Artigos da Federaçãooo

Reações após a 13.ª Taça Federação Betclic

O último fim de semana ficou marcado pela realização da 13.ª edição da Taça Federação Betclic, prova que se realizou de 20 a 22 de janeiro, em Lisboa. Para além do espetáculo dentro de campo, presente durante os três dias de competição e que culminou com o triunfo do SL Benfica, foram também vários os momentos de animação nas bancadas, tanto no Pavilhão Fidelidade como no Pavilhão Desportivo dos Lombos.

Concluída mais uma edição da competição, a FPBtv esteve à conversa com Pureza Vasconcelos e Sousa, country manager da Betclic, Manuel Albano, vice-presidente da FPB, e Nuno Manaia, diretor técnico nacional, que fizeram um balanço da prova.

Foram várias as figuras do basquetebol português que marcaram presença nas bancadas, das quais se destacam Ticha Penicheiro e Carlos Andrade, que despenderam alguns minutos para falar para o canal federativo.


Benfica revalida conquista da Taça Federação Betclic!

O SL Benfica é o vencedor da 13.ª edição da Taça Federação Betclic depois de bater o Imortal TCars por 60-46 na final disputada no Pavilhão Desportivo dos Lombos.

Num encontro equilibrado durante os primeiros minutos, lisboetas e algarvias foram trocando igualdades e lideranças no primeiro quarto. O segundo período foi de maior intensidade das “águias” que aproveitaram o aumento de eficácia ofensiva para se distanciar.

Ao intervalo o marcador assinalava 34-24 e no segundo tempo a toada manteve-se, com o Benfica a conseguir controlar as investidas adversárias. Apesar das tentativas de resposta do emblema de Albufeira, o triunfo sorriu às atuais bicampeãs nacionais, que revalidaram a conquista do título e celebram o seu nono troféu consecutivo.

Raphaella Monteiro (17pts, 8res, 4ast, 1rb, 1dl) esteve em evidência e foi a MVP da final. No conjunto “encarnado” também importa mencionar as exibições de Darien Huff (18pts, 5res, 3ast, 1dl) e Marta Martins (9pts, 7res, 6ast, 2rb). No conjunto algarvio estiveram em destaque Márcia Carvalho (11pts, 6res, 2ast), Monique Pereira (10pts, 11res, 1ast, 3rb) e Letícia Lisboa (6pts, 10res).


SL Benfica e Imortal TCars na luta pela 13.ª Taça Federação Betclic

A 13.ª edição da Taça Federação Betclic está a chegar ao fim. Depois de duelos equilibrados e extremamente disputados nas meias-finais da competição que reúne as oito melhores equipas da primeira volta da Liga Betclic Feminina, SL Benfica e Imortal TCars vão disputar a tão aguardada final a partir das 11h00 deste domingo.

Joana Ramos, Ricardo Xufre, Carolina Cruz e Eugénio Rodrigues foram os porta-vozes das duas equipas que querem começar 2023 com a conquista deste troféu.

O encontro conta com transmissão em simultâneo na FPBtv e n’A Bola TV!


Benfica marca encontro com o Imortal na final da Taça Federação Betclic

Na segunda meia-final do dia da Taça Federação Betclic, o SL Benfica superiorizou-se ao Esgueira Aveiro TRIGLASS por 50-42 e garantiu lugar no jogo decisivo.

O atual detentor do troféu vai defrontar o Imortal Tcars, este domingo (11h, transmissão na FPBtv e n’A Bola TV).

Num jogo marcado pela baixa pontuação, as “encarnadas” nunca estiveram em situação de desvantagem, chegando ao final do primeiro quarto com uma vantagem de 11 pontos (15-4).

No início do terceiro quarto, o Esgueira distou apenas um ponto das campeãs nacionais, mas o emblema da Luz voltou a alargar o avanço e a não perder o controlo das operações.

Em termos individuais, destaque no Benfica para Marta Martins (11pts, 2res, 1ast), Carolina Cruz (10pts, 3/5 2P, 4/6 LL, 8res, 2ast) e Raphaella Monteiro (15res).

