seu jogo. As visitantes aproveitavam a vantagem física para procurar as zonas próximas ao cesto enquanto Portugal tentava contrariar impondo a sua intensidade defensiva.

A toada não mudou no segundo período, com a equipa das Quinas a conseguir um parcial de 19-16 que a levou para o intervalo a vencer por 31-29.

O intervalo fez melhor à oposição britânica, que passou para a liderança no terceiro quarto e obrigou as comandadas de Ricardo Vasconcelos a aumentar a intensidade em ambos os lados do campo de forma a recuperarem a igualdade.

A emoção estava guardada para os últimos instantes, altura em que a formação lusa vencia a poucos instantes do final. A Grã-Bretanha empatou e levou o jogo para prolongamento, onde conseguiu encontrar o caminho para o cesto e vencer por 76-69.

Márcia Costa Robalo (33pts, 4res, 2ast) foi a melhor marcadora do jogo e liderou Portugal. Maria João Correia (11pts, 5res, 2ast, 1rb) e Sofia da Silva (8pts, 6res, 4res, 4rb, 3dl) também se evidenciaram.

A seleção nacional volta a entrar em campo este domingo, em Tartu, na Estónia, frente à seleção local.


Portugal motivado para encontro com a Grã-Bretanha

A cerca de 24 horas do início do jogo entre Portugal e Grã-Bretanha, a seleção nacional de seniores femininos finaliza os últimos pormenores da sua estratégia.

A FPBtv esteve presente no treino e falou com as internacionais, Lavínia Silva e Ana Carolina Rodrigues, bem como com o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, sobre o que esperar do embate desta quinta-feira (20h30), no CDC Matosinhos.

“Os treinos têm corrido bem. O facto de termos treinado no verão agora torna as coisas mais fáceis”, explica Lavínia Silva. A atleta lusa, uma das mais experientes, espera um “jogo difícil”, mas afirma: “Estamos preparadas. Elas são fortes e têm experiência de competições europeias, mas acredito que vamos estar bem”.

Ana Carolina Rodrigues, base da equipa das Quinas, confirma o otimismo após as primeiras sessões de treino: “O nosso objetivo tem sido chegar a quinta-feira e estarmos mais coesas como grupo, tanto no ataque como na defesa”, comenta.

A atleta lusa destacou a importância do público para este jogo: “Como atletas gostamos sempre de ter as bancadas cheias e acredito que vai acontecer. Deixo o convite a todos os que possam estar presentes porque acredito que vamos ser felizes”.

Para o selecionar nacional Ricardo Vasconcelos, a equipa tem trabalhado com a “entrega e entusiasmo que já são marca registada”. “As atletas chegam com muita informação dos seus clubes e por isso numa fase inicial o nosso objetivo é reativar e recuperar dinâmicas trabalhadas no verão”.

“A Grã-Bretanha é uma equipa muita alta. Voltam a trazer duas postes de EuroLeague, mas não trazem uma das duas melhores lançadoras. Têm um grande leque de possibilidades, mas acreditamos que vai ser uma equipa que vai construir o seu jogo de dentro para fora”, conclui.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.