Artigos da Federaçãooo

Pedidos de acreditação para o Portugal vs. Montenegro

Informam-se os órgãos de comunicação social que o pedido de acreditação para estar presente no último encontro da 3.ª janela de qualificação para o Campeonato do Mundo FIBA 2023, entre Portugal e Montenegro, a disputar-se no próximo dia 4 de julho (segunda-feira) no Pavilhão Multiusos de Odivelas, pelas 19h00, deve ser requerido na plataforma de acreditação da FIBA.

O pedido de acreditação deve ser feito após registo na plataforma da FIBA, seguindo-se a requisição da acreditação no menu reservado aos próximos eventos – FIBA Basketball World Cup 2023 European Qualifiers (window 3).


Seleção Nacional de volta ao trabalho

Depois de terminado o estágio em Viana do Castelo, que culminou com o triunfo luso sobre a Ucrânia no último encontro do Torneio Internacional de Viana do Castelo, a Seleção Nacional de seniores masculinos voltou a reunir-se para continuar a preparação para os dois jogos decisivos que vai ter pela frente nos próximos dias relativos à qualificação para o Mundial 2023.

A equipa das quinas regressou aos treinos antes de viajar para Budapeste na quarta-feira, onde vai defrontar a congénere húngara no dia 1 de julho pelas 17h00 (hora portuguesa). A Seleção Nacional orientada por Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos retomou os treinos no Pavilhão Multiusos de Odivelas, local onde também vai encerrar os jogos de qualificação do Grupo E, diante de Montenegro no dia 4 de julho (19h00).

Ambas as partidas de qualificação contam com transmissão em direto e exclusivo na RTP2.


Portugal despede-se de Viana do Castelo com vitória

A Seleção Nacional de seniores masculinos despediu-se do Torneio Internacional de Viana do Castelo com um triunfo diante da Ucrânia (77-76), depois de ter estado praticamente todo o encontro atrás do marcador. A equipa das quinas nunca baixou os braços e mesmo com a desvantagem constante no encontro foi resiliente o suficiente para arrecadar a vitória já perto dos minutos finais do jogo.

A partida começou favorável aos ucranianos, apesar da boa percentagem de lançamento da seleção nacional no primeiro quarto, nomeadamente da linha dos 6.75m (cinco triplos convertidos com 41% de eficácia). Apesar da assertividade na hora de lançar ao cesto, a Ucrânia controlou as operações do encontro, embora nunca tenha conseguido alcançar uma vantagem larga na partida em virtude da resiliência portuguesa.

O encontro foi para o intervalo com 11 pontos de diferença (38-49) e no reatar do jogo, a Ucrânia manteve a liderança, contudo, nos derradeiros dez minutos, a defesa asfixiante dos comandados de Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos limitou a congénere de Leste a apenas oito pontos. O parcial de 21-8 consumou a reviravolta no marcador, que chegou pelas mãos do capitão Miguel Queiroz já às portas do último minuto da contenda e com o Pavilhão José Natário em Viana do Castelo em ebulição.

Na formação ucraniana estiveram em destaque Issuf Sanon (14pts, 4res, 2ast, 3rb), Artem Pustovyi (14pts, 1res, 1ast, 1dl) e Vlacheslav Petrov (10pts, 7res, 3ast), enquanto na equipa das quinas brilharam Miguel Queiroz (8pts, 8res, 3ast, 1rb), Diogo Brito (15pts, 7res, 4ast, 2rb), João Guerreiro (12pts, 2res) e Francisco Amarante (10pts, 2res, 2ast).

Portugal regressa à ação no próximo dia 1 de julho, em partida a contar para a 3.ª janela de qualificação para o Mundial 2023, diante da Hungria (17h00 | RTP2).


Eslováquia leva a melhor sobre Portugal

Arranque do Torneio Internacional de Viana do Castelo, com Portugal a ceder o primeiro jogo diante da Eslováquia (73-80).

Numa partida que se pautou pelo equilíbrio, a Eslováquia levou a melhor sobre Portugal depois de uma partida que se iniciou com um parcial de 17-18. No segundo quarto as duas equipas lutaram pela liderança isolada no encontro, mas ao intervalo o encontro ditava um empate (41-41). O regresso dos balneários ditou uma versão diferente da Eslováquia que se demonstrou mais assertiva da linha dos três pontos e conseguiu a liderança destacada no jogo.