Por seu turno, no Esgueira, Gabriela Raimundo (11pts, 3/4 2P, 2/2 LL, 8res, 1ast, 1rb, 1dl) foi a melhor em campo.


Imortal alcança final da Taça Federação Betclic

O Imortal Tcars assegurou a primeira vaga para a final da Taça Federação Betclic, depois de ultrapassar a Quinta dos Lombos, anfitriã da competição, por 65-50.

A formação algarvia, que subiu esta época à Liga Betclic Feminina, aguarda agora pelo desfecho da outra meia-final, entre SL Benfica e Esgueira Aveiro TRIVGLASS.

A formação algarvia, que subiu esta época à Liga Betclic Feminina, aguarda agora pelo desfecho da outra meia-final, entre SL Benfica e Esgueira Aveiro TRIVGLASS.

Após um primeiro quarto que terminou empatado (16-16), o Imortal colocou-se definitivamente em vantagem, e com parciais de 14-9, 20-15 e 15-10 decidiu a questão.

O Imortal apontou oito triplos e viu Joana Ramos (17pts, 5/7 2P, 2ast, 1rb, 1dl), Márcia Carvalho (13pts, 3/5 3P, 2/2 LL, 2res, 4ast) e Monique Pereira (11pts, 3/3 LL, 14res, 3ast, 6rb) sobressaírem pelas suas cores.

Já na Quinta dos Lombos, que marcou 10 dos seus 12 lances livres, estiveram em evidência Nahomis Hardy (14pts, 5/9 2P, 9res, 1ast, 2rb) e Inês Faustino (13pts, 3/4 LL, 4res, 3ast, 2rb).


Lombos e Esgueira “compram bilhete” para as meias-finais da Taça Federação

A Quinta dos Lombos, anfitriã da Taça Federação Betclic, carimbou passagem para as meias-finais da competição, depois de ultrapassar o Sportiva AZORISHOTELS por 72-71, num jogo emocionante. Quem também passou às “meias” foi o Esgueira Aveiro TRIVGLASS, que bateu o CAB Madeira por 57-42.

Os Lombos vão defrontar nas meias-finais, este sábado (14h), o Imortal BC Tcars, enquanto o Esgueira medirá forças contra o SL Benfica (16h15). Ambos os encontros têm transmissão em direto na FPBtv.

No primeiro jogo da noite no Pavilhão Desportivo dos Lombos, o Sportiva liderou as contas durante grande parte do encontro, com destaque para o primeiro tempo, tendo a formação insular chegado ao intervalo com uma vantagem de 10 pontos (41-31) ao intervalo. A turma de Carcavelos surgiu transfigurada para melhor no regresso dos balneários, o que se traduziu num parcial de 24-14 que deixou tudo empatado (55-55) à entrada para o derradeiro quarto. O equilíbrio imperou até final, com um parcial de 10-0 para os Lombos a mostrar-se decisivo para o apuramento. A Quinta dos Lombos converteu 15 dos 18 lances livres a seu favor, alcançou 12 roubos de bola, viu o adversário registar 19 turnovers e beneficiou das prestações de Inês Faustino (25pts, 5/7 2P, 8/8 LL, 4res, 2ast, 2rb), Mariana Carvalho (18pts, 7/12 2P, 3res, 2ast, 3rb) e Michaela Porter (15pts, 3/5 3P, 4res, 3ast, 4rb). Por seu turno, no Sportiva, que alcançou 53% de eficácia (14/26) da linha de dois pontos e que apontou nove triplos, Emanuely Oliveira (23pts, 4/5 2P, 3/6 3P, 6/8 LL, 3res, 5ast), Alyssa Cerino (13pts, 3/3 2P, 3res, 2ast) e Luana Serranho (12pts, 4res, 3ast, 3rb) tiveram sinal mais.

