Artigos da Federaçãooo

Basquetebol nacional lamenta morte de João Pedro Sousa

Mais um momento de dor para o basquetebol nacional, com a morte de João Pedro Sousa, atleta de 37 anos que alinhava no Sporting Clube Marinhense.
À família enlutada, amigos e SC Marinhense, a FPB envia as mais sentidas condolências.

Balanço do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina

Norte A
Na segunda etapa do campeonato, a Juvemaia-ACDC arrancou com um triunfo caseiro diante do GDAS – 73-60 – e foi acompanhada nos bons resultados pelo Basquete de Barcelos, que a jogar em casa superou a réplica do GRIB/EcNovoEngenho – 88-77 -, e pelo NCR Valongo, vitorioso ante o SC Conimbricense – 61-53.
Norte B
O FC Gaia/Madureira’s manteve o bom hábito da I Fase e prolongou o pecúlio invencível com mais uma vitória, na receção à Académica/Efapel B – 79-53. Também o Illiabum Clube B e a UAA Aroso abriram a II Fase da melhor forma ao baterem o CDJR por 75-58 e o CB Viana/Nortaluga por 61-52, respetivamente.
Sul A
Os Salesianos do Estoril prevaleceram por margem categórica frente ao ASC/BVRM/T.d’el Rei – 87-64 -, ombreando ao cabo da primeira jornada da II fase com o SC Marinhense, que se superiorizou por números expressivos ao ESA/Móveis Fernandes – 75-56 -, formação invicta na I fase, e o Seixal/Superveda, a ditar leis no confronto perante o CBF – 83-75.
Sul B
O Queluz/ONossoPrego B trouxe os dois pontos da visita ao CBA Município de Albufeira, suplantando o conjunto local por 68-50. Já o Paço de Arcos/Clinia vergou outro emblema algarvio, o Imortal BC B, com um marcador mais apertado – 58-65 -, enquanto o FC Barreirense B seguiu igualmente a tendência do visitante, depois se impor no reduto da AAUBI – 72-78.

Balanço do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina

Norte A

Prossegue o mano a mano entre Basquete de Barcelos e CB Viana/NORTALUGA, depois de ambas as equipas terem vencido folgadamente, diante de SC Braga B por 99-43 e BC Valença/Intermaché por 82-48, respetivamente.

Norte B

O FC Gaia não quebra o ritmo e voltou a ganhar, desta feita no reduto do Maia Basket B por 65-53, ao passo que o segundo classificado, Juvemaia-ACDC, ultrapassou a réplica do CD Póvoa B por 72-65.

Norte C

GRIB/EcNovoEngenho, que não foi a jogo na jornada, e UAAAroso, vitoriosa na deslocação ao campo do ACA – 50-74 -, encabeçam a tabela da série por esta ordem, em igualdade pontual.

Norte D

O Illiabum DPP B não cedeu na liderança ao impor-se na recepção ao CAD Coimbra Basquete por 54-41, resultado que lhe permite conservar a vantagem de um ponto face ao GD Gafanha, vitorioso perante o Guarda Basket Nacex por 87-53.

Sul A

O SC Marinhense deu um passo importante no ataque ao primeiro lugar ao suplantar de forma categórica o atual líder, Salesianos do Estoril, por 86-39. À luz deste resultado, o segundo classificado, Queluz/ONossoPrego B, que conquistou novo triunfo, fora de portas, diante do Stella Maris por 68-61, pode chegar ao topo, uma vez que tem um jogo por disputar.

Sul B

O Paço de Arcos/Clinia reiterou a sua supremacia e prolongou a invencibilidade ao derrotar o CBF, formação que ocupa o segundo posto, por 77-60.

Sul C

O ESA/Móveis Fernandes manteve a senda vitoriosa ao bater o CAB Grândola-Os Javalis por inequívocos 98-38 e goza de uma vantagem de dois pontos sobre o FC Barreirense B, que teve uma missão de dificuldade acrescida para superar o Seixal/Superveda – 65-60.

