Artigos da Federaçãooo
Minibasquete em destaque com quatro circuitos simultâneos
O dia 9 de maio promete ser de grande atividade no universo do Minibasquetebol, com a realização de quatro circuitos distintos, espalhados por diferentes pontos do país e envolvendo dezenas de jovens atletas. Entre etapas com identidade própria e forte ligação às comunidades locais, o foco mantém-se no desenvolvimento, na diversão e na partilha de experiências dentro e fora do campo.
Circuito Neemias
No distrito de Aveiro, a Gafanha da Nazaré recebe o Circuito Neemias, que decorrerá entre as 14h e as 19h no Pavilhão Municipal local. A etapa contará com a participação do GD Gafanha, F.C. Gaia, Club 5Basket, Desportivo de Leça, Illiabum e Gumirães, reunindo vários emblemas com tradição no trabalho de formação. Ao longo da tarde, os jovens atletas terão oportunidade de competir num ambiente descontraído, onde o resultado é secundário face à aprendizagem e ao convívio.
XI Circuito Prof. Mário Lemos
Já em Santarém, o XI Circuito Prof. Mário Lemos – Etapa de Santarém decorre durante a manhã, entre as 9h e as 13h, no Pavilhão Municipal. Esta etapa reúne o Santarém Basket Clube, BC Tomar, CD Amiense, Chamusca BC, SC Barquinhense, SCOBS, CD Torres Novas e Rio Maior Basket, num momento que reforça a dinâmica do minibásquete na região. A iniciativa mantém o espírito formativo que caracteriza o circuito, promovendo o contacto entre clubes e o crescimento competitivo dos mais jovens.

Etapa Ticha Penicheiro
Mais a norte, em Viseu, realiza-se a Etapa Ticha Penicheiro, inserida no Circuito Feminino de Minibasquete, que terá lugar no Pavilhão do IPV entre as 9h30 e as 17h30. Participam Gumirães, Vizela, Beira-Mar, Leça, CTM VPA e Aroso, numa jornada dedicada ao desenvolvimento do basquetebol feminino desde as bases. O programa inclui vários jogos ao longo do dia, promovendo a prática regular e o espírito de equipa num ambiente competitivo saudável.
Etapa Prof. Mário Lemos
Ainda no mesmo dia, Vila Nova de Gaia acolhe a IV Etapa do XI Circuito Prof. Mário Lemos, organizada pelo Powertogether, no Pavilhão Municipal Prof. Miranda de Carvalho. A atividade decorre durante a tarde, entre as 14h30 e as 18h30, contando com as equipas Powertogether, GDB Leça, SC Coimbrões, CAA Salesianos, SC São João de Ver e USC Paredes. Para além dos jogos, o programa inclui momentos de convívio e concursos coletivos, reforçando o caráter lúdico e educativo do evento .
Com diferentes contextos, horários e participantes, estes quatro circuitos refletem a vitalidade do Minibasquetebol em Portugal. Mais do que competição, são espaços de formação, partilha e crescimento, onde o jogo serve de base para desenvolver valores fundamentais dentro e fora de campo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Encerramento dos Projetos Complementares de Basquetebol no Desporto Escolar: Monitorização em curso até 20 de Junho
Com o ano letivo a chegar ao fim, o Desporto Escolar, em conjunto com a Federação Portuguesa de Basquetebol, conclui mais uma edição dos seus Projetos Complementares, nomeadamente o Basquetebol 3×3 nas Escolas e o Basquetebol Skills Escolar.
Neste contexto, todas as escolas e professores envolvidos são convocados a realizar o preenchimento dos respetivos formulários de Monitorização/Relatório Anual, instrumento indispensável para:
-
A avaliação da execução e impacto dos projetos nas escolas;
-
A identificação de oportunidades de melhoria para o futuro;
-
E a tomada de decisões estratégicas sobre a continuidade dos projetos no âmbito do Desporto Escolar.
