Artigos da Federaçãooo

AB Lisboa faz o pleno no Inter-Seleções Sub17 de 3×3

Não faltou competição no último dia da primeira edição do Torneio Inter-Seleções Sub17 de 3×3! Com os diferentes jogos que determinaram a classificação final da prova, todas as equipas voltaram a entrar em campo para mostrar a sua qualidade perante os adeptos presentes na bancada.

Os grandes vencedores foram as formações da AB Lisboa, que triunfaram na competição feminina e masculina.

Feminino

Na prova feminina, o jogo decisivo colocou frente a frente as equipas de Lisboa e Porto, com o triunfo a sorrir ao conjunto lisboeta. Já na luta pelo bronze, a AB Viana do Castelo ultrapassou a AB Coimibra e termina na terceira posição.

Apuramento para o 13.º lugar

15.º e 16.º lugar

13.º e 14.º lugar

Apuramento para o 9.º lugar

11.º e 12.º lugar

9.º e 10.º lugar

Apuramento para o 5.º lugar

7.º e 8.º lugar

5.º e 6.º lugar

Meias-finais

3.º e 4.º lugar

Final

Assim, e com base nos resultados obtidos pelas equipas no último dia de competição, a classificação do torneio feminino foi a seguinte:


Masculino

Já na competição masculina, o último dia da prova viu a seleção da Associação de Basquetebol de Lisboa vencer a primeira edição da prova após vencer a congénere de Aveiro na final. A AB Porto fecha o pódio e conquista o bronze após ultrapassar a oposição do conjunto de Braga na partida do 3.º e 4.º lugar.

Apuramento para o 13.º lugar

15.º e 16.º lugar

13.º e 14.º lugar

Apuramento para o 9.º lugar

11.º e 12.º lugar

9.º e 10.º lugar

Apuramento para o 5.º lugar

7.º e 8.º lugar

5.º e 6.º lugar

Meias-finais

3.º e 4.º lugar

Final

A classificação final do primeiro Torneio Inter-seleções sub17 de 3×3 conclui com a seguinte classificação:

 


Encontrados os semifinalistas do Inter-Seleções Sub17 de 3×3

Terminado o segundo dia de competição no Inter-Seleções Sub17 de 3×3, em Tomar, estão encontrados os semifinalistas em ambos os géneros. Do lado masculino, a primeira meia-final vai opor Lisboa ao Porto, enquanto na segunda partida teremos um duelo entre Braga e Aveiro. Quanto à ala feminina, a primeira “meia” apresentará Viana do Castelo e Porto, ao passo que depois haverá um Lisboa vs. Coimbra. Todo os restantes emparelhamentos e calendário de domingo podem ser consultados aqui, sendo que a prova arrancará às 9h com acompanhamento na FPBtv.

A manhã do evento ficou marcada pela presença de Ticha Penicheiro, lenda do basquetebol mundial feminino. A antiga craque portuguesa distribuiu autógrafos e simpatia junto dos mais jovens.

Destaque ainda para a foto de grupo da praxe, que foi outro momento de animação entre a competição.

Os resultados dos “oitavos” e quartos de final no escalão de sub17 masculinos foram estes:

 

Quartos de final

AB Setúbal 11-14 AB Lisboa
AB Coimbra 10-17 AB Porto
AB Braga 21-9 AB Alentejo
AB Algarve 19-21 AB Aveiro

Oitavos de final

AB Setúbal 13-9 AB Bragança
AB Lisboa 21-6 AB Vila Real
AB Coimbra 9-8 AB Viana do Castelo
AB Porto 14-13 AB Leiria
AB Braga 20-3 AB Viseu
AB Alentejo 21-16 AB Madeira
AB Algarve 15-5 AB Castelo Branco
AB Aveiro 15-11 AB Santarém

 

Por seu turno, na ala feminina, os “oitavos” e os quartos de final terminaram desta forma:

Quartos de final

AB Viana do Castelo 8-6 AB Setúbal
AB Porto 12-10 AB Madeira
AB Lisboa 19-2 AB Algarve
AB Aveiro 14-15 AB Coimbra

