Artigos da Federaçãooo

“Estou muito feliz com o que já alcancei na minha carreira como árbitro”

Na antecâmara de mais uma final de “carreira” a FPB entrevistou Paulo Marques, árbitro português que vai estar presente no jogo 1 da final da FIBA Europe Cup deste ano, entre o Anwil Wloclawek e Cholet Basket. Além disto, o árbitro português foi nomeado para marcar presença no EuroBasket feminino que tem lugar este Verão na Eslovénia e em Israel.

Para o árbitro de 45 anos, o nervosismo antes dos grandes jogos é normal, mas o foco no encontro acaba por ser total depois da bola ao ar inicial: “Sejam finais internacionais ou nacionais, existe sempre um sentimento de ansiedade e nervosismo. Só não o tem quem não “sente” estas ocasiões. E esse é o meu sentimento… Depois de começar o jogo desaparece dado que o foco no jogo é total. São jogos normalmente acompanhados de um grande mediatismo, com pavilhões cheios e muitos a acompanhar através da televisão. No pavilhão o ambiente é sempre muito “quente”, existe um grande entusiasmo por parte de todos os intervenientes, a começar pelo público e que se estende aos intervenientes em campo. Nestas horas antes do jogo pensamos sempre em querer fazer tudo bem: não falhar nenhuma situação que seja importante para o jogo e que tudo decorra dentro da normalidade”, explicou.

A preparação para estes momentos altos é feita ao longo do ano, o experiente árbitro afirma que sem consistência no trabalho não se é nomeado para as grandes decisões: “A preparação é feita durante toda a época. Só assim podemos receber estas grandes decisões. São muitas horas de trabalho físico e técnico que nos podem levar a ser consistentes durante todos estes meses de competição. E estas finais são a recompensa do que foi feito durante a temporada. Para estes momentos a preparação especifica é semelhantes aos outros jogos: scouting das equipas, estar mentalmente preparado para as situações que nos vão ser colocadas em campo e preparar o trio de arbitragem ao nível do nosso trabalho em equipa (comunicação, critério, mecânica, IRS). Tendo todo este conhecimento depois é aplicar as regras, interpretações e bom senso em campo para que tudo decorra dentro do que é esperado por quem nos dirige”, conta.

Depois de no ano passado ter experienciado uma série de jogos importantes, este ano as nomeações parecem estar a repetir-se para Paulo Marques. O árbitro portuense não esconde que, apesar de já ter estado à frente de grandes jogos e de se sentir realizado com a carreira, ainda faltam realizar alguns “sonhos”: “Todos nós queremos sempre mais e eu não sou exceção. Sou uma pessoa muito competitiva até comigo próprio. Costumo dizer que não gosto de perder nem a “feijões”. E assim estou constantemente a desafiar-me a chegar mais longe. Existem grandes competições que até hoje ainda não tive, como por exemplo o Campeonato do Mundo de Seniores (apenas fiz de Sub19), os Jogos Olímpicos e a Final Four da Champions League. Mas são patamares muito difíceis de atingir. Em primeiro lugar porque existe uma grande qualidade de árbitros por esse mundo fora e eu tenho de trabalhar muito para atingir esse nível. E depois temos também de ter a sorte do nosso lado onde em jogos chave as coisas nos corram bem. Se o feedback for bom por parte dos observadores teremos mais hipóteses de lá chegar. Mas humildemente digo que, ao dia de hoje, estou muito feliz com o que já alcancei na minha carreira como árbitro”, confessou.