Sul D

O Imortal BC B continua no encalço do ASC/BVRM/T.d’el Rei, que folgou na jornada, colocando-se à distância de uma vitória após o êxito ante os Tubarões/Rest. Girassol pela margem mínima – 67-68.

 


Nacional da 2.ª Divisão Masculina entra na II Fase

Norte A
O Basquete de Barcelos, que fechou a primeira fase no grupo, venceu o BC Valença/Intermarché por 89-58, enquanto o CB Viana/Nortaluga superou fora de portas o GDAS, por 70-57. Basquete de Barcelos, CB Viana/Nortaluga e GDAS apuraram-se para a II Fase.
Norte B
O FC Gaia terminou a primeira etapa do campeonato sem conhecer o sabor da derrota ao suplantar a segunda classificada Juvemaia-ACDC, por 73-64, formações que acompanham o CDJR, vergado pela ADCE Diogo Cão por 66-54, rumo à II Fase.
Norte C 
No duelo entre GRIB/EcNovoEngenho e UAA Aroso, a igualdade pontual no topo desfez-se a favor dos anfitriões, que se impuseram por categóricos 79-58. Ambos seguem para a II Fase na companhia do NCR Valongo, vitorioso na receção ao ACA -73-43.
Norte D
O Illiabum DPP B ultrapassou confortavelmente a réplica da Académica/Efapel B – 77-30, seguindo para a II Fase a par do SC Conimbricense, bem-sucedido na deslocação ao reduto do CAD Coimbra Basquete – 45-69.
Sul A
Os Salesianos do Estoril fecharam em alta a I Fase com um triunfo claro na visita ao Basket de Loures – 44-69. Também o Queluz/ONossoPrego B confirmou com contundência o favoritismo perante a União de Leiria, que bateu por 66-44, enquanto o SC Marinhense prevaleceu no duelo frente ao Inimiga da Fuligem/GDEMAM – 65-74. Os três emblemas vencedores carimbam a passagem à II Fase.
Sul B
No embate entre equipas que obtiveram a qualificação para a II Fase, levou a melhor a AAUBI, terceira na tabela, diante do líder Paço de Arcos/Clinia – 57-54. O CBF, que se superiorizou a jogar fora à Academia do Lumiar B por 69-48,  perfaz o lote de equipas que continuam em prova.
Sul C
O ESA/Móveis Fernandes preservou o registo invencível na I Fase ao contornar a resistência do RC Vale Cavala – 75-86. Os outros dois emblemas com bilhete para a fase seguinte, FC Barreirense B e Seixal/Superveda, finalizaram igualmente com triunfos face à oposição do CB Palmela – 33-76 – e do CAB Grândola-Os Javalis – 44-90, respetivamente.
Sul D
A última jornada da série Sul D – disputada por menos equipas do que as restantes – já se tinha realizado no fim de semana anterior. Imortal BC B, ASC/BVRMT/ T.d’el Rei e CBA Município de Albufeira formam o trio de apurados para a II Fase.