Oitavos de final

AB Viana do Castelo 21-7 AB Bragança
AB Setúbal 10-7 AB Santarém
AB Porto 21-4 AB Vila Real
AB Madeira 15-8 AB Leiria
AB Lisboa 14-3 AB Castelo Branco
AB Algarve 12-8 AB Braga
AB Aveiro 10-3 AB Alentejo
AB Coimbra 15-7 AB Viseu

 

 

 

 

 


Primeiro dia do Inter-Seleções Sub17 de 3×3 está terminado

Decorreu esta sexta-feira, em Tomar, o primeiro dia do inédito Inter-Seleções Sub17 de 3×3. Este evento, que termina no domingo, conta com três campos e 34 equipas, divididas nas categorias masculina e feminina.

Tudo principiou com a cerimónia de abertura, composta pela atuação do grupo “Sellium”, grupo de danças medievais de Tomar e pela entrega de dois tabuleiros por parte de um par de adultos e um par de crianças, de forma a evovar a famosa Festa dos Tabuleiros da cidade nabantina. Seguiram-se palavras de João Leitão, vice-presidente da FPB, e de Hélder Henriques, vereador da Câmara Municipal de Tomar.

De realçar o excelente ambiente proporcionado por todas as comitivas no requalificado Largo da Várzea, assim como pelo público presente nas bancadas.

A anteceder o início da competição, as Seleções Nacionais masculina e feminina de sub23 de 3×3 treinaram em dois dos campos. As formações portuguesas preparam a participação nos Jogos do Mediterrâneo, na Argélia, entre 30 e 3 de julho.

Foram estes os resultados da primeira jornada da prova em sub17 masculinos:

Grupo A

AB Setúbal 12-10 AB Santarém
AB Alentejo 11-9 Viana do Castelo

Grupo B

AB Porto 21-4 AB Viseu
AB Algarve 12-11 AB Vila Real

Grupo C

AB Castelo Branco 7-15 AB Leiria
AB Lisboa 15-16 AB Braga

Grupo D

AB Coimbra 21-11 AB Guarda
AB Aveiro 21-10 AB Bragança
AB Guarda 11-17 AB Madeira
AB Madeira 10-7 AB Bragança
AB Aveiro 9-10 AB Coimbra

 

Quanto ao escalão de sub17 femininos, os resultados foram os seguintes:

Grupo A

AB Viana do Castelo 14-5 AB Vila Real
AB Algarve 8-5 AB Viseu

Grupo B

AB Santarém 21-0 AB Castelo Branco
AB Aveiro 13-8 AB Madeira

Grupo C

AB Lisboa 9-6 AB Leiria
AB Setúbal 18-2 AB Alentejo

Grupo D

AB Coimbra 21-3 AB Guarda
AB Braga 4-15 AB Porto
AB Bragança 2-21 AB Braga
AB Guarda 0-21 AB Porto
AB Braga 18-11 AB Bragança

Os jogos retomam este sábado, às 9 horas, com transmissão na FPBtv.

Apresentamos algumas das melhores imagens desta sexta-feira:

 


Inter-Seleções Sub17 de 3×3 arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira (19h30), e dura até domingo, a 1.ª edição do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, evento inédito no basquetebol português que vai ter a requalificada Várzea Grande, em Tomar, como palco.

Participarão na competição 17 das 21 Associações, num total de 34 equipas nas vertentes masculina e feminina, sendo que os calendários estão disponíveis aqui e os jogadores de cada formação aqui. A FPBtv vai acompanhar a prova.

Recordamos que este certame foi apresentado no passado dia 13 de maio e na altura, a presidente da Câmara Municipal da cidade nabantina, Anabela Freitas, mostrou-se muito satisfeita por receber este Inter-Seleções: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou. Já Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das pronas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

 


Apresentação de um evento inédito que tem Tomar como palco

Decorreu esta sexta-feira de manhã, nos Paços do Concelho de Tomar, a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Inter-Seleções Regionais de 3×3 no escalão de sub17 masculinos e femininos, evento inédito em Portugal e que terá lugar entre 17 e 19 de junho, na cidade nabantina.