As consequentes nomeações para os grandes momentos do basquetebol internacional têm sido uma tendência na arbitragem portuguesa, para Paulo Marques é mais uma prova que há qualidade na arbitragem nacional, mas que ainda há muito por fazer: “A crítica existe sempre e faz com que trabalhemos ainda mais para sermos melhores no próximo jogo. Ninguém fica mais chateado por falhar uma situação do que nós próprios. Mas o crescimento é também saber ultrapassar o erro e estar pronto para a próxima jogada. As nomeações internacionais provam que temos árbitros de boa qualidade, mas temos de continuar a trabalhar muito para atingir um nível de excelência. Penso que devemos trabalhar com todos os quadrantes da modalidade (jogadores, treinadores, dirigentes, público e árbitros) para transmitir um maior conhecimento das regras da modalidade (que são muitas) e ser assim de mais fácil perceção para quem visualiza os jogos. O Basquetebol é um desporto fantástico, com momentos de grande espetacularidade e quanto melhores forem os seus intervenientes, mais público vai ter, mais praticantes e também, espero eu, mais árbitros”, concluiu.


Karhu mais forte elimina FC Porto

É o adeus do FC Porto à FIBA Europe Cup depois de ter alcançado, pela primeira vez na sua história, os quartos de final da competição. Os “dragões” perderam a 2.ª mão da eliminatória diante do Karhu Basket (75-65), num agregado total de 156-145.

O conjunto luso até começou melhor e esteve na liderança do jogo durante grande parte do 1.º quarto, mas os finlandeses conseguiram assumir a dianteira do marcador ainda antes do final dos primeiros dez minutos do jogo (24-19). O 2.º quarto viria a revelar-se o período do jogo mais complicado para os azuis e brancos, com os homens da casa a aplicarem um parcial de 18-9.

Com 14 pontos de desvantagem ao intervalo (e mais um do jogo da 1.ª mão – 81-82), a tarefa do FC Porto avizinhava-se ainda mais complicada na segunda metade do jogo. Apesar de ter conseguido equilibrar o encontro e reduzir diferenças, os “dragões” foram incapazes de superar o Karhu que nunca mais deixou escapar a liderança da partida. No final dos quarenta minutos regulamentares os finlandeses fecharam o jogo com um 75-65.

Na equipa azul e branca, destacaram-se Brian Conklin (22pts, 6res, 1ast, 1rb), Teyvon Myers (16pts, 4res, 1ast, 1rb) e Michael Finke (10pts, 5res).


FC Porto com tudo em aberto para a 2.ª mão na Finlândia

O FC Porto perdeu por 81-80 na receção ao Karhu Basket, resultado que deixa tudo em aberto para a 2.ª mão dos quartos de final da FIBA Europe Cup, a disputar na Finlândia.

Assistiu-se a um jogo pautado pelo equilíbrio no Dragão Arena, com o Karhu a liderar as contas durante grande parte do primeiro tempo, mas o emblema português recuperou e chegou ao intervalo a vencer por 39-36.

Os “azuis e brancos” continuaram no comando do resultado até bem perto do final, mas um derradeiro parcial de 9-3 para a turma finlandesa fechou a questão.

O FC Porto ainda teve oportunidade de terminar na frente, mas a tentativa de triplo de Teyvon Myers não entrou no cesto, embora os “dragões” tenham registado 13 lançamentos de três pontos certeiros.

No capítulo individual, do lado portista, Max Landis (18pts, 4/8 3P, 4/4 LL, 2ast), Michael Finke (11pts, 3/4 3P, 3res, 1ast), Miguel Maria Cardoso (11pts, 3/6 3P, 1res, 8ast), Miguel Queiroz (10pts, 5/7 2P, 6res, 1dl) e Brian Conklin (10pts, 4/8 2P, 4res, 2ast, 1rb) sobressaíram.

Tudo se vai decidir daqui a uma semana, a 15 de março, no reduto do Karhu, num jogo que está marcado para as 16h30.


FC Porto procura as “meias” da FIBA Europe Cup

 O FC Porto entra em campo esta quarta-feira, pelas 20h00, para defrontar os finlandeses do Karhu Basket naquele que será o primeiro de dois jogos dos quartos de final da FIBA Europe Cup.

Pela primeira vez nesta fase da competição, os “dragões” começam os “quartos” em casa diante dos finlandeses que este ano já tinham defrontado o Sporting CP aquando da fase de grupos da Europe Cup. À semelhança dos azuis e brancos, a equipa da Finlândia Ocidental chega pela primeira vez a esta fase da FIBA Europe Cup e, até ao momento, perdeu apenas dois jogos em doze disputados.