Os formulários de monitorização, respetivos ao ano letivo 2024/2025, encontram-se disponíveis através dos links facultados às escolas. As iniciativas abrangidas são:
-
Basquetebol 3×3 nas Escolas 2024/2025 – Monitorização
-
Basquetebol Skills Escolar 2024/2025 – Monitorização
O preenchimento integral e atempado dos formulários é obrigatório para a conclusão da inscrição nos projetos e para a atribuição do kit desportivo às escolas participantes, como reconhecimento pelo envolvimento nas atividades promovidas.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
2024: os acontecimentos que marcaram o Basquetebol português
No Basquetebol, o cronómetro só dá a cada equipa 24 segundos para atacar o cesto. Entre os 24 segundos e o som da buzina, tudo pode acontecer. Afinal, e utilizando uma metáfora apropriada à quadra natalícia, é essa a “magia” da modalidade. O que aconteceu, então, a partir do momento em que o “cronómetro” inverteu e passou de (20)23 para (20)24 no que ao Basquetebol nacional diz respeito? Vamos por partes:
JANEIRO
O GDESSA Barreiro entrou em 2024 da melhor forma, vencendo a sua segunda Taça Federação. No derradeiro encontro, as comandadas de André Martins, à data, campeãs nacionais, venceram o SL Benfica, por 55-59, numa reedição das finais da Liga Betclic Feminina 2022/2023 e das Taças Vítor Hugo 2022 e 2023, quebrando a hegemonia das encarnadas na prova (tinham erguido o troféu nas três últimas finais).
Ver esta publicação no Instagram
FEVEREIRO
Primeira janela de qualificação para Os Linces, que foram ganhar à Ucrânia, mas não conseguiram ultrapassar Israel em casa, num lotado Multiusos de Odivelas, a iniciar uma caminhada que, após a janela de novembro, se pode considerar um sucesso – falta apenas uma vitória para chegar a mais um EuroBasket, 14 anos depois. A primeira janela para As Linces, que receberam a alcunha no final do ano, teve lugar em novembro de 2023, e foi também ela histórica.
Ver esta publicação no Instagram
Neste mês iniciaram também as fases nacionais das competições de formação: Campeonato e Taça Nacional para os escalões de Sub14, Sub16 e Sub18, nos dois géneros, num total de quase 300 equipas em prova.
MARÇO
A 75.ª Taça de Portugal Masculina foi a 15.ª Taça de Portugal para o FC Porto. Os azuis e brancos defrontaram o SL Benfica (vencedor em 2023) na final, numa partida eletrizante que acabou 78-81. “É o início de muita coisa”, afirmou, na altura, o treinador dos “dragões”, Fernando Sá. Meses mais tarde, em setembro…
Já no Feminino, acabou mesmo por ser o SL Benfica a levantar a Taça de Portugal Skoiy, batendo precisamente o GDESSA Barreiro (61-42), no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, “vingando-se” do reultado final da Taça Federação de janeiro.
ABRIL
Abril, jovens mil. O ditado não é bem assim, mas esta versão encaixa perfeitamente no que foi este mês para o Basquetebol nacional, com mais uma Festa do Basquetebol Juvenil a animar as ruas e os pavilhões de Albufeira. Foram quase 1000 jovens atletas a participar no evento, que chegou à sua 16.ª edição, e que movimentou uma massa humana de milhares. AB Porto e AB Lisboa dividiram os primeiros lugares em todos os escalões e géneros.
Ver esta publicação no Instagram
Também as Ligas Betclic estiveram em evidência, com o término da fase regular – com FC Porto e Sportiva Azoris Hotels na frente. Na gala Liga Betclic Awards, no final do mês, Jacob Tubbergen (Imortal LUZiGÁS) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMotor) levantaram os respetivos troféus de MVP, André Cruz (Sporting CP) e Inês Neto (Galitos FFonseca) foram os Melhores Jogadores Jovens, João Figueiredo (UD Oliveirense) e André Janicas (Esgueira Aveiro TRIVGLASS) os melhores treinadores. O Prémio Carreira foi para Mário Barros e o Prémio Excelência para Mário Palma. Conhece aqui todos os vencedores.
Ver esta publicação no Instagram
MAIO
Na Liga Betclic Feminina, as “águias” terminam o ano em destaque, ao fazerem a “dobradinha” com a conquista do campeonato, frente ao União Sportiva e com Raphaella Monteiro (MVP) em evidência, e recuperam um título muito ambicionado no seio da equipa de Eugénio Rodrigues.
Ver esta publicação no Instagram
Já antes de fechar a Liga Betclic Masculina, o SL Benfica conquistou a Taça Hugo dos Santos, frente ao FC Porto, prova que não vencia desde 2018. Num duelo entre os dois primeiros classificados da Liga (fase regular), com bancadas repletas e entusiásticas (3600 espetadores), as “águias” levaram a melhor sobre os “dragões” e ergueram o segundo troféu masculino do ano civil.
O árbitro Fernando Rocha (já lá iremos) também se destaca, ao apitar a Final Four da Euroliga 2024, em Berlim (Alemanha), sendo mesmo o árbitro principal da final (Panatinaikos vs. Real Madrid); e, nas competições FPB, a AD Sanjoanense bate a ABTF Betão Vagos para garantir a subida da CN1 à Liga Betclic Feminina; na Proliga, o Queluz O NOSSO PREGO vence o Galitos BARREIRO.
