Artigos da Federaçãooo

Benfica conhece adversários na “corrida” para a Champions a 5 de julho

O SL Benfica vai participar no apuramento para a Liga dos Campeões, principal prova de clubes da FIBA, cujo sorteio das eliminatórias está agendado para 5 de julho.

Os bicampeões nacionais, recorde-se, fizeram história na última época nesta mesma prova, depois de garantirem acesso para a fase de grupos, tendo caído apenas no play-in, diante dos turcos do Darüssafaka.

A qualificação terá lugar entre 25 de setembro e 1 de outubro, enquanto o arranque da fase de grupos está agendado para 17 de outubro.

 


Benfica despede-se da Champions League

Terminou a caminhada europeia do SL Benfica. Após ter-se tornado a primeira equipa portuguesa a atingir esta fase da competição, o conjunto “encarnado” não conseguiu dar a volta à eliminatória com o Darüssafaka e acabou por perder o segundo jogo por 83-72, após prolongamento.

Num embate frente a um adversário de peso, que, recentemente, participou na Euroliga e chegou mesmo aos quartos de final da prova em 2016-17, saltando ainda à vista a conquista da EuroCup em 2018, o Benfica esteve em bom plano durante os três primeiros quartos, mas permitiu a reação do conjunto turco nos últimos dez minutos.

As “águias”, apoiadas numa elevada eficácia de lançamento exterior (ao intervalo apresentava uma eficácia de 43% nos lançamentos de três pontos), conseguiram manter-se na dianteira durante longos períodos, com uma vantagem que chegou a ser de 10 pontos.

Contudo, e com o apoio dos seus adeptos, o Darüssafaka começou a crescer e a reentrar na luta pelo resultado. O conjunto turco aproveitou da melhor forma as perdas de bola lusas (24 pontos marcados após turnover) para chegar ao empate e foi com uma igualdade a 68 que o tempo regulamentar acabou.

No prolongamento o emblema da casa foi mais forte e conseguiu distanciar-se, carimbando assim a passagem à próxima fase da Basketball Champions League.

Toney Douglas (20pts, 3res, 1ast, 3rb), João “Betinho” Gomes (13pts, 5res, 1ast, 2rb) e Ivan Almeida (11pts, 6res, 7ast, 2rb, 1dl) comandaram o Benfica e foram os mais esclarecidos.

 


Benfica com jogo decisivo na Turquia

O SL Benfica tem esta quarta-feira (17h, transmissão na Sport TV1) um jogo decisivo para a sua continuidade na Liga dos Campeões. Os “encarnados” alinham na Turquia, no reduto do Darüssafaka, e estão obrigados a ganhar para o play-in ir a desempate, na Luz, no dia 18.

Há uma semana, o Benfica perdeu em casa frente à poderosa formação turca por 89-76. Recordamos que, recentemente, o Darüssafaka participou na Euroliga e chegou mesmo aos quartos de final da prova em 2016-17, saltando ainda à vista a conquista da EuroCup em 2018. Atualmente, a formação de Istambul ocupa o sexto lugar da liga turca.

Na projeção deste encontro, em declarações à BTV, Ivan Almeida, jogador das “águias”, garante uma equipa determinada no “inferno turco”: “Vamos entrar com muita força, fazer todos os possíveis. Corrigimos os erros que cometemos aqui em casa, jogamos bem fora e vamos com toda a força para ganhar e trazer o jogo 3 para a Luz, para tentarmos passar à próxima fase”, afirma.

O internacional cabo-verdiano dá a receita para o Benfica se manter “vivo” na prova: “Reagimos bem às adversidades, mas temos de, sobretudo, fazer o nosso jogo. Temos de encarar estes jogos como jogos de playoff, e sabemos como são. Se entrarmos fortes desde o primeiro minuto, a jogar físico, com mais agressividade e a defender bem, as coisas fluem. No ataque tem de haver balanço entre o tiro interior e o tiro exterior. Em termos táticos, temos de defender, atacar o cesto, partilhar a bola, escolher os melhores momentos para lançar e ter atenção aos turnovers. Esta vai ser a nossa base de jogo”, analisa.