Balanço do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina

Norte A
Basquete de Barcelos e CB Viana/Nortaluga, líderes da tabela, passaram com distinção os testes perante o Famabasket (107-42) e BC Coura (90-46), respetivamente. O GDAS, já com o último lugar do pódio selado, teve um saldo positivo da visita ao SC Mirandela (59-68), ao passo que o BC Valença/Intermarché recebeu e venceu o BC Limiense/Villaux (74-65).
Norte B 
O FC Gaia está a apenas um passo de terminar a primeira fase sem derrotas após um triunfo sem contestação, diante da ADCE Diogo Cão (87-58). Já a Juvemaia-ACDC também saiu vitoriosa nesta penúltima jornada, frente aos Salesianos/Pad. Ribeiro (65-75). O CDJR assegurou o terceiro posto fruto da vitória frente ao GD Bolacesto por 65-58. Três dias antes, a turma gaiense disputou outro encontro, onde levou a melhor ante o BC Vila Real (62-76).
Norte C
Subsiste a igualdade no topo entre o líder, GRIB/EcNovoEngenho, que se impôs por números contundentes ao Fides GondoBasket (50-88), e o vice-líder UAA Aroso, conjunto que também vincou a sua superioridade no duelo contra o CBP (83-36). O terceiro posto é ocupado pelo NCR Valongo, que sorriu na deslocação ao reduto da Juventude Pacense (71-80).
Norte D
Há novo líder na série, uma vez que o GD Gafanha bateu e destronou o Illiabum DPP B (56-37). Beneficiando do desaire do emblema de Ílhavo, agora em terceiro lugar, a Académica/Efapel B aproveitou para escalar até à segunda posição ao superar o CAD Coimbra Basquete (75-73).
Sul A
Sem jogar, os Salesianos do Estoril passaram a comandar a solo devido à derrota do Queluz/ONossoPrego B perante o SC Marinhense, que fecha o pódio, por 83-58.
Sul B 
Com o segundo lugar carimbado, o CBF obteve a segunda vitória consecutiva ao derrubar a resistência do Carnide/Zurc e Etraud (81-75). A AAUBI cedeu às mãos da SIMECQ (74-52) e encabeça o pelotão de quatro equipas que se digladia pela terceira posição, onde se inclui o rival do fim de semana. Completam este lote o já referido Carnide/Zurc e Etraud e os Salesianos de Lisboa B, que disputaram o seu último encontro da primeira fase, em casa, diante do Maria Pia/David Buraca, a quem se superiorizaram por 87-65.
Sul C
O ESA/Móveis Fernandes acrescentou novo capítulo ao trajeto invencível ao contornar a réplica do CB Palmela (95-50), mantendo a vantagem de dois pontos para o FC Barreirense, que triunfou na recepção ao Nacional Natação (70-59).
Sul D
No derradeiro encontro do grupo D, o Imortal BC B demonstrou o seu poderio ao bater e ultrapassar na tabela o ASC/BVRM/T.d’el Rei (81-56), reservando-se a terceira posição para o CBA Município de Albufeira, que venceu o Tubarões/Res.Girassol (65-57) e o GCO Sub22 Patês Manná (86-57).

RONDA SEM ALTERAÇÕES NO COMANDO DA CLASSIFICAÇÃO

Não há alterações no topo do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina. Basquete de Barcelos (em igualdade com o CB Viana/Nortaluga), FC Gaia, GRIB/EcNovoEngenho, Illiabum DPP B, Salesianos do Estoril, Paço de Arcos/CLINIA, ESA/Móveis Fernandes e ASC/BVRM/T. d’el Rei continuam na liderança.

 

Nota: Foto do GD Gafanha

 

Norte A

Vitórias tranquilas para os dois emblemas que mais cobiçam o primeiro posto.
O Basquete de Barcelos bateu o BC Coura por 99-52, enquanto o CB Viana/Nortaluga levou a melhor sobre o Famabasket por 88-31.

Norte B

O FC Gaia conta por vitórias os 14 encontros realizados.
Desta feita, foi o CD Póvoa B a cair às mãos da equipa que lidera com dois pontos de vantagem em relação ao Juvemaia-ACDC, que superou o CDJR – 74-43.

Norte C

O GRIB / EcNovoEngenho derrubou, sem percalços, a oposição do Académico FC B por 77-52 e conserva a vantagem para o segundo classificado, a UAA Aroso, que bateu o mesmo rival por 61-57.
Recorde-se que pode haver empate no topo, uma vez que a UAA Aroso tem um jogo a menos.

Norte D

No duelo entre último e primeiro, o Guarda Basket Nacex não conseguiu contestar o favoritismo do Illiabum DPP B – 53-77 -, que permanece à cabeça da série, seguido do GD Gafanha, bem-sucedido no reduto da Academia/ABAB – 45-86.