Na segunda partida, o Esgueira suplantou o CAB, depois de nunca ter estado em situação de desvantagem. A formação aveirense chegou ao intervalo com um avanço de 14 pontos (39-25), seguindo-se uma segunda parte com menor eficácia, com destaque para o terceiro quarto. Já nos últimos 10 minutos, o CAB ainda se aproximou um pouco (48-40), mas o Esgueira voltou a distanciar-se e “agarrou” o apuramento. O conjunto de Aveiro registou 20 roubos de bola, contribuiu para os 32 turnovers do adversário e teve Estefani Fajardo (14pts, 7/9 2P, 6res, 1ast, 3rb), Gabriela Raimundo (14pts, 4/5 3P, 1ast, 4rb) e Ana Raimundo (13pts, 5/7 2P, 3/4 LL, 5res, 6ast, 6rb, 1dl) como principais figuras, ao passo que no CAB deu nas vistas Miriam McKenzie (15pts, 3/4 LL, 11res, 1ast, 1rb).

 


Imortal e Benfica estão nas “meias” da Taça Federação Betclic

O Imortal TCars está nas meias-finais da Taça Federação Betclic depois de ultrapassar a oposição do GDESSA Barreiro no jogo dos “quartos”.

Num embate entre duas equipas que já se conheciam da Liga Betclic Feminina, o primeiro quarto foi pautado pelo equilíbrio, ainda que com um ligeiro ascendente do emblema do Barreiro que chegou a liderar por cinco pontos. As “visitantes” reagiram e chegaram à igualdade, mas o segundo período voltou a apresentar um GDESSA mais eficaz que depressa chegou aos 10 pontos de diferença.

Tal como nos primeiros dez minutos, o emblema de Albufeira respondeu e assumiu as rédeas do encontro. Ao intervalo o Imortal vencia por 27-24 e o terceiro quarto provou ser de enorme pontaria para as algarvias, que reentraram na partida com um parcial de 16-1 e passaram a vencer por 47-25.

A reação do GDESSA surgiu com o aproximar do quarto período e o conjunto da margem sul do Rio Tejo conseguiu reentrar na disputa pelas meias-finais. Os últimos minutos da contenda foram marcados pela emoção e incerteza no marcador, com as duas equipas a procurarem uma vaga no jogo deste sábado. No final a vitória sorriu para o Imortal TCars, por 61-56, que avança para a fase seguinte.

Krystal Freeman (14pts, 7res, 2ast, 1rb) foi a mais esclarecida no emblema do Barreiro, enquanto Monique Pereira (13pts, 14res, 3ast, 1rb, 1dl), e Márcia Carvalho (11pts, 8res, 2ast, 1rb, 1dl) comandaram o Imortal.

 

O segundo jogo dos quartos de final da Taça Federação Betclic no Pavilhão Fidelidade colocou em campo SL Benfica e Galitos Cl. Dr. Semblano.

Um embate desde cedo equilibrado, as visitantes entraram melhor e estiveram na liderança durante a parte inicial do primeiro período, mas a resposta das “águias” chegou ainda nos dez minutos iniciais. O Benfica liderava à entrada para o segundo quarto, mas o Galitos continuava na luta pelo resultado.

O encontro prosseguiu com uma toada acelerada, onde ambas as equipas tentavam procurar o espaço na defesa adversária, e ao intervalo o Benfica seguia na frente por 38-33.

A partida continuou numa toada semelhante, mas o terceiro quarto acabou por ser fundamental para o desfecho da contenda. O emblema “encarnado” regressou melhor do intervalo e, com um parcial de 18-11, conseguiu criar alguma separação da equipa de Aveiro.

O triunfo segue com o Benfica, por 68-55, que avança para as meias-finais da competição da qual é o vencedor em título. Nas “águias” importa destacar as exibições de Courtney Warley (16pts, 12res, 1rb), Raphaella Monteiro (15pts, 11res, 2ast, 3rb) e Joana Soeiro (11pts, 2res, 7ast, 3rb). Já nas aveirenses, Sydne Wiggins (12pts, 2res, 1ast, 2rb, 1dl), e Maeve Carroll (12pts, 6res, 1asr, 6rb) estiveram em evidência.