Primeiro “round” cai para o Darüssafaka

O play-in da Basketball Champions League não começou da melhor forma para o SL Benfica. A jogar em casa, frente ao Darüssafaka, os “encarnados” perderam por 89-76 e seguem em desvantagem para a segunda mão.

Num encontro que se antevia como complicado para o conjunto português, a formação visitante entrou melhor e esteve sempre na liderança do marcador. Após minutos de algum equilíbrio, o primeiro quarto viu o Darüssafaka distanciar-se, toada que se manteve até intervalo quando o marcador assinalava 45-37.

O segundo tempo viu o emblema turco segurar a vantagem, controlando as investidas do Benfica que procurava inverter o resultado. Com maior eficácia no lançamento e intensidade no plano defensivo (13 roubos de bola contra 6 dos “encarnados”), a equipa comandada por Selçuk Ernak avança para a segunda mão com a vantagem na eliminatória.

Toney Douglas (24pts, 3res, 2ast, 3rb) esteve em evidência nas “águias”, seguido por Aaron Broussard (11pts, 1res, 4ast, 1rb), Terrell Carter (11pts, 2res, 3ast, 1dl) e Ivan Almeida (10pts, 8res, 3ast, 2rb). No conjunto turco, Dogus Özdemiroglu (18pts, 3res, 14ast, 2rb) esteve em evidência.

A segunda mão da eliminatória está marcada para dia 11 de janeiro.


Benfica recebe Darüssafaka esta quarta-feira

O SL Benfica tem pela frente, esta quarta-feira (19h30, transmissão na Sport TV3), a receção aos turcos do Darüssafaka, na primeira mão dos play-ins da Liga dos Campeões, disputados à melhor de três jogos.

As “águias”, que terminaram no segundo lugar do grupo F com quatro vitórias e duas derrotas, medem forças diante de um adversário que foi terceiro classificado do grupo E e com um registo de dois triunfos e quatro resultados negativos.

O Benfica, campeão nacional em título e atual líder da Liga Betclic Masculina, prepara-se para um jogo de alta exigência contra uma equipa que ocupa a sexta posição da credenciada liga turca. O Darüssafaka, recentemente, participou na Euroliga e chegou mesmo aos quartos de final da prova em 2016-17, saltando ainda à vista a conquista da EuroCup em 2018.

Na antevisão do encontro, Norberto Alves, treinador do Benfica, realçou o poderio do adversário: “É a equipa mais forte que vamos encontrar desde que começámos esta competição. Tem uma qualidade enorme, com poucos pontos fracos individuais”, avisou. Para o técnico do emblema da Luz, a sua equipa terá de jogar no limite das suas capacidades: “Ser coletivos é uma necessidade, não é uma preferência. Temos de jogar nos nossos limites. É por isso que estamos na Europa, para testá-los. Esta quarta-feira é mais um dia para o fazer”, afirmou.

Makram Ben Romdhane, internacional tunisino ao serviço do Benfica, apontou ao triunfo: “A nossa motivação é a de pensar que ainda não alcançámos nada. Queremos vencer estes dois jogos para podermos pensar que temos hipóteses de fazer algo especial na Liga dos Campeões”, disse.


“Águias” vencem VEF Riga e sobem ao topo do Grupo F

 O SL Benfica continua em grande na campanha da Liga dos Campeões e, na 5.ª jornada da fase regular da competição, recebeu e venceu o VEF Riga (84-71), assumindo o primeiro lugar do Grupo F.

As “águias” entraram melhor na partida e logo nos dez minutos iniciais conseguiram assumir a vantagem na partida (27-22). A equipa encarnada dominou as tabelas (39-27) e também se apresentou mais eficaz nas áreas próximas do cesto, indo para o intervalo a vencer por 42-38.

Apesar da boa réplica dos letões durante o 2.º quarto (15-16), o Benfica regressou melhor após o intervalo e fortaleceu a liderança que viria a aumentar nos últimos dez minutos. O parcial de 23-16 a encerrar a partida, garantia novo triunfo ao Benfica, o quinto na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Makram Bem Romdhane (18pts, 7res, 4ast), Aaron Broussard (18pts, 3res, 6ast), Terrell Carter (11pts, 6res, 1dl) e Toney Douglas (13pts, 1res, 4ast, 4rb) foram os melhores na formação encarnada.