O parcial de 14-22 no 3.º quarto colocava Portugal com oito pontos de desvantagem (55-63) à entrada para os derradeiros minutos da partida. A equipa das quinas reagiu no arranque do último quarto e conseguiu colocar o encontro a uma posse de bola de diferença, mas acabaria por deixar escapar novamente a Eslováquia que fixou o resultado final em 73-80.

Na equipa das quinas os maiores destaques foi Diogo Brito (15pts, 6res, 5ast, 1rb), Francisco Amarante (12pts, 6res, 3ast), Ricardo Monteiro (11pts, 5res, 1rb) e Diogo Ventura (11pts, 2res, 1ast). Na Eslováquia estiveram em bom plano Marek Dolezaj (20pts, 10res, 1ast, 3rb), Martin Bachan (14pts, 8res, 1ast) e Dalibor Hlivak (11pts, 2res, 3ast).

Portugal volta a jogar no Torneio Internacional de Viana do Castelo este sábado, diante da Ucrânia, pelas 18 horas (Pavilhão José Natário), com a partida a ter transmissão na FPBtv.


Torneio Internacional de Viana começa esta quinta-feira

A Seleção Nacional de seniores masculinos entra em campo esta quinta-feira pelas 20h, no primeiro de dois jogos no Torneio Internacional de Viana do Castelo. O primeiro adversário é a Eslováquia, seguindo-se o duelo com a Ucrânia no sábado (18h).

Na antevisão deste momento de preparação para os jogos de qualificação para o Mundial 2023, o treinador-adjunto Nuno Manarte foi o porta-voz da equipa técnica da seleção nacional. Para o técnico de 46 anos este é mais um momento de treino que, apesar de curto, permite avaliar as condições do conjunto português: “Temos pouco dias de trabalho e isto permite-nos avaliar o estado da equipa e dos atletas. Independentemente do resultado, queremos perceber em que momento está a equipa. Apesar do tempo ser curto, temos de o utilizar para preparamos da melhor forma possível os jogos de qualificação. Queremos estar ao melhor nível diante da Hungria e Montenegro”, declara.

Na análise à equipa das quinas, Manarte reforça que apresentar um coletivo forte, diversificado e preparado é uma mais-valia para os jogos de qualificação: “Se analisarmos os jogos da seleção, não dependemos propriamente de um jogador. Felizmente temos a possibilidade de contar com muitos jogadores e temos diversidade no plantel. Às vezes temos bases, os extremos ou os postes em destaque, todos conseguem contribuir sempre com alguma coisa. Temos utilizado muitos jogadores dado o equilíbrio que existe, algo que nos permite apostar num ritmo mais elevado, numa maior intensidade dado que temos todos os jogadores preparados. Mantemos a qualidade ao longo de todo o jogo. Essa imprevisibilidade que a equipa apresenta pode também ser importante quando formos competir na próxima semana”, termina.

Na última convocatória há um nome que sobressai por surgir pela primeira vez na seleção nacional sénior. Nuno Sá, extremo madeirense de 25 anos, foi pela primeira vez convocado pelo selecionador nacional, Mário Gomes e, depois dos primeiros dias de estágio, confirma a experiência positiva que tem vivenciado nestes dias de trabalho com a seleção nacional: “Tem sido uma experiência positiva. Um dos meus objetivos pessoais era chegar à seleção sénior e está a ser muito bom. Há muitos jogadores da geração de 96’, 97’ e 98’, em termos de adaptação à equipa tem sido muito fácil”, explica.

Satisfeito pela chamada à seleção sénior, Nuno Sá acredita que este é o culminar de uma temporada muito bem-sucedida ao serviço do CAB Madeira SAD: “Acaba por ser o culminar de uma temporada muito positiva, onde conseguimos o 5.º lugar na fase regular, com pena de não termos passado às meias-finais dos playoffs. Mesmo estando bem em termos individuais, coletivamente a nossa equipa colocou-me numa posição onde tinha possibilidade de me destacar, algo que me ajudou a evoluir”, refere.