Para Max Landis, o jogador mais valioso do FC Porto na FIBA Europe Cup, o objetivo passa por ganhar e fazer história com o símbolo dos azuis e brancos ao peito: “O objetivo é ganhar. Vai ser um jogo difícil contra uma equipa muito boa, bem treinada e muito agressiva. Vamos encarar estes dois jogos de forma a chegarmos à meia-final. Queremos fazer história novamente aqui no FC Porto”, explicou em declarações ao site do clube.

Na análise aos nórdicos, Landis destaca o poderio coletivo do Karhu: “Têm seis americanos, são uma equipa equilibrada, todos têm mais ou menos a mesma média de pontos. Não acho que nos temos de focar num certo jogador, eles são um coletivo forte e atiram bem”, vincou.

Por se decidir em dois jogos, com este primeiro embate disputado no Dragão Arena, o camisola #10 dos “dragões” espera um pavilhão cheio, à altura da importância que este jogo representa na história do clube: “Espero um Dragão Arena lotado. O apoio do nosso público significa muito para nós e é uma grande vantagem jogar primeiro em casa. Queremos jogar bem diante dos nossos adeptos e construir uma vantagem para levarmos para a segunda mão. É um dos jogos mais importantes da história recente do clube e espero tê-los connosco”, concluiu.

O jogo está agendado para as 20h00 desta quarta-feira e conta com transmissão na FPBtv!


FC Porto derrotado pelo Cholet Basket na visita a França

O FC Porto perdeu na deslocação ao reduto do Cholet Basket (95-83), na ultima jornada da segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup. Com a passagem aos “quartos” já assegurada, os “dragões” vão agora ter pela frente o Karhu Basket da Finlândia.

O último jogo desta fase da Europe Cup ditaria apenas quem terminava no topo da classificação do Grupo I. Os azuis e brancos precisavam de vencer para garantir esse primeiro lugar, mas o Cholet quis vingar a derrota pesada sofrida no Dragão Arena e entrou em campo determinado, conseguindo uma vantagem de dez pontos nos primeiros dez minutos da partida (28-18). A vantagem gaulesa foi ampliada ainda antes do tempo de descanso com o marcador a ditar um 53-39 ao intervalo. No reatar do jogo, o FC Porto tentou inverter a marcha do marcador, mas só no último quarto conseguiu superiorizar-se ao Cholet. No entanto, o parcial de 20-25 não foi suficiente para operar a reviravolta no marcador.  Na formação portuguesa estiveram em plano de destaque Michael Finke (19pts, 5res, 1rb), Vladyslav Voytso (19pts, 2res, 3ast) e ainda Marvin Clark (10pts, 2res, 1rb).

Os “dragões” regressam às noites europeias na Dragão Arena no dia 8 de março, sendo que o jogo na “casa” do Karhu Basket está agendado para dia 15 do mesmo mês.


FC Porto quer o primeiro lugar do grupo na FIBA Europe Cup

O FC Porto pode encerrar a segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup no primeiro lugar do Grupo I, mas para assegurar o topo da classificação necessita de vencer na visita ao La Meilleraie, reduto do Cholet Basket.

No jogo da primeira volta, a 10 de janeiro, os azuis e brancos foram protagonistas e bateram o conjunto gaulês por 99-78. Apesar do triunfo alargado, o FC Porto acabou por ceder o último jogo em casa diante do Niners Chemnitz e, portanto, vê-se obrigado a repetir a vitória alcançada na Dragão Arena diante do Cholet.

No lançamento da partida, o internacional português, João Guerreiro, foi o porta-voz de uma equipa que está a contas com algumas lesões mas que quer acabar no primeiro lugar do Grupo I: “Vai ser um enorme desafio contra uma equipa que compete pelos lugares cimeiros no campeonato francês. Queremos continuar a bela campanha que temos feito na FIBA Europe Cup e acabar em primeiro lugar no grupo seria a cereja no topo do bolo”, explicou em declarações ao site do clube.