A vitória da formação portuguesa coloca o Benfica no topo do Grupo F, já que os espanhóis do BAXI Manresa escorregaram na receção ao franceses do Limoges CSP (77-88). Com a passagem à próxima fase já assegurada, os encarnados ficam perto de entrar diretamente nos Playoffs da competição. O Benfica encerra a fase de grupos depois receber o Limoges, partida agendada para o próximo dia 20 de dezembro (17h30).


“Águia” com voo perfeito em Manresa

O SL Benfica regressou às vitórias na fase de grupos da Liga dos Campeões depois de ultrapassar o BAXI Manresa, na visita ao Pavelló Nou Congost (82-92). O triunfo histórico da formação encarnada, sobre a formação que milita no principal campeonato espanhol (Liga Endesa), garante o “play-in”para a próxima fase da Liga dos Campeões já que a equipa da Luz conta com três triunfos em quatro jogos disputados até ao momento.

 

O conjunto encarnado entrou melhor no jogo e logo no primeiro quarto consegui cavar um fosso no marcador e estabelecer uma vantagem na casa das dezenas (17-27). O bom momento do Benfica nos dez primeiros minutos prolongou-se e, depois de conquistada a liderança isolada do jogo, a formação lusa nunca mais deixaria escapar a liderança do encontro. Antes do intervalo o Benfica voltou a ser mais forte e o parcial de 16-21 garantia 15 pontos à maior para as “águias”. A vencer por 33-48 à entrada para o 3.º quarto, o Benfica aguentou a tentativa de reviravolta operada pelos catalães do Manresa.

 

Os nove pontos de vantagem (60-69) levados para os derradeiros dez minutos do encontro foram o suficiente para a equipa encarnada se manter na liderança do jogo até à buzina final e confirmar mais um triunfo na fase de grupos da Liga dos Campeões. Além de dominar a luta das tabelas, o Benfica esteve irrepreensível no momento de lançar a bola ao cesto, tendo terminado a partida com 59% de eficácia nas áreas próximas do cesto e 40% da linha dos três pontos. A assertividade encarnada foi uma das garantias para o triunfo histórico que coloca as “águias” mais perto da próxima fase da Liga dos Campeões. Caso termine no topo do Grupo F, o Benfica garante automaticamente presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, se terminar no 2.º ou 3.º posto vai disputar o “play-in” de acesso aos “oitavos” da prova milionária.

 

No conjunto orientado por Norberto Alves, evidenciaram-se Aaron Broussard (23pts, 4res, 3ast, 1rb), Toney Douglas (17pts, 4res, 6ast, 1rb) e Ivan Almeida (13pts, 9res, 3ast, 2rb). As “águias” regressam à “champions” no próximo dia 6 de dezembro na receção ao VEF Riga (18h00).


Manresa supera Benfica na Liga dos Campeões

No terceiro jogo da fase de grupos da Basketball Champions League, o SL Benfica não conseguiu levar de vencida a oposição do BAXI Manresa, somando a primeira derrota (78-97) nesta fase da prova frente a um adversário que se mantém invicto.

Com um Pavilhão Fidelidade bem composto para receber a prova mais importante dos clubes da FIBA, o Benfica acabou por não conseguir ultrapassar os catalães do Manresa que entraram melhor em campo (26-32). A equipa encarnada tentou equilibrar as contas do marcador, mas acabou por ir para o intervalo a perder por (49-58). No regresso dos balneários a diferença entre os dois conjuntos avolumou-se, especialmente nos derradeiros dez minutos do jogo. Finalizado o encontro, o Manresa fechou a partida com um 78-97.