Ver esta publicação no Instagram
JUNHO
Mês de decisões na principal divisão do Basquetebol nacional: na Liga Betclic Masculina, o SL Benfica vence o FC Porto (3-0) na final e sagra-se campeão pela terceira vez consecutiva, com um emocionado Fernando Rocha a apitar a “finalíssima” – o último jogo da carreira.
E, claro, o “nosso” Neemias Queta tornou-se o primeiro português a ser campeão na NBA. A fotografia com o anel na Casa Branca ficará no legado do poste dos Boston Celtics, que tem vindo a colecionar cada vez mais minutos com Joe Mazzulla desde setembro.
Novo wallpaper para o admin #SomosBasquetebol pic.twitter.com/NNIUH7bCuJ
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) November 22, 2024
JULHO
Termina a temporada a nível de Clubes e chegamos a um novo máximo no número de agentes inscritos na FPB no final de uma época desportiva: 36.598, prova inequívoca do crescimento da modalidade em todo o país.
Outra prova foi também a vitória portuguesa frente à histórica Argentina no II Torneio Internacional de Guimarães, onde a Seleção Nacional derrotou o coletivo de Facundo Campazzo e Nico Lapovitrolla, que tem agora Pablo Prigioni ao leme. Dois dias depois, derrotou também a Grã-Bretanha e saiu invencível da prova triangular.
Ainda este mês tiveram também lugar dois eventos de sucesso: o Inter-Seleções 3×3 Sub17, em Tomar, que coroou como vencedores as Seleções da AB Porto (Masculino, bicampeã) e da AB Lisboa (Feminino, tricampeã). Já na Festa do Minibasquete, com quase 500 atletas participantes, foram Lisboa (Feminino) e Setúbal (Masculino) que levaram de vencida o torneio – onde o resultado é o que menos importa. Este ano, a Festa ficou marcada pelas visitas da Seleção Nacional e da Seleção Nacional de BCR.
Ver esta publicação no Instagram
AGOSTO
Mais um mês em que as várias Seleções Jovens estiveram em ação. Destaque, claro, para a Seleção Nacional Feminina Sub18 alcançou o 5.º lugar no Campeonato da Europa que se realizou em Matosinhos, a melhor marca de sempre no escalão, e que garante a qualificação para o Mundial de Sub19 Femininos, na Chéquia, em 2025. A “Casa das Seleções”, como é carinhosamente apelidado o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, encheu para o derradeiro duelo, frente à Hungria, num verdadeiro espetáculo dentro e fora das quatro linhas. Um feito histórico e cujo único precedente tinha sido, também com Agostinho Pinto “ao leme”, o apuramento para o Mundial Sub17, em 2015. Clara Silva foi Cinco Ideal.
@fpbasquetebol Que obra de arte esta narração com direito a flauta no final incrível dupla de José Pedro Barbosa e António Pedro Dias ️ O CAMINHO É PARA A CHÉQUIA #SomosBasquetebol #GigantesDePortugal #U18EuroBasket #fyp #fpb #foryou #sports #basketballtiktok #TikTokDesporto #fypシ゚viral ♬ som original – FPB
Grande destaque também para a Seleção Nacional de BCR, que vence o derradeiro jogo e garante a manutenção na Divisão B do Campeonato da Europa da modalidade, patamar alcançado em 2023, já com o atual selecionador, o aclamado Óscar Trigo. Pedro Bártolo é Cinco Ideal do torneio.
Ver esta publicação no Instagram
E, claro, o verão é sempre um “mês grande” para o 3×3 nacional e João Grosso alcançou o feito histórico de se tornar o primeiro português a participar numa etapa da World Tour, principal “divisão” da modalidade. O árbitro Pedro Maia também chegou ao topo em 2024, ao apitar as finais do Europe Cup 3×3 2024.
SETEMBRO
A época feminina inicia-se com a Taça Vítor Hugo, disputada em Aveiro e conquistada pelo SL Benfica, a iniciar de forma contundente a temporada desportiva: 86-56. Raphaella Monteiro foi MVP – mais um prenúncio de uma excelente época – e o Sportiva Azoris Hotels ficou em 3.º, vencendo o CAB Madeira.