Benfica e Galitos de olhos postos nas meias-finais

SL Benfica e Galitos Cl. Dr. Semblano disputam os quartos-de-final da Taça Federação Betclic em busca de um lugar nas meias-finais da competição.

Na antecâmara do embate, marcado para sexta-feira, dia 20 de janeiro, pelas 21h15, no Pavilhão Fidelidade, Joana Soeiro e Bárbara Souza falaram à FPB sobre o que esperar do jogo, que tem transmissão na FPBtv e entrada livre para o público mediante levantamento do ingresso.

“Chegamos a esta competição com um grande desgaste, não foi nada fácil conciliar as competições europeias com as nacionais. Infelizmente tivemos algumas lesões de jogadoras importantes fez com que o desgaste fosse maior”, confessa Joana Soeiro. “De qualquer das formas, estamos cientes de que a participação europeia trouxe muita coisa, tanto a nível individual como coletivo”, atenta.

A internacional portuguesa analisa o adversário: “Ainda que em dois jogos tenhamos conseguido duas vitórias confortáveis, o Galitos é uma equipa que luta sempre até ao fim, têm jogadoras experientes e temos consciência de que um jogo a eliminar é completamente diferente de um jogo de campeonato. Quem perder, sai, e isso é uma motivação extra para todas as equipas”, considera.

A internacional aponta a um jogo “bem disputado, um Galitos bem preparado e com vontade de seguir em frente”. “Vai ser um bom jogo, mas espero sair vitoriosa”, conclui.

Bárbara Souza tem sido das jogadoras em maior destaque na equipa do Galitos Cl. Dr. Semblano. A poste foi a MVP do mês de outubro e faz um balanço positivo da temporada até ao momento.

“Ainda nos faltam algumas jornadas para o fim da fase regular, mas já é visível a evolução da equipa. Vejo como uma época positiva até o momento e temos trabalhado muito para atingir os nossos objetivos, sinto que essa época está a ser a melhor época desde que cheguei a Portugal”, explica.

O conjunto de Aveiro chega à 13.ª edição da Taça Federação Betclic numa série de três derrotas consecutivas, mas a atleta brasileira afirma que esses resultados não diminuem a motivação: “Foram derrotas duras, mas sinto que o grupo está motivado e quer desfrutar desse momento, sabendo que é a primeira vez que o clube participará da Taça da Federação”.

Pela frente não têm tarefa fácil. O Galitos enfrenta as atuais detentoras do título e uma equipa que esta época ainda não perdeu nas competições internas. “É difícil pontuar características específicas de uma equipa como o Benfica. É um grupo coeso, extremamente competitivo e intenso na sua maneira de jogar. Tenho certeza que na sexta-feira não será diferente”, assevera.

“Temos de ser competitivas do primeiro ao último minuto. Ter consciência que passaremos por momentos difíceis, mas que isso faz parte do jogo, e que a força do grupo pode ser o diferencial”, explana Bárbara Souza.


Esgueira e CAB marcam encontro na Taça Federação Betclic

O terceiro jogo dos quartos-de-final da 13.ª Taça Federação Betclic coloca em campo o Esgueira Aveiro TRIVGLASS e o CAB Madeira no Pavilhão Desportivo dos Lombos. O embate, marcado para as 21h15, vê as duas equipas procurarem um lugar na meia-final, marcada para o dia seguinte.

A FPB esteve à conversa com Inês Ramos, do conjunto de Esgueira, e Rita Oliveira, das madeirenses, sobre como as respetivas equipas abordam esta prova e quais serão as chaves para o triunfo.

“Estamos prontas e motivadas para chegarmos o mais longe possível na taça da federação. Apesar de sabermos que vamos enfrentar um jogo na sexta bastante complicado, ambicionamos chegar à final e temo-nos preparado para isso”, explica Inês Ramos.