Relativamente àquilo que pode trazer ao grupo de trabalho, o jovem atleta não esconde que a sua entrega ao jogo é talvez a sua maior qualidade: “Penso que quem me conhece sabe como costumo jogar. Até posso começar os jogos de forma ‘calma’, mas acabo sempre por me entregar muito ao jogo. Posso contribuir com essa entrega, intensidade, sobretudo na defesa. Penso que também posso ajudar o coletivo a remar todo para o mesmo lado. Trago comigo muito compromisso e intensidade”, esclarece.

O Torneio Internacional de Viana é mais um momento de preparação para os decisivos jogos de qualificação de 1 e 4 de julho, momento que o extremo madeirense encara com seriedade apontando já aos jogos “a doer” que se realizarão na próxima semana: “Temos noção que é uma fase de preparação para os dois jogos decisivos que vamos ter, portanto o objetivo é mesmo reunirmos o grupo de trabalho, ganharmos e depois irmos à luta nos dois jogos ‘a doer’ contra a Hungria e Montenegro”, concluiu.

O Torneio Internacional de Viana do Castelo realiza-se no Pavilhão José Natário (entrada livre) e conta com transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.


Gonçalo Delgado na subida à ACB do Basquet Girona


O jovem extremo-poste português, Gonçalo Delgado, sagrou-se campeão da final four da LEB Oro (segunda divisão espanhola), título que garante ao jogador luso e ao Bàsquet Girona, a subida à Liga ACB, principal escalão do basquetebol espanhol.

A formação de Girona apurou-se para a Final Four da competição e nas meias-finais superou o ICG Forca Lleida por 77-68, sendo que na final levou a melhor sobre o Movistar Estudiantes Madrid (66-60). Com o triunfo na competição, o Bàsquet Girona junta-se ao Granada que também tinha já garantido o acesso ao escalão máximo do basquetebol espanhol.

O jovem de 24 anos natural de Almada é um dos eleitos de Mário Gomes para a 3.ª janela de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023 e em breve vai-se juntar aos trabalhos da Seleção Nacional em Viana do Castelo.


Seleção Nacional inicia estágio de preparação em Viana do Castelo

A Seleção Nacional de seniores masculinos arrancou esta segunda-feira com o estágio de preparação para a 3.ª janela de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023. A equipa das quinas ocupa o último posto do Grupo E, mas ainda tem possibilidades de apuramento para a 2.ª ronda de qualificação, mediante os resultados alcançados nesta decisiva terceira janela de qualificação.

Os últimos dois jogos no Grupo E realizam-se no dia 1 de julho, na Arena Tuskecsarnok, em Budapeste (Hungria), e no dia 4 de julho, no Multiusos de Odivelas, com a receção ao Montenegro. Antes dos últimos dois jogos da 1.ª ronda de qualificação, a equipa das quinas vai disputar o Torneio Internacional de Viana do Castelo, momento de preparação que vai opor a Seleção Nacional à Eslováquia (23 de junho / 20h) e à Ucrânia (25 de junho / 18h).

Os dois encontros realizam-se no Pavilhão Municipal de Monserrate (entrada livre) e contam com transmissão em direto e exclusivo na FPBtv.


Seleções Nacionais 3×3 terminam participação no Big Twelve de Voiron

As seleções nacionais de 3×3 terminaram a participação no Torneio Big Twelve em Voiron, França. Depois de um primeiro dia de competição bem-sucedido, as seleções não conseguiram levar de vencida os adversários no segundo dia de competição.

No masculino, Portugal cedeu perante a oposição italiana (22-14) seguindo-se a derrota diante do conjunto francês (13-21). No feminino, Portugal não conseguiu superar o Canadá (16-11) e também acabou por perder diante da congénere francesa (16-11).

No cômputo geral, as seleções da casa acabaram por se sagrar as grandes campeãs da competição, com as seleções nacionais a continuarem a surpreender e a demonstrarem cada vez mais a evolução nesta vertente da modalidade.


Seleções 3×3 com resultados históricos!

As Seleções Nacionais de 3×3 masculinos e femininos tiveram um dia em cheio no Torneio Internacional Big Twelve em Voiron, França.