Ver esta publicação no Instagram
Já no final do mês, o destaque é mesmo as Supertaças. No Feminino, nova vitória encarnada, desta feita frente ao GDESSA Barreiro, finalista vencido da última Taça de Portugal; no Masculino, é o FC Porto que sai vencedor do duelo com o SL Benfica. O encontro exigiu prolongamento, para gáudio das repletas bancadas do Multiusos de Sines. Uma réplica perfeita do que viria a ser o nível exibicional da Liga que ambas as equipas encabeçam ao final do ano.
OUTUBRO
Outubro foi rosa para as Ligas Betclic. Cada triplo marcado na Liga Betclic Masculina e na Liga Betclic Feminina reverteu em 10€ para a Liga Portuguesa contra o Cancro, campanha da FPB e da Betclic que angariou um total de 4890 euros, proveninentes dos 489 lançamento dos três triplos convertidos durante o mês, entre outras iniciativas de sensibilização e homenagem.
Ver esta publicação no Instagram
Nasce também neste mês uma iniciativa pioneira para o Basquetebol nacional: pela primeira vez, as crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade vão poder ter o Minibasquete como “disciplina”, com professores orientados, torneios regulares e material oferecido pela FPB às escolas, no âmbito da modalidade de 3×3. No fundo, trata-se do alargamento de uma iniciativa similar, que há largos anos a FPB promove para os alunos das escolas básicas e secundárias.
NOVEMBRO
A Seleção Nacional Masculina obteve uma vitória inédita sobre a Eslovénia, um marco histórico, com uma primeira parte de luxo e os holofotes bem acessos, e que coloca os comandados de Mário Gomes muito perto do apuramento para o EuroBasket 2025; no jogo fora, em Koper, Portugal ficou a um ponto (83-82) de garantir desde já a qualificação tão ansiada (o último EuroBasket foi em 2011).
Ver esta publicação no Instagram
Recordar que, no intervalo do jogo em casa, o Governo Português condecorou Fernando Rocha com uma Medalha de Mérito Desportivo, honrando uma longa e aclamada carreira e fechando o seu último ano na arbitragem com chave de ouro.
Ver esta publicação no Instagram
Já a Seleção Feminina também somou uma esclarecedora vitória (43-76) com a Macedónia do Norte, fora, e segue em segundo no grupo (passam os quatro melhores segundos). O primeiro jogo, contra a Sérvia, ultra-favorita, não foi tão favorável. Em fevereiro, o coletivo de Ricardo Vasconcelos tem dupla jornada em Coimbra, e conta com o apoio de todos os portugueses para garantir o primeiro Campeonato da Europa Feminino para o país.
Ver esta publicação no Instagram
Antes disso, logo no início do mês, a Seleção Nacional de Esports garantiu um feito histórico na 3.ª época da eFIBA, ao cair apenas na final, perante a Turquia, e a sagrar-se vice-campeão europeu de eSports (2K) – com bilhete carimbado para o seu primeiro Mundial de sempre. Com grande sucesso, como podemos ver a seguir:
Ver esta publicação no Instagram
DEZEMBRO
Logo a iniciar o mês, Portugal é bronze mundial em 2K, meros 30 dias depois do vice-campeonato europeu: o coletivo luso foi às Filipinas e venceu a congénere anfitriã no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, num registo histórico e até aqui impensável. Na terceira temporada competitiva da modalidade, a Seleção das Quinas trouxe a medalha de bronze “para casa”, alavancada pelas grandes exibições de Henri Jones (defensor do ano para a eFIBA).
!
A nossa seleção de Esports alcançou o Top 3 Mundial ao levar a melhor sobre as Filipinas 3️⃣
, rapazes! #SomosBasquetebol #eFIBA #eFIBAS3 pic.twitter.com/0vWbenQPrO
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) December 12, 2024
Dá-se também o lançamento oficial de mais quatro campos 3×3 Basket Art, no Parque Corgo, em Vila Real, elevando os números do projeto para 60 campos em 41 localizações, espalhados por várias localidades portuguesas, promovendo o desporto e a cultura. Em setembro já tinha sida inaugurado , em Vila Franca de Xira, o Campo do Sobralinho.
E, para fechar 2024 “em grande”, Ticha Penicheiro foi indicada para a Classe de 2025 do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, e saberá no próximo ano se entrará mesmo para o famigerado memorial da modalidade, uma honra que celebra a sua carreira lendária, cinco anos depois de ser induzida ao Women’s Basketball Hall of Fame, em 2019.
Ver esta publicação no Instagram
E em 2025? O cronómetro está quase a chegar aos 0′.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Já estão em distribuição os kits de oferta do 3×3 nas Escolas
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.