Sul A

A lógica dominou nos encontros a envolver os primeiros classificados, já que os Salesianos do Estoril vergaram a UD Vilafranquense por esclarecedores 85-59 e o Queluz/ONossoPrego B derrotou o Odivelas Basket por 60-45.

Sul B

O Paço de Arcos/CLINIA conserva a trajetória imaculada depois de se superiorizar à ABA/IPCB por 99-60. O CBF, segundo classificado, não jogou.

Sul C

O ESA/Móveis Fernandes não sabe o que é perder e voltou a dominar, desta vez no duelo com o Seixal/Superveda – 51-84 -, mantendo a dois pontos de distância o FC Barreirense B, que, também a jogar fora, triunfou perante a Universidade de Évora/André Resende por 76-73.

Sul D

O CBA Município de Albufeira quebrou a invencibilidade do ASC/BVRM/T. d’el Rei ao vencer por 73-70, desenlace aproveitado pelo segundo classificado, Imortal BC B, para se aproximar da dianteira, graças ao triunfo obtido na receção à ACD Ferragudo por 81-39.

BALANÇO DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO MASCULINA

Basquete de Barcelos (em igualdade com o CB Viana/Nortaluga), FC Gaia, GRIB/EcNovoEngenho, Illiabum DPP B, Salesianos do Estoril, Paço de Arcos/CLINIA, ESA/Móveis Fernandes e ASC/BVRM/T. d’el Rei encabeçam a classificação nas respetivas séries.

Não há mexidas no topo face à jornada anterior.

Norte A

O Basquete de Barcelos levou a melhor na receção ao BC Limiense/VIllaux por notáveis 129-53 e segue na frente da tabela com os mesmos pontos do segundo classificado, o CB Viana/Nortaluga, vitorioso em Guimarães perante o VSC B por 85-60.

Norte B

O FC Gaia acrescentou mais um capítulo ao seu trajeto invicto fruto do triunfo alcançado na visita ao CDJR – 59-63 -, conservando assim a vantagem de dois pontos para a Juvemaia-ACDC, formação que também não vacilou fora de portas, diante do GD Bolacesto – 44-79.

Norte C

O GRIB/EcNovoEngenho impôs-se com contundência à Escola SLB Oliveira de Azeméis por 85-34 e colocou pressão extra à UAA Aroso, que precisa de vencer o jogo em atraso para voltar à liderança partilhada.

Norte D

O Illiabum DPP B não sentiu dificuldades para ultrapassar a resistência da Academia/ABAB por 87-44, pelo que mantém distâncias para o GD Gafanha, conjunto que também venceu com clareza o GiCA/ISOLPAV, por 83-49.

Sul A

No encontro entre primeiro e último, prevaleceu a lei do mais forte e a vitória pendeu para os Salesianos do Estoril em casa do Stella Maris – 49-66.
Já o segundo posto está nas mãos do Queluz/O Nosso Prego B, bem sucedido na deslocação ao reduto do Inimiga Fuligem/GDEMAM – 52-72 -, ainda que possa vir a ser relegado para terceiro pelo SC Marinhense, que dispõe de um encontro em atraso.

Sul B

O Paço de Arcos/CLINIA só conhece o sabor da vitória esta época, tendo desta feita superado a réplica dos Salesianos de Lisboa B por 86-59, ao passo que o CBF, no seu encalço, não disputou qualquer partida no fim de semana.

Sul C

O ESA/Móveis Fernandes vincou a sua hegemonia, mantendo igualmente o registo imaculado, frente à Universidade de Évora/André Resende, que derrotou por 106-56.
Graças ao ponto obtido, a formação alentejana ocupa à condição o segundo posto, com o FC Barreirense B à espreita com um jogo a menos, precisamente o seu próximo rival.

Sul D

O ASC/BVRM/T. d’el Rei derrubou sem sobressalto a oposição do Beja Basket Clube por 78-43 e prossegue no primeiro lugar sem consentir qualquer derrota.
O Imortal BC B, seu mais direto perseguidor, não jogou e pode, na melhor das hipóteses, repor a distância para dois pontos.

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.