A jovem base, que foi eleita a “Melhor jogadora Jovem” da última edição da Liga Betclic Feminina, aborda o facto de irem enfrentar o CAB Madeira pela terceira vez esta temporada.

“Todos os jogos são diferentes e é por isso, também, que o basquetebol é tão interessante. Apresentam um grupo jovem, mas com jogadoras bastante experientes, inclusive as estrangeiras. Aliado a isso, o facto de serem também a 2.ª melhor equipa na eficácia de três pontos e as melhores em lance livre, demonstra a qualidade do plantel”, elucida.

Quanto aos pontos-chave que podem ser determinantes para o resultado, Inês Ramos enumera: “Penso que vai rolar muito à volta de ambição, garra e vontade. Ambas as equipas têm potencial técnico e mental para ganhar, portanto penso que será mesmo o querer e a determinação que irão ditar o resultado”, conclui.

Rita Oliveira, base do CAB Madeira que chegou esta época às insulares proveniente do Vagos, destaca o facto de ambas as equipas já se conhecerem bem: “Jogar pela terceira vez com uma equipa acaba por trazer outras características ao jogo. O Esgueira é uma equipa completa e coesa, que aposta na agressividade ofensiva e defensiva e com um ritmo de jogo elevado”.

O conjunto madeirense chega à Taça Federação Betclic numa sequência de quatro derrotas consecutivas, algo que, para a jovem de 22 anos, não afeta a motivação do grupo. “Os resultados dos últimos jogos não nos tiram a motivação para entrar bem este fim-de-semana. Apesar dos resultados, conseguimos disputar todos os jogos. Estamos a trabalhar para atingir a consistência que desejamos apresentar e prolongar os momentos bons”, afirma.

“Para este jogo as chaves passam, maioritariamente, pelo controlo do ritmo de jogo e pela consistência ao longo dos 40 minutos”, elabora.

Para Rita Oliveira: “Este é, sem dúvida, um dos pontos altos da época. Mesmo que seja uma competição distinta, é uma nova oportunidade de jogar ao mais alto nível independentemente dos resultados obtidos ao longo do ano. O nosso desempenho pode ajudar a crescer no campeonato”.


GDESSA e Imortal medem forças nos “quartos”

GDESSA Barreiro e Imortal TCars têm encontro esta sexta-feira, pelas 19 horas, no Pavilhão Fidelidade, um encontro relativo aos quartos-de-final da 13.ª edição da Taça Federação Betclic.

Márcia da Costa Robalo, do GDESSA Barreiro, e Monique Pereira, do Imortal TCars, falaram à FPB sobre a contenda, que tem transmissão na FPBtv e entrada livre ao público mediante levantamento do bilhete nas instalações do Benfica.

O conjunto do Barreiro chega a esta competição após uma inesperada caseira frente ao Olivais ABTF Betão a contar para a Liga Betclic Feminina. “É sempre melhor chegar a uma competição proveniente de vitórias do que de uma derrota. No último jogo não concretizámos com as nossas percentagens normais e sabemos que isso influencia um pouco o nosso jogo e obviamente que influenciou o resultado”, explica Márcia.

“Chegamos muito motivadas. Infelizmente já não podemos estar na final da Taça de Portugal, que era algo que queríamos muito, por isso sentimos que esta é mais uma altura para mostrar o quanto queremos que esta época nos traga troféus” atenta a internacional portuguesa.

A atleta lusa a vontade que existe no grupo de “de trazer vitórias para o nosso clube” e analisa o seu adversário desta sexta-feira: “O Imortal é uma equipa com jogadoras que têm experiência de Liga, vem num processo em que cresceu muito, e nós sabemos perfeitamente que isso pesa animicamente, elas são muito unidas e isso vê-se dentro de campo”.

No Imortal TCars, Monique Pereira tem sido um dos destaques. A atleta brasileira esteve em grande plano na última jornada da Liga Betclic Feminina quando apontou mais de 20 pontos e 20 ressaltos contra o CPN Imopartner.