Ivan Almeida (18pts, 6res, 4ast, 2rb, 1dl), James Ellisor (15pts, 1res, 1ast), Aaron Broussard (13pts, 2res, 1ast, 3rb) e Toney Douglas (11pts, 5res, 5ast, 2rb) foram as maiores referências nas “águias”, enquanto do outro lado brilharam Branco Badio (22pts, 4res, 8ast, 1rb), Juampi Vaulet (19pts, 2res, 1ast, 1dl), Marcus Lee (11pts, 10res, 3ast, 1rb, 1dl) e Jerrick Harding (17pts, 1ast, 1rb).

Os encarnados regressam à Liga dos Campeões no dia 22 de novembro (20h00), em visita ao reduto do BAXI Manresa.


Benfica com teste de alta exigência na “Champions”

Esta terça-feira (17h30, transmissão na Sport TV1), há jogo de gala no Pavilhão Fidelidade, com o SL Benfica, ainda invencível na Basketball Champions League, a receber os espanhóis do BAXI Manresa, que também não sabem o que é perder no grupo F.

Trata-se de um teste de alta exigência para a equipa portuguesa, atual campeã nacional e sem derrotas na Liga Betclic Masculina, diante de um dos históricos da Liga ACB, finalista vencido da última edição desta prova europeia, e que nesta edição do campeonato do país vizinho regista um triunfo e quatro derrotas. O clube catalão sagrou-se campeão do país vizinho por uma vez, em 1998.

Em declarações à BTV, canal oficial dos “encarnados”, o treinador Norberto Alves alertou para a qualidade do adversário: “O Manresa é, possivelmente, a equipa mais forte do nosso grupo. Foi o finalista vencido da época passada, é uma equipa muito rápida, que aposta num jogo de contra-ataque. A nossa transição defensiva vai ter de ser muito bem feita. Teremos de gerir e controlar a posse de bola, não cometer turnovers e saber jogar com uma equipa que tem o segundo treinador (Pedro Martínez) com mais vitórias na história da Liga ACB, um grande treinador. É uma equipa que defende muito bem, será um jogo que vai obrigar-nos a jogar ao nosso melhor nível, mas acreditamos que podemos vencer”, garantiu.

Do lado dos jogadores, Makram Ben Romdhane deu a receita para que o final na Luz possa ser feliz: “Ainda não perdemos nenhum jogo na Liga, nem na Liga dos Campeões. O Manresa é uma equipa forte, vem da Liga ACB e joga muito bem em transição. Vamos preparar bem o jogo e queremos fazer o nosso melhor nesta competição. Quando defrontamos uma equipa deste tipo e com esta qualidade não podemos cometer muitos erros. Temos de estar juntos e partilhar a bola. Não podemos cometer turnovers, porque na transição é uma equipa muito forte. Temos de estar focados e jogar de forma física com eles”, analisou.


Benfica conquista triunfo recheado de emoção

O SL Benfica continua a sua caminhada europeia e conquistou um emocionante triunfo em França na visita ao reduto do Limoges CSP. Os “encarnados” chegaram à vitória (68-67) nos últimos instantes, num lançamento exterior de Toney Douglas, e festejaram novamente na prova europeia.

As “águias” continuam em estado de graça na Liga dos Campeões e, depois de superarem o VEF Riga na Letónia, foram a França bater o histórico Limoges CSP. A vitória chegou nos últimos momentos do jogo, mas foi logo no quarto inicial que o Benfica começou a construir mais um triunfo europeu. No primeiro quarto a turma orientada por Norberto Alves superiorizou-se ao conjunto gaulês (16-24) e ganhou uma margem confortável no marcador que viria a ser revertida ainda antes do intervalo. A equipa francesa conseguiu aplicar um parcial de 24-14 e foi para o intervalo a vencer com quatro pontos de vantagem (40-36).

No regresso dos balneários a capacidade defensiva dos dois conjuntos veio ao de cima e se as defesas se superiorizaram aos ataques, foi mesmo a agressividade encarnada nos últimos dez minutos do encontro que fez a diferença. As “águias” limitaram o Limoges a apenas 10 pontos marcados no último quarto e confirmaram a vitória por 67-68 depois de um triplo marcado por Toney Douglas a 21 segundos do fim da partida. Apesar de ter a oportunidade para empatar o jogo, o Limoges não conseguiu converter os três lances livres que dispôs e o Benfica garantiu o segundo triunfo consecutivo na fase de grupos. Com esta vitória, a equipa encarnada está no segundo posto do Grupo F logo atrás do BAXI Manresa.