A acompanhar a crescente popularidade e importância do 3×3, modalidade olímpica, dá-se então um passo importante nesta variante. Este certame deverá reunir 144 atletas e um total de cerca de 250 elementos.

Em declarações à FPBtv, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, não escondeu a satisfação pela realização do certame na cidade: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “”Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

José Monteiro, diretor técnico regional da AB Santarém, abordou o momento positivo da entidade: “Em termos de crescimento está a ser um ano excelente para a AB Santarém. O basquetebol é, neste momento, a modalidade de pavilhão mais praticada no nosso distrito, sem sombra de dúvida. Passámos de 600 para perto de 1000 atletas, num crescimento de 60%, com o nosso projeto “ABS Escolas”, a que chamamos a “magia do primeiro cesto”, ligado ao minibasquete, a assumir muita importância. Este Inter-Seleções é muito motivador para nós, sendo que a nossa Associação vai ter um circuito distrital com 12 etapas durante os próximos meses, numa prova que vai chegar a locais sem basquetebol”, explicou.

Por seu turno, Alcino Gonçalves, presidente do Basket Club de Tomar, assumiu a importância do Inter-Seleções para a cidade: “Este evento dá-nos ainda mais motivação para continuar a evoluir. Faltam valores de referência do basquetebol em Tomar. Os nossos jovens, neste distrito, apenas na Chamusca têm basquetebol sénior num patamar competitivo mais alto. O Basket Club de Tomar não abdica da vertente solidária. Não queremos apenas formar atletas, queremos formar cidadãos, e este ano não será exceção. No Dia Nacional do Minibasquete ajudaremos uma instituição de apoio a pessoas com deficiência, onde já damos treinos de basquetebol”, adiantou.

 


“Temos potencial para competir ao mais alto nível” (Vídeo)

Decorreu em Lisboa, de 17 a 19 de setembro, a primeira edição da FIBA 3X3 U17 Europe Cup, competição europeia que contou com a participação das seleções portuguesas de sub17 femininas e masculinas.

A FPBtv falou com Manuel Fernandes, presidente da FPB, João Leitão, vice-presidente da federação, e Nuno Delgado, embaixador da “Lisboa Capital Europeia do Desporto”, que fizeram um balanço positivo do evento e congratularam as formações portuguesas.

As equipas lusas conseguiram uma prestação brilhante, atingindo o top8 na vertente feminina e o top4 no torneio masculino, na sua primeira participação em competições internacionais. Somado ao sucesso coletivo, Danilo Horta terminou como o terceiro melhor marcador da competição masculina, e Filipa Barros e Gabriela Falcão concluíram no top 10 feminino.


Seleção Nacional de sub17 masculinos entre as 4 melhores da Europa

A Seleção Nacional de sub17 masculinos terminou a sua participação inédita na FIBA 3×3 u17 Europe Cup no top 4 da competição.

A equipa das quinas superou-se nos quartos-de-final da prova ao bater a Estónia por 12-14, com Danilo Horta em destaque ao contribuir com nove dos 14 pontos lusos. A vitória sobre a poderosa seleção báltica animou as bancadas do recinto montado no Ocean Campus, em Pedrouços, e colocou Portugal nas meias-finais da competição.

 

No encontro decisivo para alcançar a final a equipa nacional acabaria por perder diante dos atuais campeões europeus da Eslovénia (12-15), apesar da fantástica réplica dos atletas portugueses. No encontro das meias-finais, Danilo Horta voltou a evidenciar-se com 7 pontos marcados.

Apesar da derrota, Portugal ainda tinha pela frente o encontro que determinava o e 3.º e 4.º lugar da prova, diante da Hungria. A formação orientada por João Chaves e Bernardo Pires lutou até ao último segundo pela medalha de bronze, mas acabou por perder 16-12, terminando a competição como a quarta melhor seleção europeia naquele que foi o ano de estreia das seleções sub17 nos europeus FIBA.

Nota ainda para Danilo Horta que terminou a prova como o terceiro melhor marcador da competição, com um total de 32 pontos em cinco jogos.