“Sinto-me bem e muito feliz em estar ajudando a minha equipe. Acho que estamos cada vez mais juntas e com o mesmo objetivo”, explica a poste.

A equipa de Albufeira tem pela frente as atuais terceiras classificadas da Liga Betclic Feminina e Monique confessa que espera “um jogo com intensidade e um nível elevado”

“A chave para a vitoria passa pela concentração e foco, estamos a trabalhar para que seja um jogo bem disputado” atenta a MVP da Liga Betclic Feminina de Dezembro quando acabou com médias de 13 pontos, 12.2 ressaltos, 3.8 assistências e 2.3 roubos de bola, um mês em que conquistou duplo-duplos em todos os encontros.


Sportiva e Lombos procuram lugar nas “meias”

É já esta sexta-feira, pelas 19 horas, que arranca a 13.ª da Taça Federação Betclic. Sportiva AZORISHOTELS e Quinta dos Lombos medem forças no Pavilhão Desportivo dos Lombos em busca de um lugar nas meias-finais.

A FPB falou com Eva Carregosa, das açorianas, e Inês Faustino, das lisboetas, sobre o embate de dia 20, que tem transmissão na FPBtv e entrada livre ao público.

“Está a ser uma temporada interessante, com muitos jogos disputados e bastante equilíbrio. Penso que até agora o balanço é positivo embora tenhamos em mente que somos capazes de ainda mais”, explica Eva Carregosa.

A internacional jovem por Portugal considera que a equipa chega a esta competição “numa fase crescente” e acrescenta: “Acho que esta competição pode dar-nos mais alguma confiança para continuarmos este processo”.

Pela frente o Sportiva tem a equipa “da casa”, a Quinda dos Lombos, uma das poucas equipas que conseguiu vencer o emblema insular. “Sabemos que vai ser uma equipa dura, física e forte nas tabelas. O jogo cá ficou por um ponto por isso espero um jogo muito competitivo e equilibrado, com bom basquetebol de parte a parte”, atenta.

“Não podemos permitir segundas bolas e temos de estar focadas no nosso jogo”, conclui.

Já na equipa da Quinta dos Lombos, que recebe no seu pavilhão dois jogos dos quartos-de-final, bem como as meias-finais e a final, Inês Faustino considera que a equipa chega a esta competição no melhor momento da temporada.

“Passámos uma fase de lesões e mudança de estrangeiras que fez com que demorássemos mais tempo a encontrar estabilidade. Neste momento estamos numa fase boa, em que temos conseguido ser mais consistentes, tanto ofensiva como defensivamente, e em que se nota que as dinâmicas de equipa estão mais assimiladas”, explica.

A experiente base das lisboetas relembra a vitória no último encontro disputado entre as duas formações e elabora: “O jogo que fizemos nos Açores foi muito competitivo e ganhámos pela diferença mínima. Esperamos o mesmo na sexta. O Sportiva tem um plantel alto, o que torna o ressalto um dos seus pontos fortes. Por outro lado, tem boas atiradoras exteriores a quem temos de ter atenção”.

“Acima de tudo, temos de ser consistentes ao longo dos 40 minutos. Queremos controlar os ritmos de jogo e as tabelas, ser intensas e explorar as nossas vantagens”, assevera Faustino. “Sabemos que vai ser uma competição dura, mas estamos motivadas e focadas no nosso objetivo”.


Basquetebol volta a ligar-se a uma causa solidária

À semelhança daquilo que aconteceu na Taça Hugo dos Santos Betclic, o basquetebol volta a associar-se a uma iniciativa solidária na Taça Federação Betclic, que se realiza entre esta sexta-feira e domingo.

Lançamos o repto para que, todos aqueles que marcarem presença no Pavilhão Desportivo dos Lombos e no Pavilhão Fidelidade, levem uma peça de roupa ou de calçado para doação.

As peças serão recolhidas em contentores colocados em cada um dos recintos.

(em atualização)


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.