Aaron Broussard (17pts, 2res, 4ast), João “Betinho” Gomes (15pts, 6res, 1ast, 5rb) e Ivan Almeida (12pts, 9res, 1ast, 3rb) comandaram o conjunto lisboeta. Na formação gaulesa, Desi Rodriguez (12pts, 8res, 3ast) foi o mais esclarecido.

O Benfica retoma a ação na “Champions” no próximo dia 25 de outubro, pelas 17h30, na receção aos catalães do BAXI Manresa.


“Águias” entram a vencer na Liga dos Campeões

Na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, o SL Benfica levou de vencida a equipa letã do VEF Riga (76-89).

As “águias” entraram bem na partida e souberam equilibrar o jogo ao longo do primeiro quarto. Apesar da liderança da equipa de Riga (27-25), o Benfica superiorizou-se ainda antes do intervalo e assumiu a liderança do marcado (38-42). No regresso dos balneários, a formação lisboeta mostrou-se igualmente resiliente e, apesar de todas as alternâncias na liderança do jogo, soube chegar ao derradeiro período da partida na dianteira do marcador.

Com duas posses de bola de vantagem (65-71), os últimos dez minutos foram inteiramente dominados pelos encarnados que, aplicando um parcial de 11-18, fecharam o resultado com um 76-89. Além das percentagens de lançamento altamente eficazes, o Benfica conseguiu forçar o VEF Riga a cometer vinte perdas de bola que foram capitalizadas em 21 pontos favoráveis aos campeões nacionais.

Em evidência na formação orientada por Norberto Alves estiveram Toney Douglas (17pts, 4res, 7ast, 2rb), Ivan Almeida (16pts, 3res, 1ast, 3rb), Aaron Broussard (15pts, 2res, 5ast, 3rb), Betinho Gomes (12pts, 6res, 3ast, 3rb) e Maik Zirbes (10pts, 4res, 1rb).

O SL Benfica volta a entrar em campo na próxima terça-feira, perante o Limoges CSP (19h30).


Benfica inicia caminhada na fase de grupos da “Champions”

Depois do inédito apuramento para a fase de grupos da Basketball Champions League, principal competição de clubes da FIBA, o SL Benfica tem pela frente o seu primeiro jogo, esta terça-feira (17h), no reduto do VEF Riga.

As “águias”, que ganharam ao Lusitânia SC Lusitânia Expert por 111-85 no passado sábado, na sua primeira partida a contar para a Liga Betclic Masculina, medem forças face ao atual campeão do campeonato que reúne as equipas da Letónia e Estónia, e que foi finalista da prova em 2019 e 2021. A formação da capital letã, nos últimos três anos, terminou na liderança da classificação do seu próprio país, sendo que na passada sexta-feira, no arranque da liga, perdeu por 98-93 contra o Liepajas.

Em declarações à BTV, o treinador do Benfica, Norberto Alves, destacou o poderio do adversário, mas mostrou-se confiante: “Eles têm uma equipa muito boa e temos de estar preparados para enfrentar um ambiente complicado, com quase 13 mil adeptos a puxar pelo VEF Riga. A ideia coletiva é fundamental. Não somos superiores posição por posição, mas, se jogarmos coletivamente a atacar e a defender, teremos as nossas chances de ganhar”, afirmou.

O técnico das “águias” deu a receita para o percurso na “Champions”: “Se acreditarmos que cada jogo é para ganhar, as possibilidades de apuramento são boas. Há que ser positivos e não pensar que a tarefa está acabada com o apuramento para a “Champions”. Vamos jogar com potências de nações em que o basquetebol tem importância tremenda, e espero que os jogadores estejam focados e com grande espírito de sacrifício, porque vamos ter de transpirar mais do que eles”, disse.

Além do Riga, o Benfica tem como adversários, no grupo F, os espanhóis do BAXI Manresa e os franceses do Limoges CSP.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.