O encontro com o Cholet Basket pode ser acompanhado em direto, a partir das 19h00, no YouTube.


Porto não consegue bater Chemnitz

O FC Porto sofreu a primeira derrota na segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup na receção ao Niners Chemnitz por 86-74.

Um primeiro período marcado pelo equilíbrio, com as duas equipas a trocarem lideranças, o emblema visitante desde cedo apresentou um ligeiro ascendente que se manteve durante o segundo período até ao intervalo.

O terceiro quarto viu os ”dragões” reentrar na luta pelo triunfo, mas o emblema alemão conseguiu controlar a reação “azul-e-branca” e controlou as suas investidas até final. O Porto mostrou-se mais forte no ressalto defensivo (25 contra 24), mas mostrou dificuldades na tabela ofensiva (11 contra 20).

O Chemnitz mostrou a sua intensidade defensiva ao conseguir 12 roubos de bola, com destaque também para os 18 turnovers cometidos pela equipa da casa.

Brian Conklin (17pts, 9res, 1ast), Michael Finke (14pts, 3res, 1dl) e Teyvon Myers (14pts, 1res, 4ast) comandaram os dragões. Já no conjunto visitante, Kevin Yebo (16pts, 4res) foi o mais esclarecido, seguido por Marko Filipovity (15pts, 5res, 1rb).


FC Porto recebe Chemnitz na FIBA Europe Cup

O FC Porto está de regresso à FIBA Europe Cup esta terça-feira! Os “dragões” já têm garantido o apuramento inédito para os quartos de final da competição, mas agora lutam pelo primeiro lugar no grupo I.

Ainda sem conhecerem o sabor da derrota na segunda fase de grupos da Europe Cup, a formação azul e branca vai receber o conjunto alemão do Niners Chemnitz pelas 20h00 na Dragão Arena para se manter invicta na luta pelo primeiro lugar do grupo.

No encontro da primeira mão o FC Porto bateu o Chemnitz por 87-94, numa partida em que Max Landis voltou a ser a figura maior dos azuis e brancos. O encontro desta terça-feira conta com transmissão na FPBtv.


Porto recebe Craiova para a Europe Cup

Após um encontro decidido no soar da buzina na deslocação ao reduto do Vitória SC, em jogo da Liga Betclic Masculina, o FC Porto regressa à FIBA Europe Cup na receção ao SCMU Craiova.

Em declarações aos canais oficiais do clube, o capitão dos “dragões”, Miguel Queiroz, lançou o embate com uma mensagem de motivação. “Essas vitórias, são importantes para os nossos objetivos, ganhar assim mostra a nossa garra e, estando por baixo, a equipa sair com uma vitória destas deixa o grupo muito motivado”, explica.

“Não é um jogo decisivo, mas pode ditar a nossa passagem desde já. Amanhã podemos qualificar-nos para a próxima fase se ganharmos e o Cholet também. É com essa ambição que queremos passar o mais rápido possível, temos essa possibilidade e vamos tentar ganhar para que isso aconteça”, explica o internacional português.

O encontro decorre no Dragão Arena a partir das 20 horas e tem transmissão no Porto Canal e na FPBtv.


“Dragão” de luxo supera Cholet na FIBA Europe Cup

O Dragão Arena viveu uma grande noite europeia esta terça-feira, depois do FC Porto superar o Cholet Basket, terceiro classificado da liga francesa, por 99-78. Os “azuis e brancos”, protagonistas de uma espetacular exibição, seguem invencíveis na segunda fase da FIBA Europe Cup e lideram o grupo I.

O Cholet até começou por obter uma vantagem de oito pontos (2-10), mas a partir daí começou o “festival dos dragões”, o que se traduziu logo num parcial de 31-23 no primeiro quarto.