Sub17 femininas obrigaram vice-campeã europeia a suar

A seleção nacional de sub17 femininos lutou olhos nos olhos com a vice-campeã europeia e terminou a sua participação na FIBA 3×3 U17 Europe Cup como uma das oito melhores da Europa.

Num embate que se antevia como complicado, a equipa das Quinas apresentou-se concentrada e tentou explorar o jogo interior por intermédio de Gabriela Falcão (3pts), uma das atletas em maior evidência na formação lusa ao longo do torneio.

Os adeptos na bancada assistiam a um jogo duro, com ambas as partes a lutarem pelo acesso às meias-finais. A estratégia portuguesa de condicionar as ações na área junto ao cesto iam frustrando as intenções alemãs, mas o tiro longo começou a assumir-se como o fator determinante.

O conjunto germânico terminou a partida com seis lançamentos exteriores concretizados, dificultando a tarefa das jogadoras lusas que se batiam frente a frente com a sua poderosa adversária. Filipa Barros (8pts) assumia o foco do ataque português e o público empurrou a seleção até aos últimos segundos, mas foram as vice-campeãs europeias que saíram com um triunfo suado por 19-15.

Na sua estreia em competições internacionais, as jovens lusas acabam como uma das oito melhores equipas da Europa. Filipa Barros foi a sétima melhor marcadora da competição com 19 pontos e Gabriela Falcão fecha o top10 com 17. Na final da competição a Alemanha acabou batida pela Espanha (7-15) que se sagrou campeã europeia da FIBA 3×3 u17 Europe Cup.


Seleção masculina de 3×3 garante os quartos-de-final

À semelhança da Seleção nacional feminina de 3×3, a Seleção Nacional masculina estreou-se em grande estilo na FIBA 3×3 u17 Europe Cup. A equipa das quinas garantiu um lugar nos quartos-de-final da prova e vai defrontar a Estónia este domingo (16h40).

Portugal começou o dia da melhor forma e levou a melhor diante da poderosa Lituânia (12-14), com Danilo Horta (6pts) e Tomás Silva (4pts) a evidenciarem-se na equipa nacional. A formação lusa surpreendeu e não tirou o pé do acelerador no segundo jogo do dia. A equipa orientada por João Chaves e Bernardo Pires bateu-se de igual para igual com a Alemanha, mas acabou por perder por apenas um ponto (14-13), após triplo germânico convertido nos últimos segundos do encontro.

Com uma vitória e uma derrota, Portugal garantiu o segundo lugar do Grupo D e a presença no dia decisivo da competição, onde vai defrontar a Estónia nos quartos-de-final da prova (16h40). Além da seleção masculina, também a seleção feminina já tinha garantido presença na fase determinante da prova. O evento é aberto ao público e conta com transmissão na FPBtv a partir das 14h00. Vem apoiar a tua seleção!


Portugal apura-se para os quartos-de-final da FIBA 3×3 U17 Europe Cup

A Seleção Nacional feminina de 3×3 entrou da melhor forma na FIBA 3×3 u17 Europe Cup já que além das boas exibições, conseguiu passar para os quartos-de-final da competição.

Portugal começou a competição com um triunfo diante da Hungria que apenas foi alcançado após prolongamento (16-18). A formação orientada por Américo Santos contou com as exibições inspiradas de Gabriela Falcão e Filipa Barros que contribuíram, em conjunto, com 14 dos 18 pontos do triunfo luso.

No segundo encontro do primeiro dia de Europeu para a equipa das quinas, Portugal lutou mas foi batido pela poderosa congénere francesa por apenas um ponto (18-17). Gabriela Falcão voltou a evidenciar-se com sete pontos marcados e contou com o apoio de Fatumata Djaló (5pts) e Filipa Barros (4pts).

Apesar da derrota, Portugal garantiu o apuramento para os quartos-de-final onde vai encontrar pela frente, este domingo (14h00), a Alemanha.

 


Seniores desejam boa sorte às seleções sub17 para a Europe Cup

As seleções nacionais sub17 de 3×3 iniciam hoje, dia 17 de setembro, a sua participação na primeira edição da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza no Ocean Campus, em Pedrouços (Lisboa).