A seleção masculina entrou com o pé direito na competição e começou com uma vitória diante da seleção francesa por 17-15, tendo posteriormente perdido no embate com a congénere inglesa (21-11). Apesar da derrota, Portugal voltaria a encontrar a seleção da casa nas meias-finais da prova, tendo perdido o acesso à final por 12-15. Os franceses avançaram para o jogo decisivo que acabariam por perder diante de Itália (10-13).

No feminino, a equipa das quinas voltou a dar espetáculo e venceu os três encontros que disputou. Portugal abriu a competição com um triunfo sobre a Nova Zelândia (17-11), seguindo-se o triunfo diante da poderosa seleção norte-americana (18-14) e sobre a congénere italiana (15-14). O registo incólume da seleção nacional de 3×3 femininos coloca a equipa lusa como uma das três seleções invictas na competição a par da França e do Canadá. As três vitórias portuguesas deixam a Seleção Nacional em bom plano para conquistar a 7.ª edição do Torneio Internacional Big Twelve nos jogos decisivos deste sábado.

Portugal tem encontro marcado às 12h00 com o Canadá, seguindo-se o embate com a Itália às 13h15 e os dois jogos com a França às 14h45 e às 16h15.

A competição pode ser acompanhada em direto, a partir das 9h00, aqui!


Seleção universitária feminina bate Finlândia

Após a dupla jornada de treino contra a Hungria, a seleção nacional universitária feminina voltou a entrar em campo, desta feita para enfrentar a Finlândia. Num encontro disputado em Viana do Castelo, as comandadas de Ricardo Vasconcelos venceram por 68-49.

Portugal entrou a todo o gás na partida, mas depressa permitiram a reação adversária, que entrou na luta pelo resultado a reduziu a desvantagem para apenas uma posse de bola. A equipa das quinas, que dominou a luta das tabelas (41 ressaltos contra 34) e mostrou-se mais eficaz no lançamento de três pontos (35% contra 20%), mas não conseguia distanciar-se e viu a Finlândia recolher para o intervalo a vencer por 28-26.

Após o intervalo o equilíbrio manteve-se, mas tudo mudou nos últimos dez minutos. O conjunto luso aumentou a intensidade ofensiva e defensiva, e conseguiu recuperar a liderança distanciando-se de forma definitiva com uma parcial de 28-8.

Mariana Silva (15pts, 5res, 3rb), Sara Guerreiro (10pts, 3res, 1ast, 1rb) e Joana Alves (10pts, 8res, 1ast) lideraram a seleção portuguesa. Na Finlândia, Roosa Lehtoranta (12pts, 1res, 3ast) foi a mais esclarecida.


Paulo Marques nomeado para fase de qualificação do Mundial 2023

A FIBA voltou a mostrar a sua confiança na arbitragem portuguesa. O árbitro internacional português, Paulo Marques, foi nomeado para dois encontros da faz de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo 2023.

Dadas as nomeações, o juiz luso estará na Grécia, para o encontro entre a seleção grega e o Reino Unido, e na Suécia, para a contenda entre o conjunto sueco e a Eslovénia.

Paulo Marques tem sido aposta constante da FIBA, sendo importante relembrar que o português foi o árbitro principal na final da EuroLeague feminina, a principal competição de clubes do basquetebol feminino europeu.


Seleções sub23 de 3×3 iniciam preparação para os Jogos do Mediterrâneo

As seleções nacionais sub23 de 3×3 iniciam, dia 17 de junho, o estágio de preparação para a participação nos Jogos do Mediterrâneo que decorre em Oran, Argélia, de 30 de junho a 3 de julho.

Neste momento de preparação, marcado para 17, 18 e 19 de junho, em Tomar, os dois grupos realizam quatro treinos. A técnica conta com os selecionadores masculinos, João Chaves e António Pires, e feminino, Américo Santos, bem como a team manager, Daniela Saruga, e o vice-presidente, João Leitão.

Na equipa feminina, Américo Santos chamou oito jogadoras:

Já no conjunto masculino, João Chaves e António Pires convocaram 10 atletas:

SELEÇÕES NACIONAIS U23 -3X3 – Masculinas e Femininas . Estágio de Preparação


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.