No segundo tempo, a vantagem portuguesa nunca baixou dos dois dígitos, numa partida em que o FC Porto registou 57.1% de eficácia de lançamentos de campo, 60% de eficiência da linha de dois pontos e 15 triplos.

Os donos da casa conquistaram 35 ressaltos contra 27 do adversário, alcançaram 25 assistências e contaram com a exibição de alto nível de Max Landis (29pts, 6/7 2P, 5/7 3P, 3res, 4ast), Michael Finke (19pts, 5/8 3P, 3res, 1rb), Teyvon Myers (15pts, 2/3 3P, 5/6 LL, 2res, 3ast) e Brian Conklin (12pts, 6/10 2P, 7res, 7ast).

O FC Porto volta a entrar em ação na prova a 24 de janeiro, com uma receção aos romenos do SCMU Craiova.


Duelo de líderes no Dragão Arena esta terça-feira

Esta terça-feira (20h, transmissão na FPBtv), o FC Porto recebe os franceses do Cholet Basket na terceira jornada da segunda fase da FIBA Europe Cup. Trata-se de um embate entre os comandantes do grupo I, ainda invencíveis.

A equipa portuguesa, líder da Liga Betclic Masculina e a viver um ótimo momento de forma, tem pela frente um adversário de respeito, que ocupa o terceiro lugar da conceituada liga francesa, que conta com um título nacional de campeão (2009-10).

Em declarações prestadas ao site oficial dos “azuis e brancos”, o extremo Vlad Voytso assume a dificuldade deste jogo, mas acredita na força da equipa: “Temos completa noção de que é um dos adversários mais complicados que vamos ter esta época e é um desafio que encaramos com máxima seriedade e a maior motivação. Neste momento sabemos que podemos ganhar a qualquer equipa e estamos a fazer uma grande caminhada europeia. Portanto, a motivação está lá para ganharmos, a vontade também, e amanhã temos de entrar com essa mentalidade e dar tudo para ganhar”, dá a receita.

O internacional português não embandeira em arco com as duas vitórias em outras tantas rondas nesta fase da Europe Cup, e “pede” foco: “Ganhar os dois primeiros jogos, ainda por cima fora, foi muito importante. Mas não nos podemos acomodar agora, ainda temos este jogo com o Cholet relativo à primeira volta e os outros três da segunda, por isso ainda muito pode acontecer. Todas as equipas têm qualidade e possibilidades de passar à próxima fase, portanto temos de manter o nosso registo vitorioso e trabalhar daqui para a frente” avisa.


FC Porto joga na Alemanha esta terça-feira

O FC Porto volta a entrar em ação esta terça-feira (18h, transmissão na FC Porto TV/Porto Canal), na Alemanha, diante do Niners Chemnitz, na segunda jornada da segunda fase da FIBA Europe Cup.

Os “dragões” ganharam na jornada inaugural, contra o SCMU Craiova, e agora enfrente o atual sexto classificado da liga alemã, com seis triunfos e três derrotas, e que perdeu (73-83) contra o Cholet Basket há uma semana na competição europeia.

Na antevisão desta partida, em declarações ao site oficial do clube “azul e branco”, Francisco Amarante encara com boa disposição o facto da equipa não ter voltado a Portugal desde quarta-feira, devido a problemas logísticos: “A equipa lidou bem com toda esta situação, somos um grupo muito unido e divertido. Claro que sentimos o cansaço das viagens, mas encaramos a situação com boa disposição”, afirmou.

O internacional português garante um FC Porto completamente focado num triunfo na Alemanha, sem esquecer o jogo que se aproxima na sexta-feira frente ao SL Benfica, na Liga Betclic Masculina: “As nossas hipóteses são as mesmas em todos os jogos. Queremos ganhar, queremos competir e vamos entrar em campo com tudo para trazer uma vitória que pode ser muito importante. São dois jogos de grande qualidade e muito competitivos num espaço de tempo bastante curto. Estamos habituados a estas situações e acredito que temos capacidade para conseguir duas vitórias se dermos o nosso melhor em ambos”, projeta.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.