A FPB falou com os membros das seleções nacionais de seniores feminin­­­os e masculinos, que em junho disputaram a qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup, para deixarem alguns conselhos aos jovens lusos que vão entrar em competição.

“Se for como a minha experiência, é uma ida sem volta. Adorei jogar 3×3”, explica Arnette Hallman. O internacional luso ressalva a aposta da federação na dinamização da vertente, destacando que Portugal está “a dar passos enormes e este torneio demonstra isso!”.

Márcia Costa, jogadora da década da Liga Skoiy e internacional das seleções de 5×5 e 3×3, reforça a o impacto do evento: “Acho muito importante a FPB mostrar este apoio nesta nova maneira de se praticar a modalidade. O 3×3 preenche a parte do espetáculo, da intensidade, da entrega”.

Fábio Lima, reforça esse sentimento: “Portugal acolher este tipo de competição é sempre muito importante na divulgação desta modalidade em ascensão”, e deixa um conselho: “Aproveitem a experiência! Este é um jogo mais físico e intenso, mas também muito divertido de se jogar”.

“Desfrutem do jogo! O jogo de basquetebol é algo fascinante, mas com pressão pode perder a sua essência. Aproveitem esta oportunidade do 3×3 para dar asas à vossa imaginação e liberdade dentro de campo”, aconselha Laura Ferreira.

“Quero desejar boa sorte aos nossos jovens que vão disputar o 3×3. É uma competição incrível, onde há mais posse de bola e o jogo é muito mais rápido. Vão adorar a experiência!”, deseja João Balseiro, que representou Portugal na qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup.

Para Joana Soeiro: “O crescimento desta nova maneira de jogar basquetebol no nosso país está aos olhos de qualquer um. Acredito que com este evento, podemos ver mais jogadores que se especifiquem a trabalhar para este tipo de jogo”, prevê.

João Torrie exalta a honra que é representar Portugal numa competição europeia: “Disputar a Europe Cup é ter a honra de disputar uma prova de basquetebol no seu estado mais puro”, e acrescenta: “Façam reset aos erros que cometem. Este formato tem muitas posses de bolas e pede que sejam mais físicos e ofensivos. Sejam fortes e lembrem-se que estamos a jogar em casa!”.

“O único e melhor conselho que posso dar é divertirem-se ao máximo, aproveitarem e tentarem absorver o melhor desta experiência, especialmente num evento em Portugal o que é fantástico para a visibilidade da modalidade” concluí Emília Ferreira, internacional lusa.

A seleção nacional de sub17 feminina inicia a sua participação esta sexta, com dois encontros, e a formação masculina estreia-se este sábado, dia 18 de setembro, também com dois jogos, todos com transmissão na FPBtv.


FIBA 3×3 U17 Europe Cup arranca esta sexta-feira

É já esta sexta-feira, dia 17 de setembro, que começa a FIBA 3×3 U17 Europe Cup, competição europeia que decorre no Ocean Campus, em Pedrouços, Lisboa.

O evento conta com as 24 melhores equipas europeias, 12 femininas e 12 masculinas, onde se inserem as seleções portuguesas da categoria que seguem confiantes para a prova. As 12 formações são divididas em quatro grupos de três seleções e seriadas de acordo com o seu ranking FIBA 3×3.

Na fase de grupos, cada equipa joga em duas ocasiões com as duas primeiras classificadas a avançarem para os quartos-de-final. Na vertente feminina, ditou a sorte que Portugal ficasse inserido no grupo C com Hungria e França. Os dois jogos realizam-se na sexta-feira, dia 17 de setembro:

A seleção masculina foi sorteada para o Grupo D juntamente com Alemanha e Lituânia. Os embates disputam-se no sábado, dia 18 de setembro:

O evento, com transmissão na FPBtv, tem acesso aberto ao público durante os três dias de competição, com uma lotação máxima de 300 pessoas, não sendo necessário comprar bilhete nem apresentar teste negativo ou certificado de vacinação.

Mais informações aqui.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.